Que gramatura de papel consigo imprimir?

Cada modelo de impressora conta com uma faixa de gramatura na qual ela trabalha corretamente. Saiba aqui qual é a gramatura correta para a sua impressora.

Papéis de todos os tipos podem ser encontrados nas mais diversas gramaturas, desde 60 gramas (papel jornal) a 800 gramas (papelão grosso) ou possivelmente mais.

Devido ao mecanismo de tração de papel e ao sistema de impressão utilizado numa impressora, a mesma só aceitará uma certa faixa de gramatura. Papéis muito finos podem embolar dentro da impressora. Papéis muito grossos podem travar ou não serem impressos corretamente, ou ainda deformarem.

Para saber a faixa de gramatura certa para sua impressora você deve consultar o manual da mesma. No entanto vou indicar algumas das gramaturas mais comuns de acordo com o tipo de impressora.

Impressoras jato de tinta

As impressoras jato de tinta são as mais flexíveis em termos de gramatura de papel. Elas podem facilmente aceitar papéis com até 300 gramas de espessura, mas isso dependerá do tipo de tracionamento.

As impressoras jato de tinta da Epson, da Canon, da Lexmark e similares puxam o papel por trás (ou seja, o papel fica em pé atrás da impressora). Esse sistema permite utilizar papéis muito grossos (até 300 gramas) sem dificuldade. Se você pretende imprimir papéis grossos, prefira as impressoras que utilizam esse sistema.

Já as impressoras jato de tinta da HP e similares puxam o papel pela frente (ou seja, o papel fica numa bandeja abaixo da saída de papel. Nesse sistema o papel vira 180º ao entrar na impressora, e isso pode dificultar a utilização de papéis com mais de 200 gramas de espessura.

As impressoras jato de tinta destinadas ao mercado fotográfico normalmente possuem uma entrada de papel adicional localizada atrás da mesma. Esta entrada é chamada de “bypass” e oferece um caminho quase plano para a passagem do papel, permitindo a utilização de papéis muito mais grossos.

Impressoras laser

Na maioria das impressoras laser o papel vira 180º ao entrar, assim como nas impressoras jato de tinta da HP. No entanto, a maioria possui a entrada traseira “bypass” que permite a passagem plana do papel.

Consulte o manual da sua impressora para saber a gramatura máxima permitida pela mesma. Papéis mais grossos podem passar sem dificuldades pela impressora, mas o toner pode não se fixar corretamente, fazendo com que a impressão “descasque”.