O que é sublimação ou transfer?

Sublimação, popularmente conhecido como “transfer”, é o processo usado para personalizar produtos em cerâmica, vidro, tecido e outros materiais.

O processo é bem simples: você deve imprimir sua arte usando uma tinta especial, chamada de tinta sublimática. Em seguida você deve colocar o papel impresso sobre o produto, e colocá-lo em uma presa térmica específica para o produto (existem diversos tipos de prensa). A prensa irá pressionar a arte e aquecer o produto a até 200 graus, e o calor e a pressão farão com que a tinta seja transferida para o produto.

Mas atenção: para que o processo funcione é necessário que o produto receba uma camada de resina específica para esta finalidade. Você pode adquirir produtos prontos para personalização (já com a resina aplicada) ou pode aplicá-la manualmente (o que não é recomendado, pois a aplicação pode não ficar uniforme e causar problemas de qualidade). No caso de tecidos não é necessário usar resina, mas deve-se usar tecidos com componente sintético (camisetas 100% algodão, por exemplo, não podem ser usadas).

59 comentários em “O que é sublimação ou transfer?”

  1. jose marcos disse:

    boa noite trabalho com sandalias rasteriras, só que gostaria de comerçar a sublimaçaõ qual é o primeiro passo.

  2. Bruno Moura disse:

    Qual a diferença entre sublimação e transfer? ja fiz trabalhos com os dois tipos mas o transfer fica (duro na parte de dentro de uma camiseta por exemplo e a sublimação nao ficou por que?) e o tranfer descasca mais rápido.

  3. Transfer e sublimação são dois nomes para o mesmo processo: transferir, através de calor, uma imagem para ub substrato (camiseta, caneca, etc).

    Na sublimação que “não fica dura” somente a tinta sublimática é transferida e ela tinge o tecido, mas esse processo só funciona com camisetas sintéticas (malha esportiva).

    Já na sublimação “que fica dura” você deve ter usado um papel especial para sublimação em camisetas de algodão – preste atenção ao nome, pois existem vários papéis diferentes para sublimação.

    As camisetas de algodão não podem ter o tecido tingido e por isso elas só podem ser personalizadas com esse papel especial que possui a “base dura”, pois na verdade é ele quem segura a tinta e não a camiseta. Esse papel especial para camisetas de algodão só deve ser impresso com tinta corante, e nunca com tinta sublimática.

    Procure sempre trabalhar com camisetas de malha esportiva, ou camisetas próprias para sublimação, e use sempre tinta sublimática e o papel de transfer comum, o mesmo usado em outros produtos como canecas. Isso vai garantir a melhor qualidade de imagem, vai facilitar o seu trabalho e permitir que se estampe uma camiseta com excelente durabilidade (sem descascar).

  4. alexandre farias disse:

    Amigo, trabalho com serigrafia e estou vendo a possibilidade de comprar uma prensa termica e uma impressora que trabalhe tanto com sublimatica como tambem com transfer de algodao certo. Gostaria de algumas dicas suas ja que sou leigo no assunto, tenho muitas duvidas e antes de comprar as maquinas q te falei preciso tirar minhas duvidas pra nao jogar dinheiro fora. Agradeço sua atenção e espero um contato o mais breve possivel

  5. Olá Alexandre. Por favor leia todos os artigos e os comentários em cada artigo na seção “Sublimação e Transfer” deste site. Ali você vai encontrar muitas informações e diversas dúvidas que já foram respondidas sobre o assunto, tenho certeza de que todas as suas dúvidas já foram respondidas em algum artigo ou comentário. Considere também conversar com os fornecedores desses equipamentos, já que eles possuem bastante experiência na área e também podem lhe orientar a respeito – vários deles se dedicam a ajudar quem está começando um negócio, como você. Se ainda assim restarem dúvidas fique à vontade para postá-la aqui no site.

  6. kelly disse:

    bom eu gostaria de saber que tinta eu devo usar para estampar minhas camisas com o papel transfer,pois a minha empressora é officejet hp j 4660,pois tentei estapar algumas com tinta normal da empressora e acabei vendo que esta descascando e manchando o tecido o que devo fazer,me indicarão tinta pigmentada,está correto.

  7. Por favor leia os outros artigos neste site que falam sobre o processo de transfer.

  8. raquel disse:

    Eu comprei a Epson L200 com bulk ink ela faz impressão sublimática?
    Ou seja, estampa chinelos pra sublimação e camisetas tbm ?

  9. Essa impressora não é compatível com a tinta sublimática. Você deve usar outra (alguma com a etiqueta ‘Durabrite’).

  10. Eduarda disse:

    Se eu for imprimir uma frase no papel transfer, vai dá um resultado legal na blusa? E se eu imprimir uma imagem que tenha branco (e ñ recortar essa parte), essa região ficará endurecida na blusa? Obrigada :)

  11. Para ficar a parte branca endurecida na blusa é necessário usar papel de transfer com base branca. Se você usar os materiais certos o resultado será legal, sim, mas lembre-se que o transfer é um processo diferente de outros como serigrafia.

  12. Sandra Melo disse:

    Olá

    O meu nome é Sandra Melo, gostaria de uma grande ajuda de vocês profissionais da área de sublimação, pos estou passando por muita dificuldade com as minhas sandálias com fotos e estou na maior frustração pos são vários clientes estão reclamados. .Estou perdendo toda minha clientela faço tudo certinho tanto na limpeza como no tempo de cura.

    Os chinelos sublimaticos com foto podem ser usados no dia a dia ou só servem para decoração e lembranças.

    Peço por favor, que me digam como deixar as minhas sandálias com foto com maior durabilidade por favor. Tenho 1500 pares de sandálias para estampar e estou com medo de perde todas elas.

    No site de classificado grátis tinha um anuncio que dizia o seguinte.

    Nova técnica no mercado. Não usamos o método antigo de resina, nossos chinelos são fabricados com o novo sistema de sublimação em tecido poliest, que está inovando na área de sublimação. A maior vantagem e durabilidade não desbotam a tinta.

    Quem conhece estar técnica, me ajude pos as minha tentativas já estão se tornando infrutíferas.

    Meu e-mail: sandraweb2015@bol.com.br
    Sandra melo, Que Deus abençoe a todos

  13. Olá Sandra. Não trabalho com chinelos no momento, mas espero poder ajudar mesmo que apenas um pouco. No processo de sublimação a tinta da impressão é transferida para uma base que “segura” a tinta – no caso do chinelo, esta base é a resina que deve ser aplicada anteriormente. Como essa impressão fica na superfície do chinelo, não é recomendável usá-lo no dia a dia pois ela pode sumir com toda a “esfregação”. Talvez exista um meio de aplicar uma segunda camada protetora após a impressão dos chinelos, mas nunca ouvi falar disso e nem sei se é possível.

    Portanto, venda os chinelos apenas como peça decorativa. Os chinelos vendidos para casamentos e festas normalmente são guardados como recordação e não são usados, mas se você notar que o cliente pretende realmente usar os chinelos então avise-o sobre a durabilidade. Assim o cliente realiza uma compra informada e decide se quer mesmo ou não os chinelos. É melhor cancelar o pedido antes de começar do que entregar e ter de lidar com reclamações posteriores.

    A tal “técnica” que você mencionou na verdade parece que é um tipo diferente de chinelo com uma superfície diferente feita com tecido ou algo assim. Essa superfície aparentemente seria mais resistente à utilização no dia-a-dia. No entanto o modelo do chinelo é diferente, e se você quiser oferecer isso aos seus clientes será melhor apresentar para eles antes. Não posso falar sobre a durabilidade pois não conheço o produto, mas acho que vale a pena você fazer uns testes.

    Mas independente do modelo do chinelo, lembre-se de que se ele for usado haverá muita fricção e isso vai desgastar a impressão de um jeito ou de outro. Se você realmente quer chinelos que durem, você deverá fazer todos os testes pertinentes antes de se comprometer em grandes pedidos.

  14. Carla disse:

    Gostaria de uma ajuda!
    Estou começando no ramo de brindes para empresas e festas infantis e estou com muita dificuldade de encontrar fornecedores de produtos(chaveiros,camisas,cofre, etc) para sublimação.
    Será que consigo fornecedor no Rio de Janeiro ou só em São Paulo?
    Onde posso encontrar?

    Desde já agradeço,

    carladr14@hotmail.com

  15. Olá Carla. Creio que há fornecedores no Rio, mas eu não conheço muita coisa. O que posso lhe dizer é que, claro, um fornecedor no Rio seria muito prático para você economizar no frete, mas se não tiver jeito e você tiver de comprar em Sâo Paulo… O negócio é considerar isso na hora de fazer o preço do seu produto. Lembre-se de que nem sempre as pessoas, ou seja, os seus clientes, compram com aquele que tem o menor preço. Essa é uma dica que lhe ofereço de um empresário para outro, pois sei que brindes e presentes para festas são áreas com muita concorrência. Demorei muito a perceber isso, mas é muito importante valorizarmos o nosso trabalho, buscar clientes que também valorizam um trabalho bem feito e um atendimento diferenciado e apresentar isso como um diferencial.

    Quanto aos fornecedores, comece pelo MercadoLivre ou o Google. Boa sorte no seu negócio!

  16. estou para comprar uma maquina de trasfer mas minha preocupação e se vai atender as demandas em camisetas pretas se tiver de usar imagens brancas.
    agradeço e aguardo resposta
    waleuuuu

  17. Olá Raphael. Nestes casos você deve usar o papel de transfer para tecidos escuros. Ele possui uma camada de cor branca que é transferida para o tecido e faz com que a imagem fique correta, mas o branco ocupa toda a área da folha, ou seja, se você quiser que o branco fique em outro formato (redondo p.ex.) então você terá de recortá-lo manualmente.

  18. kelvin andrade disse:

    Estou com 1 milhao de duvidas cada dia mais frequentes.
    Qual melhor algodao ?
    Onde acho bons fornecedores ?
    Qual a melhor maquina para sublimação do mercado ?
    Qual a melhor empressora do mercado ?

  19. Olá Kelvin. Embora meu conhecimento em transfer de camisetas seja limitado, tentarei ajudar. Quanto ao tecido, não creio que exista ‘o melhor algodão’. Compre as camisetas ou os tecidos que mais lhe agradarem, mas lembre-se que o transfer em algodão exige uma base que fica mais grossa depois de transferida. Quanto a máquina de sublimação, também qualquer uma serve pois elas são equipamentos bem simples que servem apenas para aquecer o transfer. Quanto as impressoras, as melhores pra isso são as da Epson por poderem usar bulk ink e tinta sublimática ou pigmentada sem dificuldade.

  20. Daniel Bispo disse:

    Olá bom dia, trabalho com bolsas personalizadas para empresas e faço a personalizçao em silk ou impressão digital, vejo o transfer como uma boa oportunidade de mudança, trabalho com lona sintética e algodão crú, gostaria de saber o que devo fazer para iniciar o trabalho com trannsfer, quais equipamentos devo comprar e se pode ser aplicado a estes materiais que trabalho.

    Obrigado,
    Fico no aguardo!

  21. Daniel, o transfer no algodão exige a utilização de um papel especial que acaba deixando o tecido mais grosso. Observe que além do transfer existe também a impressão direta sobre o tecido. Se você optar pelo transfer e quiser iniciar a utilização, você pode procurar por ‘kit transfer camiseta’ pois existem vários vendedores oferecendo kits com tudo que você precisa para fazer o trabalho. Mas não gaste nenhum centavo antes de avaliar se essa é uma boa opção pra você, em termos de produtividade, custo, qualidade, acabamento e durabilidade. O transfer não é a solução para todos os problemas de impressão em tecidos.

  22. claudio disse:

    ola meu nome e claudio e sou fornecedor de chinelos para sublimação ,,. os chinelos ja esta no ponto de sublimar o valor e 8 reais acima de 100 pares e 10 abaixo de 100 pares o correio fica por conta do cliente meu imail e coleivanacional@hotmai.com meu tel e 31) 30430913 , tenho tambem empresora epson t 33 com buk para trasfer esublimação no valor de 1000,mil reais nova com garantia de 3 meses o correio e por conta do cliente . e tenho papel de sublimação 1.50 um real e cinquenta por folha por folha ,estou divulgando aqui por que estou vendo que muitos colegas nao sabem onde comprar os equipamento , tenho tiras para sandalias minimo de venda de tiras e de 12 pares valor deas tiras islim 2 reais deus seja louvado .

  23. claudio disse:

    ola meu nome e claudio e posso te fornecer alguns materias para seu trabalho , chinelos pronto para sublimação empresora epson t 33 com bulk e camisetas de poliester chinelo valor 10 reais acima de 100 pares 8 reais tiras 2.50 somente 12 pares empresora valor 1300 reais ok imail coletivanacional@hotmail.com tel 031 30430913 bh minas gerais .

  24. claudio disse:

    ola sandra melo eu posso ajudar com este ploblema , eu trabalho com chinelo e camisas sou fornecedor tambem de chinelos para sublimação . o chinelo para sublimação que esta com o tecido em poliester fica perfeito com imagem empresionantes posso ti garantir isto e dura de mais para ser sincero dura mais do que as da avaianas eles depois de 3 meses de uso fica desbotadas mas nao sai ja as da avaianas com 1 mes de uso comesa a sair totalmete , entao eu te garanto que funciona . meu nme claudio sou de bh meu imail . e claudioscabelereiros@ hot mail ou coletivanacional@ hotmail.com si vc quiser le mando chinelos no ponto de vc faser as sublimação ok asima de 100 pares fica em 8 reais ok tel e 31 30430913

  25. Juliny disse:

    Comprei uma prensa e uma impressora Epson T33 com Bulk In. Gostaria de trabalhar com transfer (camisas de algodão) e Sublimação (camisas de tecido sintéticos). Pelo que li aqui nos comentários, existe tintas destintas para tais aplicações.
    Mas gostaria de saber como proceder para fazer os dois tipos de estampas usando a mesma impressora. Posso comprar um novo Kit de Bulk In para colocar a tinta pigmentada e sempre que for fazer um transfer de camisa eu substituo na impressora???
    A impressora pode apresentar algum problema com esse processo de troca-troca de Bulk In???
    Grata
    Juliny

  26. denisgomes disse:

    Não se deve usar uma impressora para os dois tipos de tinta necessários para tecidos sintéticos e tecidos de algodão. O ideal é ter duas impressoras – o que ainda te dá a vantagem de ter um equipamento reserva, já que os problemas aparentemente ocorrem sempre quando estamos com pedidos urgentes.

    Você pode trocar a tinta de uma impressora sempre que precisar, mas isso é demorado e trabalhoso porque deve-se retirar toda a tinta antiga que fica na cabeça da impressora, ou seja, não basta trocar o bulk ink, será necessário rodar vários procedimentos de limpeza e algumas impressões para retirar toda a tinta velha e deixá-la pronta para uso. Agora imagine-se fazendo isso todo dia, ou 2 ou 3 vezes por dia.

  27. ola denis, bom estou procurando uma impressora boa com bulk ink e tinta sublimatica bom me deram duas boas opções uma é a Epson t42wd e outra e a Epson t33 apesar de todas as duas terem quase o mesmo valor sendo a t42 ta 1050 e a t33 950,00 isso aqui em bh pois em sp chaguei a ver de 799,00 porem não confio muito em entrega de outros estados meu trabalho e somente em camisas obrigado fera

  28. denisgomes disse:

    Maurício, não há porque ter medo de comprar em outros estados. No entanto devido à briga do ICMS você pode ser obrigado a pagar um pouco mais de imposto quando o produto chegar (ou a loja já o fará na hora da compra).

    Se você tem medo da loja não enviar o produto, faça a compra via cartão de crédito. Assim se houver qualquer problema é fácil estornar a cobrança e você não terá de pagar nada. Mais fácil ainda se usar o PagSeguro, Paypal ou similar.

    Com relação a impressora, qualquer das duas resolve.

  29. Ana L. Davin disse:

    Olá, pretendo começar a trabalhar com camisetas mas com as minhas próprias estampas, porém ainda conheço pouco sobre o assunto. Gostaria de saber qual o nome desse processo, se ele tem boa durabilidade, do que eu preciso comprar para começar (papel especifico, tinta especifica, malha especifica, etc).
    Ficaria muito grata se pudesse me ajudar a conhecer melhor.

  30. denisgomes disse:

    O nome do processo é transfer ou sublimação. Leia os outros artigos e as discussões no site para saber mais.

    A durabilidade não é muito boa exceto no tecido sintético (malha esportiva). As camisetas feitas por esse processo devem ser para fins promocionais ou de pouco uso. Se você quiser algo mais durável, o silk screen ou serigrafia são mais indicados.

  31. Otávio Barros disse:

    eu trabalho com sublimação em chinelos e estou com um problema! As imagens se espalham de duas a três semanas!!!oq posso fazer para melhorar isso?

  32. denisgomes disse:

    Compre chinelos já prontos para sublimação, ao invés de resinar seus próprios chinelos.

  33. Aguida disse:

    Olá Denis, estou pensando seriamente em trabalhar no ramo de brindes para empresas e festas infantis, o que preciso adquirir para iniciar o negócio? Quais equipamentos?

  34. denisgomes disse:

    Brindes empresariais quase sempre são feitos em serigrafia, que é um processo bem diferente.

    Presentes e lembrancinhas para festas podem ser feitos com qualquer impressora com tinta corante e papel fotográfico (glossy) adesivo ou não.

    Sim, qualquer impressora.

  35. WILSON disse:

    Fala Denis tudo bem ? O que vc acha das estampas para camisetas feitas com power film feitas em ploter de recorte, vou fazer estampas simples que não requerem muitos detalhes e como a produção não é alta me indicaram este sistema. Desde já agradeço a atenção.

  36. denisgomes disse:

    Wilson, não tenho muita experiência com camisetas mas essa parece ser uma excelente opção visto que o recorte é muito mais rápido que a impressão e, acredito, o acabamento ficará melhor mas claro, desde que a estampa possa ser reproduzida. Dá pra fazer quase todo tipo de desenho, só não dá pra fotos ;)

  37. Raquel disse:

    Oi Denis tudo bem? Parabéns pelo site e por responder o pessoal. Adquiri uma máquina de estampar esta semana, e estou dando os primeiros passos. Minha pretensão é criar a arte e mandar imprimir em algum lugar, (não sei se é possível isso) e estampar com a máquina. Minha dúvida é a seguinte, pretendo estampar camisetas comuns, de todas as cores, e gostaria de saber em que tipo de papel devo mandar imprimir? (não quero que a estampa fique dura) Agradeço desde já!

  38. denisgomes disse:

    Se você não quer que a estampa fique “dura” a sua única opção é fazer camisetas de poliéster (malha esportiva) usando tinta sublimática. Não é possível fazer camisetas de algodão ou outro tecido sem que a estampa fique “dura”.

    As camisetas industrializadas normalmente são feitas com outro processo que não o transfer.

  39. Raquel disse:

    Obrigada Denis!!! Parabéns pelo site :)

  40. simone araujo disse:

    qual o processo para estampar camisetas de malha de algodao e flame?

  41. denisgomes disse:

    Impressora com tinta pigmentada e papel de transfer para tecidos de algodão. O transfer vai ficar grosso mas não tem outro jeito.

    O que é flame?

  42. Thalita disse:

    Olá, tenho algumas dúvidas e vi que você é muito paciente em tira-las! rsrs. Estou em um processo de análise para um novo negócio em camisetas, fiz algumas em poliéster (flamê- acho mais leve o tecido que dá um aspecto melhor a camiseta) em sublimação digital. Achei fantástico o trabalho. Mas para eu estampar uma camiseta de algodão sem a estampa ficar dura, parecendo um “adesivo” ql melhor método? quero q a aparencia se torne como se fosse do próprio tecido. Tenho uma peça em 100% algodão e a estampa não é tão “alto relevo”… agradeço desde já!

  43. Thalita disse:

    Desculpa, não tinha visto as duvidas já existentes… Mas esta não achei.. Para cotton, sublimação é indicado?

  44. denisgomes disse:

    A sublimação em algodão deixa o tecido mais grosso porque a tinta de sublimação não interage com este tecido e por isso o único jeito é mesmo este, com um papel especial que parece adesivo.

    Para imprimir diretamente na camiseta sem que fique desse jeito você deve usar serigrafia (que é um processo bem diferente) ou impressão direta na camiseta, que usa impressoras especialmente adaptadas e que custam uma pequena fortuna.

    A serigrafia é mais indicada para maiores tiragens pois uma vez produzida a matriz (tela) pode-se reproduzir inúmeras camisetas muito rapidamente. A camiseta que você tem em mãos provavelmente foi feita com serigrafia.

  45. rafael disse:

    Amigo primeiramente parabens pelo trabalho, que faz ajudando a todos.
    meu none e rafael estou tentando começar no ramo e estou tentando comprar uma prença para canecas estou pesquisando a melhor compra pois me informei com alguns vendedores e eles informaram que algumas maquinas deveriam trocar a resistencia para o tranfer em esqueeses e canecas mesmo cilindricas, vc poderia me orientar muito obrigado pela atenção.

  46. denisgomes disse:

    Olá Rafael, obrigado pelos elogios. O que o vendedor citou provavelmente refere-se ao fato de que existem duas resistências cilíndricas: uma para objetos menores (squeezes mais finos p.ex.) e outra para objetos maiores (canecas, xícaras, etc).

    A prensa de canecas já vem com a resistência maior, e você pode adquirir a menor separadamente, além das resistências cônicas (também maior e menor) para fazer xícaras cônicas. Não é necessário comprar a resistência menor se por acaso o modelo do squeeze que você usar conseguir ficar firme na resistência maior.

  47. davi disse:

    Ola boa tarde e obrigado pelo site, estou entrando nesta área, porem sei pouco sobre a mesma, qual a opção melhor para meu caso já tenho serviço garantido de uma tiragem de 1500 a 2000 camisas por més, usar a maquina transfer ou o uso de serigrafia? obrigado.

  48. denisgomes disse:

    Se todas essas camisetas forem idênticas, ou se você trabalhar com tiragens razoáveis (100 com um desenho, 500 com outro, 200 com outro, etc) então a serigrafia pode ser uma melhor opção. Uma vez que você faz os fotolitos e as telas você pode estampar as camisetas bem rapidamente já que pode fazer várias de uma vez só (limitado apenas pelo espaço físico), ao contrário da prensa, em que você teria que ter uma prensa para cada camiseta.

  49. Rafael Tavares disse:

    olá , quando for camiseta 100 % algodao , qual é o procedimento ??

  50. Marcos Tondella disse:

    eu li em um site que sublimação é diferente de transfer, sublimação as cores aderem ao tecido enquanto o transfer as cores ficam só por cima, o que significaria que sublimação tem uma garantia melhor de qualidade, podendo lavar sem ela desbotar com facilidade, isso procede?

  51. Marcos Tondella disse:

    acabei de ler mais e vi que sublimação só funciona com poliester, e se for usado uma malha pv 67% poliester + 33% viscose, fica bom?

  52. denisgomes disse:

    Sublimação é o nome do processo de transferência de imagem por calor, e isso se aplica a qualquer situação incluindo aquela em que você diz que “as cores ficam só por cima”.

    Para camisetas existem realmente dois processos conforme você observou. Na sublimação em tecidos de poliéster não é necessário usar papel especial. A tinta sublimática tinge diretamente o tecido e por isso a resistência da imagem é maior. Esse é o processo usado para fazer camisetas de futebol e abadás.

    Já na sublimação em tecidos de algodão (ou qualquer outro tecido) é necessário usar um papel especial, o papel de transfer. A imagem é impressa usando tinta comum, e o papel ‘gruda’ no tecido com o calor da prensa. Este é o caminho obrigatório para este tipo de camiseta porque não é possível tingir o tecido como ocorre com as camisetas de poliéster. Devido a isto as camisetas feitas por este processo ficam mais grossas na área onde a imagem foi transferida, e a resistência é menor mas a imagem pode ser bem conservada se a camiseta for lavada e manuseada da forma correta. Por outro lado esse processo só é recomendado para camisetas promocionais, presentes e/ou que serão pouco usadas.

  53. denisgomes disse:

    Não tenho certeza, você deve fazer testes. É bem possível que funcione, sim.

  54. Marcelo disse:

    Bom dia. Faço uniformes escolares. É recomendável esse tipo de impressão? Já que numa resposta abaixo houve o comentário de ser recomendado para camisetas promocionais, presentes e/ou que serão pouco usadas. Aguardo.

  55. denisgomes disse:

    Definitivamente não é recomendado. Uniformes serão muito usados e lavados, portanto a estampa precisa ser altamente resistente. Informe-se sobre o processo de serigrafia, que é muito diferente do transfer mas permite muito mais flexibilidade (inclusive na tinta branca) e máxima resistência.

  56. Rogerio disse:

    Boa Tarde,
    A Sublimação em tecidos só pode ser realizada em camisas brancas ?
    Sds,
    Rogerio

  57. denisgomes disse:

    Brancas ou de cores bem claras. E a cor da camiseta afeta a cor da imagem transferida.

    Se precisar fazer em camisetas escuras ou de cores fortes use papel especial para isso, mas esse papel só é apropriado para algodão ou outros tecidos que não o poliéster.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo