Instalei um bulk ink e a minha impressora entupiu. Esse bulk ink é uma porcaria! E agora?

Nesses casos o culpado quase sempre é a tinta. Saiba o que fazer.

O sistema de alimentação contínua (bulk ink) não é apropriado para todos os usuários de impressoras. Apesar da economia gerada por esse sistema, quem instala deve estar ciente de certos procedimentos que visam garantir o bom funcionamento do sistema e da impressora. É necessário cuidar dela assim como você cuida do seu carro, por exemplo.

O sistema de alimentação contínua em si raramente é o culpado pelos problemas em uma impressora pelo simples fato dele ser apenas um sistema de fornecimento de tinta. Pense nele como um sistema de “recarga automática de cartuchos”. Se a única coisa que ele faz é fornecer tinta, como ele poderia causar o problema?

Na minha opinião o maior causador de problemas de entupimento é a tinta. Assim como em um carro, combustíveis e lubrificantes ruins podem danificar o motor. Existem dezenas de fabricantes alternativos de tintas e dezenas de formulações diferentes. Portanto, sempre existirão tintas boas e tintas ruins.

Também é necessário prestar atenção ao tipo de tinta utilizada. Os três tipos de tinta mais comuns são corante, pigmentada e sublimática. Você deve usar o tipo de tinta correta em sua impressora – se você usar tinta pigmentada em uma impressora que originalmente usa corante, por exemplo, as chances de entupimento serão bem maiores. Para saber o tipo de tinta de sua impressora, você pode procurar pelos cartuchos originais em uma loja virtual, e a ficha do produto indicará o tipo de tinta utilizado.

Como não há como verificar a procedência da tinta ou mesmo se a tinta é realmente da marca que o vendedor alega ser, nos resta apenas confiar na reputação do vendedor e evitar tintas baratas demais. Esqueça as promoções de “1 litro de tinta corante por apenas 50 reais!” – a qualidade está diretamente relacionada ao preço.

Dois vendedores que testei pessoalmente e que recomendo fortemente são a eLaser e a ValeJetShop. Nestes vendedores, o preço médio da tinta é de R$ 40 por 500 ml.

Mas esse bulk ink é uma porcaria! Se eu não tivesse instalado isso eu não teria problemas!

Como dito acima, o problema não está no sistema em si e sim nas tintas utilizadas. Os cartuchos originais utilizam tintas de altíssima qualidade e por isso as chances desse problema acontecer são menores (mas ainda existem). Na alimentação contínua, por outro lado, existem inúmeros vendedores e diversas marcas de tinta das mais variadas qualidades. É necessário escolher tintas de alta qualidade para evitar problemas com a sua impressora.

E o que eu faço com a impressora entupida?

Atenção: Este procedimento é válido somente para impressoras com cabeça de impressão fixa, como as da Epson ou da Canon. Se você usa impressoras da HP, adquira um cartucho novo ou uma cabeça de impressão nova.

Você pode tentar um procedimento simples de limpeza usando amônia, que é muito mais barata que as famosas “soluções de limpeza de impressora”.

Atenção: Eu não me responsabilizo pelos resultados. Este procedimento funcionou para mim, mas os seus resultados podem variar. Se você não se sente confortável ao fazer manutenção em sua impressora, procure um técnico.

Vá até o supermercado e procure por algum produto de limpeza que contenha amônia (um dos que encontrei é chamado de “Lysoform”). Arranje uma seringa sem agulha e um tubo flexível transparente que se encaixe na ponta da seringa.

Retire os cartuchos da impressora e desconecte o cabo de força. Não desligue a impressora pelo botão, pois a cabeça de impressão ficará estacionada e travada. Fazendo isso a cabeça de impressão ficará livre para se mover.

Coloque um pouco de papel absorvente por baixo da cabeça de impressão. Prenda o tubo flexível à seringa e pegue um pouco de amônia. Com cuidado, encaixe a outra ponta do tubo aos bicos injetores de tinta dentro da cabeça. Injete MUITO CUIDADOSAMENTE a amônia. Faça isso com todos os bicos, e repita o procedimento mais um ou duas vezes.

Em seguida recoloque os cartuchos, ligue a impressora e execute o procedimento de limpeza uma ou duas vezes, fazendo o teste dos jatos.

Atenção: Este procedimento serve para entupimentos simples que não foram resolvidos com o procedimento de limpeza padrão da impressora. Em casos mais sérios, é melhor substituir a impressora.