Que gramatura de papel consigo imprimir?

Cada modelo de impressora conta com uma faixa de gramatura na qual ela trabalha corretamente. Saiba aqui qual é a gramatura correta para a sua impressora.

Papéis de todos os tipos podem ser encontrados nas mais diversas gramaturas, desde 60 gramas (papel jornal) a 800 gramas (papelão grosso) ou possivelmente mais.

Devido ao mecanismo de tração de papel e ao sistema de impressão utilizado numa impressora, a mesma só aceitará uma certa faixa de gramatura. Papéis muito finos podem embolar dentro da impressora. Papéis muito grossos podem travar ou não serem impressos corretamente, ou ainda deformarem.

Para saber a faixa de gramatura certa para sua impressora você deve consultar o manual da mesma. No entanto vou indicar algumas das gramaturas mais comuns de acordo com o tipo de impressora.

Impressoras jato de tinta

As impressoras jato de tinta são as mais flexíveis em termos de gramatura de papel. Elas podem facilmente aceitar papéis com até 300 gramas de espessura, mas isso dependerá do tipo de tracionamento.

As impressoras jato de tinta da Epson, da Canon, da Lexmark e similares puxam o papel por trás (ou seja, o papel fica em pé atrás da impressora). Esse sistema permite utilizar papéis muito grossos (até 300 gramas) sem dificuldade. Se você pretende imprimir papéis grossos, prefira as impressoras que utilizam esse sistema.

Já as impressoras jato de tinta da HP e similares puxam o papel pela frente (ou seja, o papel fica numa bandeja abaixo da saída de papel. Nesse sistema o papel vira 180º ao entrar na impressora, e isso pode dificultar a utilização de papéis com mais de 200 gramas de espessura.

As impressoras jato de tinta destinadas ao mercado fotográfico normalmente possuem uma entrada de papel adicional localizada atrás da mesma. Esta entrada é chamada de “bypass” e oferece um caminho quase plano para a passagem do papel, permitindo a utilização de papéis muito mais grossos.

Impressoras laser

Na maioria das impressoras laser o papel vira 180º ao entrar, assim como nas impressoras jato de tinta da HP. No entanto, a maioria possui a entrada traseira “bypass” que permite a passagem plana do papel.

Consulte o manual da sua impressora para saber a gramatura máxima permitida pela mesma. Papéis mais grossos podem passar sem dificuldades pela impressora, mas o toner pode não se fixar corretamente, fazendo com que a impressão “descasque”.

79 comentários em “Que gramatura de papel consigo imprimir?”

  1. Eduardo Silveira Rios disse:

    Boa noite. Muito interessante o texto. Poderia me indicar uma impressora jato de tinta para impressão de calendários Duplex com gramatura variando entre 280g até 350g? Verifiquei a Epson 1110, mas não sei se ela aguentaria 300g, quem dirá 350g. O manual Online dela cita máximo de 296g, e foi a maior gramatura que achei até agora para se impressa em jato de tinta. Obrigado.

  2. O papel duplex é de uso exclusivo em gráficas e não vai funcionar numa impressora porque a sua superfície branca não absorve a tinta corretamente. O ideal é usar o papel glossy, próprio para jato de tinta, mas o mais grosso disponível até onde sei é 260 gramas. Na minha opinião 260 gramas é mais do que suficiente para calendários. E acredito que papéis com até 300 gramas funcionariam sem problemas, mas acima disso pode não funcionar. Algumas impressoras maiores possuem entrada traseira de papel (além da entrada tradicional) feita especificamente para impressão de fotos em rolo, e se a sua tiver essa entrada ela poderá ser usada para imprimir em papéis mais grossos.

  3. Rafael disse:

    Olá! Eu gostaria de imprimir em papel duplex com kraft de 350g. Qual a impressora caseira que eu conseguiria fazer esse trabalho? E de preferencia que não seja muito cara! Muito obrigado.

  4. Olá Rafael. Até onde sei as impressoras disponíveis no mercado aceitam no máximo 280 gramas. Além disso esse papel duplex provavelmente não fornecerá uma impressão de qualidade com as impressoras jato de tinta e laser disponíveis. Para papéis com 350 gramas seria necessário um equipamento profissional, provavelmente alguma impressora offset digital. E as offset digitais são muito, MUITO caras.

    Infelizmente não podemos ter tudo o que queremos. Avalie se você pode fazer esse mesmo trabalho usando outros papéis, ou se existe outra opção para fazer com que o material tenha a espessura desejada – por exemplo: imprimir em adesivo glossy fino e adesivar uma folha de papel mais grosso.

  5. priscila disse:

    gostaria de saber se voce pode me indicar uma impressora com gramatura no maximo 180 gr
    a laser colorida e se tiver tambem entrada para papel A3??
    Quero imprimir estampas em papel de gramatura de 160 a 180 para fazer envelope de convite de casamento, vc pode ajudar???

  6. Olá Priscila. Qualquer impressora jato de tinta é capaz de aceitar papéis com até 250 gramas de espessura, e qualquer impressora laser é capaz de aceitar papéis com até 160 gramas de espessura (e provavelmente 180 gramas).

  7. William disse:

    Tudo bem Denis?
    Alguns meses atrás vc me deu dicas importantes para abrir grafica rapida. Agradeço e peço mais uma vez sua ajuda. Comprei uma Plotter HP510 42″ para impressão de projetos em CAD e cartazes maiores; e uma Epson T1110 para panfletos, folders cartões etc. Minha dúvida é qual os tipos de papel e gramatura para impressão de folders, cartazes e cartões de visita. Li nos seus posts que o Glossy é essencial, qual a melhor gramatura para cartões?
    Papel para projetos seria o de rolo 75g? E o de rolo Glossy 75g, seria ideal para cartazes maiores?
    Vc tem conhecimento sobre cartuchos recarregaveis da plotter HP510 e tinta ideal a ser utilizada; na Epson qual o melhor cartucho recarregável ou bulkink? Perco a garantia com cartucho recarregável? Desde já, obrigado!

  8. Olá William.

    1. A gramatura do papel fica a seu critério dependendo do trabalho que você pretende fazer.
    2. O papl glossy é o que possui brilho e oferecer melhor qualidade de impressão, sendo melhor que o couché (já que o couché não funciona nas impressoras).
    3. A gramatura do glossy varia entre 90 e 250 gramas, sendo 250 gramas apropriado para cartões de visita e 180 gramas o mais fácil de encontrar.
    4. Os cartazes feitos em gráfica normalmente usam papel de 90 ou 120 gramas.
    5. Nunca vi rolo de glossy de 75 gramas, mas servirá para cartazes sem problema.
    6. A HP 510 parece que usa os cartuchos HP número 82, e se não me engano esses cartuchos são também usados na linha Officejet (de mesa) portanto o bulk ink para esses modelos deve servir – quando perguntar a um vendedor, pergunte se ele tem bulk para HP que usa o cartucho 82.
    7. A tinta usada na HP é corante até onde eu sei.
    8. Na Epson, alguns modelos usam tinta pigmentada (como a T1110) e outros corante.
    9. Você pode usar tanto cartuchos recarregáveis quanto bulk, o resultado é o mesmo.

  9. herry filho disse:

    Denis, temos um jornal já a mais de 10 anos, no interior do RN, fazemos a impressão numa gráfica em natal a capital, são mil jornais por quinzena, usamos o padrão de 60×40 uma folha com 4 páginas, mais estamos dispostos a diminuir esse tamanho, pra conseguir uma impressora, pra fazer aqui na sede do jornal, tem alguma impressora que possa fazer isso? que tamanho de papel? que papel? seriam 2 mil jornais por mês, agradeço demais pela resposta!!

  10. Olá Herry. Em impressoras de mesa existem aquelas com tamanho A3 (29,7 x 42 cm), A2 (42 x 59,4 cm) e A1 (59,4 x 84 cm). A Epson 3880, por exemplo, imprime A2. Será essencial instalar um kit bulk ink ou o custo dos seus jornais será muito alto. E observe que essas impressoras não são tão rápidas quanto uma gráfica – enquanto a gráfica pode imprimir os mil jornais em poucas horas, você provavelmente precisará de uns 2-3 dias para fazer isso numa impressora. Mas ela certamente dará conta de 2 mil cópias por mês (bem mais do que isso, na verdade). Pesquise preços desses equipamentos no Buscapé ou no MercadoLivre.

  11. sheila disse:

    boa tarde, sabe me orientar qual o papel indicado para impressora laser color samsung clx3185fw para impressão de foto?

  12. A Filipaper tem um chamado Laser Glossy Pro, mas não sei onde comprar.

  13. Nayanne Cristina Vieira Pereira disse:

    Denis, tenho uma impressora multifuncional hp desckjet 3050, gostaria de saber se ela puxa papel glossy? pq eu coloco ela ta com dificuldade pra puxar, faz um barulho tentando e depois informa que ta sem papel?? como faço??

  14. Olá Nayanne. Qualquer impressora jato de tinta é capaz de puxar papel com até 180 gramas mais ou menos. A HP pode ter um pouco mais de dificuldade devido ao fato do papel virar 180 graus para entrar, mas creio que no seu caso o problema seja o desgaste do puxador de papel, uma peça redonda de borracha dentro dela. Se você precisa imprimir papel glossy com muita frequência, eu recomendo que use outra impressora, uma que tenha entrada de papel traseira (em pé atrás da impressora).

  15. wagner romulo disse:

    Olá Denis! Gostaria de saber que impressora a laser comprar para realizar trabalhos com alta qualidade de resolução visto que pretendo trabalhar na área de confecção de convites personalizados? gostaria de indicação de uma que leve em consideração custo x benefício.
    valor estimado em até R$ 2000
    obrigado

  16. Olá Wagner. Pessoalmente eu prefiro impressoras jato de tinta, especialmente as que usam seis cores, devido ao baixo custo das tintas (toner é bem caro) e ao fato dessas impressoras conseguirem imprimir com qualidade mais próxima de um laboratório fotográfico, em comparação com a laser que acaba sendo mais próxima de uma impressora offset. Deve-se no entanto usar papel fotográfico (glossy) pois o couché não funciona em jato de tinta. Boa sorte.

  17. Anderson disse:

    olá amigo a jato de tinta imprime em PVC ou Poliestireno de 0,25mm fiaquele bem fino
    e qual a impressora que trabalharia melhor com esse material?
    Cartão de visita em papel Fotográfico fica muito caro?

    obrigado

  18. Anderson, para imprimir estes materiais você deve usar uma impressora de grande formato (plotter) pois somente a tinta solvente poderá penetrar em materiais tão impermeáveis quanto estes. Existem inclusive impressoras deste porte que trazem uma mesa de impressão e dessa forma conseguem imprimir em materiais extremamente grossos e/ou rígidos. Quanto ao cartão de visita, em pequena tiragem não fica caro, mas acima de 1.000 cartões já compensa fazer em uma gráfica offset, tanto pelo baixo preço da gráfica quanto pela praticidade de não ter que cortar os cartões.

  19. alexandre disse:

    Amigo cheguei até aqui buscando respostas pra uma duvida: tenho uma espécie de mini gráfica de bairro em casa, e uso vários tipos e gramaturas de papéis em minhas (por enquanto) 3 EPSONs TX135 as quais utilizam bulk e me dão um resultado bastante bom nos trabalhos, PORÉM ando atráz de uma solução pra um problema, ONDE consigo comprar papel A4 com gramatura superior a 180gr? utilizo pra trabalhos o diplomata 180gr da filiperson, porém pra cartões de visita tenho utilizado glossy 230/240 gr,só que me falta um papel “fosco” de maior gramatura como o glossy mas sem brilho e de boa qualidade como o dipl. 180 da filiperson… andei olhando na loja virtual da marca e até no site da fábrica, no da fábrica há menção a um filiboard diplomata plus com 66 x 96 cm o que não me supre a falta do a4 210 x 297 mm e aidna me traria outro problema caso o comprasse.. o fato de ter de cortar cada folha em 3 aumentando trabalho e causando possiveis problemas com o tamanho e esquadramento do corte. Você ou alguém que seja leitor saberia onde acho ou alguma solução melhor? não posso usar o couché pelo fato de serem impr jato de tinta as 3 que tenho, e o fotográfico só me dá uma opção mais cara aos clientes mesmo comprando mais barato diretamente de uma loja especializada!

  20. denisgomes disse:

    Olha Alexandre, provavelmente você terá de encomendar estes papéis na fábrica ou numa distribuidora, mas realmente eles só fornecerão isso em folhas tamanho 66 x 96 e você terá de levar a uma gráfica para que eles cortem para você.

    De qualquer forma o papel sulfite ou Filiperson 240 gramas não oferecem a máxima qualidade. O ideal seria um papel fosco (matte) mas não consegui achá-lo com mais de 100 gramas. Se você precisa de algo fosco, será que não daria certo fazer a impressão em papel glossy e depois laminar com BOPP fosco? Dá mais trabalho, mas é mais fácil achar o glossy 240g e bobinas de BOPP fosco.

  21. Cid Vasconcelos disse:

    Ola amigo,

    Estou precisando de uma impressora para impressão colorida em A2 com gramatura 35g/m!

    Qual você me indicaria??? Com produção de 35.000 mil mesal

  22. denisgomes disse:

    Cid, achar uma impressora A2 não é tão difícil, mas você não especificou seu orçamento. A opção mais barata relativamente falando seriam impressoras jato de tinta – a Epson e a HP possuem modelos que imprimem A2, mas por serem jato de tinta a tendência é que imprimam mais lentamente.

    Agora, independente da impressora, vai ser extremamente difícil imprimir papéis com 35 gramas de espessura. Uma impressora jato de tinta ou laser certamente não aceitariam este papel, e creio que mesmo os equipamentos profissionais teriam dificuldade com isso.

  23. ricardo53 disse:

    boa dia papel fotografico existe em gramatura entre 300 e 350g ?? e qual impressora a jato de tinta poderia ser ussada ou alguma e imprima neles com mais baixo custo

  24. denisgomes disse:

    Não, e mesmo se existisse as impressoras teriam muita dificuldade em aceitá-lo pois o limite é de cerca de 250 gramas.

    Um pequeno truque para conseguir este resultado é adquirir papel na gramatura desejada em alguma gráfica, imprimir a arte em papel glossy adesivo e então aplicá-lo à folha. É uma gambiarra mas o resultado é excelente.

  25. Guilherme disse:

    Olá trabalho em uma faculdade em Ro recentemente adquirimos uma impressora a laser CLX-3305FW da Samsung. Acontece que não imprime gramatura 180. Ja entramos em contato com a Samsung eles passaram um procedimento mas mesmo depois de efetuado tal procedimento a impressora não imprime.
    Esta configurada no painel para papel Fosco 171-230 mas mesmo assim ela está entalando.
    Estamos usando um papel testurizado tilibra couro 180. Não sei mais o que fazer estou a ponto de dar uma marretada nessa impressora…. (kkkkkkk)

  26. denisgomes disse:

    Guilherme, várias impressoras laser têm dificuldade em aceitar papéis acima de 160 gramas. Eu não recomendo que você utilize este papel nesta impressora. Estes papéis texturizados estão disponíveis em 120 gramas, se você puder use-os no lugar. Se não, imprima-os numa impressora jato de tinta.

  27. Andreia disse:

    Ola Amigo,

    Estou precisando de uma impressora jato de tinta com bulk, para impressão de convites,cartões, etc.
    Para imprimir papeis com gramaturas mais elevadas, estou iniciando meu trabalho.Alguma sugestão de impressora?

  28. denisgomes disse:

    Olá Andreia. Este assunto já foi discutido amplamente no site, recomendo que leia outros artigos e as respectivas discussões. Basicamente qualquer impressora pode ser usada. Para papéis mais grossos (acima de 180 gramas) é recomendável usar impressoras da Epson devido à forma como elas puxam o papel.

  29. Natália disse:

    Boa noite Denis, gostaria de adquirir uma L800 Epson, mas um vendedor me informou que a gramatura máxima para impressão era 180g. É verdade ? Ela não imprime o glossy 260g ?
    Obrigado

  30. denisgomes disse:

    Não é verdade. As impressoras da Epson como a L800 puxam o papel por trás e isso permite que elas puxem corretamente os papéis com até 300 gramas de espessura. As impressoras que puxam o papel pela frente, como algumas multifuncionais da Epson e os modelos da HP e de outros fabricantes, é que têm dificuldade em lidar com papéis com mais de 180 gramas.

  31. Tati Mota disse:

    Ola denis, estou querendo comprar uma impressora HP deskjet 3516 c bulkin para impressões em papel glossy gramatura 200 e pepel glossy adesivo, seria esta a impressora recomendada para estas impressões? Desde ja agradeço pelo apoio e parabéns pelo site.

  32. denisgomes disse:

    Definitivamente não recomendo. As impressoras da HP não funcionam muito bem com bulk ink (exceto a linha Officejet) e todas elas costumam ter dificuldade com papéis acima de 180 gramas devido ao fato do tracionamento ser feito pela frente. Escolha uma impressora cujo tracionamento seja feito por trás (como as da Epson e de outros fabricantes).

  33. Tati Mota disse:

    Denis agradeço pelo retorno, realmente vou optar por comprar uma da Epson, estes modelos que já bem com bulkin de fábrica como por exemplo a Epson L355, será que vou conseguir imprimir em papeis de gramatura acima de 180?

  34. denisgomes disse:

    Qualquer Epson consegue imprimir sem dificuldade papéis com até 250 gramas de espessura.

  35. Tati Mota disse:

    Denis muuito obrigada pelas respostas e mais uma vez parabenizo pelo site.
    :)

  36. Olá, Denis, estou precisando de uma impressora que trabalhe com papel kraft, um papel muito fino, que impressora é essa ? e mais uma coisa oque você pode me falar sobre tintas atoxicas para embalagens de alimentos ?

  37. Gramadura do papel em torno de 80 a 100 Gramas… Um grande abraço.

  38. denisgomes disse:

    Olá Paulo, acabei de ver a sua mensagem no Clube do Hardware e respondi por lá.

  39. chirleiy disse:

    oi preciso de uma impresso barata que imprime o papel aspen linear 240 grama, pois eu comprei o papel e minha hp não roda tenho uma epson stylus 133 mais não ta istalada pois ela gasta muita tinta e eu não comprei mais cartucho pra ela sera que ela roda essa gramatura ?? urgente

  40. denisgomes disse:

    HP tem dificuldade em lidar com papéis acima de 180 gramas. Epson consegue sem dificuldade. No entanto desconheço este papel e não tenho certeza se a superfície dele é apropriada para uso com impressoras jato de tinta, pois nem todos são.

    E por favor não use a palavra ‘urgente’.

  41. Said disse:

    É VERDADE SIM. Comprei uma Epson L355 e uma L800. Nenhuma consegue puxar o papel maior que 180 (glossy). Ja testei varias marcas e o que melhor serviu foi o da propria epson de 196. Entretanto, ja tive problemas ate com papeis genericos de 180. Denis, se vc conhecer um papel de 230-240 fotografico que sirva de fato nela, por favor me diga onde comprar.

  42. Said disse:

    Não puxa não. Tenho uma e é necessário “empurrar” a folha de papel. Ela trava até mesmo com alguns papéis 180. Com 240, nem pensar. Isso falando de papeis Glossy. Detalhe q no manual diz que a gramatura max seria de 96.

  43. denisgomes disse:

    Said, o seu problema certamente é outro. Já usei papéis 240 e 265 gramas na Epson T50 sem dificuldade.

    Ocasionalmente alguns pacotes de papel que compro vêm ligeiramente curvados (como se as folhas estivessem enroladas antes de serem empacotadas pelo fabricante). Nestes casos a impressora pode ter dificuldade em puxar a folha pois ela deve estar totalmente plana. Isso pode ser resolvido desenrolando o papel conforme descrito neste artigo: http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/06/04/como-desenrolar-papeis/

  44. denisgomes disse:

    Outra coisa: se sua impressora já estiver um tanto desgastada pode ser que a peça de borracha responsável por puxar o papel esteja deteriorada.

  45. Said disse:

    A L355 foi comprada em 07/01/13 e a L800 em 28/01. Sua dica deu certo com a L800. Fiz quase 60 impressões sem problemas. Mas na L355 o problema continua. Quando tentei retificar o papel a borda fica um pouco elevada e parace que “raspa” na cabeça de impressão, causando uma mancha negra na borda superior. A melhor maneira de fazer funcinar foi passando uma tira de cola bastao no verso do papel (0,5 cm) na metade onde a borracha puxa o papel

  46. denisgomes disse:

    É difícil fazer com que o papel fique totalmente plano, mas é necessário para evitar manchas.

  47. Aguinaldo disse:

    Qual a gramatura maxima real suportada pela tx730wd para imprimir fotos high glossy de 10×15 até A4?

  48. denisgomes disse:

    Sobre a TX730WD especificamente eu não sei, mas acredito que seja o mesmo que as outras da Epson, ou seja, uns 250 gramas. Aproveite e verifique se ela tem outra entrada de papel que não a da frente. Se você tiver dificuldade pela entrada frontal, use a outra entrada de papel.

  49. Aguinaldo disse:

    A TX730WD tem entrada frontal com separações para sulfite e foto. Nesse caso qual a gramatura ideal?

  50. denisgomes disse:

    Já respondi a sua pergunta. Sobre a TX730WD especificamente eu não sei, mas acredito que seja o mesmo que as outras da Epson, ou seja, uns 250 gramas.

  51. rafael disse:

    gostaria de uma impressora q imprima cabeçote de calendario de cor com impressão otima
    custo baixo por favor e q tinta usar

  52. denisgomes disse:

    Se você está se referindo àqueles calendários prontos vendidos por empresas de brindes e que tem o espaço para propaganda, então acho que nenhuma impressora lhe atenderá. Esses produtos foram feitos para serem personalizados com serigrafia ou, dependendo do caso, com adesivo impresso.

  53. LOL disse:

    EU JA IMPRIMI PAPEL GLOSSY 250 NA HP 8000 !

  54. denisgomes disse:

    Milagre! Qualquer coisa acima de 180 é difícil de passar na HP…

  55. Ricardo Heringer disse:

    Ola Denis beleza…… to pra começar um negocio na área de convites de casamento e minha duvida é, qual impressora comprar, tenho duas em vista sendo elas uma HP m451dw laser colorida aceita gramatura máxima 150g e uma EPSON L800 tinta 6 cores aceita ate 250 de gramatura sem muita certeza se é isso mesmo dos papeis ambas na faixa de R$ 1.200,00.

    Gostaria de saber sua opinião sobre elas em termo de qualidade, custo e beneficio para esse tipo de trabalho que pretendo começar.

    Caso você conheça um outro tipo de impressora para convites de casamento aceito conselho.

    Desde já agradeço sua ajuda muito obrigado.

  56. denisgomes disse:

    Sua pergunta está repetida embora complementada com informações.

    Sobre a gramatura, você está correto. As impressoras laser têm mais dificuldade em lidar com papéis grossos.

  57. Dayse disse:

    Olá Denis, gostei muito do seu site, estou com um sério problema na minha impressora Epson T1110, andei imprimindo folhas grossas nela e agora ela puxa folha normal e passa direto e vem a mensagem dizendo que a impressora esta sem folha, o pode ser e o que posso fazer. Obrigada.

  58. denisgomes disse:

    Essas impressoras suportam papéis grossos sem dificuldade. Talvez algum sensor esteja sujo, recomendo que leve a uma oficina para limpeza.

  59. KAKOSOARES disse:

    Olá Denis, Gostaria de saber como faço para aplicar verniz localizado no cartão de visita, que laminadora usar e a melhor forma de aplicar. OBRG

  60. denisgomes disse:

    Aparentemente o verniz localizado dos cartões é aplicado usando o processo de serigrafia (também conhecido como silk screen). O cartão é impresso, laminado com verniz fosco, e então o verniz localizado é aplicado com a tela de serigrafia. Ou seja: é um processo artesanal. Acredite ou não.

  61. Raffael Sabbath disse:

    Bom dia Denis, você saberia me informar o tempo de vida útil do toner armazenado? Desde já agradeço!

  62. denisgomes disse:

    Dentro do cartucho eu imagino que pelo menos um ano. Consulte a embalagem do produto para saber.

  63. David Esteves disse:

    Olá Denis Gomes, Gostaria de sua opinião a respeito de que impressora utilizar para imprimir o papel couchê 300 gramatura e 150 gramatura cartão de visita e possa imprimir de 9×5 até o 10×15. desde já agradeço…

  64. denisgomes disse:

    Somente impressoras laser coloridas imprimem em papel couché, mas mesmo assim com restrições e com muita dificuldade se o papel tiver mais de 180 gramas.

    As gráficas utilizam equipamentos profissionais e diferenciados que custam dezenas ou centenas de milhares de reais quando precisam fazer esse tipo de serviço.

    Não sei o que pretende imprimir mas uma jato de tinta com papel glossy 240 gramas pode produzir impressões tão boas quanto, embora ela não seja tão rápida.

  65. Andre disse:

    boa noite denis, estou para montar meu negocio de impressos. porem tenho uma duvida em qual impressora comprar. vou tabalhar com convites de aniversario, casamento e cartoes de visitas. me indique uma impressora boa, tenho ate uns 2500, para investir na impressora. se possivel me passe os modelos. desde ja agradeco a sua ajuda….

  66. denisgomes disse:

    Esse assunto já foi amplamente discutido, por favor leia os outros arquivos e as discussões. Dito isso, qualquer impressora pode ser usada mas atente-se ao fato de que impressoras jato de tinta podem ser lentas demais para certos volumes de impressão.

  67. Thais Sena disse:

    Tenho uma impressora da Epson T-1110 A3 adaptada com bulk sublimatico, posso tirar e utilizar outro tipo de tinta, como para imprimir papel de arroz?

  68. denisgomes disse:

    Sim, mas note que a impressão de papel arroz deve ser feita com tinta corante comestível, de preferência que seja aprovada pelo governo. Não vá enfiar corante comum aí a menos que você queira estar aberto à possibilidade de fazer seus clientes passarem mal ;)

  69. Paula Lima disse:

    Olá Denis, comprei uma Epson L355. Imprime super bem, menos nos papel de gramatura 180g, especificamente Diplomata da Filipaper. O problema não é quando puxa o papel, isso ela faz muito bem. Só que a impressão é muito granulada. Sabe algum papel de gramatura 180 que possa resolver meu problema? E porque vc acha que isso acontece. Testo a mesma impressão em papel sulfite, papel adesivo e sai tudo perfeito, mas nesse papel mais grosso, é horrível!

  70. Eu não sei lhe dizer porque isso ocorre. Precisaria que você escaneasse a impressão do diplomata para avaliar.

  71. Vivian Arantes disse:

    Oi amigo. Estou tentando imprimir um papel glossy adesivado 135g/m numa epson tx720wd. Eu achava que ela suportasse a gramatura, mas agora estou na dúvida se o problema é esse ou alguma configuração que eu deveria ter feito. Na própria impressora tem como ativar a função “imprimir papel grosso”, eu já liguei e desliguei essa opção e nada funciona. Não sei mais o que posso fazer. Será que é pq não suporta mesmo a gramatura da folha? Acho estranho, por não ser uma gramatura tão elevada. Consegue me dar um help? Obrigada desde já.

  72. Olha Vivian, eu não vejo porque não seria possível imprimir esta gramatura. Impressoras que puxam o papel pela frente costumam ter dificuldade com folhas grossas mas não acho que 135g seria um problema. Por outro lado nunca tive experiência com esse modelo de Epson, já que geralmente costumo recomendar os modelos que puxam o papel por trás, que são a maioria das Epson.

  73. JOSE ARAUJO disse:

    Prezado DENIS,
    solicito a vc a seguinte consultoria.

    Preciso de uma impressora laser que possua uma excelente qualidade de impressão.
    Pois sou designer e arquiteto e preciso imprimir provas digitais para os meus clientes
    na gramatura de papel que sera impresso na grafica.

    A impressora tem que ser laser colorida.
    Que imprima em papael 180 gr e papel 240 gr ou nessa faixa de gramatura.

    Poderia me ajudar?

    Solicito que se possível for me envie a resposta via e-mail.

  74. Olá José. Impressoras laser da Brother conseguem atingir esta gramatura sem dificuldade inclusive em papel couché, e conseguem imprimir com excelente qualidade desde que você use bons cartuchos (ou os originais). Porém você deve lembrar que as cores e tonalidade obtidas em uma impressora não serão as mesmas obtidas por uma gráfica. Muitas gráficas NÃO TRABALHAM com provas de cor e não ajustam seus equipamentos para obter a cor que você obteve na sua prova pois eles rodam serviços de vários clientes juntos e isso torna impossível obter a fidelidade de cores.

    Se você precisa de 100% de fidelidade de cores você deve encontrar uma gráfica que esteja disposta a lhe dar este tipo de atendimento. Em muitos casos você terá de visitá-los para acertar os detalhes da cor, ou solicitar que eles lhe enviem provas de cor (que são cobradas separadamente). Em outros casos eles lhe enviam provas de cor, mas apenas para conferência (se for fazer qualquer alteração, você tem de enviar a arte novamente). Por fim, mesmo com provas de cor, elas podem não garantir a mesma tonalidade entre um pedido e outro. Por isso é claro que você deverá selecionar com quais clientes você irá usar isso, pois os materiais produzidos por uma gráfica que faz esse tipo de atendimento são sempre bem mais caros devido a necessidade de ajustes específicos e de um atendimento mais especializado.

  75. Márcio disse:

    Olá Denis, tenho observado você orientar as pessoas afirmando que qualquer impressora jato de tinta aceita papeis com até 250 gramas de espessura. Primeiramente é que a gramatura está mais relacionada ao peso do papel, portanto não existe “250g de espessura”. E de fato cada impressora seja jato de tinta ou não, aceita determinados tipos de papel. Sendo assim, o correto seria orientar as pessoas a verificar a gramatura (peso) do papel no manual da impressora. Por exemplo, você pode ter trabalhado com 240 e 265 gramas em uma Epson T50, mas no manual o fabricante garante apenas de 64 a 90 g/m2.

  76. Olá Márcio. Eu estou ciente de que a gramatura refere-se ao peso do papel, mas as pessoas normalmente associam este valor à sua espessura, então quando surgem dúvidas com relação a isso eu as oriento mais adequadamente, geralmente dizendo coisas do tipo ‘300g em couché é mais grosso que 300g em glossy’.

    Eu também poderia orientá-las a consultar o manual mas pode ser que o fabricante resolva ficar do lado seguro e evitar indicar a utilização de papéis mais grossos. Eu tenho uma Epson T50 por exemplo e apesar do que consta no manual ela imprime em glossy 230 gramas sem dificuldade alguma. Já a Brother 4150 diz que só aceita até uns 180 gramas mas consegui passar até couché 300 gramas (embora isso tenha deixado a impressão um pouco ruim, então optei por fazer no máximo em couché 250 gramas).

    Não se se a utilização de papéis fora da especificação causa algum dano à impressora. Só o que sei é que nesses últimos dois anos não percebi nada de mais, e a minha T50 continua firme e forte. Então, porque não experimentarmos com os nossos equipamentos e buscar formas de fazer aquilo que desejamos? Eu gosto de experimentar coisas novas e fazer os equipamentos produzirem coisas para os quais não foram desenvolvidos ;) É claro que isso pode representar um risco, mas se não arriscássemos, qual seria a graça? :D

  77. Márcio disse:

    Eu concordo em partes. Se você tem uma impressora e sabe qual a gramatura ideal, nada te impede de experimentar algo diferente. Mas imagine que você precisa indicar uma impressora para um cliente, que tem um bom volume de impressões em alta gramatura. Você arriscaria? Se a impressora resolver não puxar mais papel, você não teria suporte do fabricante.

  78. O suporte do fabricante não é lá tão grande coisa assim, também. Mas eu acho que é de conhecimento geral que qualquer equipamento que opere fora de suas especificações sempre terá a sua vida útil afetada de alguma forma, e acho que as pessoas têm ciência disso. Esses geralmente são equipamentos caseiros sendo usados em ambientes de produção, então o usuário precisa ter a consciência de que se ele quer algo melhor ele terá de optar por equipamentos profissionais. Em todo caso eu acredito que o máximo que poderia acontecer por usar um papel mais grosso é o tracionador se desgastar mais rapidamente (se é que isso é possível, pra começar), mas mesmo assim ele pode ser facilmente substituído. Então, eu arriscaria sim.

  79. Márcio disse:

    Eu digo suporte no sentido de ter garantia/apoio em caso de defeito no equipamento. Mas como disse anteriormente, se a pessoa tem ciência de que está operando fora das especificações, então a responsabilidade é dela. Pessoalmente eu arriscaria, mas não indicaria para um cliente sem advertir. Não diria simplesmente que “qualquer impressora jato de tinta aceita 250g”. Sobre as consequências, não sei o que de pior poderia acontecer mas vejo alguns comentários de pessoas reclamando que a impressora não puxa papel ou que a impressão está ruim. Eu que não quero ser o responsável por isso. Denis, a verdade é que eu sou 100% certo com minhas coisas e me desculpe pelo aborrecimento.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo