Perguntas sobre papel couché em impressoras jato de tinta

Essa pergunta já foi respondida aqui no site, mas vale a pena revisitá-la pois sempre existem novas informações.

Toda semana vejo que as pessoas buscam esse mesmo assunto, com perguntas como:

  • papel couche impressora
  • papel couche pode ser usado na impressora laser
  • imprimir papel couche jato de tinta
  • como imprimir no papel couchê
  • impressora que imprime em papel couche
  • papel couche danifica impressora
  • papel couche para impressão em jato de tinta
  • que tinta usar para couchê
  • impressora laser colorida papel couche
  • laser color papel couche
  • couche brilhante imprime em impressora jato de tinta
  • papel couche ou glossy
  • impressora papel couchê
  • posso usar papel couchê na laser
  • imprimir papel couche em jato de tinta
  • papel couche brilho nao imprime no jato de tinta
  • papel couche para tinta corante
  • papel off paper couche
  • papel couché impressora comum
  • diferença de papel couche para papel glossy
  • porque impressora jato de tinta nao imprime em papel couche
  • impressora imprimir couchet
  • existe papel couche para jato de tinta?
  • impressora colorida tonner couche

Vou tentar responder a estas perguntas resumidamente.

ATUALIZAÇÃO: Duas novas perguntas.

Qual a melhor impressora para papel couché?
Papel couché danifica a impressora?
As impressoras laser (coloridas ou preto e branco) são capazes de imprimir em papel couché. Mas lembre-se de que alguns papéis têm formulação que pode danificar a impressora, e a qualidade de impressão varia de uma impressora para outra e depende da qualidade do pó de toner utilizado (caso você use cartuchos recondicionados).

Posso imprimir couché em jato de tinta?
Não. A superfície do papel couché é impermeável e não permite a aderência das tintas usadas em impressoras jato de tinta. A impressão ficará borrada.

Que tipo de tinta posso usar para imprimir couché?
Papel couché não imprime, porquê?
Que configuração posso usar pra imprimir o couché?
Nenhuma. Esse papel realmente não funciona nessas impressoras. Leia a pergunta acima.

Mas porque as gráficas conseguem imprimir e eu não?
As gráficas utilizam uma tinta diferente (à base de solvente, que é nociva à saúde). Essa tinta penetra em qualquer tipo de superfície. As tintas usadas em impressoras são feitas à base de água e dependem de um papel que consiga absorvê-las. O papel couché não absorve a tinta à base de água.

Posso usar tinta solvente na minha impressora?
Não. Ela pode funcionar por um tempo, mas certamente vai danificar a impressora. Além disso essa tinta é nociva à saúde. Se você quer realmente imprimir em papel brilhante, use o papel glossy.

Qual é a diferença do couché para o glossy?
O papel couché foi desenvolvido para ser usado em gráficas. A sua superfície é brilhante mas é impermeável à tinta usada nas impressoras jato de tinta. O papel glossy foi desenvolvido para ser usado especificamente em impressoras jato de tinta. Ele possui uma camada transparente que é capaz de segurar a tinta, permitindo a sua impressão. Além disso, o glossy costuma ter mais brilho do que o couché.

Existe papel couché para impressora?
Não, mas existe o papel glossy, que é mais brilhante que o couché e funciona corretamente em impressoras jato de tinta.

Mas eu quero imprimir no papel couché de qualquer jeito!
Não é possível, mas se você não acredita em mim, vá em frente e faça um teste. E cuidado pra não manchar as mãos. Se você precisa imprimir algo em papel couché de verdade, procure uma gráfica tradicional ou uma gráfica rápida. Existem várias gráficas que oferecem serviços inclusive em pequenas quantidades (menos de 100) em papel couché e outros.

351 comentários em “Perguntas sobre papel couché em impressoras jato de tinta

  1. Gostaria de saber se posso imprimir na impressora Multifuncional laser color MFC9320CW Brother papel adesivo?

  2. Qualquer impressora, seja jato de tinta ou laser, é capaz de imprimir papéis adesivos vendidos em folhas. Por exemplo: os papéis adesivos da Pimaco e similares podem ser usados sem dificuldade em qualquer impressora, assim como os papéis adesivos glossy (brilhantes).

  3. Olá Dária,
    Desculpe pela demora em responder. Sim, é possível imprimir papel adesivo em quase qualquer impressora. Lembre-se sempre de usar papéis específicos para utilização em impressoras, e evite usar adesivos com a validade vencida (podem descolar dentro da impressora).

  4. Olá Sérgio. Em geral é possível imprimir papel couché nas impressoras laser coloridas, mas faça testes de qualidade antes pois alguns papéis não suportam a temperatura dessas impressoras. Além disso a qualidade de impressão parece variar muito de uma impressora para outra. Por fim, lembre-se de que o custo por página impressa tende a ser um tanto alto devido ao alto custo do toner, que em geral deve ser original para garantir a melhor qualidade e o rendimento da impressora.

  5. o papel glossy serve para fazer adesivo de unhas na impressora usando o coreldraw?

  6. Valdete, exite papel glossy adesivo mas acredito que não serve para essa finalidade pois a cola não é muito forte e o papel e a impressão certamente reagirão a outra cola aplicada ou verniz ou qualquer outro produto que você use para dar acabamento à unha.

  7. Também gostaria de descobrir! Precisa ser algum papel que tenha uma fina pelicula de plastico/gel que se destaca do papel após a impressão. Vocês conhecem algum?

  8. Eu comprei uma impressora laser color pois trabalho com personalização de festas, só que estou achando q ela esta gastando demais, eu uso muito o papel couché brilhante adesivo e o couché brilhante, só que nao estou conseguindo configurar a impressora para ter um bom resultado e ao mesmo tempo economizar com o toner q por sinal é muito caro…

  9. Olá Valeska. A impressão laser colorida é cara por natureza, mesmo utilizando cartuchos recondicionados (o que nem é aconselhável devido a baixa qualidade dos pós coloridos usados por aí). Não há como configurar a impressora para economizar toner sem comprometer gravemente a qualidade da impressão.

    Recomendo que use uma impressora jato de tinta equipado com sistema de alimentação contínua (bulk ink) e papel glossy adesivo para jato de tinta (couché não funciona). O papel glossy tem mais brilho que o couché, e o bulk ink permite imprimir centenas de folhas gastando centavos. Atualmente eu faço lembrancinhas para festas e outros produtos personalizados usando esse sistema.

  10. Olá!!! Bom dia. To numa dúvida terrível, porque estou começando a comercializar lembrancinhas personalizadas e gostaria de comprr uma impressora boa mesmo com bulk ink. Você pode me ajudar pois não entendo de qualidade das mesmas. obrigada

  11. A melhor continua sendo a Epson T50 ou a TX720WD por causa das seis cores. A impressão nessas impressoras é excelente especialmente em papéis fotográficos. O bulk ink pode ser adquirido separadamente.

  12. Olá, Tenho uma epsom tx 410 com bulk ink, não gosto da qualidade de quando imprimo fotos, mesmo usando ppr glossy e usando a melhor resolução parece meio opaco e sem brilho. Gostaria de saber se no caso de fotos para ter uma qualidade melhor, teria que ser com 6 cores? E tambem se tem alguma técnica para as fotos não desbotarem com o tempo (por exemplo: fotos com imãs de gelad., que ficam expostos a luz). obrigada.

  13. Rosana, você provavelmente está usando tinta pigmentada em seu bulk ink. Esse é o tipo de tinta não desbota com o sol, no entanto ela não oferece a mesma qualidade de impressão que a tinta corante mesmo em papel glossy. A tinta pigmentada tem aparência leitosa, opaca, e a tinta corante tem aparência semitransparente.

    Se você está preocupada com o desbotamento, continue com a tinta pigmentada. As impressoras com seis cores são recomendadas para fotos mas a tinta corante usada nelas desbota com o tempo se ficarem expostos ao sol direto (o recomendado é laminar a impressão ou emoldurar com vidro).

  14. Ola, primeiro quero elogiar esse site com as ótimas respostas para as dúvidas!
    Estou querendo imprimir páginas em papel couche em casa, para criar meu próprio fotolivro, mas pelo que li aqui não dá certo, terei que encomendar numa gráfica.
    Mas li também que o papel Glossy tem efeito parecido…será que dá certo para fotolivro?
    Um abraço e obrigada!

  15. Obrigado pelos elogios, Andreia. O papel glossy tem até mais brilho que o couché, então servirá sim, mas terá de ser o glossy dupla face (impressão e brilho dos dois lados).

  16. Isso depende da finalidade, do tipo de material e da quantidade desejada. E não espere obter a mesma qualidade de impressão de uma gráfica.

  17. Bom dia Denis, parabéns pelo site.

    Gostaria de um opnião quanto uma impressora que imprime até A3 com bulk ink, e se existe o papel glossy neste tamanho. Caso poder indicar fornecedores tanto da impressora e suprimentos quanto de papel.

    Abraço.

  18. Obrigado, Roberto. Existem impressoras A3 da Epson (quatro cores com tinta pigmentada, e seis cores com tinta corante) e da HP (linha Officejet Pro), todas com bulk ink disponível. O papel glossy A3 é fácil de encontrar no MercadoLivre ou em lojas online, basta procurar por “glossy A3”.

  19. OK. qual seria a diferença entre tinta corante e tinta pigmentada? qual seria melhor para trabalhos como folhetos, cartões de visitas, cartazes. Pretendo montar uma pequena gráfica rápida.

  20. A tinta pigmentada não desbota com o sol, mas aparentemente ela não é compatível com papéis fotográficos (glossy). A tinta corante é mais barata e funciona em qualquer papel compatível com impressoras jato de tinta, mas desbota se não for protegida.

    A corante é a melhor opção para materiais gráficos, que não necessitam de tanta durabilidade assim (note que as tintas usadas em gráficas tradicionais também não são resistentes ao sol) e são a opção mais barata.

  21. obrigado. só mais uma dúvida.
    Quanto a impressora Qual melhor modelo?

  22. Não dá pra responder a essa pergunta pois cada serviço e cada usuário tem uma necessidade diferente. Eu uso a T50 porque ela imprime CDs e DVDs e tem seis cores, e uso a Officejet 8500 porque é rápida para uso geral.

  23. Olá Denis, Parabéns pelo site!!!
    Gostaria de saber qual impressora suporta a aplicação de querosene?

  24. Só informando, as jato de tinta HP Pro 8000 (agora fora de mercado), imprimem em couche com a tinta corante, só que….. não pode usar letras ou figuras em coloração preta…. ou seja, tem que fazer a arte final só com cores que não tenham preto. Dessa forma, ao imprimir a folha couche 230g fosco (tem que ser couche fosco, e gramatura até 230g), voce pode imprimir umas 50 folhas seguidas na maquina e deixar as folhas descansarem uma abaixo da outra (na propria maquina, deixa elas ali mesmo), após 10 minutos da ultima folha impressa, pegue as folhas com as tintas corantes já seca, e note que qualquer tinta amarela, rosa, vermelha, azul, verde, ou marrom…. estarão pressas na folha, sem perigo de borrar. Agora se voce deixou alguma letra ou figura que tenha o preto, daí o preto sairá do papel. Resultado…. se caso cair aguá em cima desse papel couche, todas as cores irão borrar (por isso tome cuidado para não cair agua em cima do papel) Resultado dois: A sua máquina perderá muito da vida util dela ao fazer esses tipos de impressões em couche.

  25. Maikel, já vi essa história de que a HP “imprime no couché” mas isso não faz sentido. Fazer a arte sem usar preto é quase impossível, e imprimir no couché fosco não adianta nada pois quem quer imprimir no couché o faz pelo brilho. Além do mais o tempo de secagem que você indicou acaba com qualquer esperança de produtividade – o papel glossy, por exemplo, que recomendo muito aqui no site, tem secagem instantânea. Além disso o papel glossy normalmente oferece proteção contra água mesmo com tinta corante.

    Agradeço seu comentário, mas o papel glossy (existe até papel glossy fino e dupla face) continua sendo a melhor opção para impressoras jato de tinta.

  26. Não preciso nem perguntar …
    Era mesma duvida da Andrea …

    Parabéns pelo seu site …

    Te encontrei atraves do GOOGLE …

    Att Roberto

  27. Olá Denis
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!! Parabéns!!
    Tenho uma Photosmart da HP.
    Também faço lembrancinhas, mais estou utilizando papel Glossy adesivo, porém mesmo assim está borrando. Percebo que quando passo a mão sobre a impressão, somente a tinta preta que sai.
    Estou usando cartucho original….sabe me dizer porque isso pode estar acontecendo??
    Obrigada

  28. Obrigado pelos elogios, Camila. O seu problema ocorre porque a HP usa tinta pigmentada somente na cor preta e a tinta pigmentada não é compatível com o papel glossy. Por isso você deve configurar sua impressora para o modo de papel glossy (fotográfico), assim ela imprimirá de um jeito um pouco diferente e que não causará este problema.

    Se precisar de mais ajuda é só comentar.

  29. Denis, me tira mais uma dúvida….eu consigo nessa impressora, fazer trabalhos em papel Vinil??
    Tem alguma configuração especifica?
    Obrigada mais uma vez!!

  30. Ao imprimir clique no botão Propriedades para ver a janela de configuração da impressora. Lá você deverá procurar a opção referente ao tipo de papel. Você verá opções como papel comum, papel fotográfico, papel espesso, etc. Escolha a opção de papel fotográfico. E sim, a impressão demorará mais.

  31. Olá Camila. Esclarecendo, o vinil não é um papel. Vinil já é o nome do material. Não, não dá pra usar vinil porque a superfície do vinil não aceita tinta à base de água, somente tinta à base de solvente usada em impressoras de grande formato. O adesivo que você pode usar é somente o adesivo glossy.

  32. Olá.

    tenho uma impressora deskjet 4400 series faço adesivos de unhas,gostaria de saber qual o papel mais apropriado ou similar que posso usar,gostaria de fazer algo impresso,mas não conseguir nenhuma informação de qual papel e o melhor para esse tipo de trabalho,por favor vc pode me ajudar.
    brigado. vc pode me mandar a resposta por email tanbém.
    e parabéns pelo seu trabalho.

  33. Olá Marta. Até onde sei não existem adesivos próprios para impressoras jato de tinta que possam ser aplicados em unhas. Os adesivos para unhas vendidos por aí provavelmente são feitos de um material próprio para esta finalidade (resistem a esmalte, são duradouros, não se parecem tanto com adesivos, etc). Portanto acho que não será possível fazer isso.

  34. Boa tarde Denis.
    Com toda a sua experiência me ajuda a tirar uma dúvida, estou adquirindo uma impressora com bulk ink, para imprimir em papel couchê (folder’s) qual seria a tinta correta?
    a tinta corante, a tinta pigmentada ou a tinta sublimática?
    Agradeço desde já pela sua atenção em nos ajudar.

  35. Marco, obrigado pelo elogio. Eu acabei de dizer no artigo que não é possível usar papel couché em impressoras jato de tinta usando nenhuma tinta. Qual é a sua dúvida?

  36. OI DENIS TO BM PERDIDA TENHO UMA HP E QUERO IMPRIMIR ADESIVOS DE UNHA EU COMPREI 2 TÉCNICAS NA NÉT PRA FAZER, UMA É PASSAR BASE DE UNHA NA PASTA L E IMPRIMIR NORMAL, MAS A TINTA NÃO SECA E BORRA ALEM DE NÃO FICAR NÍTIDA OS DESENHOS, TENTEI TMBM NO PAPEL COUCHE TMBM BORRO TUDO, TENHO Q TROCAR DE IMPRESSORA O Q QUE EU FAÇO JA GASTEI UM MONTE CM ESPERIENCIAS Q NÃO DÃO CERTO, ME AJUDE POR FAVOR OBRIGADO.

  37. Jussara, até onde sei não existem adesivos para unhas que possam ser impressos em uma impressora jato de tinta (ou em qualquer impressora). O couché, como já mencionado várias vezes neste site, não pode ser usado em impressoras jato de tinta e mesmo assim ele não é apropriado para esta finalidade. Sinto muito mas acho que não há como obter o que você procura.

  38. Boa tarde Denis, estou começando a trabalhar com lembranças e gostaria da sua opinião com relação a impressora mais recomendada para esse tipo de trabalho. Uma preocupação minha é que a maior parte das lembranças, os convidados guardam pelo um longo tempo. Gostaria de trabalhar com uma impressora que tivesse uma boa impressão e NÃO desbotasse com o tempo e luz. Gostaria de saber qual o papel adesivo mais utilizado tb.

    Obrigada!

  39. Andrade, eu não tenho nenhuma opinião no momento. A tinta resistente à luz é a pigmentada, no entanto a tinta pigmentada (especialmente a usada em bulk ink) parece ser incompatível com o papel glossy, que é o mais recomendado pra esse tipo de trabalho. O papel glossy também está disponível em adesivo. Eu faço para meus clientes e o resultado é excelente, mas eu uso tinta corante.

    Creio que o negócio será usar tinta corante e papel glossy adesivo, e então acompanhar os clientes para saber se há alguma reclamação ou se os trabalhos realmente desbotaram. Se você não quiser se preocupar com isso você deverá usar tinta pigmentada original (a Epson chama de Durabrite), que é bem mais cara mas possui garantias do fabricante.

  40. Olá denis primeiramente gostaria de parabenizalo pelo seu trabalho!
    a minha pergunta é a seguinte a impressora Plotter Hp Designjet 111r 24 Pol A1 qual o desempenho dela no papel couchê?

  41. Renato, como já ficou bem claro no artigo e nos diversos comentários, *NENHUMA* impressora jato de tinta é capaz de imprimir em papel couché. Somente a tinta solvente (usada em gráficas) consegue penetrar no couché, e nenhuma impressora jato de tinta usa tinta solvente exceto as impressoras de grande formato a base de solvente (Roland, etc).

  42. Olha, eu nunca vi ninguém com tanta paciência e generosidade assim como você. Só deixei mesmo esse comentário porque é tão difícil hoje em dia encontrar-mos pessoas tão assim do bem que eu até me pergunto se você não é fake..kkkkkk (brincadeira). Parabéns Denis que Deus te dê muitas bençãos por tudo que você faz pelo seu próximo.

  43. Não estou conseguindo imprimir nesse papel glossy, atola e amassa todo na impressora.
    Como devo configurar para usar esse papel, minha impressora é uma hp photosmarts.
    Obrigada e parabéns

  44. Não Denis o papel esta plano certinho só acho que não estou conseguindo configurar para esse tipo de papel ele é 130 g.
    Agarra e mastiga o papel assim que a impressora puxa e depois atola.
    Obrigada pela atenção

  45. Olá Iara. Essa gramatura não deveria causar problemas, já que a impressora consegue usar sulfite, que tem 75 gramas. Não existe configuração especial com relação a isso, esse problema só pode acontecer porque o papel não está plano o suficiente ou se ele for fino demais, e isso desconsiderando problemas na impressora, como puxador com defeito ou restos de alguma folha que tenha se rasgado caso você tenha tentado tirar alguma outra.

    Recomendo que leve na oficina para uma revisão, ou então troque por outra que utilize outro sistema de alimentação de papel, como o sistema usado na Epson, que puxa o papel por cima.

  46. Qual papel que o pessoal usa para fazer panfleto revista?qual nome?

  47. Boa Tarde Dênis!!
    Então eu uso tinta corante na minha impressora tx 410.
    Faço lembrancinhas com fotos, queria saber se existe algum produto que proteja as fotos expostas a luz por mais tempo.
    Obrigada!!

  48. Você pode usar um spray de verniz (encontrado em papelarias ou casas de material de construção, mas ele não é compatível com todos os papéis) ou então pode tentar plastificar com adesivo transparente (Contact).

  49. Vi em outros tópicos que a tinta pigmentada não é compativel com glossy certo. Mais então existe algum papel que tenha o mesmo acabamento para tinta pigmentadas, e a qualidade são boas?

  50. Alguns usuários relataram que de fato não é. Não tenho certeza pois nunca testei. Até onde sei não existem papéis diferentes para tinta pigmentada, e o mais estranho é que a tinta pigmentada original parece funcionar adequadamente.

  51. olá Denis
    gostaria de saber se posso usar o papel vergê na impressora epson Cx3700.

  52. Bom dia.
    Primeiramente, parabéns pelo site, está me ajudando muito…

    Estou pensando em montar um negócio com impressões em geral, fotos, lembrancinhas, calendários, etc…
    Gostaria de saber se você, com toda sua experiência, poderia me indicar uma impressora que tenha um bom custo benefício, já que não disponho de muito valor para investimento.
    Estive lendo acima e, me parece que um bom investimento seria na impressora Epson T50, porém estou com dúvidas se ela funciona bem com papeis de espessura maior, tipo papeis para calendários(não sei o nome nem a gramatura)…

    Desde já agradeço.

  53. Obrigado pelos elogios. As impressoras da Epson trabalham com papéis de até 300 gramas – possivelmente mais, mas acho que você nem vai encontrar isso, o mais grosso que vi foi o glossy 250 gramas.

    O papel glossy é excelente para esse tipo de trabalho devido ao alto brilho e alvura, e ele está disponível desde 90 até 250 gramas (180 gramas sendo a mais comum e barata).

  54. Olá ,Denis.

    Eu estou querendo fazer convite de aniversário da minha sobrinha mais não sei qual papel usar, pois a minha impressora é uma HP PHOTOSMART C3180(MULTIFUCIONAL), JATO DE TINTA.Pois o tema da festa é as princesas e é muito colorido.

  55. Boa tarde

    Bacana o que vc faz aqui

    Gostaria de saber que tipo de papel posso usar para fazer folhinhas personalizadas (calendário) no tamanho A3, e que tipo de impressora devo usar para imprimir?

  56. Olá Alena. Você pode usar o papel glossy (fotográfico) facilmente encontrado em papelarias. Mas certifique-se de que o nome do papel inclui ‘glossy’ na embalagem.

  57. Olá Vinícius, obrigado pelo elogio. Como não dá pra imprimir no couché (a menos que você tenha uma impressora laser colorida), então a única opção é o glossy, que tem ainda mais brilho que o couché. Na internet é fácil encontrar vendedores de papéis glossy no tamanho A3, ou ainda o A3+, que é um pouco maior. Quanto a impressora, existem modelos da Epson, da HP, da Brother e outros fabricantes, você pode usar qualquer uma que preferir. E se você quiser que a impressão não desbote, é recomendável laminar/plastificar o material após a impressão.

  58. OLá, eu tenho uma epson t25 e uso ela com cartucho recarregável e tinta kora corante. Imprimo papel glossy adesivo , só q a cor vermelha naum sai exatamente aquele vermelho vivo, sempre sai puchado para o vinho. Vc sabe dizer pq acontece isso? As outras cores saem perfeitas.

  59. Tente ajustar os controles de cor no driver da impressora, e não se esqueça de selecionar o papel glossy. Verifique também se todas as cores estão saindo corretamente.

  60. No papel normal ela sai vermelha, mas no papel glossy naum. Onde é q ajusta a cor? Eu sempre seleciono o glossy, mas fica do msm jeito.

  61. Opa, Denis você indica alguma forma de fazer essa laminação? um que seja barata, por que pelo que vi tem laminadoras com custo de R$ 3.000 … isso é muito pra mim. queria saber se tem uma dica barata, como película, spray próprio pra isso ou sei lá rs

    Minha impressões também desbotam, comprei um spray impermeabilizante mais pelo o que eu andei lendo não sei se vai dar jeito.

    Abraços

  62. oi andréia, qual é o papel adesivo que se usa para impimir adesivo para unhas????
    obrigada

  63. Olá, Amigo Denis Gomes Franco,
    discordo de você, eu trabalho com artes gráfica e uso impressora jato de tinta
    Epson, e imprimo em couchê brilhante, e fica maravilha, tinta corante, não sei
    com a hp, mas, eu acho que também deve ficar maravilha, problema não é a tinta
    é saber como imprimir. me passe um email para eu lhe detalhar como faço.
    abraços. J. Onildo

  64. José, se você sabe de algo então compartilhe conosco, pois fiz testes em HP e Epson e todos falharam catastroficamente. Ainda tenho couché aqui guardado, e se você fornecer alguma informação farei testes novamente. O e-mail está aqui no site.

  65. Estou tentando instalar a okidata c 110 , ja instalei o cd e ela liga normalmente, mais não consigo imprimir e meu pc diz não conseguir encontrar o problema e resolve-lo o que faço comprei ela para imprimir em transfer

  66. Não sei o que pode ser, depois de instalar o CD ela deveria imprimir normalmente. Procure um técnico em sua cidade e peça ajuda para instalar a impressora. Observe que o transfer feito em laser colorida só serve para alguns poucos tipos de produtos (incluindo camisetas).

  67. Caro Denis, boa tarde!

    Primeiramente parabéns pelo site, tirei muitas dúvidas.

    Possuo uma Epson TX 135 com bulk. Primeira dúvida, é possível imprimir em papéis texturizados, se sim, me indicaria alguma marca?
    Sobre o Papel Glossy, que marca me indicaria?
    Por último, utilizo sulfite Report, pois foi o único que não tive problemas, posso continuar utilizando normalmente? Se possível me de sua opinião sobre o sulfite.

    Grato.

  68. Olá Felipe, obrigado pelos elogios. Qualquer jato de tinta imprime em papéis texturizados desde que os mesmos sejam próprios para impressora jato de tinta. Acredito que você esteja se referindo àqueles papéis opaline, casca de ovo, linho, etc, então não haverá problemas.

    Quanto ao glossy, não indico nenhuma marca específica pois os papéis genéricos disponíveis por aí são muito bons e suficientes para impressão de fotos. Por outro lado nenhum deles parece ser compatível com a tinta pigmentada segundo relatos dos usuários deste site. Se você usa tinta pigmentada, terá de fazer alguns testes.

    Quanto ao sulfite, pode continuar usando sem problema algum, mas se você precisar de um papel fosco, fino e que ofereça melhor qualidade (para imprimir cardápios, por exemplo) existe também o papel matte de alta resolução.

  69. ola denis vi que vc trabalha com epson, eu tenho uma grafica rapida e to com um problema uso a t50 na pigmentada e na corante quando vou imprimir papel fotografico na corante sai perfeito ja na pigmentada se passar o dedo solta pq, poderia me ajudar.

    grato: henrique

  70. Olá Henrique. Vários usuários têm relatado isso, então creio que a tinta pigmentada não seja compatível com o papel glossy. Infelizmente não tenho mais informações a respeito, já que aparentemente a tinta pigmentada original parece funcionar corretamente. O negócio por ora é usar corante.

  71. Boa noite Denis, parabéns pelos esclarecimentos e orientações, porém vi um comentário que Andréia fez se propondo a ensinar para Jussara, gostaria de saber o papel ou produtos para imprimir os adesivos de unha. Se não se incomodar, gostaria de saber o e-mail da Andréia ou que ela possa enviar um e-mail me ensinando? Ficarei eternamente grata, pois venho buscando incessantemente sobre este material, estou desempregada e preciso aumentar a renda familiar. Eloiza – E-mail: [email protected]

  72. Tenho uma epson T50 e uma HP laser jet 1312 e preciso imprimir etiquetas decorativas de festas infantis por exemplo. Qual impressora é melhor? pois na laser o desenho desbota, é isso mesmo?

  73. Olá Raquel. Pessoalmente gosto mais de jato de tinta (neste caso a T50) devido ao baixo custo, a grande variedade de papéis disponíveis e a cobertura da tinta no papel. A impressora laser não usa tinta líquida e por isso é ela quem não desbota. Você deve considerar como o produto será usado para determinar se o desbotamento será um fator importante.

  74. Olá, Denis
    Gostaria de saber qual o papel melhor se adequaria para imprimir adesivos (especificamente para unhas) em uma impressora a jato (HP). Papel glossy daria certo?
    Grata.

  75. Olá Carla. Diversas pessoas perguntaram aqui no site sobre esses adesivos. Existem diversos tipos de adesivos que podem ser usados em impressoras jato de tinta mas creio que nenhum deles é apropriado para ser usado em unhas. No momento eu não tenho nenhuma recomendação para realizar esse tipo de serviço.

  76. Boa noite, Denis!
    Parabéns pelo seu trabalho, vc é sempre objetivo e ajuda bastante em suas respostas.
    Comecei a trabalhar com lembranças personalizadas, preciso de uma impressora que imprima em glossy ( tipo couche) , papel adesivo, verge entre outros. Gostaria de saber se você tem alguma impressora para me indicar que imprima todos esses materiais e que tenha um preço em conta.

    Desde já agradeço.

  77. Qualquer impressora que não utilize tinta pigmentada pode lhe atender. Eu pessoalmente gosto das impressoras da Epson com seis cores – as duas cores a mais fazem a diferença na qualidade. Mas por favor, tente não economizar em equipamentos 😉

  78. Papel glossy também é conhecido como papel fotográfico. Lembre-se sempre de somente usar papéis específicos para impressoras jato de tinta ou papéis com superfície fosca (exceto o couché fosco). Papéis não específicos (como o couché) não funcionam e não há como fazê-los funcionar.

  79. Denis bom dia!

    Eu li seu artigo e mais os comentarios.. Bom, ja sei que pra imprimir em couché o mais adequeado é ir em uma grafica mesmo, mas porém, eu realmente queria saber o que preciso para imprimir em couché em casa, no caso, iria imprimir revistas..

    Sei que se for comprar tudo para realizar essa operaçao gastarei muito, mas mesmo assim gostaria de saber, ja que você entende do assunto, poderia me indicar o tipo de impressora, não precisa ficar com medo, pode mandar a melhor..

    E outra, eu poderia usar aquele tipo de tinta a base de solvente que voce relatou? Ou para compra-la tem alguma restriçao para uso particular?

    Muito obrigado!

  80. Boa Tarde!

    Não consigo imprimir em papel Vergê 180g na impressora HP Color LaserJet 🙁
    Tem alguma restrição?

    Grata

  81. Olá!
    Primeiro quero agradecer as dicas, graças a elas comprei minha T50 e foi uma das melhores compras que fiz nos últimos tempos!! É impressionante a qualidade de impressão!!

    Também quero começar a trabalhar com lembrancinhas e convites, porém por mais que esteja pesquisando muito sobre quais papéis usar ainda tenho muitas dúvidas e não encontrei um post de qualidade sobre o assunto.

    Seria muito pedir algumas dicas neste quesito também?

    Obrigada

    Laís

  82. Boa tarde li alguns dos topicos referentes a impressão em papel couche, e observei que em um dos comentários e falado que ele não aceita de forma alguma a impressão com jato de tinta, mas isto não é realidade pois faço impressões em couche e elas ficam boas, porem existe algumas condições, minha impressora é uma R200 da epson, um fator muito importante para imprimir no couche e vou explicar por que, quando vc pedir a impressão entre em nas propriedades da impressora e lá vc vai escolher a qualidade da impressão geralmente eu imprimo em foto de alta qualidade, pois gosta da minha coleção de dvd bem padronizada, em seguida vc tem que fazer sua impressora imprimir lentamente para assim dar tempo da tinta secar no papel, para isso temos que escolher o tipo de papel, é onde esta o segredo, se vc observar na R200 tem duas opçoes estranhas de papel sendo elas, cd/dvd e cd/dvd superficie especial, para imprimir bem no couche vc deve escolher cd/dvd e resolvido o problema.

  83. Boa noite!
    Tenho visto que você gosta realmente de ajudar as pessoas,
    e esclarecer suas dúvidas, veja se consegue me ajudar pois ja pesquisei muito e não obtive sucesso, sou fotógrafa faço fotos para documentos, tem a foto para carteira de trabalho que exigue com carimbo,
    estou procurando algum produto que possar na foto para o papel pegar carimbo(pois o papel e dessa impressora térmica é imperneável).
    Meus parabéns e Muito obrigada,
    aguardo.

  84. Boa noite, Denis!

    Minha esposa trabalha com lembranças personalizadas e esta comprando uma impressora.
    Vi em outros artigos você indicando a EPSON T50, sou de Vitória e aqui ta bem dificil achar ela, no KALUNGA esta em falta também.
    Você teria alguma impressora jato de tinta para me indicar, que imprima em papel adesivo, fotografico e texturizado. Um vendedor que trabalha com as duas marcas EPSON E HP me disse que aqui temos bastante dificuldade em manutenção com as impressoras epson, pois a HP quando da defeito é no cartucho ja a epson é na impressora. Então gostaria de uma HP , se tiver uma sugestão boa queria que me indicasse.

    Grato

    Até breve.

  85. Olá Denis parabéns pelo site e obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
    Comprei uma HP Offcejet Pro 8000 para impressão de convites caledário e lembrancinhas,
    gostaria muito da sua opnião sobre a impressora,(não entendo nadica de nada)acertei na compra ou não?

    Obrigada,Rosinha Silvino.

  86. Bruno, desculpe insistir mas imprimir o couché verdadeiro é realmente IMPOSSÍVEL. Esse fato não vai mudar só porque as pessoas continuam perguntando. Os motivos pelo qual não é possível imprimir couché já foram bem explicados no artigo.

    A única opção disponível mais próxima disso é usar o papel glossy dupla face. Ele é bem parecido com o couché, mas funciona com impressoras jato de tinta. No entanto o papel glossy dupla face é um tanto caro, e mais ainda se for em A3. Com esse papel você consegue produzir as revistas que quer, mas atente ao custo. Eu faço impressões de encartes de CD para clientes usando esse papel, mas infelizmente eu tenho de repassar o custo ao cliente pois é a única opção para quem quer fazer apenas 10-20 cópias de alguma coisa. Como você vai produzir revistas e dependendo da quantidade que você pretende fazer, avalie se não é mais barato e prático fazer uma quantidade maior de revistas mesmo que você vá jogá-las fora. Por exemplo: pode ser mais barato rodar 500 em uma gráfica e usar apenas 150 do que comprar papel glossy dupla face e tinta para imprimir 150 (e ainda ter que lidar com a demora na impressão, as falhas, a montagem frente e verso…)

    A tinta solvente só deve ser usada em impressoras de grande formato (plotters). Ela vai danificar a cabeça de impressão de uma impressora comum.

  87. Olá Alessandra. As impressoras laser geralmente têm dificuldade em lidar com papel texturizado. Além disso a gramatura máxima dessas impressoras costuma ser de 160 gramas. O ideal é usar papéis lisos como o sulfite 180 gramas, ou usar uma impressora jato de tinta, que não tem dificuldade em lidar com texturas.

  88. Olá Laís. A Epson T50 e outras impressoras com seis ou mais cores, da Epson ou de outros fabricantes, realmente produzem impressões de excelente qualidade.

    Agradeço a dica dos papéis. Posso escrever um artigo sobre isso no futuro. Mas não tem segredo, e posso lhe adiantar que você deve usar papéis específicos para impressoras jato de tinta como o glossy (brilhante) e o matte (fosco). O papel glossy também é conhecido como papel fotográfico e está disponível nas versões com brilho em um dos lados, brilho em ambos os lados e adesivado, além de estar disponível em gramaturas entre 120 e 240 gramas. Você também pode usar outros papéis com superfícies foscas ou rugosas como sulfite, opaline, vergê, casca de ovo, linho, reciclado, etc, todos eles disponíveis em gramaturas entre 75 e 240 gramas.

    Quando faço lembrancinhas e convites eu normalmente uso estes papéis e o pessoal costuma dar preferência ao glossy – obviamente, por ele ser o mais bonito 😀 – mas por ele ser mais caro é sempre bom ter outras opções mais baratas para oferecer aos clientes.

    Se precisar de mais ajuda, estou a disposição.

  89. Olá Fábio. Eu ouvi falar a respeito disso, de configurar a impressora, mas posso lhe assegurar que essas configurações servem apenas como um quebra-galho. O papel couché ainda é impermeável, ou seja, não consegue absorver a tinta a base de água destas impressoras e tudo que esta opção faz é imprimir usando uma quantidade menor de tinta para que a impressão não borre tanto – por outro lado com um volume menor de tinta a impressão não fica tão boa quanto deveria.

    A dica que sempre dou para quem quer ter uma impressão com brilho é usar o papel glossy. A secagem é instantânea, a qualidade é incrível (melhor que o couché feito na gráfica) e ainda existem papéis glossy com brilho em ambos os lados, para quem quer fazer convites e revistas. Ou seja: com tudo isso na minha opinião não vale a pena o trabalho de lidar com o couché comum.

    Você disse que “gosta de sua coleção de dvd bem padronizada”. Se quiser posso lhe enviar uma capinha de DVD qualquer impressa em papel glossy só para que você possa comprovar a qualidade 😉

  90. Olá Geovania, eu gosto sim.

    É estranho o carimbo não pegar em cima da foto da impressora térmica. Não sou fotógrafo profissional nem conheço esses equipamentos, mas presumo que a impressão dela seja tão impermeável quanto a de um laboratório tradicional.

    Não sei se existe algum produto que possa ajudar a resolver esse problema, mas seria uma boa pesquisar outras marcas de papéis para a sua impressora, se existirem. Tente também pedir ajuda ao fornecedor da máquina ou dos insumos para ela.

    Espero ter ajudado. Se não, entre em contato novamente.

  91. Olá Gustavo. Parece que a Epson T50 está em falta mesmo, está difícil achar nas lojas. Recentemente precisei trocar a minha e não conseguia encontrar. Mas como sempre achei no MercadoLivre, então você pode comprar por lá sem problema.

    Qualquer impressora jato de tinta é capaz de imprimir adesivos, fotográficos e texturizados. As impressoras da Epson têm manutenção mais difícil mesmo, mas isso pra mim é conversa de técnico que não quer trabalhar. O defeito mais comum é falha na cabeça de impressão, e como o técnico disse, na HP é só trocar o cartucho (que já traz a cabeça de impressão) e na Epson é necessário trocar a impressora inteira se não conseguirem desentupir a cabeça. Mas… a Epson é uma impressora muito resistente – se você usar tintas de excelente qualidade ela pode durar alguns anos sem dificuldade. As últimas T50 que tive sempre duraram mais de um ano.

    Se você puder, invista na T50. A HP não possui nenhuma impressora com seis cores, e as duas cores adicionais desse modelo realmente fazem a diferença em papel fotográficp. Além disso a T50 imprime CDs e DVDs…

  92. Olá Rosinha, obrigado pelos elogios. Não gosto muito de falar se uma impressora é boa ou não para alguém e sempre que posso evito fazer isso pois somente quem usa é que pode julgar se a impressora é a correta ou não.

    Eu uso HP e Epson na minha empresa e gosto de ambas as marcas por motivos diferentes. O que posso lhe dizer, portanto, é que se a 8000 está lhe atendendo na medida de suas necessidades, então ela é uma boa escolha pra você. As impressoras da HP em geral são muito resistentes e exigem pouca manutenção. Mas não deixe de avaliar outros modelos de outros fabricantes, que podem lhe atender em outras áreas e até mesmo permitir que você ofereça ainda mais serviços aos seus clientes.

    Se tiver mais dúvidas não hesite em me contatar!

  93. Olá, tenho uma impressora 1525 lasaer HP no começo as impressões iam bem nos papéis de gramatura 180, nos adesivos, e couche mas depois de 2 meses de uso começou a intalar o papel dentro da impressora, e não tem o que fazer para retirá-lo de lá, somente com a ajuda de uma oficina especializada. Gostaria de saber qual a causa desse problema, se puder me dar uma dica. eu agradeço, pois não sei se pode ser a qualidade do papel ou a umidade do papel, ou mesmo a impressora pode não ser compatível para esse tipo de papel.Nesse caso qual seria mais adequada para confecção de convites e lembrancinhas personalizadas?
    Atenciosamente
    Rosangela Artes

  94. Gostaria de saber sobre qualidade de impressao a jato no papel glossy.

  95. Muito obrigado Denis!

    E só uma ultima pergunta, não fica chateado hein pela insistencia haha, mas quanto custa uma plotters? Ou você nao entende muito bem desse tipo de impressora?

    E para compra-las tem que ser empresa, eu digo, ter CNPJ, ou pessoa fisica pode comprar?

    Abraços e obrigado novamente!

  96. A qualidade da impressão é excelente, melhor que o couché. Ainda mais se você usar uma impressora com seis cores (acrescentando ciano light e magenta light) ou mais.

  97. Olá Rosângela. No seu caso as folhas atolaram provavelmente por causa de algum outro pedaço de papel que acabou ficando lá dentro, ou por causa de alguma sujeira ou peça quebrada. É necessário desmontar a impressora e avaliar o caminho do papel para saber se há alguma coisa bloqueando-o ou se há alguma peça mal encaixada. As impressoras laser são bem robustas e certamente duram bem mais do que 2 meses.

    A eventual umidade no papel apenas faz com que a folha fique enrugada. E a qualidade do papel não afeta o andamento dele dentro da impressora. As impressoras laser são excelentes para impressão de lembrancinhas e convites, mas eu pessoalmente prefiro impressoras jato de tinta pois o custo por página é menor e a qualidade da impressão em papel fotográfico é excelente. Por outro lado uma das vantagens das impressoras laser é que elas oferecem excelente qualidade de impressão independente do papel usado, ao contrário das impressoras jato de tinta.

  98. Olá Bruno. As plotters com tinta pigmentada, a base de água (que não imprimem em papel couché, somente em papéis fotográficos e materiais que sejam específicos para este tipo de equipamento) custam mais ou menos a partir de 25 mil reais novas. As plotters com tinta a base de solvente (que imprimem em qualquer coisa) custam mais ou menos a partir de 60 mil reais. Mas observe que a tinta solvente é tóxica (mesmo se ela não tiver cheiro, ou mesmo se ela for do tipo eco-solvente) e a instalação desse tipo de equipamento quase sempre exige a utilização de um bom sistema de ventilação, além de um sistema de ar condicionado. Qualquer pessoa física pode comprar, o problema é levantar a grana toda 😉

  99. Denis, não poderia estar mais grato! O preço é salgado mesmo, mas eu queria mesmo saber.. Obrigado novamente pela paciencia e pelas respostas, um bom domingo pra você!

  100. ola.. qria sobre outro tipo de `papel q se usa pra unhas.. é um tipo de papel. q se molha.. e solta o desenho na unha… entao eu qria saber o nome dessa folha onde posso encontrar e si posso imprimir em uma impresora normal ou tem q ser uma impresora diferente.. porfavorr. presisoo da sua ajuda. brigada

  101. Olá!!

    Muito obrigada por responder!
    Dicas valiosas!! Eu optei por começar usando o papel glossy, fiz a compra e estou esperando chegar, mas os correios só entregam quando estão “a fim” então não testei ainda!
    Já que você se colocou a disposição vou abusar um pouquinho rsrs…

    Quando comprei a impressora ela veio com o bulk ink e com algumas tintas, porém não testei ainda porque fiquei com um pouquinho de medo de a qualidade das tintas não serem tão boas quanto as originais da Epson.

    Você recomenda usar o bulk ink ou as tintas originais são melhoras? E as tintas Formulabs realmente são boas?

    Desculpe tantas perguntas, mas é tão difícil encontrar alguém disposto a ajudar!!

    Beijos
    Obrigada

  102. Olá Shiara. Desculpe mas eu não tenho essa informação no momento. Diversas pessoas estão perguntando sobre como fazer impressão para unhas mas até o momento não consegui descobrir nada.

  103. Olá novamente Laís. Os Correios entregam dentro do prazo, eu nunca tive mercadoria atrasada 😉

    Você está certa com relação a qualidade das tintas genéricas. As tintas originais são as melhores, obviamente, e sempre serão, mas as tintas genéricas também podem ser boas se você escolher uma marca bem recomendada. As tintas da Formulabs são bem comentadas e parecem ser muito boas mas eu desconfio que alguns vendedores desonestos usem esse nome para vender uma tinta que não é da Formulabs. Portanto eu recomendo que você se atente a uma loja específica, que lhe venda tintas de qualidade, e não a uma marca de tinta específica. E principalmente, fuja das tintas baratas. Quanto mais cara a tinta, maiores as chances dela ser realmente boa.

    E pode perguntar o quanto quiser, estou à disposição 😀 Mas acho estranho as pessoas não quererem ajudar.

  104. Oie!

    Nossa que sorte a sua!! Já perdi as contas de quantas vezes tive problemas com os correios. E olha que sou de São Paulo em um bairro residencial super fácil de ser encontrado rsrs…

    Já pedi tanta informação por e-mail e em blogs, mas as pessoas acho que tem medo da concorrência e não ajudam! rsrs… Trabalho em webdesign de lojas virtuais e sempre que recebo perguntas tento ajudar da melhor maneira possível, afinal de que adianta o conhecimento “enjaulado”?!

    Ainda não comprei as tintas por isso, medo de serem falsificadas.
    Encontrei um vendedor no ML que parece ser honesto e desta tinta já vendeu mais de 400. Acho que vou fazer o teste e comprar.

    Você usa tinta original para fazer suas lembrancinhas? Acha que tem um bom rendimento?

    Obrigada

    Bjs

  105. Olá Laís. Conhecido deve ser compartilhado, sim. Pelo menos uma boa parte dele 😉 Legal saber que você faz design de lojas virtuais. Quando tiver um tempinho gostaria de uma opinião sobre a minha, http://www.produtosexclusivos.com.br. Eu mesmo montei.

    Com relação as tintas eu uso tintas genéricas mesmo, mas a Epson resolveu lançar aquelas tintas originais em tubos usadas na L200 e L800 (que vem com bulk ink de fábrica) e agora a coisa ficou bem interessante – o preço é mais alto que as tintas genéricas, mas mais barato que os cartuchos. Essa é então uma excelente alternativa pra quem não quer arriscar. Quanto ao rendimento, comprar tinta por litro é sempre econômico mesmo quando se carrega na cor chapada. Um tubo de 500 ml dura bem uns seis meses com uso pesado.

    Se puder ajudar em algo mais, estou à disposição.

  106. mesmo imprimindo no modo papel fotográfico, o preto continua borrando….poxa

  107. Eu tinha um Epson C65 e usava os cartuchos originais, resistentes a agua. Imprimia em papel couchê sem problemas, principalmente depois que descobri o ressetador de cartuchos que aumentou a vida útil deles em 100%. Configurava a impressora para qualidade fotográfica e papel normal. Um belo dia resolvi trocar a impressora por uma outra Epson, T25. Foi a maior decepção pelos seguintes motivos;
    1) os cartuchos tinham vida útil bem menor e o software de limpeza da impressora praticamente detona meia vida dos cartuchos no processo.
    2) não encontrei ressetador para ela.
    3) O mais crítico: não consegui mais imprimir em couchê, passando a ter que concordar com o que vc e todos dizem.
    Então fica minha pergunta: Por que minhas impressões nunca borravam com os cartuchos da C65, mesmo sem adotar nenhuma configuração especial?
    Estou com vontade de adquirir uns refis dessa nova impressora deles a L200 e experimentar com cartuchos regarregáveis e ver o que acontece.

  108. 1) O processo de limpeza sempre usa uma quantidade de tinta, em qualquer impressora. Isso é necessário para evitar entupimentos. Portanto evite fazer limpezas e evite desligar e ligar a impressora várias vezes ao dia.
    2) Existe resetador para todos os modelos de Epson. Pode ser difícil de achar, mas existem sim.
    3) Eu acho que o que você conseguia fazer na C65 não era imprimir no couché e sim imprimir de tal modo que não ficasse tão ruim, porque afinal nenhuma impressora que já foi lançada ou que será lançada será capaz de imprimir com a mesma qualidade que se pode obter no papel glossy (fotográfico), ou com a mesma qualidade de uma impressora offset. O seu sucesso provavelmente tem a ver com o volume de tinta – menos tinta poderia significar uma impressão menos borrada (mas não da melhor qualidade).

  109. Gostaria de saber se esses adesivos de unhas que são impressos pode ser imprimido nesse papel glossy , e se é so passar a espatula que a película sai ?

    Grata

  110. Gostaria de saber se você sabe me dizer qual é o papel usado para imprimir unhas artísticas ?

    Grata

  111. Olá, desculpa a demora! 🙂

    Gostei bastante da sua loja!
    Qual hospedagem você usa?

    Eu faço templates para plataformas voltadas para artesanatos e produtos handmade, como por exemplo Elo7, Iluria e Tanlup.

    Beijos

  112. Estou com papel adesivo glossy 85g tentando imprimir na impressora HP Deskjet F380 mas não consigo. Ou ele atola ou então ela faz que está imprimindo e o papel sai sem nenhuma impressão. Se coloco um papel comum a impressão fica normal. O que pode estar acontecendo???

  113. Ola Denis, boa tarde.É o seguinte : Costumo fazer cartoes, convites de festas infantis, calendarios, imas, fotos 3×4 , etc.Costumava imprmir em um local em papel fotografico brilhante e as vezes fosco, so que o custo nao compensa mais.Entao queria comprar uma Impressora especifica para impressao desses itens em papel fotografico ou outro papel especifico.Entao, queria umas sugestoes de voce nessa questao.Qual impressora comprar a jato de tinha , e qual papel brilhante devo usar mais em conta ? Ja tentei imprimir em uma impressora a jato de tinta, tem tempo, nao lembro o modelo dela , foi em papel brilhante,mas saiu borrado.Agradeço a ajuda, valeu.

  114. Isso é muito estranho, Neilianne. Se ela imprime em papel comum deveria imprimir também no glossy. Recomendo que leve sua impressora para uma revisão em uma oficina ou que troque por outro modelo. A propósito: essas impressoras da HP que puxam o papel pela frente como a F380 não são muito recomendadas para trabalhos com papéis especiais devido ao fato do papel fazer uma curva de 180 graus dentro da impressora (mas isso não tem relação com o seu problema, é apenas u ma recomendação).

  115. Olá Fábio. Se a impressão sair borrada na jato de tinta, então significa que o papel não era apropriado. Os papéis apropriados oferecem impressão de excelente qualidade. Qualquer impressora jato de tinta hoje é capaz de produzir impressões de excelente qualidade, basta procurar o papel fotográfico ou glossy (brilhante), facilmente encontrado por aí. O papel glossy é bem popular hoje e por isso o custo dele está em cerca de 25 centavos por folha A4.

  116. Olá eu tinha uma epson t25 que parou de funcionar, comprei uma L200 que com 105 dias de uso não liga mais, trabalho com lembrancinhas personalizadas, preciso de uma impressora com alta qualidade, pode me ajudar? pensei em uma T50. Obrigada

  117. Meu bom xará, uso papel matte na minha officejet pro K8600 e configuro a imprssão como papel comum, nas configurações de papel existe outras opções, como posso definir o papel

  118. Boa tarde, Estou com um problema e talvez voce possa me ajudar, Estou com uma impressora mfc j6510dw e derrepente ela parou de reconhecer o papel glossy, Todo papel que mando nela imprime normal, mas quando ponho glossy ela não puxa. Se eu virar ele ao contrario na posição fosca ele puxa, sabe qual problema é esse?
    Tenho aqui duas impressoras do mesmo modelo e apenas uma acontece isso.

  119. Bom dia, quero parabeniza-lo pelas dicas aqui no site. Estou precisando tirar uma duvida
    Sempre trabalhei com arte para capa de cd mas nunca soube o nome do papel e a gramatura correta para capa de cd. Eu digo aquele mesmo papel que vem nos cds de fabrica.
    Eu tenho uma impressora jato de tinta Canon Pixma IP 4950 que usa o sistema chromalife. Pretendo fazer uma capa de cd nesta impressora eu tenho que usar somente o papel da canon ou posso usar outra marca? Obrigada pela resposta. Eu li a diferença sobre papel couche e glossy. Mas como o sistema da minha impressora é chromalife ai ja nao sei. Obrigada pela ajuda.

  120. Olá Helita. A T50 é muito recomendada para esse tipo de trabalho, é um equipamento bem confiável e que faz impressões de excelente qualidade desde que você use tinta de boa qualidade. E ela ainda imprime CDs, que é um outro serviço que você pode oferecer.

  121. Denis Games é um nome duca hein! 😀 Você pode usar a configuração ‘Outro papel fotográfico’ ou alguma opção de matte ou fosco se houver.

  122. Jorge, provavelmente é um problema no sensor de papel. A solução para isso é tentar levá-la a uma oficina para tentar limpá-lo, ou trocar de impressora.

  123. Olá Miriam. O papel usado nas gráficas para os encartes é o couché 90 gramas ou 120 gramas. No entanto as impressoras jato de tinta não aceitam papel couché, por isso você deve usar o papel glossy 120 gramas ou 180 gramas (180 gramas geralmente é mais barato que os outros por ser muito popular). Se você precisar imprimir frente e verso, deve usar o glossy dupla face (o glossy comum só permite um lado). Você não precisa usar somente os papéis da Canon, você pode usar qualquer papel que seja compatível com impressoras jato de tinta. O Chromalife a que você se refere deve ser apenas uma marca da Canon para a tinta deles.

  124. Obrigada pela resposta, vc tirou a minha duvida, parabens pelo site, ele é de grande ajuda. Um abraço

  125. PARABÉNS E OBRIGADO, POIS TIREI MUITAS DÚVIDAS E APRENDI MUITO COM AS PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIMA, POR GENTILEZA GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR TINTA SUBLIMÁTICA PARA IMPRIMIR EM PAPEL GLOSSY, POIS USARIA A MESMA IMPRESSORA PRA SUBLIMAÇÃO E IMPRESSÃO EM PAPEL GLOSSY, PRA NÃO TER QUE COMPRAR OUTRA POR ENQUANTO.
    ABRAÇO E QUE DEUS TE DÊ MUITA PACIENCIA PRA REPONDER AS PERGUNTAS SOBRE ADESIVOS DE UNHA E IMPRESSÃO A BASE D’ÁGUA EM COUCHÉ, RSRSRS.

  126. Infelizmente não é possível Roberto. A tinta pigmentada e a tinta sublimática não são compatíveis com o papel glossy, e mesmo que a tinta sublimática fosse compatível ainda restariam duas coisas: 1. ela é muito cara para ser usada em outras coisas; 2. as cores que ela produz são diferentes de uma tinta comum, a impressão no papel não terá qualidade.

  127. Olá Denis,

    Estava imprimindo adesivos para embalagem de pão de mel numa gráfica, mas como resolvi economizar, comprei uma HP 8100. No papel utilizado pela gráfica consta a especificação Flexcoat 20g FSC. Gostei da qualidade dele, mas ainda não achei quem o fabrica e nem pra vender.

    Esse papel é adequado pra impressora HP 8100? Eu gostei desse papel porque não é tão brilhante e mesmo assim tem boa qualidade. Existe um outro papel adesivo com essas características que eu possa comprar pra HP 8100?

  128. Olá Leandro. Os papéis usados em gráficas só são encontrados em distribuidores especializados e só são vendidos em grandes quantidades e tamanhos. E de qualquer forma eles não são compatíveis com impressoras jato de tinta, portanto não serviriam pra você.

    Você poderá usar o papel glossy adesivo, facilmente encontrado no MercadoLivre e em dezenas de lojas online que vendem materiais para bulk ink. O glossy adesivo tem muito brilho (provavelmente mais do que esse que você viu) então tenho certeza de que você vai gostar. Eu uso esse papel para fazer rótulos para meus clientes, se quiser uma amostra me avise.

  129. Valeu pela resposta, Denis. Mas a HP 8100 usa tinta pigmentada, e eu li alguma coisa em um fórum sobre a tinta pigmentada não aderir mto bem em papel glossy. Tem um tipo de glossy específico pra esta tinta?

    Sobre a amostra, se tiver como vc tirar uma foto de um rótulo pra eu ter uma ideia, agradeço. Se eu ver que não dá pra ter uma ideia pela foto, te pedirei uma amostra pelos correios sim.

  130. Olá Denis estou acompanhando os seus comentários e percebo que temos afinidades em termos de impressão. Tenho uma Epson T50 com Bulk Ink (tinta corante)e faço muitas impressões de apostilas coloridas em A4 e tenhos ótimos resultados com papel e a capa da apostila em papel fotográfico 200gr da Multilaser pela resolução. Possuo tbm uma Epson TX720wd de 6 cartuchos acho que vc deve conhecer e ela é uma excelente impressora; imprime direto em cd com alta resolução e fotos em papel fotográfico ficam excelentes. Indico a todos os seguintes papeis; opaline 180gr – Vergê 180gr – Paper glossy 180gr e acima (dupla face e adesivo) Trabalho com Bulk Ink a 3 anos e a Epson é sem dúvida pra mim a melhor opção custo x beneficio. Caso queiram conhecer um pouco da minha experiência meu e-mail [email protected] – espero ter ajudado.

  131. Olá Daniel, obrigado pelas suas dicas. Eu também gosto bastante da Epson e faço muitos trabalhos com ela. Se quiser contribuir com o site, envie um artigo e eu publicarei aqui com seu nome e link pro seu site.

  132. Ué. Então que papel posso usar pra imprimir adesivos nessa bendita HP 8100?

  133. Bem, após eu dizer o modelo da minha impressora, a vendedora me respondeu o seguinte:
    “Olá Leandro. A tinta ORIGINAL da HP é micro pigmentada e imprime sim no papel fotográfico, porém não fica a prova d´água. Já a PIGMENTADA não imprime. Atenciosamente. Renata Aquarela Suprimentos – Há 3 horas.”

    Sendo assim, acho que vou comprar um glossy e testar. Agora preciso de outra ajuda: Estou fazendo o adesivo no Corel Draw. Devo salvá-lo em que resolução dpi? E pra imprimir, escolho qual dpi? E qual tipo de papel? Minha impressora dá as seguintes opções:

    Papel comum, papel comum espesso, papel branco brilhante HP, Papel HP Professional Matte 120, HP Premium Plus papéis fotográficos, papéis jato de tinta, papel HP jato de tinta Professional 180, brilhante e fosco, papéis brochura.

  134. Olá Denis, excelentes explicações, muito boa sua página. Faço muitas capas para CD e DVD
    e tenho usado papel glossy com muito bom resultado. Gostaria de sua opinião sobre o se-
    guinte. Estou usando papel de 180 e 200 g/m2, posso usar uma gramatura mais fina? E uma
    dica, ainda não encontrei papel glossy duplo, me seria de muita ultilidade. Poderia me
    indicar uma marca?
    Obrigado pela atenção!

  135. Olá,tenho uma HP OFFICEJET 4355, ela é tinta pigmentada ou corante, vc sabe informar? Será que ela imprime bem no papel glossy adesivo? Obrigado!

  136. Olá Anderson. Sim, você pode usar mais fino sem problema. Verifique apenas o custo para saber se vale mesmo a pena. Com relação ao duplo, é só procurar por ‘glossy dupla face’ – eu já estou usando este para fazer uns encartes com letras de música para clientes, e o resultado é excelente. Marca específica eu não preciso indicar, já que todos vêm da China 😀

  137. Olá. Gostaria de saber se é possível imprimir etiqueta vinil numa HP jato de tinta e onde posso encontrar esse tipo de etiqueta adesiva em vinil. Aguardo, obrigada!

  138. Obrigado pelas dicas brother. Não vou nem perguntar mais nada antes de pesquisar seu site, provavelmente qualquer dúvida minha deve estar por aí.
    Parabéns OTÍMO trabalho, continue assim. Pelo visto você tem ajudado muita
    gente. Não e todo mundo que compartilha informações. Valeu!!

  139. Denis parabéns pelo seu trabalho no site sempre venho aki tirar duvidas…
    Eu queria que vc me desse umas dicas sobre Revista.
    Ja fiz a arte no corel e tudo mais e agora quero imprimir,minha impressora e ajato de tinta.
    .Qual papel devo usar,para imprimir frente e costa?
    .A capa será um pepel diferente?
    Obrigada pela atenção.

  140. Olá Maitê. Existe uma etiqueta vinílica para impressoras jato de tinta, basta procurar por este nome. No entanto imprimir desse jeito pode não ser uma boa ideia: a tinta corante usada nessas impressoras não vai durar nem um minuto se cair água, e ela vai desbotar muito rapidamente, ou seja, nada disso é ideal se você quer fazer adesivos para uso externo.

  141. Olá Rose. Você pode usar o papel sulfite 90 ou 120 gramas ou o papel glossy dupla face, que possui brilho dos dois lados. Esses papéis também estão disponíveis no tamanho A3 caso você precise fazer uma revista grande.

  142. Muito obrigada,aqui em sao luis MA ta meio dificil encontrar o Glossy dupla face,vou ficar com a dica do sulfite.
    Denis fica com uma boa qualidade,com o sulfite?
    Poxa mto obrigada pela ateção.

  143. Fora das cidades grandes é muito difícil mesmo, o negócio é comprar pela internet. O sulfite é o papel mais básico e a qualidade de impressão não é das melhores, é apenas suficiente para o dia-a-dia e/ou quando você quer imprimir algo muito barato.

  144. Olá; trabalho com bulk ink a pelo menos, mais de 3 anos. Já utilizei vários tipos de papeis como experiência. Utilizo impressoras Epson por serem mais resistentes e suportarem impressões em média escala (Minha opinião). Em papéis baratos e acessíveis eu indico depois de um sulfite o papel Matte 110gr, 130gr ou 180gr com tinta corante pois a impressão fica com uma nitidez surpreendente e a resistência a água salva qualquer trabalho, e o papel matte é mais barato que um grossy fotográfico de 180gr do mercado. Se for possível a divulgação aqui neste site eu gostaria de enviar os links dos sites no qual eu realizo compras de papeis e suprimentos de tintas. Att Daniel.

  145. Boa tarde Denis,
    Eu tenho uma impressora HP photosmart D110 e gostaria de saber se consigo imprimir com ela papel adesivo. Seria para rótulos de lembrançinhas para festa. Se sim, tb queria saber se posso instalar o sistema de bulk in com tinta corante que parece ser mais recomendada para impressoras a jato de tinta.
    Obrigada pela atenção!

  146. Consegue sim mas essa impressora não é apropriada para utilização com bulk ink. Apesar de existirem kits, não é recomendável instalá-los. Se você realmente precisar de um, troque por outra impressora.

  147. Boa noite Denis tudo bem?

    Preciso comprar uma impressora a laser colorida e imprimir em folha transparente propria para laser.Uma moça me informou que a folha transparente esqunta e derrete no rolo da maquina.É Verdade? Se puder me indicar uma impressora de boa qualidade sem ser um custo elevado agradeço.

    Abraços.

    Everton Eduardo.

  148. Ok, muito obrigada pelas informações.
    Poderia me responder se a impressora T50 da Epson seria uma boa opcão para instalar o sistema de Bulk Ink com tinta corante e se a mesma tb serve para imprimir rótulos de lembrancinhas em papel glossy adesivado? Estou precisando comprar com certa urgencia uma impressora que me atenda nos meus trabalhos para festa.
    Muito obrigada pelas respostas.

  149. Estou com uma dúvida cruel sobre qual impressora devo comprar para imprimir meus rótulos de lembrancinhas. Epson T-50 ou L-200 que já vem com o bulk ink acoplado nela. Me ajude Denis!!!

  150. Boa noite!
    Estou iniciando na área de convites e lembrancinhas personalizadas. Até o momento estava terceirizando a parte impressa (convites, rótulos, tags…), porém meu custo está mto alto…decidi comprar a Epson T50 (segundo sua recomendação), porém gostaria de saber em relação ao papel glosy, qual dos modelos utilizo para convites e tags e rótulos adesivos??
    Qual seria a indicação do glosy 140g, 180g e o de 240g??
    Desde já agradeço a atenção dispensada…

  151. Denis vc poderia me dar uma dica de qual programa usar para imprimir frente e costa
    perfeitamente,ja tentei o corel e nao consegui quando vira a pagina fica incorreto.
    desde já agradeço.
    minha impressora: HP D1100

  152. Olá Rose. Não existem programas específicos para imprimir frente e verso, é só imprimir uma folha, virar o papel e imprimir a outra. Se está ficando incorreto significa que você está virando o papel da forma errada.

  153. Nossa Denis ja tentei virar de todos o jeitos possiveis,mas vou tentar outra vez,mas é possivel sair direitinho dos dois lados?
    to começando a achar que nao rola mesmo.
    Vc tem alguma dica de configuraçao?

  154. Olá Juliani. Quanto ao papel adesivo, creio que não existem vantagens em usar um papel mais grosso, portanto compre o adesivo mais fino. Para convites e tags você pode usar o 180 ou 240 gramas dependendo do que o cliente quer. Não existem papéis glossy mais grossos que 240 gramas, mas se você quiser algo ainda mais grosso você pode usar adesivo e colar em um papel mais grosso (triplex, etc).

  155. Monte a sua arte do jeito normal (sem virar de cabeça pra baixo o verso). Depois, para imprimir…
    Se você está usando uma impressora da Epson: 1. Imprima a frente. 2. Puxe o papel da impressora em sua direção e vire-o do outro lado sem girar. 3. Insira novamente na impressora. 4. Imprima o verso.
    Se você está usando uma impressora da HP ou similar (com entrada de papel pela frente): 1. Imprima a frente. 2. Gire o papel 180 graus (o lado impresso deve continuar para cima). 3. Insira novamente na impressora. 4. Imprima o verso.

  156. QUERIDO BOM DIA! QUE PAPEL USAR PARA IMPRIMIR ADESIVOS PARA UNHAS EM IMPRESSORA JATO DE TINTA? POIS TENHO UMA EPSON C67…

  157. Boa tarde Denis primeiramente quero te agradecer,Parabéns pelo seu trabalho por esse site.Estou iniciando na parte de convites e rotolos para lembranças personalizadas.Gostaria de saber qual impressora indicada para compra.E qual papel adesivo utilizar.Obrigada fico no aguardo

  158. Olá Marlize, boa sorte no seu negócio! Eu costumo recomendar impressoras equipadas com seis cores devido à melhor qualidade de impressão. Quanto ao papel, pode ser o glossy, adesivo ou não.

  159. Olá, eu indico você utilizar a Epson T50 (pelos 6 cartuchos x qualidade) com tinta corante de ótima qualidade (Bulk Ink); ela é indicada sim para impressão em papel fotográfico adesivado; Eu possuo uma T50 e tenho otimas referencias com papeis. Tenho também uma Epson TX720wd com Bulk Ink. A epson T50 é super rápida no modo Texto & Imagem e a qualidade é indiscutivel. A Epson L200 na minha opinião é muito lenta e equivale a Epson TX135.

  160. Olá – eu possuo estas duas impressoras com Bulk Ink instalados e recomendo com total confiabilidade. A Epson me surpreende a cada dia.

  161. blez gotaria de saber q empressora devo compra r pois vou mexer no rramo de transfer

  162. Daniel gostei muito das suas dicas, A algum tempo faço lembrancinhas e convites apanhando em uma multifuncional hp 3050, tava pesquisando que impressora seria melhor, todas as suas dicas ajudaram muito.
    Valeu!

  163. Encontrei na linha epson a minha salvação; a qualidade de impressão me surpreendeu quando troquei a linha HP que tinha como ótima referencia, mas muita dor de cabeça com Bulk ink. e optei pela linha Epson; que no momento meu deu excelentes resultados com impressão em papeis fotográficos – adesivos, papel Matte entre outros. Portanto indico a linha Epson pelo resultado final x beneficio, impressoras resistentes e mais indicado para o Sistema Bulk Ink. Utilizo Bulk Ink em Epson a 2 anos e meio. Att Daniel Ferreira (Colaborador)

  164. Sim, mas evite impressoras da HP ou da Brother pois elas têm dificuldade em puxar papéis muito grossos (acima de 240 gramas).

  165. ola denis qeria qe me tirasse uma duvida esses papeis fotográfico glossy qe tem no mercado L. serve para imprimir em impressora laser? pois tenho uma hp laser cp1025, e o papel couche é recomendado para essa minha impressora?

  166. Olá. Tenho uma Epson T50. E preciso saber como configurar a impressora para que possa imprimir de acordo com as cores do documento, pois o magenta está se sobressaindo.

  167. Olá Jefferson. Conforme explicado em outros artigos no site, o papel glossy foi desenvolvido para ser usado somente em impressoras jato de tinta. Talvez o glossy até funcione na sua impressora, mas não haverá vantagem nenhuma em usá-lo e ainda existe a possibilidade dele danificar a impressora ou embolar durante a impressão. Com uma impressora laser você pode usar o papel couché (faça testes antes para certificar-se de que funciona) ou então papéis especiais para impressoras laser.

  168. eu consigo imprimir em papel couché .. uso jato de tinta brother! o único inconveniente é que a tinta fica embaçada, sem brilho… para secar utilizo um ventilador de teto… coloco a folha embaixo e aguardo dois minutos.

  169. A impressão fica embaçada justamente porque este papel não é apropriado para a tinta a base de água usada nas impressoras. Se a impressão fica do jeito que você descreve, onde está a vantagem?

  170. Olá, tenho uma hp 8100, quando mando imprimir trabalho frente e verso tipo cartões de visita por exemplo, ou arquivo que contenham imagens, ela puxa correto porém, depois ela puxa folha bem antes e imprimi alguns centimetro depois do local que deveria ser impresso.

  171. As impressoras da HP podem ter um pouco de dificuldade em puxar papéis mais grossos devido ao fato dele fazer uma curva de 180 graus na entrada. Fique de olho nas folhas e tente empurrá-las manualmente se necessário, ou troque por uma impressora com entrada de papel por cima (como as da Epson).

  172. Oi Denis, estava fazendo uma pesquisa de preços do Glossy e ví restrições quanto a seu uso em algumas marcas de impressora, tenho uma HP 4500. Existe alguma restrição do glossy nessa impressora?
    Grata!

  173. Não existem restrições de impressora, existem restrições de acordo com a tinta que se está usando. A tinta corante é a única que funciona com o papel glossy, e sua HP provavelmente está usando tinta corante.

  174. Bom dia, amigo. Achei muito interessante seu artigo. Parabéns. Porém, preciso discordar quanto à possibilidade de imprimir em papéis couchê com impressoras domésticas.

    Quando comprei minha impressora Epson T40W, com os cartuchos originais consegui imprimir neles.

    Depois instalei bulk, com tinta de corante, claro que não funcionou. Recentemente troquei a tinta de corante por tintas pigmentadas sensient da Formulabs. Agora funciona, porém o papel couchê tem de ser de qualidade adequada e a intensidade de impressão não pode ser alta (quero dizer, em qualidade fotográfica borra mesmo!).

    Desculpe-me, não quero criticar, mas só acrescentar informações.
    A propósito, a tinta pigmentada também funciona com glossy.

    Grato.

  175. Mandei uma Grafica imprimir rótulos personalizados para festa infantil e eles saíram sem brilho.Tem alguma coisa q eu possa fazer ?Pois o dono da grafica recusa a devolução.

  176. Você pode imprimir vc mesmo em papel fotografico adesivo que fica perfeito (Usando tinta corante)

  177. Edilson, obrigado pela sua opinião. Alguns outros usuários também expressaram que conseguiram imprimir em couché.

    Em alguns casos específicos a impressão parece ficar boa no couché mas isso não quer dizer que ele seja o papel mais apropriado. De que adianta imprimir num papel destes mas não obter a mesma qualidade de uma impressora offset ou laser colorida?

    Se você ainda não testou, recomendo que compre um pouco de papel glossy e faça uns testes de impressão. Você verá que é muito mais rápido e prático, e a impressão terá uma qualidade muito melhor.

  178. Não sei que tipo de produto ele lhe ofereceu ou o que vocês conversaram, então não tenho muito como lhe ajudar. Se ele não mencionou nada sobre o papel ser com brilho e você não perguntou nada sobre isso, então creio que não há nada o que fazer com relação a ele.

    Eu faço impressões de rótulos para festas em papel brilhante, se precisar de algo entre em contato.

  179. olá tudo bem??? trabalho com brindes resinados,(impressão feita em couche adesivo) mas gasto muito com impressão pois nao tenho a impressora certa! só a laser imprime com qualidade???

  180. Rose, já olhou a configuração da impressora ? pelo menos nas HP o software te pergunta se quer imprimir em ambos os lados…. tenho uma C4480 e comigo da mto certo….

  181. Olá Gustavo. Creio que seja possível fazer estes adesivos resinado com uma impressora jato de tinta e papel glossy adesivo. Couché não funciona em impressoras jato de tinta mas o glossy é melhor que o couché.

  182. ok valeu pela dica! porem gostaria q me responde só mais uma cosia, a impressão nesse papel glossy fica impermeável???? valeu!!!!

  183. Denis, e o papel alcalino em comparação ao glossy para jato de tinta corante?

  184. Daniel, não sei exatamente a que tipo de papel você está se referindo. O que sei é que todos os papéis sulfite de hoje são alcalinos, mas isso não altera a qualidade da impressão.

  185. Posso imprimir convites em impressoras sublimáticas? qual seria o papel indicado?

  186. Não. A tinta sublimática serve apenas para personalização de produtos através de termotransferência. A impressão da tinta sublimática fica horrível em qualquer papel mas fica excelente depois do transfer.

  187. Denis comprei recentemente uma impressora HP pro K8600, nao sei mas acho que pelo valor que paguei nao valeu a pena! Pelo que eu li e entendi como ela e a jato a tinta o papel tem que ser o glossy para ter uma qualidade melhor, pois eu imprimi no couche saiu embaçado, e no corel a imagem esta em ótima qualidade! Mas para ter qualidade com o papel glossy vc falou de um tinta, já é a tinta que vem da hp ou é outro modelo! E o papel glossy vende em A3, pois comprei mais ela porque uso muito A3 coche (quando mandava para a grafica)!

  188. Olá Silvana. O seu problema não é específico da K8600. O papel couché, conforme explicado no artigo, NÃO FUNCIONA em nenhuma impressora jato de tinta, ou quando funcionam (alguns alegam que sim) a qualidade é tão ruim que não vale a pena.

    O melhor papel para se imprimir isso é mesmo o glossy, que é desenvolvido especialmente para impressoras jato de tinta. Existe sim o papel glossy A3, em versões de 180 gramas, 230 gramas e adesivo.

  189. quero imprimir em papel glossy branco brilhante 690 gr com aquela borracha imantada atrás, na impressora hp c3180. como configurar as propriedades da impressora já que lá não consta essa opção?grato

  190. Alguem poderia aajudar? quero comprar um epson tx430w para fazer personalizados…. lendo aqui ja sei que o melhor papel é o gloss.. agora qual tinta eu uso corante ou pigmentada? quero que nao desbotee nao manche a impressoa

  191. A tinta que não desbota é a pigmentada, mas infelizmente ela não é compatível com o papel glossy. A tinta original das impressoras, por outro lado, não desbota mas custa bem caro.

    Uma solução intermediária seria usar a Epson L800. Ela é uma impressora cara, mas a Epson vende tinta por mililitro com um preço razoavelmente acessível, bem mais barato do que cartuchos. Além disso ela usa seis cores, e a qualidade das fotos será bem melhor do que na TX430.

  192. quero fazer adesivos de unha para vender mais não sei o nome daquele papel que se molha e transferi o desenho para a unha e se a minha impressora da para imprimir esse tipo de papel. multifuncional hp deskjet 3516. se tem como vc me passa o nome do papel certo para fazer esse tipo de trabalho. grata

  193. Tenho uma HP C4480 e tenho sempre que imprimir etiquetas para CD, tenho usado as da Pimaco pois são as únicas que encontro. Mas agora constantemente o papel atola… já fiz limpezas na impressora mais continua atolando… outros papeis imprime normal, até mesmo outras etiquetas da pimaco, mas estas para CD estão atolando muito. A impressão é que é quando o papel faz a curva. Nas impressoras da Epson o papel não faz essa curva? Você acha que terei melhor resultado com uma Epson?

  194. Myttsue, por acaso a etiqueta está fora da validade? Se estiver, ela pode estar soltando alguma ponta dentro da impressora. Na HP o papel faz uma curva maior mas deveria funcionar normalmente. Verifique também se há alguma sujeira dentro da impressora, ou leve para alguma oficina para desmontar – talvez tenha ficado algum pedaço de papel lá dentro.

    As impressoras da Epson tem uma curva menor e por isso papéis especiais e mais grossos conseguem passar com mais facilidade.

  195. O papel glossy só é compatível com a tinta corante. Se a sua impressora estiver usando tinta pigmentada será necessário trocá-la, ou usar outros papéis que não o glossy.

  196. Essas impressora que você sitou que as gráficas usam, que são com tinta solvente, são as plotter?

  197. Não, são impressoras offset, equipamentos que operam de forma independente (sem computador). As plotters por outro lado poderiam imprimir em couché e qualquer outro material por usarem tinta solvente, mas as plotters não são ideais para imprimir panfletos.

  198. Para uma gráfica rápida, qual impressora seria boa para fazer panfletos, sem ter tanto dinheiro para investir em uma offset, ou uma offset mais simples, mas com qualidade boa. Se puder gostaria de um faixa de preço

  199. Mas, denis nessa l800 nao consigo usar bulk ne? qual seria a multifuncional que eu pudesse colocar bulk que vc me indicaria?

  200. A L800 já vem com bulk ink de fábrica e a Epson vende tinta original a cerca de 30 reais por 70 ml. É um pouco mais caro que a tinta genérica, mas bem mais barato que os cartuchos originais. E ela não é multifuncional.

    Se você quiser ver outros modelos, qualquer impressora da Epson aceita bulk ink.

  201. Bom dia, Denis!
    Li todos os comentarios, mas ainda tenho perguntas a te fazer:
    1- Meu unico objetivo é imprimir em papel glossy normal e adesivado (para lembrancinhas personalizadas). A imprssora q vc indica é a Epson T50, correto?
    2- Eu tenho uma HP PSC 1310 jato d tinta. A impressao no glossy normal e adesivado ficaria com boa qualidade?
    3- Meu unico objetivo é imprimir em papel couche com gramatura de 180 a 240 (para lembrancinhas personalizadas). Qual marca de impressora a laser colorida vc me indica?
    4- Onde posso comprar no Rio de Janeiro (capital) os papeis couche e glossy com um preço bem barato e qual seria a marca melhor de cada um deles? Seria Primaco etc? Prefiro marcas baratas e de boa qualidade. Tem indicações?
    Aguardo resposta e parabens pelo seu trabalho eficiente!
    Att., Renata

  202. 1. Sim, porque ela tem 6 cores e isso dá melhor qualidade de impressão. Mas você pode usar qualquer outra da Epson.
    2. Sim, também fica. Mas lembre-se que essa impressora não deve usar bulk ink, apesar de existir para ela.
    3. Eu não recomendaria usar couché apesar dele funcionar em laser colorida devido ao alto custo do toner. Mas se você quiser fazer isso, apenas tome cuidado com a marca de papel que usa, para não danificar a impressora. Não recomendo nenhum modelo em particular pois não tenho quase nenhuma experiência com isso.
    4. Couché acho que só em gráfica, mas ocasionalmente em papelarias. Quanto ao glossy, existem inúmeros vendedores online. Tente o MercadoLivre ou o Buscapé. Os papéis da Pimaco tendem a ser bem mais caros, e os papéis genéricos/sem nome/chineses funcionam tão bem quanto.

  203. Olá, Denis talvez você possa me ajudar. quando eu configuro uma página em branco para PDF em tamanho A3 segue assim: 842×1191 – eu gostaria de saber então caso vc tenha esta informação; Como eu configuro esta mesma página em branco para A3+ que possui dimensões de folha (32,9x 48,2) Att Daniel

  204. Daniel, não entendi a sua pergunta. Se você está tentando criar um arquivo PDF com este tamanho de página, você deve verificar qual é o procedimento para mudar o tamanho da página no programa que você está usando para criar a página.

    Também não sei se é o seu caso, mas isso não pode ser feito com um PDF já pronto. Por outro lado você pode importá-lo novamente em outro programa, alterar o tamanho e criar um novo PDF, ou apenas mandar imprimir redimensionando a folha neste tamanho.

  205. Ok, já encontrei a configuração correta foi dificil mas encontrei amigo. è 935×1360 Eu adquiri um Impressora Epson 1430w e estou satisfeito com a qualidade de impressão da mesma. Ela imprime em até A3+ utiliza 6 cores e estou utilizando papel fotográfico A3 e ficou Show.

  206. Olá, fiquei responsável pelos convites da festa do meu sobrinho. Minha impressora é a HP photosmart D110, fazendo a impressão no glossy a qualidade ficaria boa? Aguardo resposta.

  207. Ola, gostaria de saber se posso usar tinta pigmentada e cortante no papel glossy adesivo? Li em alguns sites que só pode ser corante e outros que pode ser as duas.

  208. A tinta pigmentada disponível para venda por algum motivo é incompatível com o papel glossy e não tenho ideia do porquê. Por outro lado ela funciona muito bem em qualquer outro papel.

  209. Olá! Tenho uma impressora HP F2050, queria saber se o papel glossy (normal e adesivado) é bom para impressão de convites de aniversário? Estou entrando no ramo de kits personalizados (rotulos de agua, refrigerante, tic tac e afins) e queria saber se vale mais a pena imprimir em casa ou na grafica. Qual gramatura do papel glossy vc me indica para essas coisas? e se existe um papel de boa qualidade mais em conta? Muito obrigada por disponibilizar do seu tempo. Abraços!

  210. Olá Viviane. A impressora e o papel podem ser usados, sim, para convites. Mas observe que o papel glossy comum só pode ser impresso e só possui brilho em um dos lados. Caso queira imprimir o convite em ambos os lados você deverá adquirir o papel glossy dupla face.

    Imprimir em casa, apesar de todos os problemas (manutenção da impressora, etc) é a melhor opção pois esses serviços de personalização quase sempre envolvem quantidades pequenas. As gráficas ou não imprimem na quantidade que você precisa ou cobram muito caro (por usarem equipamentos profissionais), portanto imprimir em casa é uma boa opção.

    O papel glossy pode ser encontrado em gramaturas que vão de 90 a 250 gramas. Use a gramatura que for mais apropriada para o tipo de trabalho que você pretende fazer.

  211. a impressora T35 é boa como a T50 pra fazer kits personalizados(como,convites,rotulos,e outros)?tem alguma da Hp que é boa pra isso tambem?agurdo respostas!

  212. A T35 e a T50 são MUITO diferentes. Desconfio que a T50 seja um pouco mais rápida que a T35, e a T50 também imprime CDs e DVDs diretamente (sem etiqueta).

    As duas são ótimas para imprimir esses materiais, desde que você use tinta corante. Eu geralmente não recomendo HP para trabalhos fotográficos, mas ela pode ser usada, sim.

  213. Boa tarde…. gostei muito de seu post… comprei uma epson L800 e tentei imprimir couche e borra tudo… o cara do Kalunga disse que imprimia qq tipo de papel…

  214. Eu recomendo a você a Epson T50, pois eu possuo uma e a qualidade de impressão é excelente; muito melhor que Epson TX135 que utiliza 4 cartuchos, a T50 utiliza 2 cartuchos a mais e qualidade e resolução de impressão fica um espetáculo.

  215. Concordo com você Denis. a T50 é muito mais rápida que a TX135. utilizando Bulk Ink na Epson T50 e usando o papel grossy a qualidade surpreende qualquer um. Quem usa Bulk na T50 recomendo utilizar o modo texto&imagem para impressão em papel comum e tbm fotografico, mas se for querer um material com mais resolução utilize o modo foto. Eu utilizo Bulk Ink Epson a pelo mesno 3 anos e nunca tive problema com elas.

  216. Ok, otima dica Denis; Recomendo tbm, eu utilizo o papel dupla face fotografico de 160gr que é excelente.

  217. “Qualquer” não deve ser levado ao pé da letra em se tratando de impressoras jato de tinta. Mas da próxima vez em que for a qualquer outra papelaria procure o papel glossy – ele é mais brilhante que o couché, tem um resultado muito melhor, funciona em qualquer impressora jato de tinta e não é tão caro.

  218. Esta gramatura eu não cheguei a utilizar porque o papel é um pouco + caro pra eu adquirir aqui e não compensa; comprei 100 folhas do de 160 e estou satisfeito; Agora eu to usando a Epson 1430w 6 cartuchos e imprime em A3 – estou fazendo vários banner’s e calendarios. o A3 fotográfico fica show a impressão. Recomendo

  219. Obrigado meus queridos pelas respostas,achei a epson T50 e vou comprar ela mesmo,vou confiar no palpite de vcs!*-*

  220. Boa Tarde!!! Fiz meu convite de casamento e eu quero imprimir no papel vergê plus 180 g mas conforme estou imprimindo na minha impressora samsung ml-1865W a laser esta borrando, gostaria de saber se tem como eu imprimir ?? E como seria a configuração eu tenho um mac isso atrapalha ?? Desde ja agradeço !!!

  221. Impressoras laser costumam ter dificuldade em imprimir em papéis texturizados e podem até mesmo ter dificuldade em usar papéis com 180 gramas de espessura. Recomendo que faça a impressão numa impressora jato de tinta.

  222. Você e milhões de pessoas querem isso 😉 Mas infelizmente ainda é um sonho.

    Papel couché não é compatível com nenhuma jato de tinta e compatível somente com algumas poucas impressoras laser coloridas. A melhor opção é usar o papel glossy, que é mais brilhante que o couché, funciona em qualquer jato de tinta e existe no tamanho A3.

  223. Adoro suas dicas, como muitas que vi por aqui estão com as mesmas duvidas que estou, e entrando no mesmo ramo q pretendo entrar. Gostaria de saber se a impressora EPSON L355 e a EPSON T33 também serve para fazer impressão de trabalhos personalizados? E se o papel glossy fica com a impressão boa nessa impressora. Bjos =)

  224. Olá por gentileza, tenho uma Photosmart 110 e preciso imprimir folhas de revista qual o papel mais indicado , obrigado.

  225. Primeiro avalie mesmo se uma impressora é capaz de dar conta da sua tiragem por semana/mês. Dependendo do caso a única opção é mesmo uma gráfica.

    Quanto ao papel, só existem dois: sulfite (de preferência 90 gramas) e glossy dupla face (160 gramas por ser mais fino e melhor pra isso). Couché não funciona.

  226. gostaria de saber como faço para imprimir fotos 3×4 na impressora epsont50 para sair quase perfeita

  227. Não entendi a sua dúvida. É só colocar as fotos 3 x 4 cm dentro de um documento no tamanho 10 x 15 cm ou 21 x 29,7 cm (A4) e imprimir na folha de tamanho correspondente.

  228. É possível que sim. Mas tome cuidado pois certas marcas de papel couché podem soltar materiais nocivos e danificar a impressora.

  229. Olá. Muito obrigado pelas informações até agora prestadas no blog, parabéns pelo mesmo. Pois então… Estou precisando imprimir 100 folders numa impressora Epson L800. Achei o papel glossy muito brilhante e também estou com dificuldades de achá-lo “duplaface”, pois preciso imprimir frente-verso e ainda dobrá-lo. Tem alguma indicação de papel ou tenho de me virar com as opções disponívens… Valeu! E mais uma vez, parabéns!

  230. Até onde sei não existe glossy com menos brilho do que este. O que haverá é o papel fosco, mas ele não possui brilho nenhum.

    Agora, desculpe-me a franqueza mas me espanto com a quantidade de pessoas que dizem não conseguir achar produtos que podem ser encontrados em 1 segundo no Google…

    https://www.google.com.br/search?q=glossy+dupla+face+160g&oq=glossy+dupla+face+160g&aqs=chrome.0.57j62l3.3629&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    O primeiro link traz uma boa lista de vendedores 😉

  231. Trabalho numa grafica,sou impressor, trabalho numa ryob bi color 522 (off set) que imprime qualquer papel. E em casa tenho uma hp 8000 com bulk ink ,e IMPRIMO em papel COUCHE. Na hora de escoler que papel imprimir,escolho transparencia para jato de tinta,qualidade de impressão melhor, diminuo o maximo de volume de tinta depois seco na boca do fogão.A impressão fica desbotada,aí dou um vernis de serigrafia pode ser de carro também, a impessão resalta fica parecendo impressão de off set de a laser.Experimentem para voçês verem que não estou falando besteira. Trabalho a 14 anos com Impressão,e sempre tentando imprimir em couche em jato. Consegui e passo para voçes que não tem uma off set para trabalhar. já que a off set que trabalho não é minha é da empresa que trabalho.

  232. “depois seco na boca do fogão” “ai dou um verniz de serigrafia” Pode funcionar mas só essas duas etapas já tomam um tempo inacreditável. Imagine fazer 5 mil panfletos assim.

    Você já experimentou imprimir papel glossy? O papel glossy é próprio pra impressoras jato de tinta de qualquer tipo, oferece excelente brilho e contraste e hoje custa tão barato que chega a ser quase viável pra fazer pequenas tiragens de panfletos, e é definitivamente barato pra fazer qualquer outro tipo de trabalho.

  233. Secar na boca do fogão para uma folha. Eu tenho uma estufa com chapa de aluminiun e uma lampada que seca o papel em instantes. O papel glossy é muito mais caro que o couche.Sendo que pago preço de fabríca no couche.

  234. Roger, na papelaria da minha cidade eu pago no máximo 30 centavos por folha de papel glossy 180g no pacote com 50 – e esse preço é a prazo. E na internet certamente existem vendedores com preços ainda menores.

    O papel glossy provavelmente não vai custar mais barato que o couché, especialmente se você consegue o couché numa gráfica ou num distribuidor. Mas a maior qualidade de impressão aliada à praticidade e a secagem instantânea certamente valem a pena.

  235. Depende da marca do papel. Os papéis da Sistem, por exemplo, não possuem nenhum tipo de proteção embutida. Já os papéis da Masterprint ou os papéis genéricos (sem nome) chineses todos possuem proteção. Você pode imprimir com tinta corante que não borra de jeito nenhum, e não precisa de verniz nem nada do tipo. Já fiz vários testes, inclusive deixando 1 dia inteiro dentro da água, e nada ocorreu.

  236. Acontece que a impressora jato de tinta joga uma quantidade absurda de tinta na superfície do papel. Experimentem usar um programa como o Inksaver, com 20% ou mais de economia de tinta – aqui eu consegui boas impressões em couché, em impressora Epson. Mas não consegui fazer o programa funcionar na HP 8000

  237. Eu não diria que é absurda, diria que é apropriada para o tipo de papel e é por isso que essa opção existe no driver. A técnica de usar menos tinta ajuda a imprimir no couché mas qual a vantagem disso se a qualidade da imagem é afetada como resultado?

  238. É eu preciso de que não borre, vou dar uma procurada obrigado pela dica.

  239. Trabalho com produtos personalizados e quero comprar uma impressora. Estudando todas as perguntas e respostas sobre o assunto, resolvi comprar a T-50 pois, no momento acho que é a mais acessível. Meu sistema operacional é o Windows7. Me disseram que o drive da T-50 não é instalável nele. Isso é verdade ? Obrigada, bom dia!!

  240. Tou querendo fazer uns panfletos em jato de tinta, tenho o fotografico que brilha e noto que após a impressão fica grudando.. A minha pergunta é se eu comprar o matte fosco fotográfico vou ter esse incoveniente das folhas ficar grudando nos dedos??? Obrigado

  241. não, 100% corante, é uma k8600 com bulk e todas as tintas em corante inclusive a preta..

  242. Qual é o nome que consta na embalagem deste papel fotográfico? Quase todos os papéis próprios para impressoras jato de tinta secam instantaneamente.

  243. Papel fotográfico glossy paper.. 250g.. Mas assim, a secagem é normal é tanto que se eu tentar lavar não sai, a questão é que fica um leve grude ao manusear, eu não sei se é porque é muito brilhoso, mas até mesmo sem a impressão a folha já apresenta um leve grude que eu acho que para panfletos pode prejudicar porque poderia ficar grudando um panfleto no outro..

  244. hehehe uma perguntinha já entendi bem o que você fala, porém, as plotter com jato de tinta térmicas conseguem fazer a impressão em couhe?

  245. Olha desculpe a insistência, mas pelo que vi aqui vai ser difícil encontrar uma impressora para o que eu quero, preciso de ajuda faço materiais personalizados para festas e preciso de uma impressora que faça a impressão em adesivo e também em algum papel que seja semelhante ao couche, o que vocês me indicam estou pensando em comprar a epson T1110

  246. Quero comprar uma para A3 o que me sugerem compro jato de tinta ou compro uma da hp a laser Impressora A4/A3 Jato de
    Tinta Colorida Pro K8600 – HP ou compro outro modelo, posso investir até uns 1800 reais

  247. Você imprimiu usando o modo fotográfico?

    Não conheço todas as marcas de papel glossy mas as que eu uso saem secas da impressora e podem ser manuseadas sem grudar. Espere 24 horas depois de imprimir e veja se alguma coisa muda no papel, se ele deixa de ficar grudento.

  248. A impressão em papel couché só pode ser feita com tinta solvente (plotters) ou por impressoras laser coloridas (com restrições).

  249. Use os papéis glossy. Eles são compatíveis com qualquer impressora jato de tinta (qualquer mesmo) e possuem mais brilho que o couché. Além disso existem as versões normal e adesivo.

  250. Eu lhe indico uma Epson 1430W que imprime em A3, pois eu tenho uma com Bulk Ink e me impressiono com a qualidade da impressão em papeis fotograficos. Muito melhor que HP e a gama de cores que ela atinge eh bem maior do que com a HP.

  251. Eu lhe indico a Epson 1430W pois é a mais atual da categoria além de ser bem mais rápida do que a T1110. Esta por sua vez possui 6 cartuchos e a gama de cores que ela possui é ainda maior. Vale a dica!

  252. A 1430, assim como outras da Epson, utiliza seis cores (existem outros modelos com até mais cores) e isso certamente ajuda na qualidade da impressão.

  253. Para impressão de materiais de festas pode-se usar uma impressora A3 ou A4, dependendo do tamanho máximo que se quer imprimir.

  254. Boa Tarde, gostaria de ajuda com minhas impressões. Fiz rótulos para bisnagas e tubos e Imã Lembranças. Imprimi tudo com uma HP a Jato de tintas no Papel Gloosy Foto Adesivo. O imã imprimi no Glossy simples e colei em manta Magnética. Ficou lindo e perfeito o papel Glossy é realmente fantástico. Apenas um foto me entristeceu, os Imãs passaram a perder o a descrição conforme o toque. O desenho e a foto continuaram perfeitos. O papel é resistente a água. Fiz algo errado? Desde já agradeço.

  255. Olá Juliana. Sua explicação não faz muito sentido “os Imãs passaram a perder o a descrição conforme o toque”.

    Vou presumir que você teve problema para colar o papel glossy na manta magnética. Você deveria ter usado o glossy adesivo com a manta magnética comum, ou a manta magnética adesiva com o papel glossy comum. A cola existente neles é muito resistente e o ímã vai durar por muito tempo. Se você colar com cola branca ou cola em bastão você pode ter problemas de aderência.

  256. Prezado Denis, tenho a seguinte demanda, tenho folders A3 pré impressos em offset em couche, e preciso personalizar um endereço nesse material. Já vi que não vai funcionar com jato de tinta, então tenho duas perguntas: funcionaria com tinta sublimática? e qual impressora A3 laser colorida voce me recomendaria para aquisição? abç e obrigado pela ajuda.

  257. Sublimação não serve pra papel. E mesmo se servisse, demoraria muito tempo pra fazer o serviço.

    Uma laser A3 (colorida ou não) daria conta disso. Não sei que tipo de endereço você quer personalizar, mas etiquetas também são uma forma de fazer isso.

  258. Então Denis, na verdade seria um endereço e a logo da empresa, por isso teria de ser uma laser colorida… voce disse que poderia usar a laser (com restrição), qual restrição seria essa? e qual modelo com boa relação custo/benefício para uma laser colorida A3?

  259. A restrição é que alguns tipos de papel couché não passam corretamente em impressoras laser, então antes de comprar uma eu recomendaria que você encontrasse alguém que tem uma para fazer testes.

    Quanto ao custo, é complicado… Toner colorido original custa bem caro em qualquer modelo, e toner recondicionado ou genérico nem sempre funciona bem. Não fiz nenhum estudo detalhado mas até onde pude perceber o custo por página nessas impressoras é mais ou menos igual independente do modelo.

  260. Mais uma vez obrigado Denis, uma última questão, tem alguma modelo laser A3 a recomendar? Brother, Xerox, HP?

  261. Eu geralmente gosto de HP porque os cartuchos de toner dela incluem todos os consumíveis. Com outros fabricantes os cartuchos podem ser mais baratos mas uma hora você acaba tendo que trocar fusor, cinta, etc…

  262. Denis, bom dia. Sei que fica difícil e nem gosta de indicar impressoras. Na verdade nao é isso que eu queria. Mais tentei de varias outras formas inclusive no fabricante mais nao consigo essa resposta então estou tentando com você. Trabalho com festas infantis e preciso urgente de uma impressora que imprima em couche. Estou interessada numa impressora da Samsung a CLX3305W. Você sabe me dizer se ela faz impressões nesse tipo de papel?
    Meu muito obrigada desde já.
    Abraços
    Camila

  263. Não há como saber de antemão pois o papel couché só funciona em impressoras laser mas com algumas restrições. É possível que funcione nessa impressoras mas há uma pequena chance da marca do papel apresentar problemas. O único jeito de saber é testando na prática.

    Mas você não precisa obrigatoriamente fazer impressões no papel couché. Você pode usar uma impressora jato de tinta e o papel glossy, fotográfico. O resultado é ainda melhor e mais barato que no couché.

    Não entendo porque as pessoas são tão obcecadas com o couché se existem outras opções 😉

  264. ola…gostaria de saber se o papel glossy adesivado posso usar veniz e qual seria o mais indicado para esse tipo de papel?ahhh e qual é a finalidade do veniz?

  265. Não é recomendado. O verniz pode interagir com a cola do adesivo e causar problemas. Se você quer proteger a impressão use um adesivo transparente (tipo Contact) ou faça laminação com BOPP (dá o melhor acabamento e é o usado pelas gráficas).

  266. Olá Denis, tudo bem?
    Estava lendo sobre as dúvidas de impressão p/ adesivos p/ unhas.
    Comprei pela internet e a forma de aplicação está nesse vídeo do Youtube (www.youtube.com/watch?v=00p1BEnWgiU).
    Acredito que venha de encontro com o comentário da Shiara.
    É esse o papel que procuramos, desde já agradeço.

    Forte abraço.

  267. Há anos utilizo papel couchê gramatura 180 e 230 nas impressoras jato de tinta epson que utilizam tinta durabrite com perfeição apenas não pode passar a mão logo que sai da impressora, tem que esperar um pouquinho…as tintas tem que ser originais.

  268. Olá Denis. Eu trabalho com impressão de Fotos em Glossy, fica muito bom e com preço acessível. Mas eu desejo fazer FOTO LIVRO ou FOTO REVISTA. Para isso teria que utilizar um papel que imprima de ambos os lados. Você conhece e poderia indicar a melhor forma para fazer FOTO REVISTA com Glossy em jato de tinta? Desde já obrigado. Darlan Rios

  269. Olá uso papel photo adesivo e estou colocando plástico transparente aqueles tipo de retro projetor. Ele ajuda a n desbotar?Obrigada

  270. Sim, ajuda e muito. E dependendo das suas necessidades, pode ser interessante investir em uma termolaminadora de BOPP, pois o BOPP é bem mais barato.

  271. Sim pessoal e possível imprimir o papel couché na impressora JATO DE TINTA vou explicar a técnica:
    E só vcs cobrirem a folha do papel couché com cola branca isso mesmo cola branca de escola o melhor jeito de cobrir e usando um rolinho cubra todo o papel com a cola espere secar bem a cola e depois e so imprimir em qualquer impressora JATO DE TINTA e o mesmo processo de fazer peliculas para unhas.ESPERO TER AJUDADO.

  272. Pode até ser uma técnica válida, e pode até funcionar. Mas com certeza é muito mais demorado e trabalhoso do que entrar no carro, dirigir até a papelaria, comprar um pacote de papel glossy e voltar pra casa.

  273. Para quem usa impressora epson cm Tinta Dura Brite original é tranquilo imprimir no couchê, eu utilizo muito o papel couchê nas minhas impressoras.

  274. Teria alguma impressora colorida que imprime papel de 300gramas?

  275. Olha Cristiane, espesso assim só mesmo impressoras especializadas para gráfica rápida – impressoras laser não dessas de escritório, mas mais especializadas. São equipamentos caros mas elas suportam até 450 gramas de espessura.

  276. Olá, que a cima que você trabalha com lembrancinhas personalizadas também. Então gostaria de saber o que você faz para que as impressões não se apaguem, porque uso uma epson com tanque de tinta e papel fotográfico glossy, mas se ficar exposto na luz ele se apaga com o tempo. Devido a isso ia até tentar trabalhar com papel couchê e a impressora a laser, mas já li você falando que gasta muito e nem é muito boa a qualidade.

  277. Olá Thaisley,
    De fato as impressões podem se apagar. Ultimamente eu tenho laminado quase todos os meus impressos – não sei se isso ajuda na durabilidade, mas pelo menos dá um acabamento ótimo. O que eu faço com relação a este problema é, primeiro, evitar que os clientes usem os materiais muito antecipadamente. Alguns querem fazer os impressos e deixar os brindes prontos UM ANO ANTES DA FESTA – é tempo demais 😀 Então eu geralmente entrego e se vejo que ele vai usar muito antes, peço para deixar guardado num envelope até mais ou menos 2 semanas antes da festa. Isso ajuda a evitar que desbotem, mas também ajuda, como aconteceu com um cliente, no caso de alguém acabar estragando as lembrancinhas sem querer. E se for o caso, eu peço para voltarem mais pra frente para fazerem o pedido.

    Alguns acabam recomendando usar tinta pigmentada, que de fato não desbota, mas isso causa outros problemas: a tinta pigmentada tem mais chance de entupimentos e a impressão borra se passar o dedo – por algum motivo essa tinta não gruda bem só no papel fotográfico.

  278. Não consigo imprimir em papel comum na HP PRO 6830. A HP pede papel ColorLok ????]
    Você pode me orientar como configurar para papel comum…..????
    Obrigado

  279. O papel Colorlok apenas influencia na qualidade da imagem, e mesmo assim é somente quando se usa tinta pigmentada. Não vejo como este problema poderia estar acontecendo em sua impressora, e você não descreveu o problema com mais detalhes.

  280. Olá, pesquisando na internet fiquei sabendo da existência das tintas chamadas ART PAPER, que são vendidas afirmando que imprimem SIM em PAPEL COUCHÊ e que têm boa durabilidade e resistência em relação a ÁGUA e ao SOL, porém estas tintas só funcionam em impressoras EPSON.

    Pesquisando mais um pouco, descobri que estas tintas são do tipo PIGMENTADAS e, que empresas como a INKTEC também fabricam estas tintas e afirmam sua perfeita funcionalidade.

    Você sabe algo com relação a estas tintas?

    Pergunto pois irei comprar uma impressora Epson A3 (L1300 ou L1800) para trabalhar com Personalizados e impressões diversas e, ao saber da existência dessas tintas fiquei com muitas dúvidas.

    Me ajudará bastante ao responder. Muito obrigado! fico no aguardo.

  281. Olá Arielton. Eu hoje acredito que poderia, sim, existir uma tinta que funcionasse se ela tivesse a formulação certa. Mas uma pergunta que sempre faço é: porquê recorrer a tudo isso, possivelmente aumentando custos, se podemos usar papel glossy (fotográfico) com tintas comuns? Mesmo que o couché custasse mais barato, o papel glossy tem muito mais brilho e é muito mais branco do que o papel couché.

    Mas claro, isso tudo é só a minha opinião. Eu também faço personalizados, e lido com couché pois revendo materiais gráficos feitos em offset. E o que eu vejo é que o glossy acaba sendo muito parecido ao couché laminado, mas sem que eu precise laminá-lo.

    Com relação a estas tintas, vou ficar de olho para ver se encontro alguma informação. Mas já lhe adianto que, embora as tintas pigmentadas funcionem com as cabeças da Epson, essas tintas tendem e causar mais entupimentos e mais problemas do que o usual. A Epson há algum tempo passou a utilizar somente tinta corante em suas impressoras, e essa é a tinta recomendada para essas cabeças.

  282. Oi Denis, estou procurando uma solução para impressão do vermelho no papel glossy. Como foi relatado aqui por outra pessoa, a impressão na minha Epson L355 traz o vermelho quase como um vinho e preciso do vemelho aberto. Sua instrução aqui é semelhante a que encontrei no site da Débora Vieira e segui. Alterando configurações de cores, avançado, etc.
    Com isto a impressão ficou um pouco melhor mas ainda assim gostaria de ter um vermelho mais aberto, fiel ao que tenho na tela.
    Tem alguma outra dica? Será queo papel matte pode ser melhor?
    Obrigado desde já. Parabéns pelo site e sua disposição.

  283. ola ja ten no mercado livre tinta art paper para epson que foron desenvolvida para papel couche entre outros papeis
    e diz que funciona tamben na impresora hp 6230 e hp 7110 ten algunas pesoa que ta usando na hp

  284. Olá. Vou pesquisar esta tinta. Tintas corante e pigmentada tendem a funcionar em Epson e em HP, mas eu particularmente prefiro Epson porque a cabeça é mais resistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *