Como evitar que minhas impressões desbotem com o sol?

Se você usa um sistema de alimentação contínua (bulk ink) com tintas corante, certamente já notou que as impressões tendem a desbotar com o tempo. Isso ocorre porque a tinta ou o papel não possuem a proteção ultravioleta (UV), necessária para evitar que a impressão desbote tão rapidamente.

Mas como posso resolver isso?

Você pode fazer algumas coisas para evitar que a impressão desbote tão rapidamente:

  • Procure usar tintas de alta qualidade, evitando as tintas mais baratas. As tintas mais baratas podem não ter proteção UV, mesmo que o vendedor diga o contrário.
  • Utilize papéis de alta qualidade. Alguns papéis podem oferecer melhor proteção UV do que outros. E certos papéis fotográficos (glossy) oferecem proteção contra água mesmo se impressos com tinta corante.
  • Ao imprimir fotos procure colocá-las em uma moldura com vidro. O vidro ajuda a proteger a foto contra a radiação ultravioleta.
  • Utilize um spray com proteção UV. Existem sprays específicos para impressoras jato de tinta, mas os sprays encontrados em casas de materiais de construção são tão bons quanto, e mais baratos. Mas atenção: esses sprays só devem ser aplicados em papéis fotográficos (glossy, etc).
  • Se a sua impressora utilizava tintas pigmentadas de fábrica, passe a utilizar a tinta pigmentada, que oferece proteção UV.