Quais produtos posso personalizar usando o processo de sublimação?

Conheça alguns dos produtos que podem ser personalizados usando o processo de sublimação ou transfer.

Os seguintes produtos podem ser personalizados através de sublimação:

Produtos em cerâmica, vidro e alumínio

Somente os produtos fabricados especificamente para sublimação podem ser personalizados. Estes produtos possuem em sua superfície uma resina especial que permite a transferência da tinta para o produto.

Não é possível personalizar produtos convencionais (que não tenham esta camada de resina), como por exemplo canecas de cerâmica encontradas em supermercados.

Alguns exemplos: Canecas tradicionais, porta-lápis, cofres, pratos, xícaras, azulejos, canecas de vidro, canecas de chopp, squeezes, troféus, latas, cristais.

Produtos em tecido

Qualquer produto em tecido pode ser personalizado – não é necessário usar resinas nem qualquer tipo de preparação prévia.

No entanto a transferência só terá qualidade quando feita em tecidos sintéticos, como as malhas esportivas. Em tecidos de algodão, por exemplo, a impressão fica esbranquiçada.

Alguns exemplos: Camisetas de malha esportiva, bolsas, toalhas (toalhas para sublimação geralmente trazem uma área específica de personalização com uma faixa de tecido liso), eco-bags, sacolas, bonés, capas de almofada, necessaires, porta-latas, bandeiras.

Veja também os tipos de prensa disponíveis e a durabilidade dos produtos.

32 comentários em “Quais produtos posso personalizar usando o processo de sublimação?”

  1. Osmailde Sampaio disse:

    Amigo existe alguma resina que poderei passar em um vidro comum como garrafas por ex: e em seguida estampar uma imagem com transfer sublimatico e prensa? Trabalhamos com estamparias e serigrafia, pretendo estampar canecas e vidros, estamos procurando fornecedores de canecas, aguardo retoerno. Obrigado

  2. Olá Osmailde, obrigado pela sua pergunta.

    Pelo que andei lendo a respeito existe sim algum tipo de resina para que a sublimação funcione em objetos comuns. No entanto acredito que é inviável seguir por esse caminho devido ao seguinte:

    1. Os produtos prontos para sublimação provavelmente não custam tão mais caro do que os produtos comuns, à venda em supermercados, etc.

    2. A resina certamente é nociva à saúde – se você não usar equipamentos de proteção individual você pode afetar a sua saúde e a de seus funcionários.

    3. O processo de aplicação pode não ser tão rápido e nem ficar tão bom quanto o processo industrial. Isso é de suma importância se você lida com pedidos grandes ou urgentes.

    4. A qualidade e a durabilidade da transferência dependem da qualidade da aplicação dessa resina – se você fizer a aplicação por conta própria e ela não ficar boa ou uniforme, você pode ter prejuízos junto aos seus clientes, tanto financeiros quanto de reputação.

    Um dos fornecedores que recomendo é a http://www.f1suprimentos.com.br. Eles oferecem diversos produtos para sublimação e possuem dois modelos de caneca em vidro que podem lhe interessar.

  3. Eliane Guedes disse:

    Boa noite, acaso vc saberia me dizer se essas latinhas prateadas ou douradas podem ser personalizadas por transfer sublimático? Obrigada.

  4. Olá Eliane. Latinhas (semelhante a essas de refrigerante) eu não sei, eu vi squeezes em alumínio prontos para sublimação à venda (prateado e branco). Qualquer produto que tenha sido desenvolvido especificamente para sublimação, ou que tenha uma camada de resina específica para sublimação, pode ser personalizado com sublimação. Se você quer personalizar latinhas de refrigerante, deverá usar adesivos, de preferência vinílicos e impressos com tinta pigmentada ou solvente (a tinta usada nas impressoras de banner) pois o adesivo precisa ser resistente a água.

  5. valdete disse:

    que tipo de resina poço usar para fazer adesivo usando a impressora comum falo que e adesivo paa unhas.daria certo passa resina com vimil comum?

  6. Valdete, não tenho muitas informações sobre isso. Eu só conheço adesivos em papel para impressoras jato de tinta para uso geral, e não creio que estes sejam adequados para fazer unhas. O adesivo vinílico propriamente dito não pode ser usado em impressoras jato de tinta. Também não estou sabendo de nenhuma resina ou verniz, mas se você quiser testar fique à vontade.

  7. paulo disse:

    cara para fazer transfer em uma caneca eu posso usar tinta normal..?
    com um papel transfer?

  8. Não, somente com tinta sublimática e papel sulfite ou papel de transfer para sublimação com tinta sublimática. O papel de transfer a que você se refere provavelmente é o papel de transfer para camisetas de algodão, que pode ser usado com tinta normal mas não funciona com canecas.

  9. Janete Costa disse:

    Denis para a impressão em caneca de vidro jateada,percebi que fica muito claro,como se fosse o verso,o que pode ser feito para que essa impressão fique mais nítida?
    Aqueci antes a caneca por um tempo.

  10. Olá Janete. É difícil dizer algo sobre o seu problema sem ver a caneca. As canecas de vidro em geral são mais difíceis de serem estampadas justamente por serem transparentes e isso por si só faz com que a impressão pareça mais clara. Se você puder mandar uma foto, ou de repente a própria caneca, para analisar, poderei falar mais a respeito.

    Se você quer uma imagem realmente nítida terá de usar canecas brancas e não de vidro. E lembre-se também que independente do objeto, o processo de transfer tem as suas vantagens e limitações, e nunca pode ser comparado a outros processos como o serigráfico.

  11. Dana Luz disse:

    OIá, adorei sua página. Gostaria que me indicasse qual o melhor tipo de impressão para minha empresa, faço uniformes para hospitais, a maioria em tecidos mistos já que o 100% algodão amassa muito. As lavagens usadas no hospital castigam muito o tecido, a sublimação é indicada??
    Obrigada

  12. denisgomes disse:

    Olá Dana. A sublimação é indicada, na minha opinião, somente para camisetas promocionais, que não serão lavadas e usadas diariamente. Acredito que a melhor opção para o seu caso seja a serigrafia (silk screen). Enquanto ela não é tão prática quanto o transfer, a serigrafia permite usar uma variedade maior de tecidos e tintas, e dispensa o uso de prensa térmica.

  13. marcos disse:

    oi. estou em duvida qual impressora epson posso comprar para estampar camisetas de algodao. grato

  14. denisgomes disse:

    Qualquer uma, não há um modelo específico. Mas você deve usar tinta pigmentada.

  15. Igor Lessa disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se existe diferença no tipo de papel para fazer sublimação em cerâmica (canecas) e malhas (camisas, fronhas, capas de almofadas… em poliéster). Existe um papel específico para cerâmica e outro para tecido? Desde já, agradeço pela sua atenção

  16. denisgomes disse:

    O único papel diferente é para sublimação em algodão. Todos os outros produtos, incluindo camisetas em poliéster, podem ser feitos com papel sulfite ou fosco (matte).

  17. Tainara disse:

    Ola! Estou comecando a estampar camisetas e gostaria de saber qual a melhor impressora e o melhor papel para fazer uma estampa de boa qualidade em camisetas brancas e escuras, aquele papel que sai e fica so o desenho na camiseta.

    Obrigada!

  18. denisgomes disse:

    Tainara, isso só pode ser feito em camisetas de poliéster (malha esportiva). Para outros tipos de camiseta não há como ficar ‘só o desenho’ na camiseta usando transfer.

  19. ana disse:

    Boa tarde antes de mais nada parabens pelo trabalho. eu quero começar com transfer de tinta pigmentada pois vou utilizar em tecido de algodão, o vendedor da maquina de estampar diz que posso usar a maquina em fronhas e chinelos, porem a minha pergunta chinelos é sublimação, teria que ter duas impressoras p evitar danos na troca de tintas. fico no aguardo b tarde. e as camisetas de algodão não são, porem li quanto a durabilidade das estampas com tinta pigmentada existem alguma tinta ou impressora forma de transfer em camiseta de algodão que tenha mais durabilidade é a mais constantes reclamação de clientes.
    ANA

  20. denisgomes disse:

    De fato os chinelos devem ser feitos com tinta sublimática (ao invés da pigmentada) e por isso você deverá ter duas impressoras. Além disso os chinelos devem ser próprios para sublimação.

    Com relação a durabilidade da camiseta, a tinta pigmentada já é muito durável – o problema é o papel da estampa, que pode se soltar com a lavagem ou desgastar de tanto ser esfregada. Infelizmente não é possível resolver isso. As camisetas de algodão feitas com transfer devem ser lavadas com muito cuidado e o mínimo possível. Elas não devem ser usadas no dia-a-dia ou em situações que exijam muita durabilidade como uniformes. Camisetas mais duráveis podem ser produzidas usando outros processos como serigrafia.

  21. leitedinedebora@yahoo.com.br disse:

    Ola gostaria da sua ajuda qual impressora usar para fazer trabalhos personalizador rotulos de doces para festa ? grata Débora

  22. denisgomes disse:

    Olá Débora. Esse assunto já foi amplamente discutido, recomendo que leia os outros artigos e comentários. Qualquer impressora jato de tinta pode ser usada.

  23. Rafael disse:

    Olá, eu gostaria de saber se tem diferença na qualidade comparando a tinta sublimatica e a pigmentada ou corante.. pretendo começar um negocio próprio , e quero ter mais conhecimento antes, e qual impressora suporta tinta sublimatica, pigmentada ou etc. Sei que você já falo que impressoras da epson fazem esse serviço só que não especificou quais suportam a tinta sublimatica ou pigmentada pois são tintas diferentes, estou perguntado mesmo já tido lido todos os assuntos na pagina “Transfer” pois quero ter total certeza qual impressora comprar.

    Obrigado.

  24. denisgomes disse:

    Cada tinta serve para uma coisa diferente, e em alguns casos você pode precisar ter duas ou três impressoras (uma com cada tinta).

    Para o transfer deve-se usar pigmentada para camisetas de algodão e sublimática para camisetas de poliéster e todos os outros produtos (chinelos, canecas, azulejos, etc).

  25. RENATA disse:

    Olá! são muitas as dúvidas e eu já li bastante coisa aqui,vou investir na aréa de personalização de brindes, e pretendo trabalhar com :estampa em camisasbrancas e de cores bem claras também, em chinelos,canecas,revelar fotos em casa,fazer adesivos em papel e em vinil,imãs de geladeira,cartão de visita,panfletos etc… .Então gostaria de saber o seguinte: Vou comprar uma prensa para camisas e uma para caneca, para a camisa uma de tamanho 38×38 tá bom ou tem que ser maior??
    outra coisa: pra trabalhar com essas coisas que citei acima eu preciso de quantas impressoras e quais os tipos de tintas para trabalhar com cada item citado , se puder me ajudar eu agradeço muito.

  26. denisgomes disse:

    Você deve comprar uma prensa que seja do tamanho da estampa que você deseja fazer. 38 x 38 cm parece suficiente para começar

    Você precisará de três impressoras: uma com tinta pigmentada (para camisetas), outra com tinta sublimática (para canecas, chinelos, etc) e outra com tinta corante (para fotos, cartões, adesivos, ímãs, panfletos).

    Não é possível imprimir adesivo vinílico pois esse material só pode ser impresso em equipamentos com tinta solvente (plotters). Você pode, no entanto, imprimir adesivo de papel glossy (brilhante).

  27. RENATA disse:

    Olá, Boa noite e obrigada por me ajudar nas minhas dúvidas.

    Você disse que preciso de 3 impressoras certo? agora a minha dùvida é como devo comprar, é só comprar as impressoras e depois os diferentes tipos de tinta ou cada impressora já vem dizendo para que tinta ela serve,tipo impressora para sublimação, impressora para tinta corante, como é que vou saber?

    mais uma coisa, vc indica algum modelo das da epson??

  28. denisgomes disse:

    Para a tinta pigmentada e sublimática compre uma impressora da Epson que tenha o selo Durabrite na frente. Para a tinta corante você pode comprar qualquer outra que lhe agrade.

    Depois você deve adquirir os kits bulk ink correspondentes a estas impressoras, e também as tintas.

    Não indico nenhum modelo em particular mas evite um pouco os modelos mais baratos pois eles tendem a ser extremamente lentos. As impressoras da Epson não são particularmente rápidas mas algumas conseguem ser extremamente lentas.

  29. RENATA disse:

    Olá! nos sites estão dizendo que a epson t33 saiu de linha e que a substituta dela é a epson tx42wd, sabe me dizer se posso confiar e comprar ela mesmo? é para sublimação.

  30. denisgomes disse:

    Modelos entram e saem de linha todo momento. Você pode usar qualquer impressora da Epson que venha com tinta pigmentada de fábrica, o que parece ser o caso da TX42WD.

  31. RENATA disse:

    Oi, Boa noite, estou aqui mais uma vez, desculpe é que são muitas dúvidas. eu vi a impressora, que estão dizendo ser a substituta da epson t33, que é a t42wd, vi num preçinho bacana, mais a dúvida é: no site ela só diz impressora jato de tinta, mais na frente tem o selo durabrite, então isso quer dizer que posso comprar para colocar tinta sublimática nela?que no caso é o meu interesse, sublimação.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo