O que é sublimação ou transfer?

Sublimação, popularmente conhecido como “transfer”, é o processo usado para personalizar produtos em cerâmica, vidro, tecido e outros materiais.

O processo é bem simples: você deve imprimir sua arte usando uma tinta especial, chamada de tinta sublimática. Em seguida você deve colocar o papel impresso sobre o produto, e colocá-lo em uma presa térmica específica para o produto (existem diversos tipos de prensa). A prensa irá pressionar a arte e aquecer o produto a até 200 graus, e o calor e a pressão farão com que a tinta seja transferida para o produto.

Mas atenção: para que o processo funcione é necessário que o produto receba uma camada de resina específica para esta finalidade. Você pode adquirir produtos prontos para personalização (já com a resina aplicada) ou pode aplicá-la manualmente (o que não é recomendado, pois a aplicação pode não ficar uniforme e causar problemas de qualidade). No caso de tecidos não é necessário usar resina, mas deve-se usar tecidos com componente sintético (camisetas 100% algodão, por exemplo, não podem ser usadas).