Porque as impressoras da Epson param de imprimir no meio da folha?

Se você tem uma impressora da Epson, especialmente uma com bulk ink, certamente já notou que vez ou outra ela para de imprimir bem no meio da folha acusando falta de tinta. Porquê isso acontece?

Infelizmente eu não tenho uma resposta exata para isso. Conforme discutido nestes dois artigos, aparentemente as impressoras da Epson armazenam o nível de tinta no chip mas atualizam-no constantemente – ou seja, durante a impressão o nível de tinta diminui a cada linha impressa. Eventualmente o nível chega a zero e a impressora para de imprimir, mesmo que seja no meio da folha.

Esse comportamento é muito frustrante pois ao pressionar o botão de tinta para levantar a tampa da impressora e resetar os cartuchos, a impressora ejeta a folha, impressa pela metade, e então segue imprimindo, a partir daquela metade, em uma outra folha – fazendo com que a impressão fique inutilizável.

Ainda mais frustrante é o fato de que esse comportamento era diferente em modelos mais antigos como a R200 – nesses modelos a impressora segurava a folha na posição e continuava imprimindo sem quaisquer problemas.

Apesar de eu não ter uma explicação precisa sobre o que ocorre ou um método para evitar que isso ocorra, posso lhe dar algumas dicas de como reduzir as chances desse problema acontecer:

  • Evite imprimir um grande número de cópias de uma vez. Ao invés de mandar imprimir 500 panfletos, por exemplo, imprima em grupos de 10 ou 25.
  • Desligue e religue sua impressora periodicamente (uma vez por dia, por exemplo).
  • Pressione o botão de reset nos cartuchos antes de começar a imprimir um trabalho longo ou demorado – como fotos em resolução máxima (Photo RPM).
Se a impressora parou no meio da impressão de um CD ou DVD ainda há como salvar o disco. Basta retirar cuidadosamente a bandeja da impressora tomando cuidado para não girar o disco. Cancele a impressão se necessário e faça o reset nos cartuchos da impressora. Assim que ela voltar ao estado “ocioso”, basta reinserir a bandeja (novamente tomando cuidado para não girar o disco) e mandar imprimir o mesmo trabalho. As impressões ficarão bem alinhadas e sem qualquer emenda – a área que já estava impressa apenas ficará um pouco mais escura, o que, dependendo da arte-final, não será perceptível.
Se você realmente não deseja lidar com isso, ou deseja uma impressora para fazer grandes tiragens continuamente, a solução por enquanto é evitar as impressoras da Epson.