As impressoras laser coloridas imprimem em papel couché?

Sim, as impressoras laser coloridas imprimem em papel couché. Mas existem algumas considerações:

  • Numa impressora laser o papel é aquecido a mais de 200 graus. Certas marcas de papel couché possuem uma formulação que não é compatível com estas impressoras, levando a bolhas na impressão ou ainda danos à impressora. Leia Usar papel couché danifica as impressoras laser?
  • O toner usado em impressoras laser coloridas é fosco e opaco, o que significa que sua impressão pode não ter o brilho das impressões offset. O resultado depende, no entanto, do equipamento utilizado.
  • O custo do toner colorido usado nessas impressoras pode ser alto demais, mesmo com recargas ou cartuchos compatíveis.

84 comentários em “As impressoras laser coloridas imprimem em papel couché?”

  1. Roberto Alves Gurgel Filho disse:

    Eu estou tentando montar um pequeno negócio caseiro como: xerox, criação de cartões de visita, material escolar, panfletos entre outros, e tenho uma multifuncional sei que há certos tipos de papel que minha impressora não pega e gostaria de saber qual a impressora certa para todo este tipo de serviço?

  2. Roberto, uma impressora multifuncional jato de tinta serve para essa finalidade. Como já dito neste artigo e em vários outros, ela não imprime em papel couché mas é possível usar papel fotográfico (glossy), que oferece qualidade de impressão ainda melhor que a do couché. No entanto você deve também considerar a possibilidade de terceirizar certos serviços em uma gráfica – essas impressoras domésticas/multifuncionais são boas apenas para pequenos volumes. Você pode imprimir 5 mil panfletos ou mil cartões numa impressora dessas, por exemplo, mas certamente é mais rápido, prático e barato terceirizar serviços maiores.

  3. Carlos Batista disse:

    Bom tarde,

    Me chamo Carlos e tenho uma papelaria em Porto Belo, Santa Catarina, e procuro alguém para me dar uma luz. Estou pensando em comprar uma máquina para impressão em vinil auto colante, para banner e faixas em lona… Bem, após pesquisar um pouco vi que o investimento é muito alto, então estou pensando em comprar uma máquina pequena que imprima somente banners em lona e vinil autocolante até 1 m de largura ou menos… e também uma maquina para corte… tenho duvida sobre a tinta a base d´agua, solvente e sublimação.
    Agradeço muito se me puder ajudar no que comprar…
    Obrigado,

    Carlos

  4. Somente as impressoras com tinta solvente são capazes de imprimir em vinis e banners. Infelizmente o custo desse equipamento é alto, mesmo numa impressora pequena com 1 metro de largura. Sem contar as inúmeras questões ambientais, pois a tinta solvente é nociva à saúde.

    As impressoras de grande formato que usam tinta a base de água só imprimem em materiais previamente preparados para isso, como o papel glossy. Para imprimir em adesivos e banners, o único jeito é achar adesivos e banners específicos para essas impressoras. Essa tinta não causa problemas à saúde e tem boa (mas não excelente) resistência ao sol. Se os seus clientes pretendem usar esse material em lugares onde há muito sol o dia todo, então uma dessas provavelmente não servirá, já que a tinta solvente é a que tem a máxima durabilidade para uso externo.

    Considere terceirizar esse tipo de impressão. Pode ser uma excelente alternativa pra você pegar esses serviços sem ter de comprar a impressora.

  5. Amigo Denis, me dá uma dica, pois eu tenho plano de imprimir marcadores (marcapáginas) com uma impressora laser. Que tipo de papel seria mais apropriado, pois quero além de imprimir plastificar os marca-páginas. Desde já sou grato pela atenção dispensada.

  6. Olá Irinaldo. Nas impressoras laser coloridas o papel não faz muita diferença porque a qualidade de impressão é sempre a mesma. Recomendo que use sulfite 250 gramas (não está à venda em papelarias, você o encontrará somente em gráficas ou distribuidoras de papel) pois ele é liso e o toner adere bem. E como você irá imprimir numa laser, a plastificação/laminação é obrigatória para que a impressão não se desgaste facilmente.

  7. Ah sim, e não é recomendável usar papel com mais de 250 gramas em impressoras laser. Se por acaso a sua não aceitar nem mesmo o de 250, experimente 200 ou 180 gramas.

  8. Cassio Sanchez disse:

    Boa noite Denis Gomes Franco, estou pensando em montar uma grafica rapida, mais primeiramente o foco seria em panfletos, folders, cartões de visita..
    Em papeis couche at,e 300g, estava pensando em comprar a impressora Konica minolta c280, ou a C452, porem me informaram que estas não podem imprimir papel couche, gostaria de uma dica, qual impressora vc me indicaria?
    Obrigado

  9. Cássio, não trabalho muito com impressoras laser mas o que sei é que nem todas as marcas de couché funcionam com todas as impressoras laser coloridas. Eu recomendo que você entre em contato com revendedores dessas impressoras e peça amostras impressas em papel couché antes de se decidir sobre qual comprar.

    Não tenha medo nem vergonha de fazer todas as perguntas pertinentes antes da compra, afinal você não poderá devolver a impressora caso ela não ofereça a qualidade que você procura. Leve também em conta o preço dos consumíveis, pois a impressão laser colorida costuma ser bem mais cara que a jato de tinta com papel glossy.

  10. Luciano Nascimento disse:

    Gostaria de saber qual o papel mais indicado para impressora laser colorida.
    Tenho uma pequena grafica rapidae preciso de um papel 180 ou 240 grs que sirva pra
    imprimir na laser colorida HP 1525NW. Se possivel um parecido com o fotografico mas
    que nao manche, como esta acontecendo atualmente.
    Usei o PAPEL FOTOGRAFICO GLOSSY mas a impressao saiu um pouco manchada, ja a impressao no papel oficio comun a impressao sai otima.

  11. O papel glossy só é apropriado para impressoras JATO DE TINTA. Se você for usar uma laser colorida, deverá adquirir papéis adequados para essa impressora.

    E observe que as impressoras laser coloridas não são tão apropriadas para fotos. A impressão de uma jato de tinta com papel glossy é bem superior à de uma laser colorida com papel apropriado.

  12. julio disse:

    Bom dia Denis, tenho que fazer 6.000 panfletos em papel Couché 150g e 120g, estou na dúvida se compro uma impressora laiser ou jato de tinta fotográfica Epson WorkForce T42WD.
    Denis, qual vc me aconselharia; qual marca e modelo e tinta?
    grato,
    Atenciosamente,
    Julio

  13. Olá Júlio, obrigado pela sua pergunta. Como já foi mencionado diversas vezes neste site, o papel couché não é compatível com impressoras jato de tinta em nenhuma hipótese e com nenhuma tinta. A única opção é o papel glossy, que é mais brilhante que o couché. Mas nessa quantidade de panfletos provavelmente será mais prático, mais barato e mais rápido terceirizar com uma gráfica offset. Laser colorida funciona mas está fora de cogitação devido ao alto custo.

  14. Fernanda disse:

    Denis, trabalho com personalizados para festas infantis.
    Preciso de indicação de impressora. Imprimo sempre em Couchê, gramatura 300grs na maioria das vezes.
    Sempre terceirizo em grafica, mas o custo tá ficando alto.
    Tem alguma laser colorida pra indicar?

  15. As impressões em laser colorida têm um custo alto, então é interessante você avaliar se deseja mesmo usar isso. Em geral não é uma boa ideia usar toners recondicionados pois a qualidade fica muito abaixo do ideal e como você personaliza para festas infantis eu presumo que você esteja buscando a melhor qualidade possível. Com relação a marca eu recomendo HP: a impressora é bem durável, os cartuchos são bem fáceis de achar (recondicionados e originais) e a manutenção dela é mínima já que o cartucho traz tudo que a impressora precisa para funcionar, ao contrário de outras. Apenas verifique se o modelo que você deseja consegue aceitar 300 gramas pois as que eu vi normalmente só vão até aproximadamente 200 gramas.

  16. Manuel de Jesus Lopes Filho disse:

    Tenho uma Konica C280 e o trabalho da mesma com o couche 290 gr é fantástico. a qualidade é fantastica.

  17. anizio cezar pinho berriel disse:

    Denis ola, meu caro amigo, eu andei lendo algumas postagens e já tirei algumas duvidas muito pertinentes ao o que quero mais ainda resta duvidas, bem eu trabalho em uma gráfica que faz tercerização de serviços, só que quero abrir a minha gráfica rapida, estou querendo comprar uma impressora pra produzir pequenas quantidades de panfletos até 5.000 e cartões de visitas, em tamanhos variad no maximo até o A3,com gramatura no maximo de 250 poderia me dar uma luiz,quero saber qual melhores impressoras que ajudem em custo e ganho de dinheiro, e também na rapides…. Estou no aguarde…

  18. Olá Anízio. Existem inúmeros modelos de impressoras, cada uma com suas vantagens e desvantagens, e em diferentes faixas de preço. Antes de buscar uma impressora você deve primeiro avaliar que tipo de serviço pretende oferecer (panfletos em couché? em sulfite? cartões? convites? adesivos), qual volume de impressão você espera (10.000 panfletos por dia?), qual a faixa de preço na qual você pretende oferecer estes produtos e se realmente vale a pena produzir uma parte ou tudo usando uma impressora ao invés de terceirizar com as inúmeras gráficas rápidas que prestam serviços exclusivamente para revendedores como você. Eu utilizo impressoras jato de tinta para realizar alguns serviços de menor porte, mas elas tendem a ser bem lentas e nunca terão o nível de produção de uma impressora profissional ou de uma offset analógica ou digital. Por outro lado, os equipamentos com maior capacidade de produção custam mais caro e tendem a ter um custo por folha mais alto.

    Então, avalie primeiro o que você precisa e quanto está a fim de investir, e depois vá atrás de modelos de impressoras. Neste site eu cito várias delas e indico diversas outras para as pessoas, basta ler os artigos e os comentários e você terá bastante informação à sua disposição.

  19. Danúbia Silva disse:

    Denis, que impressora devo comprar, para imprimir cartões, panfletos, flyers, convites. etc….. Quero fazer isso em casa. Obrigada.

  20. Danúbia, existem diversos modelos para cada tipo de trabalho e bolso. Pela sua mensagem parece que você está tentando fazer os serviços de uma gráfica, cujo volume de trabalho é bem grande, e para esse tipo de trabalho não é recomendável usar impressora. Ela só é viável para pequenas tiragens, por exemplo, abaixo de 500 unidades de panfleto ou menos de 500 cartões de visita. É claro que você pode imprimir trabalhos longos usando uma impressora, mas elas tendem a ser lentas e acima de uma pequena quantidade o custo passa a ser muito maior do que se você terceirizasse em uma gráfica comum. Portanto, avalie se é isso mesmo que você precisa, ou se é melhor revender materiais feitos em alguma gráfica.

  21. cristiano disse:

    Bom dia Denis,

    Estou com uma dúvida sobre impressão em vinil ou bopp. Estou querendo inverstir em uma impressora com qualidade de impressão, De médio porte estou pensando em uma lazer colorida. Porem sei que a mesma trabalho com calor para imprimir e não tinta a base de solventes…
    A qualidade de chapado e pontos de equipamentos à solvente, eu acho insuficiente para o meu trabalho.. E preciso que o equipamento imprima em vinil ou bopp adesivo.. sem prejudicar a impressão ou o equipamento e tambem se voce sabe se existe material vinil especifico para impressoras a lazer já que com vinil comum sei que não é aconselhavel.

    Cristiano – Rio Grande do Sul

  22. Olá Cristiano. A impressora laser seria capaz de imprimir nestes materiais, acredito, mas como você mesmo apontou ela usa calor e isso pode prejudicar o material. Além disso a impressão da laser é a base de toner (pó). Nesse material a impressão ficaria na superfície do mesmo e por isso a durabilidade seria muito baixa (a impressão poderia ser arrancada facilmente com a unha). Portanto eu não recomendo seguir por este caminho.

    Desconheço qualquer outro equipamento além das impressoras a base de solvente que possam lhe atender. Se a qualidade de impressão que você obtém hoje não lhe agrada, veja se existem outros modelos de outros fabricantes com tinta a base de solvente e que consigam oferecer a qualidade que você procura.

  23. Adriana disse:

    Boa Tarde!

    Tenho uma multifuncional epson tx e vou adaptar um bulk ink.
    Acha viável para imprimir folders e folhetos até tiragem de 5.000?

    Grata
    Adriana

  24. Olá Adriana. Sim, é viável até o formato meia folha (14 x 20 cm). Mas não pegue nenhum serviço urgente :D

  25. Johnny Web disse:

    Olá Gostei muito do site e do seu conteúdo, muito bom parabés a todos pelo respeito e compartilhamento de conhecimento.

    Tenho uma dúvida

    Eu faço impressões em grafica de formato A3 COUCHE COLORIDO 29 x 42 de folders gramatura 250 gr, são varios arquivos com até 7 visuais em cada arquivo. Estou investindo muito dinheiro com impressões emn meu negócio, e estou pensando em comprar uma impressora para impressão, chego a pagar R$ 2,00 em cada cópia impressa.

    Pensei na EPSON T1110 mas ja percebi que ela não imprime em couche, e as tintas originais me custaraim em média 0,40 por copia o problema é o PAPEL, há uma certa dúvida, pois as tintas originais sao corantes e não aceitam qualquer papel? tem que ser um tal de glossy e vi que o custo é caro.

    MEU CICLO MENSAL DE IMPRESÃO É DE 300copias mes.

    Então minhas duvidas são.

    Esta EPSON T1110 aceita que tipos de papel, até qual gramatura (preciso minimo 200gr).

    A EPSON t1110 demora na impressão A3 (ATE 3min) pois é fotografica entao acredito que dentro de meu ciclo mensal gastaria até 15 horas no mês imprimindo (A3), isso compensaria?

    Valeria a pena usar o BULKJ IN pois me preocupo com a qualidade das impressões, nao quero perder qualidade, quero reduzir o custo e manter a qualidade se possivel baixar o preço. A questão do Bulk In é a CORANTE e PIGMENTADA, ambas nao aceitam qualquer papel.

    Agradeceria a ajuda de voces.

  26. Olá Johnny. Nenhuma impressora jato de tinta é capaz de imprimir em papel couché. Por isso usamos o papel glossy, também chamado de papel fotográfico, que é até melhor (mais brilhante) que o couché. O glossy é compatível com qualquer impressora jato de tinta, mas somente com tinta corante. A T1110 usa tinta pigmentada de fábrica mas você pode mudar para a corante. Para economizar com a tinta você pode instalar um sistema de bulk ink, que permite usar reservatórios externos e tinta comprada em grande quantidade. Nesse esquema o custo por cópia fica em 10 centavos ou menos no A4 (só a tinta).

    Qualquer impressora jato de tinta aceita papéis com até 250 gramas de espessura. Com relação ao tempo de impressão, as impressoras são mesmo um tanto demoradas mas isso depende da qualidade. A Epson tem dois modos, o Foto e o Foto RPM, que são virtualmente idênticos em qualidade exceto que o Foto RPM demora muito mais. Se isso vai compensar pra você, só você pode responder. O que posso lhe dizer é que um esquema desses permite produzir impressões de alta qualidade com baixo custo, e se você precisa de maior produção pode usar 2 ou 3 dessas. Conheço pessoas na minha cidade que usam até seis simultaneamente.

    Com relação às tintas, é o seguinte: corante funciona em todos os papéis, pigmentada funciona em todos os papéis exceto o glossy.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se não, basta escrever.

  27. Verônica disse:

    Boa noite, Denis
    Estou com uma dúvida cruel, quero montar uma gráfica rápida priorizando a parte de design, na qual tenho estudado, fazendo cartões de visita, convites, folders, etc. Com uma tiragem pequena. Antes de começar a pesquisar, pensei em comprar uma impressora a laser colorida, pois muitos dizem que a qualidade de impressão é excelente, mas descobri que está impressora não suporta papel acima de 160gms, e conversando com o vendedor de uma loja, ele me indicou a hp 8100 ou 8600 (dpi 1200×600), fiquei animada, mais minha maior preocupação está em relação a qualidade da impressão , por se tratar de uma jato de tinta, já li alguns comentários por aqui, e vi que você recomenda para certos casos, a jato de tinta com o papel fotográfico(glossy)para cartão de visita, e agora não sei o que faço, me ajude por favor,, Obrigada

  28. Verônica, alguns modelos de laser colorida suportam acima de 160 gramas, mas provavelmente serão as profissionais, maiores. Com relação a jato de tinta a qualidade é excepcional especialmente com papel fotográfico, mas eu recomendo a Epson ao invés da HP pra isso, especialmente as com seis cores.

  29. Johnny disse:

    Caro Denis

    Muito obrigado pela sua resposta, demais seu conhecimento, e parabéns por compartilhar conosco tamanha possibilidade de informações.

    Pra ser um pouco mais chato ainda estou com dúvidas, e gostaria de uma ultima resposta sua, por gentileza.

    Estou comprando a T1110 EPSON e fiquei na duvida quanto;

    1. TIPO DE PAPEIS

    Está me parecendo que além de caro este papel é muito raro de se encontrar;

    Poxa se o pessoal fala tao bem da EPSON cade os papeis, onde acho?

    No meu caso pode ser até o papel FOSCO nao precisa sr brilhante, mas tem que ser compativel com a EPSON T1110.

    Alguma recomendeção de loja legal pra compra de papel acima de 200gr pra impressao pigmentada?

    Comprei este papel
    (http://compras.f1suprimentos.com.br/produto-291-papel_fotografico_glossy_a3)
    O anúncio disse que imprime em CORANTE e PIGMENTADA.

    Qual é o papel com gramatura acimad e 200gr, que é viável/recomendável (nome do papel), para tintas pigmentadas e para tintas corantes?

    2. TIPO DE TINTAS

    Li um artigo assim na internet:
    Tintas Pigmentadas próprias para epson, não ocasionando desbotamentos aos raios U.V. e possui resistência a água, não borrando suas impressões. A tinta pigmentada não agride a cabeça de impressão, pois a cabeça de impressão Epson foi devidamente fabricada para trabalhar com tinta pigmentada, pois a original também é pigmentada, trazendo assim uma maior vida útil do equipamento.

    Seria isso verdadeiro?

    Mas também já tinha lido que as tintas pigmentadas entopem as cabeças, daí a minha preocupação de trabalhar com BULK e tintas compradas na web. (procedência)

    Quero encontrar um fornecedor que me venda tintas de garantia de procedencia, você teria alguma recomendação, de certa forma se for verdade prefiro usar uma tinta mais recomendada, até a original.

    Já vi sites dizendo que vendem bulk e a tinta original no bulk, mas aí acredito que não seria tão economico não é? comprar original e usar no bulk?

    Me perdoe por tantas dúvudas, mas agradeceria a sua gentileza de me iluminar este meu caminho, uma vez mais,

    Um grande abraço.

  30. Olá Johnny.

    Os papéis originais da Epson são caros e difíceis de achar mesmo, mas você não precisa usá-los. É só procurar por ‘glossy’ ou ‘matte’ no MercadoLivre e você vai achar uma tonelada de papéis genéricos, todos muito bons e em todos os tamanhos e gramaturas possíveis. Agora, muita gente tem reclamado que a tinta pigmentada NÃO É compatível com o papel glossy, eu não recomendaria usá-lo com esta tinta pois o vendedor pode estar enganado. Por outro lado a T1110 pode funcionar muito bem com tinta corante, caso você queira usá-la é só fazer a troca.

    As tintas desenvolvidas pelos fabricantes das impressoras são realmente ótimas, mas uma tinta genérica de ótima qualidade também é muito boa e sua impressora pode durar tanto quanto se estivesse usando tintas originais, basta achar um fornecedor de tintas de ótima qualidade. A tinta pigmentada só causa maior chances de entupimento em cabeças que não trabalham originalmente com tinta pigmentada, como a Epson 1430 ou a Epson T50. Mas também não espere que sua impressora vá durar para sempre – uma hora ela vai dar problema ou a cabeça pode ficar danificada, mesmo com tinta original.

    O fato de você usar ou não bulk ink não causa problemas, o que causa problemas é mesmo a procedência da tinta. Infelizmente não tenho um fornecedor de tintas pigmentadas para indicar, mas se você quer imprimir fotos o melhor é mesmo usar tinta corante ao invés de pigmentada. A tinta corante pode desbotar dependendo do modelo, mas ela não vai borrar com água se você usar papel glossy (de qualquer marca).

    O tal do vendedor oferecendo tinta original no bulk está mentindo pois a tinta original só vem em cartuchos e tirar de lá pra colocar no bulk é, como você indicou, não muito econômico. Até onde sei a Epson não vende tinta pigmentada solta (mas ela vende tinta corante solta, para usar nos modelos L200 e L800, mas que também pode ser usada em outras impressoras).

  31. Ricardo Garcia Palanicki disse:

    Denis, gostaria de adquirir uma impressora laser para imprimir folders e panfletos em papel couché (tamanho máximo A4).
    O objetivo é imprimir de EMERGÊNCIA (decisão em 1 h) 1.000 a 2.000 folhetos de uma vez (tipo de folhetos pequenos de supermercados).
    Precisa ser rápido (1.000 em 1h).
    Volume de Impressões mensais no máximo 10.000 (de 5 a 10 folhetos mês).
    Sem considerar o custo da impressora, mas sim do custo por folheto, qual seria a melhor impressora laser (Marca Modelo) e papel couché adequado. (Onde comprar?)

  32. rosicleia disse:

    ola boa tarde minha empressora e hp deskjet3050 j610 series eu conpre o papel couche para emprimi fotografia mais nao sai legal pode minha ajuda muito obrigado ate logo

  33. Ricardo, você deverá usar uma impressora laser profissional, que permita maior volume de produção. Para fazer nesta velocidade é necessário que a impressora faça pelo menos 20 páginas por minuto, mas existem impressoras laser coloridas que fazem até 45 páginas por minuto. Com isso, em meia hora você terá os seus panfletos. Mas note que este tipo de equipamento é bem caro e o custo das impressões laser é mais elevado, ou seja, o seu cliente vai pagar caro para ter esta comodidade. O custo por folha numa impressora dessas pode facilmente passar de 1 real, isso considerando somente frente. Quanto ao papel, não posso indicar nada no momento pois existem diversas marcas e algumas podem não ser compatíveis com a impressora. Você deverá pesquisar algumas marcas e fazer testes no equipamento quando você o adquirir.

    Se este custo de impressão é inviável pra você então eu recomendaria uma impressora jato de tinta, mas essas impressoras são bem lentas, você precisaria de um dia inteiro para fazer 1.000 panfletos.

  34. Olá Rosicleia. Conforme explicado neste site em vários artigos e comentários, as impressoras jato de tinta NÃO SÃO COMPATÍVEIS com papel couché. Caso queira imprimir fotos você deverá adquirir o PAPEL GLOSSY, que possui brilho e é compatível.

  35. Alan disse:

    Site perfeito, aprendi muitas coisas graças as questões e respostas oferecidas nesse website, parabéns, Denis gostaria de saber sobre a impressora na qual eu utilizo para impressões de photobook’s, cartões, impressão frente e verso, etc.
    é uma Konica minolta, não tenho certeza sobre a série dela mas acho que é uma C280 se não for muda poucas coisas, enfim.
    a questão é a seguinte, quando imprime uma foto preta e branca com pequenos detalhes coloridos a impressão sempre sai com a cor PRETA E BRANCA com um tom ESVERDEADO, ou algumas fotos sai com umas tarjas no preto e branco esverdeadas, o que pode ser ?
    e gostaria muito de saber um papel adequado para impressão nessa maquina, quero que saia com uma ótima resolução.
    Desde já agradeço.

  36. Olá Alan. Não conheço muito sobre a Konica Minolta, mas adoraria ter uma :D Parece-me que usa a tecnologia laser, então qualquer papel compatível com laser funcionará, inclusive o couché (embora nem todas as marcas). A Filipaper também tem uma linha específica para impressoras laser, entre em contato com eles e veja se consegue obter algumas amostras ou informações de onde adquirir. Com relação às fotos, o arquivo original está em tons de cinza ou está cinza mas no modo RGB ou CMYK? Se estiver cinza mas no modo RGB ou CMYK pode ocorrer alguma variação de cor, use o Photoshop ou outro programa para mudar e veja se ajuda.

  37. Sheila disse:

    Oi Denis, tudo bem? Nossa, fiquei encantada com seu blog e seu conhecimento, PARABENS!
    Tenho uma HP jato de tinha super antiga, mas muito econômica, porém gostaria de começar a fazer uns itens personalizados de festas infantis e a impressão fica com uma cor opaca, muito diferente da arte do monitor.
    Você pode me dar uma sugestão de qual impressora comprar, que tem as cores das impressões mais vivas? Obrigada

  38. Obrigado Sheila, e que bom que gostou! Não sei o que você quer dizer exatamente com ‘opaca’, você precisaria me enviar alguma amostra impressa. A cor impressa nem sempre fica igual à do monitor, geralmente ocorrem pequenas diferenças mas nada dramático. O papel que você usa também afeta a qualidade: papel fotográfico é muito melhor que sulfite ou opaline, por exemplo, e ainda é brilhante. Se quiser usar este papel, procure por ‘papel glossy’.

  39. Leidiane disse:

    Eu tenho uma impressora jato de tinta HP C4680, gostaria de saber se posso começar a trabalhar com itens personalizados de festas, convites, cartão de visita; queria saber também se recarregando os cartuchos interferem na qualidade de impressão, por favor gostaria de dicas dos melhores papéis para esse tipo de trabalho.Muito obrigada!!!!!!Ah, se não qual impressora vc me indica?? Obrigada!!!!

  40. denisgomes disse:

    Essa impressora pode ser usada, mas eu prefiro impressoras da Epson com seis cores. O papel correto para isso é o glossy (fotográfico) ou qualquer outro dependendo das suas necessidades. A tinta de recarga não interfere na qualidade da impressão mas tintas de baixa qualidade podem causar problemas na impressora. Outra coisa: essa impressora só pode ter os cartuchos recarregados – não dá pra usar bulk ink.

  41. Carmen Migueles disse:

    Denis, que impressora colorida você recomenda para imprimir trabalhos com cara de profissionais? Sou da área acadêmica e as vezes as empresas me contratam para pesquisas. Não fica bem entregar com cara de trabalho de faculdade. A minha impressora laser não imprime bem as cores que aparecem na tela – ficam foscas e desbotadas no papel. Eu queria trocar mas não sei por qual.

  42. denisgomes disse:

    Não sei o que você quer dizer com “cara de profissional” mas eu acredito que com uma impressora jato de tinta e o papel fosco (matte) ou o papel brilho (glossy) permitirão imprimir trabalhos com uma qualidade superior. Apenas observe que estes tipos de papel são mais caros.

  43. Fael Freitas disse:

    Olá Denis. Meus parabéns pelo seu blog.

    Tenho uma impressora HP LaserJet CP1025. Ela é ótima. A questão é que faço muitos serviços de cartões de visita. E por conta disso, a maioria das vezes tenho que terceirizar as impressões. Pois essa máquina não puxa o couchê 300. Gostaria que me indicasse uma impressora a laser que imprima nessa gramatura. Na sua opinião, qual a melhor, HP ou EPSON?

  44. denisgomes disse:

    Não conheço nenhuma impressora laser de menor porte como a CP1025 que seja capaz de aceitar esta gramatura (ou qualquer coisa acima de 180 gramas, pra falar a verdade).

    Sei, no entanto, que as impressoras laser profissionais (também chamadas de offset digital) conseguem usar essa gramatura. Mas um equipamento destes custa bem mais caro. Caso esteja interessado, comece sua procura avaliando os modelos da Konica Minolta.

  45. Tulio disse:

    Denis, quero comprar uma impressora que imprima vinil adesivo a prova d´’agua… Qual vc me indica? Quero comprar o papel aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454281797-vinil-adesivo-a4-a-prova-dagua-transparente-para-laser-_JM

  46. denisgomes disse:

    Segundo a descrição do produto este material só pode ser impresso em laser colorida. O vendedor não indicou nenhuma restrição de impressora, portanto vai funcionar com qualquer impressora laser colorida.

  47. Oi Denis, estou fazendo umas pesquisas sobre impressoras, gostaria de uma impressora formato A4, que imprima em couche, será necessário apenas 1 cor (preto), tem alguma para indicar, pensei na Hp Laserjet P2035, mas fiquei na dúvida se é possível, sendo que a indicação do fabricante fala de outros papéis mas não do couche. Abraço.

  48. denisgomes disse:

    A Laserjet pode ser usada com papel couché, mas nem todas as marcas são recomendadas e alguns papéis podem danificar a impressora. Então se possível faça testes antes.

  49. João Victor disse:

    Denis Bom dia!
    estou procurando uma impressora para imprimir em papel Couche, vc tem alguma indicação? media 1000folhas por mês

  50. denisgomes disse:

    Somente impressoras laser (domésticas ou profissionais) conseguem imprimir em papel couché, mas você deve atentar para que o papel não danifique a impressora. E há também a questão do custo do toner, que é bem elevado.

  51. João Victor disse:

    Obrigado!

  52. Gilvan Sobral disse:

    Boa tarde Denis Gomes,

    Primeiramente parabéns pelo Blog.

    Estou querendo comprar uma impressora para montar uma gráfica rápida (panfletos, cartões de visita etc… média 20 mil panfletos e 5 mil cartões de visita) me indicaram esta impressora
    Multifuncional HP Officejet Pro 8600A All-in-One CM749A você me indica ou conhece uma outra que atenda estes serviços com baixo custo? pois estou começando agora rsrrrsrs

  53. fabricandoideias@hotmail.com disse:

    Bom dia Denis, como vai? Fazemos chaveiros personalizados, até então tercerizavamos as impressões, preciso imprimir no papel vinil adesivo, que tipo de impressora posso usar? Laser ou jato de tinta?

    Qual modelo seria mais eficiente e de menor custo de produção?

    Obrigado pela atenção.

    Rodrigo

  54. denisgomes disse:

    Você precisa realmente imprimir no vinil adesivo? Papel glossy adesivo não serve? Já personalizei adesivos com glossy adesivo e foi suficiente, e esta é a opção de menor custo no momento.

    Se você realmente precisa usar vinil adesivo então você terá de comprar uma impressora a base de solvente (plotter) pois somente esta impressora consegue imprimir neste material. Já ouvi falar de vinil para jato de tinta mas tenho certeza de que não é o mesmo tipo de material e/ou não tem a mesma qualidade e durabilidade.

  55. Mendes disse:

    estou pensando em comprar uma impressora para trabalhos gráficos em folhas A3 dentro do que procuro aparentemente a HP K8600 é aquela que esta dentro dos meus padrões no momento, o que voce tem a dizer sobre essa maquina no momento? custo beneficio vale apena para pequeno trabalho gráficos?

  56. denisgomes disse:

    Eu tenho uma K8600 e diria que ela é apenas suficiente para trabalhos gráficos. Para as minhas necessidades específicas eu preferia ter comprado uma Epson.

    Não sei que tipo de trabalhos você pretende fazer mas vai uma dica: não imprima frente e verso tamanho A3 usando sulfite 75g ou 90g (jornaizinhos, encartes, etc). Esse papel é fino demais e quando se imprime o verso ele tende a embolar dentro da impressora. Isso é uma característica do papel e não um defeito da impressora. Se precisar imprimir em sufilte A3 frente e verso, use 120 gramas ou mais.

  57. Sharon disse:

    quero fazer a impressão de materiais para festa e preciso imprimir em vinil e em couche, há alguma impressora no mercado hoje que faça esta impressão? Vi uma da epson pigmentada que imprime em vinil a EPSON T1110 PIGMENTADA e gostaria de saber se posso imprimir em couche também.

  58. João Bosco Santana disse:

    Trabalho com caixas para doces…gostaria de conseguir papeis assim como na imagem! que impressão é esta? qual papel? utilizo folhas em formato grande 66×96…aonde posso mandar fazer? aguardo uma dica, obrigado!

  59. denisgomes disse:

    Adesivo vinílico só pode ser impresso em plotters à base de tinta solvente. Papel couché só pode ser impresso em impressoras laser coloridas e mesmo assim há restrições.

    Se você viu uma Epson imprimindo em vinil, das duas uma: ou a qualidade de impressão não é tão boa quanto poderia ser, ou aquele adesivo foi preparado pra ser usado nessas impressoras. Porque o adesivo vinílico verdadeiro, aquele que você encontra em lojas de comunicação visual, só pode ser impresso com tinta a base de solvente.

    Para fazer festas eu acredito que não há necessidade de se ir tão longe e nem usar esses materiais. Existe o papel glossy, que possui versões adesivas e não adesivas, e que serve muito bem para materiais de festa. Eu mesmo faço muitos, e esse papel ainda tem mais brilho que o couché, além de ser compatível com impressoras jato de tinta (mas não com tinta pigmentada, apenas com corante).

  60. denisgomes disse:

    Esses papéis geralmente são adquiridos já impressos desse jeito em alguma indústria gráfica, papelaria ou loja especializada em produtos para scrapbook.

    Você também pode mandar fazer essa impressão em uma gráfica e aí eles poderão fazer de qualquer jeito que você quiser – em qualquer papel, com qualquer cor e com qualquer desenho (que você deverá enviar pronto em um arquivo). Mas as gráficas sempre têm uma quantidade mínima alta, que provavelmente será de 500 unidades.

  61. Alexsandra disse:

    Olá! Trabalho com lembranças de aniversário, comprei uma impressora laser Xerox Phaser 6000, tenho usado o papel couche e até entao nao tive problemas, vc sabe me indicar algum papel adesivo para essa impressora. Agradeço a ajuda. Alexsandra

  62. denisgomes disse:

    Alexsandra, as impressoras laser podem usar praticamente qualquer tipo de papel. Creio que exista couché adesivado, pergunte em alguma gráfica.

  63. Ricardo Heringer disse:

    Ola beleza…… to pra começar um negocio na área de convites de casamento e minha duvida é, qual impressora comprar, tenho duas em vista sendo elas uma HP m451dw laser colorida e uma EPSON L800 tinta 6 cores ambas na faixa de R$ 1.200,00.

    Gostaria de saber sua opinião sobre elas em termo de qualidade, custo e beneficio para esse tipo de trabalho que pretendo começar.

    Caso você conheça um outro tipo de impressora para convites de casamento aceito conselho.

    Desde já agradeço sua ajuda muito obrigado.

  64. denisgomes disse:

    Sem dúvida jato de tinta – não necessariamente Epson, mas eu gosto bastante e especialmente destes modelos que usam seis cores, pois isso dá mais qualidade às impressões.

  65. Ricardo Heringer disse:

    Denis obrigado e me desculpe em postar 2 perguntas.

    Vou fazer isso então, vou comprar a EPSON mesmo

    obrigado

  66. Guest disse:

    Boa noite,
    Estou procurando uma impressora para imprimir papel A3 couche colorido, preciso fazer em torno de 1000 impressões por més no papel 150 gm A3, se tiver alguma mais em conta que aceite gramaturas mais elevadas tudo bem. O senhor teria algumas impressoras para me recomendar? Não precisa ser de grande porte.
    Muito obrigado, gostei do site! ^^

  67. Boa noite,
    Estou procurando uma impressora para imprimir papel A3 couche colorido, preciso fazer em torno de 1000 impressões por més no papel 150 gm A3, se tiver alguma mais em conta que aceite gramaturas mais elevadas tudo bem. O senhor teria algumas impressoras para me recomendar? Não precisa ser de grande porte.
    Muito obrigado, gostei do blog! ^^

  68. denisgomes disse:

    Somente impressoras laser coloridas podem imprimir no papel couché, e mesmo assim com restrições. Impressoras laser que fazem este tamanho são bem caras e o custo do toner é bem alto, portanto eu recomendo impressoras jato de tinta caso queira economizar.

    Existem vários modelos de impressoras A3 da Brother, da HP e da Epson. O papel que você deverá usar é o glossy, que é até mais brilhante do que o couché. Acredito que elas atenderão à sua demanda.

  69. denisgomes disse:

    Somente impressoras laser coloridas podem imprimir no papel couché, e mesmo assim com restrições. Impressoras laser que fazem este tamanho são bem caras e o custo do toner é bem alto, portanto eu recomendo impressoras jato de tinta caso queira economizar.

    Existem vários modelos de impressoras A3 da Brother, da HP e da Epson. O papel que você deverá usar é o glossy, que é até mais brilhante do que o couché. Acredito que elas atenderão à sua demanda.

    E não me chame de senhor ;)

  70. Não chamarei mais! rsrs
    Obrigado pela dica, o serviço que faço é de impressões de posters para eventos. Então uma impressora a laser como a HP K8600 seria suficiente para este tipo de serviço com Glossy paper? Teria algum modelo mais novo ou essa maquina é o suficiente?

  71. mais uma pergunta, saberia mais ou menos o custo de uma impressão dessa?

  72. denisgomes disse:

    Existem outros modelos de outros fabricantes como indiquei, mas a K8600 seria suficiente, sim. Eu tenho uma dessas.

  73. denisgomes disse:

    O papel glossy tamanho A3 custa uns R$ 0,70 dependendo da gramatura e de onde você compra, e a tinta deve custar uns (estou chutando) R$ 0,20 por folha se você usar bulk ink.

  74. Webert disse:

    Boa tarde. Gostaria de adquirir um impressora a laser colorida, preferencial Hp quem imprimisse em papel couché. Faço alguns relatórios em que as fotos devem ser impressas neste papel. Denis poderia me indicar alguma??

    Grato

    Webert

  75. denisgomes disse:

    Não indico nenhum modelo em particular, qualquer impressora laser da HP é uma excelente escolha.

    Atente apenas para o preço do toner, as impressões laser coloridas são extremamente caras. E cuidado com o couché, alguns podem danificar a impressora.

  76. Obrigado por tudo Denis!

  77. fabio henrique disse:

    Estou querendo comprar uma impressora para montar uma gráfica rápida (panfletos, cartões de visita etc… média 20 mil panfletos e 5 mil cartões de visita)que faz frente e verso automatico e q pegue papel couche 300g me indicaram esta impressora
    Multifuncional HP Officejet Pro 8600A All-in-One CM749A você me indica ou conhece uma outra que atenda estes serviços com baixo custo? pois estou começando agora rsrrrsrs

  78. denisgomes disse:

    Fábio, não será possível fazer o que você quer do jeito que você quer:
    1. Impressoras jato de tinta não aceitam papel couché. Você deve usar o glossy.
    2. Mesmo se aceitassem, elas só aceitam até cerca de 280 gramas.
    3. Impressoras da HP têm dificuldade em puxar folhas com mais de 180 gramas.
    4. Só é viável fazer pequenas quantidades. Fazer 1.000 cartões de visita de um único cliente, por exemplo, sai mais barato se terceirizado em alguma gráfica, tanto em custo de material quanto em custo de mão de obra (esperar imprimir, laminar se for o caso, cortar, embalar…)
    5. O recurso de frente e verso automático não é compatível com papéis com mais de 120 gramas, ou seja, você terá de virar as folhas manualmente. Você também vai ter problemas com esse recurso caso imprima panfletos com fundos carregados de tinta, já que a folha fica encharcada.
    5. Impressoras jato de tinta não são apropriadas para grandes volumes de material devido à velocidade de impressão. 20 mil panfletos frente e verso? Você vai ficar de babá da impressora por pelo menos 15 dias, e isso SE não der nenhum problema.

    Impressoras jato de tinta e laser são boas para diversas situações, mas nunca poderão substituir uma gráfica.

  79. vanessa duarte disse:

    olá, lendo o seus topicos e to com uma duvida aparente, mais queria saber, como todos estou tb fazendo convites, cartao de visita, adesivos personalizados e já tenho uma impressora a jato hp, e to querendo uma laser qual você me indicaria?e quais as retricoes com o papel couche?

  80. denisgomes disse:

    Não indico nenhuma específica mas as da HP são muito boas. As restrições são que nem todas as marcas de papel couché podem funcionar adequadamente, o único jeito de saber é testando. Também ouvi dizer que algumas marcas poderiam danificar a impressora a longo prazo, mas não pude confirmar. De qualquer forma existem também papéis especiais para impressoras laser coloridas, mas elas tendem a ter a mesma qualidade de impressão em qualquer papel incluindo o sulfite.

    Por outro lado a impressão jato de tinta é a única que consegue oferecer uma verdadeira qualidade fotográfica semelhante à que se pode obter em laboratórios, com qualidade superior à das impressoras laser coloridas.

  81. JORGE disse:

    qual modelo de impressora a laser colorida da HP imprime em papel trasnfer?

  82. denisgomes disse:

    Creio que qualquer uma, apenas lembre-se de adquirir o papel de transfer para laser da HP (parece que existem outros modelos de papéis).

  83. larissapb disse:

    Denis, voce pode me ajudar me indicando uma configuracao de impressora que imprima a laser e colorido em papel couche fosco e brilhoso certificados e para fazer apistilas cuja impressao de folha por minuto seja apropriada?

  84. Olá larissa. Normalmente pode-se usar a configuração padrão da impressora, a mesma usada para papel sulfite. Se o papel ficar com bolhas ou com alguma deformação, utilize a opção de papel brilhante ou de papel grosso. Essa opção reduz um pouco a velocidade de impressão e regula a temperatura, ajudando a imprimir no couché – mas faça isso somente se a opção de papel normal apresentar problemas.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo