Posso recarregar a Epson L200 com outras tintas?

A Epson L200 é o mais novo modelo de impressora jato de tinta da Epson que traz de fábrica o tão popular “bulk ink”. Ao lado da impressora você encontra reservatórios de tinta, e para enchê-los basta colocar tinta usando os tubos (e não mais trocando os cartuchos).

Sim, você pode recarregar essa impressora com outras tintas, e não necessariamente a tinta original da Epson (que agora está mais barata: cerca de R$ 25 por 70 ml de tinta). Atente apenas para o fato de que esta impressora usa somente tinta corante: se você tentar usar tinta pigmentada a impressora pode falhar prematuramente. E como o sistema de bulk ink é de fábrica, você não perderá a garantia ao usar tintas de terceiros.

505 comentários em “Posso recarregar a Epson L200 com outras tintas?”

  1. Maylton disse:

    Aonde encontro esta tinta para comprar?

  2. A tinta original da Epson pode ser encontrada em lojas de suprimentos para informática. Tintas genéricas podem ser encontradas no MercadoLivre, mas eu pessoalmente costumo comprar na http://www.elaser.com.br.

  3. Olá Maylton. A tinta original da Epson pode ser encontrada em lojas onde se vendem cartuchos para impressoras. A tinta genérica/compatível pode ser encontrada em lojas como a http://www.elaser.com.br ou através de diversos vendedores no MercadoLivre. Mas tenha em mente que a qualidade da tinta afeta a qualidade da impressão e a durabilidade da impressora.

  4. Maylton disse:

    Olá encontrei este site http://www.inkprinter.com.br/categoria/tinta-para-impressora-hp-epson-canon-lexmark você conhece? tem uma grande variedade de tintas. Parece ser melhor que elaser.com.br .

  5. Joseane disse:

    Boa noite,
    Comprei uma impressora Epson L200, com a finalidade de trabalhar com estamparias.

    No ato da instalação verifiquei que as tintas originais tem códigos a serem digitados.

    Pergunta: Posso Ultilizar a tinta que neccessito propia para imprimir desenhos sublimaticos, e ultilizar os códigos das tintas originais?? existe possibilidade de travar a minha impressora com o tempo ?? existe a possibilidade de desabilitar esta solicitação de códigos??

    Peço seus esclarecimento e agradeço desde já

    Joseane

  6. Joseane, não tenho informações quanto aos códigos, mas posso falar sobre as tintas. A L200 foi feita para ser usada com tinta corante, e por isso você não deve usar tinta pigmentada ou sublimática (que é semelhante à pigmentada) nesta impressora. Caso o faça, as chances de entupimento e problemas podem ser maiores. Se você quer usar tinta sublimática você deve procurar uma impressora que utiliza tinta pigmentada (Durabrite) de fábrica, como a T33 ou similares.

  7. NÉVITON SANTOS disse:

    QUE PENA QUE O SISTEMA NÃO É PARA TINTA PIGMENTADA. QUE PENA.

  8. Néviton, a L200 realmente não usa tinta pigmentada mas existem outros modelos de Epson que usam tinta pigmentada de fábrica e podem ser adaptadas com bulk ink com essa tinta sem problemas.

  9. Ricardo Senna disse:

    Comprei essa L200, gostaria de saber como configurar a qualidade da cópia do scan. Não tem nenhum botão de configuração para cópia, tem alguma técnica por software? Tem alguma marca de tinta que vocês podessem me indicar para essa impressora? Valeu.

  10. Ricardo, a qualidade da cópia pode ser ajustada por software no entanto isso só vale para escaneamentos e não cópias diretas pelo painel da impressora. Leia o manual para descobrir se existe alguma forma de ajustar a qualidade da cópia pelo painel, e se não houver, bom…

    Eu sempre compro tintas na elaser.com.br

  11. sidney disse:

    Boa Tarde, na impressora com bulk so vejo 4 cores, se eu precisar de mais cores como 7 no mesmo desenho posso?

  12. Sidney, as quatro cores são as cores básicas do processo de impressão (ciano, magenta, amarelo, preto). A impressora usa essas cores em intensidades diferentes para criar todas as combinações possíveis. Assim, você pode imprimir desenhos com qualquer cor que desejar, além de fotos.

  13. Hugo disse:

    Boa Noite, Gostaria de saber se usar uma outra tinta na impressora epson l200 como posso fazer qdo ela pedir para digitar os codicos de cores que veem nas embalagens ogirinais de tintas.
    eh so nw deixar o reservatorio sem tinta ou a propria impressora tem alguma identificação de tempo para pedir esses codicos.
    Aguardo maiores informações.

  14. Pode usar sim, mas eu não tenho muitas informações sobre esses códigos, somente que eles são obrigatórios.

    A solicitação de recarga de tinta não tem a ver com a quantidade de tinta no reservatório e sim com a quantidade de páginas impressas.

  15. Rogério disse:

    olá Denis.

    Eu coloquei mais tinta que não são as originais nos tanques, mesmo assim um tempo depois ficou uma luz piscando,como se não tivesse tinta. e essa luz só para de piscar quando se coloca os códigos que só vem nas tintas originais. A impressora só imprime quando a luz para de piscar.O que eu faço? tem como conseguir esse tais códigos?

    esse é um dos códigos que vem no frasco da tinta original: 3VT-LQM-7RG-ETWE
    cada cor tem um código diferente.

    OBRIGADO.

  16. Honestamente eu não sei, tente achar outros códigos na internet.

  17. Ricardo Senna disse:

    Não sei se o site permite esse tipo de dica
    mas lá vai http://www.epsonreset.com/index.shtml
    já instalei, só estou esperando as minhas pedirem recarga pra testar
    O amigo da dúvida se testar e funcionar. posta aqui pra avisar.
    Valeu

  18. Luiz Victor disse:

    Olá, Comprei a L200 e está funcionando quase q perfeitamente o problema é na puxada do papel, ela imprime com muita dificuldade. Tem aguma forma de me ajudar?

  19. Diorlon Machado disse:

    Qual é o preço médio para fazer a reposição de tinta num cartucho epson?
    Posso repor essa tinta em qualquer loja de informática?
    Grato!

  20. Várias pessoas estão reclamando da puxada de papel da L200. Que tipo de papel vocês estão usando?

  21. Diorlon, não sei na Epson especificamente mas encher os cartuchos aqui na minha região custa cerca de 15 reais. Mas mandar encher os cartuchos de uma Epson não é viável visto que existem os sistema de bulk ink e também os cartuchos recarregáveis que você mesmo enche. Nesse caso o custo por página é mínimo visto que a tinta pode ser adquirida por cerca de 50 reais por meio litro de tinta (valor nas lojas na internet). Com meio litro de tinta você imprime pra car@()@###$. Na verdade se você usa pouco o ideal é comprar 100 ou 250 ml :D

  22. Tinta sublimática é compatível com esta impressora?

  23. Não. Somente as impressoras da Epson com selo “Durabrite”.

  24. mendes disse:

    obrigado pelas infomações me ajudaram muito

  25. fabiano coimbra disse:

    fiz a instalacao dos drives, digitei os codigos dos refil corretamento, mas acredito que nao esperei o sisitema puchar a tinta conforme manual.Acontece que agora a conf da tinta esta na imperessora e a impressora esta instalada corretamente mas imprime em branco, ja imprimi uma 20 paginas e todas em brancos .Ja instalei em outro computador os drives para ver se dava opcao de carregar a tinta mas nao deu. Voce pode me ajudar???

  26. Infelizmente não tenho nenhuma dica. Entre em contato com a assistência técnica da Epson.

  27. Alexandre Magno disse:

    Olá! Eu estou procurando quem tenha experiência em usar essas tintas da L200 nas impressoras TX235W e C79. Será que é adequado? Eu sei que essas duas impressoras originalmente usam tinta pigmentada (DuraBRITE). Em outras palavras: alguém aqui já se aventurou em testar as tintas da L200 em cartuchos recarregáveis ou bulk inks do mercado paralelo? Será que a Epson não coloca um “segredo” químico-físico para “casar” tinta e impressora (L200)? Essa é a questão.

  28. “Segredo químico-físico”? Isso é teoria da conspiração ;)

    Não há nenhum impedimento quanto a usar tintas da L200 na TX235W ou C79. As impressoras que usam tinta pigmentada de fábrica aceitam tinta corante de qualquer origem sem problema algum.

    Na verdade você nem precisa comprar a tinta para o modelo específico da impressora. Eu por exemplo estou usando na HP K8600 a mesma tinta corante que estou usando na Epson T50. As perguntas que você deve se fazer ao escolher uma tinta na verdade são: se a formulação dela é realmente boa de modo a não causar mais entupimentos, e se a durabilidade dela é suficiente para o que você deseja imprimir.

  29. Silvana disse:

    Boa tarde Denis,

    É possível recarregar um cartucho de impressora com alguma tinta utilizada em vidros ou porcelana à altas temperaturas? Estou buscando alternativa (que não somente em impressora a laser e em cor preta)uma vez que a tinta normal de cartucho, ao ser exposta à altas temperaturas fica com a cor ocre.

    Que tintas e marcas vc recomenda?

    Obrigada.

  30. Alexandre Magno disse:

    E se as tonalidades de cores irão “variar de modo a me deixar insatisfeito”, não?

    O uso aqui é doméstico, e pequenas variações de tonalidade poderão passar tranquilamente em nosso juízo. Tenho lido e entendido que a tinta Sensient — além da ótima qualidade para não ocasionar entupimentos — não nos dá problemas com as cores. Isso é interessante! Porque não dispomos de equipamentos de calibragem (para a correção de um “defeito de cores” relevante), e a criação remota de um perfil ICC ainda pode sair bem cara.

    Suponho que as tintas Epson da L200 também não criariam problemas. A questão é que até agora eu não encontrei alguém que as tenha usado em impressoras não L200. Então a recomendação que se faz — e que você fez — parece ficar apenas na “presunção”. Tipo: «é “Epson” e é corante, então está OK!». Mas essa “presunção” não me satisfaz. Essas tintas custam três vezes mais do que as outras corante… é um investimento. E a Epson não é boba! A tinta ainda é muitas vezes mais barata do que os cartuchos. A Epson pode ter incluído algum segredo na formulação delas. Por exemplo, pode ter alterado os tons propositalmente. Isso não seria crime, apenas “astúcia”.

  31. A tinta original possui uma formulação específica desenvolvida pelo fabricante da impressora e a impressora o driver estarão calibrados para essa formulação, por isso não deverá haver variação de tonalidade como costuma acontecer no bulk ink – problema esse que, aliás, pode ser corrigido criando-se uma nova calibração com um espectofotômetro, ou “na mão” usando os controles de cor do driver.

    O processo de calibração de cores com o espectofotômetro é muito usado na área gráfica mas virtualmente desconhecido na área residencial ou de escritório devido ao alto custo do equipamento. Nele um sensor mede as cores na tela e as cores impressas, e o software criará um perfil específico que deverá ser usado durante a impressão. É necessário criar uma calibração para cada tipo de papel que se deseja usar. Com uma calibração bem feita as cores impressas em qualquer papel (até mesmo no sulfite) batem EXATAMENTE com as cores na tela.

    Novamente, não há problema nenhum em usar essas tintas em qualquer impressora. Elas são apenas tintas, oras. Tintas muito boas, mas são tintas e não há porque não funcionarem em outras impressoras. O fato da Epson vender essas tintas da L200 e da L800 mais barata que o cartucho é simplesmente porque 1. não há custo de cartucho; 2. eles precisavam urgentemente de uma solução que competisse com as tintas ultra-baratas de terceiros. Não existe nenhuma mágica nessas tintas, além do fato de serem muito boas, mas eles seriam estúpidos se tentassem vender essas tintas no mesmo preço que os cartuchos. Eles simplesmente se ligaram de que não têm como fugir da concorrência que o bulk ink criou, e decidiram reagir baixando os preços. E eu aplaudo a Epson por essa atitude: com esse sistema agora sim dá pra recomendar a alguém que compre as tintas originais se assim o preferir. Quem é que é louco de pagar 40 reais num cartuchinho com 5 ml de tinta que imprime menos de 100 folhas carregadas de tinta?

  32. Silvana, somente as tintas feitas para impressoras devem ser usadas. Não se deve usar nenhum outro tipo de tinta sob o risco de danificar a impressora.

    Se você precisa de uma tinta resistente a altas temperaturas, provavelmente terá de usar uma laser mesmo.

  33. Silvana disse:

    Olá Denis,

    Muito obrigada pela atenção e retorno.

  34. antonio jose moura leite disse:

    estou entrando agora nesse ramo de estampas e gostaria de saber se a impressora tx235 da epson serve para esse tipo de serviço de tintas sublimaticas e se ela imprime em papel comum ?

  35. Alexandre Magno disse:

    Tem a questão da alta temperatura. É um problema. Deve ser como o Denis lhe respondeu. Quero apenas acrescentar que, segundo me consta, deixando de lado esse negócio da alta temperatura, usa-se tinta sublimática para canecas.

  36. Alexandre Magno disse:

    Como a TX235W originalmente vem com tinta pigmentada, presume-se que ela receba tinta sublimática sem maiores problemas. Contudo, quero deixar três observações:

    (1) A TX235W é uma multifuncional para uso doméstico, simples. Não é indicado para uma carga de trabalho maior, além de ser relativamente lenta (nesses termos). Colocar essa impressora para imprimir demais, imagino, vai quebrá-la rapidinhho.

    (2) Na TX235W, um bulk ink faz com que a tampa da impressora não feche completamente, mordendo a mangueira. Uma questão de estética, apenas.

    (3) Para a utilização do dispenser (coletor de resíduos), seria necessário: ou deixar parte do “chão” da impressora aberto (não testei), ou furar a carcaça, atrás, para passar a mangueira de via única para o frasco.

    Para uma carga de trabalho maior, uso comercial, parece que hoje está muito mais em voga, nos fóruns (tais como o Fórum do Clube do Hardware), que as impressoras indicadas são uns dois modelos offjet da HP. Se você vai entrar nesse negócio, é melhor pesquisar um pouco, para não ter prejuízos. Ás vezes, com conhecimento, qualquer uma das marcas comuns responde bem, lucrativamente. Um problema é que sem conhecimento, prejuízo acontece mesmo, no caso de uma escolha menos interessante.

  37. Eu tenho uma T25. Ela é bem lenta, mas atende ao meu volume. A Epson na verdade não é conhecida por vender impressoras rápidas, em qualquer modelo. Quanto a quebrar por imprimir demais, isso não ocorre mas o que acontece com certa frequência é o entupimento que pode acontecer mesmo quando se usa tinta original. Por isso sempre recomendo que se usem tintas de excelente qualidade (não necessariamente original) para reduzir as chances de problemas.

    A HP não é indicada para esse tipo de trabalho visto que os modelos da HP não usam tinta pigmentada (exceto no preto). Usar tinta pigmentada numa impressora que usa corante pode funcionar por um tempo mas não é recomendado.

  38. Alexandre Magno disse:

    Quanto à impressora quebrar devido a uma carga de trabalho desproporcionada.

    Eu penso que tem fundamento o que o fabricante atesta chamando “ciclo de trabalho”. Dou um exemplo baseando-me em “ciclos de trabalhos mensais” que são informados pelos sites Buscapé e JáCotei:

    – HP Deskjet 1000 Jato de Tinta — 1 mil páginas
    – HP OfficeJet 4400 – K410 Jato de Tinta — 3 mil páginas
    – HP LaserJet Pro Wireless P1102W Laser — 5 mil páginas
    – HP LaserJet Pro Color CP1525NW — 30 mil páginas

    Eu coloquei acima os modelos dos primeiros resultados que encontrei numa pesquisa. Nem os conheço e não os estou indicando. Não é questão de preferência pela HP. A impressora NOVA aqui é uma Epson, e a (única) anterior, uma HP.

    Só para deixar claro aos leitores: não estou indicando — e nem indiquei — impressora HP com tinta pigmentada ou sublimática. O assunto no qual estou focando é o da “carga/ciclo de trabalho”, e para isso eu peguei dados-exemplos referentes a modelos HP.

  39. antonio jose moura leite disse:

    qual seria a impressora ideal para mim que estou começando do ramo de estampas ? você poderia me ajudar?

  40. Qualquer impressora da Epson com o selo Durabrite. A TX235 que você indicou serve para começar.

  41. Eduardo disse:

    Bom dia!
    Estou tentando recarregar a multifuncial epson L200 sem que a tinta acabe, gostaria de saber se isso só é possível quando a tinta acaba totalmente do reservatório, pois existe um código para configurar e eu não estou encontrando.
    Obrigado pela atenção

  42. O código para configurar a tinta encontra-se no rótulo do tubo de tinta original, e ele só será pedido de tempos em tempos pela impressora. Não sei indicar o procedimento exato pois não possuo uma L200, mas creio que não há problemas em enchê-la antes que acabe. Acredito que ela só vai pedir um novo código quando os 70ml do tubo original acabarem e você tiver de comprar outro.

  43. antonio jose moura leite disse:

    qual papel eu devo usar para fazer minhas estampas com tinta sublimatica ?

  44. antonio jose moura leite disse:

    tem diferença entre papel trnsfer e papel sublimatico ?

  45. antonio jose moura leite disse:

    estou vendo papel para comprar e estou com duvida ,pois estou vendo uma diferença tipo 90grama ,120grama ,a3,a4 e por ai vai ,qual pael seria o ideal para minha impressora tx 235?

  46. Pode ser o sulfite, ou papel para transfer comum (também chamado de matte ou fosco).

  47. Não existe papel sublimático. Quanto ao papel transfer, existem os comuns (que servem para produtos como canecas, azulejos, pratos, camisetas de malha esportiva) e os para camisetas de algodão.

  48. Maior gramatura corresponde a papel mais grosso. Você pode usar qualquer gramatura até 250 gramas em qualquer impressora.

    A3 e A4 referem-se ao tamanho do papel. A4 é o tamanho mais comum (21 x 29,7 cm), e esse é o maior tamanho que a TX 235 suporta. A3 mede o dobro do A4, e se você quiser imprimir nesse tamanho terá de adquirir outra impressora.

  49. Alexandre Magno disse:

    Para comparar tamanhos de papel padrões “A”, gosto de recorrer à imagem que encontro no artigo “A4 (tamanho de papel)” da Wikipédia.

  50. Alexandre Magno disse:

    Na verdade, a impressora da multifuncional doméstica Epson Stylus TX235W também suporta o papel tamanho Ofício, que é maior do que o A4. No manual online dessa multifuncional existe a página Especificações técnicas > Especificações do papel que informa isso. Apesar de que a página não está muito precisa, mesmo sendo uma fonte oficial. Por exemplo, nela menciona-se apenas as gramaturas de papel sulfite/comum, 75 g/m² e 90 g/m², enquanto que para esse modelo de impressora a própria Epson também propõe papéis especiais Epson (com gramaturas mais altas, naturalmente).

    Ainda sobre o tamanho de papel suportado pela TX235W. Vi em algum lugar que essa impressora é capaz de imprimir num tamanho não padrão mais comprido, tipo uma faixa contínua equivalente a dois A4. Mas agora estou esquecido do tamanho exato. É melhor pesquisar novamente antes de tentar qualquer coisa, pois o papel comprimido demais pode atolar de uma forma que prejudique a impressora, inclusive com danos irreversíveis. O que é curioso é que não li em qualquer lugar esse tamanho excêntrico do qual estou falando. Parece-me agora que foi numa orientação da Epson mesmo, quantos aos “tamanhos personalizados” que o usuário pode configurar no software da impressora.

  51. Para efeitos práticos o maior tamanho numa impressora pequena acaba sendo o A4. Não existe “glossy ofício” ou “opaline ofício” a menos que se compre folhas grandes e mande cortar, o que não é nada prático ou econômico.

  52. Alexandre Magno disse:

    OK. Eu pretendi responder sobre os tamanhos de uma forma genérica, sem me ater a tipos de papel.

  53. Adriana Ramos disse:

    Olá, colegas!
    Eu tenho uma TX115 com cartuchos recarregáveis. Não tinha muito critério para tinta e acabou que as cabeças de impressão foram entupidas pela tinta “não original”. Levei para a autorizada e marchei com 135 reais. O técnico me falou que eu preciso usar tinta original epson (75 mL por 25 reais) para que o entupimento não ocorra novamente. Perguntas:
    1) qual a tinta original da epson?
    2) existe alguma outra alternativa de tinta que eu possa usar sem eu correr o risco de novos entupimentos?
    3) para essa impressora, eu tenho que usar tinta corante?
    Agradeceria muito qualquer informação.
    Abraço

  54. Adriana, não é só a tinta original que não causa entupimentos. Mesmo usando somente tintas originais ainda existe essa possibilidade. É importante que você use a impressora toda semana e a ligue e desligue de tempos em tempos para ajudar a combater os entupimentos, além é claro de usar tintas da mais alta qualidade, originais ou não. Você também deve ter uma visão realista: as impressoras jato de tinta são equipamentos de uso doméstico e elas podem apresentar problemas a qualquer momento, e não vão durar para sempre.

    A tinta da Epson que o técnico indicou é a da L200, que é corante. A sua impressora usa tinta pigmentada. Você pode usar corante na sua impressora, mas veja que as duas tintas são diferentes, e se você estava usando tinta pigmentada então você terá primeiro de esvaziá-la para depois inserir a nova tinta.

  55. Alexandre Magno disse:

    Adriana, aqui nós vamos usar tinta corante não original numa TX235W, após termos usado os cartuchos originais com tinta DuraBRITE (pigmentada). Os cartuchos que vieram com ela. Antes de por a nova tinta, vamos funcionar a impressora com uma diluição de “solução de limpeza” em água deionizada. Em canto nenhum encontramos tal recomendação, mas estamos inferindo-a de procedimentos de manutenção relatados como bem sucedidos. O objetivo é “lavar” a impressora por dentro, as vias e os bicos da cabeça de impressão. Técnicos funcionam a impressora com tais substâncias quando estão tentando sanar desentupimentos. A questão é que tinta pigmentada não deve se misturar com tinta corante, pois elas reagem entre si e o resultado tende a causar entupimentos.

  56. Marcelo disse:

    Pessoal, preciso de umas dicas, estou começando agora com impressão na caneca, porém a loja que me vendeu a prensa acabou me gerando algumas dúvidas.

    Estava dando uma olhada em impressora epson para impressão de tinta sublimatica, vi que a que a L200 não usa este tipo de tinta, eu estava por optar pelo bulk de fábriaca, pois já tive muita dor de cabeça com bulk montado em HP. Vi que tem outra versão a L800, esta usa tinta sublimatica? Posso usar ela para impressão em canecas ou o ideal é pegar a mais baratinha T25 e colocar um bulk?

  57. Marcelo, o seu problema com bulk na HP provavelmente foi devido a utilização das impressoras básicas da HP (Photosmart, etc) que não devem ser usadas com bulk apesar dos mesmos estarem à venda. Na HP somente a linha Officejet pode usar o bulk corretamente.

    A L800 também usa tinta corante, portanto ela não seria apropriada – além disso a L800 usa seis cores, e seria mais difícil ou impossível conseguir ciano light e magenta light na versão sublimática.

    Qualquer impressora da Epson com a etiqueta Durabrite é compatível com a tinta sublimática. A T25, portanto, se encaixa. Aliás, eu tenho uma dessas e faço canecas.

  58. antonio jose moura leite disse:

    minha impressora e tx 235 ela so imprime com tinta sublimatica?

  59. antonio jose moura leite disse:

    qual impressora imprime com tinta sublimatica e seja capaz de imprimir com um papel maior ?

  60. Ela pode operar com tinta sublimática, sim.

  61. A Epson T1110 parece ser uma opção bem popular no MercadoLivre.

  62. antonio jose moura leite disse:

    qual impressora devo comprar para fazer estampas para abadas ?

  63. Qualquer uma que aceite tinta pigmentada e faça impressões no tamanho e na velocidade que você precisa.

  64. Adriana Ramos disse:

    Ah, legal Alexandre!!! Mas agora fiquei com dúvida: se a minha impressora usa originalmente tinta pigmentada e se eu estava usando a tinta corante nela, eu vou ter que fazer uma limpeza? Mesmo ela tendo saído da assistência técnica? porque, teoricamente, ela passou por limpeza das cabeças de impressão…
    Outra coisa: eu posso usar então tinta pigmentada nela da marca formulabs durabrite? ou uso outra? O que faço, pessoal? abraço

  65. Alexandre Magno disse:

    Eu não disse que você tem de fazer a tal limpeza num caso ou noutro. Mas suponho que seja muito interessante fazê-la. Eu disse que [nós aqui] pretendemos fazer uma limpeza assim quando da troca do tipo de tinta. O objetivo será tirar de dentro da impressora o máximo de resíduos de tinta do outro tipo. Para não misturar pigmentada e corante.

    Não existe tinta “Formulabs DuraBRITE”. Por certo você quis perguntar-me se pode usar tinta pigmentada do mercado paralelo, e a resposta é “sim”. Mas tenha cuidado para não fazer nova mistura de tinta de tipos diferente dentro da impressora. Tenho a impressão de que essas misturas são muito ruins! E não acredito que as referidas limpezas eliminem por completo os resíduos da tinta anterior.

    “DuraBRITE” é o nome de fantasia que a Epson usa para uma de suas tintas originais. É uma tinta pigmentada. É a tinta dos cartuchos originais da TX235W.

    “Formulabs” é nome de uma tinta que ganhou fama anos atrás, por ser de boa qualidade. Hoje em dia essa tinta é a “Sensient”, importada do USA. Apesar de que existe uma tinta Formulabs brasileira, mas esta não é aquela mesma tinta (substância) que ficou famosa. Pode até ser tão boa quanto, não sei se é, mas não é outra tinta.

    Sim, você pode usar tinta Formulabs (brasileira) pigmentada na TX235W.
    Sim, você pode usar tinta Sensient (importada) pigmentada na TX235W.
    Sim, você pode usar qualquer outra tinta pigmentada para Epson na TX235W.
    Mas tenha cuidado! Opte por usar tinta de boa qualidade, de procedência. E tenha os cuidados devidos no uso de tintas pigmentada, pois tintas desse tipo podem gerar mais complicações — e complicações mais graves — do que tintas corante.

  66. antonio jose moura leite disse:

    com quantas cores a epson tx235 imprime ? e se ela faz outras cores ?

  67. Qualquer impressora imprime uma quantidade ilimitada de cores, ou seja, ela pode imprimir qualquer coisa incluindo fotos.

  68. Alexandre Magno disse:

    Ela usa quatro cartuchos: Cyan, Magenta, Yellow, Black.

    Dizer que a quantidade de cores na impressão é “ilimitada”, é maneira de dizer. Suponho que a TX235W, sendo uma impressora que usa essas quatro cores primárias, imprime todo o espaço de cores CMYK. Hoje, em computadores convencionais, normalmente se trabalha com sRGB para o que é visto em tela, e o driver então faz uma conversão de um espaço de cores para outro.

    Conheça teoricamente os espaços de cores mais comuns: colorspaces.gif.

  69. Adriana Ramos disse:

    Alexandre!
    Eu tenho uma TX115 e não essa 235. Pragmaticamente, você me indica alguma tinta (marca e tipo) para uso nessa TX115? Abraço

  70. antonio jose moura leite disse:

    ESSE PAPEL SULFITE E O MESMO PAPEL CHAMEQUINHO COMUM ?

  71. Edson Carlos disse:

    BOA NOITE, É POSSÍVEL USAR UM BULK INK EM CARTUCHOS COMPATIVEIS HP, DA MAXPRINTER, OU SÓ POSSO USAR COM CARTUCHOS ORIGINAIS.

    GRATO.

  72. Bulk ink na HP não é recomendado, nem com originais nem compatíveis, devido ao fato da cabeça de impressão ser descartável.

  73. Elton Matos disse:

    Quais você recomenda que aceitam pigmentada e que tenha tenha a bandeja de entrada de papel superior ?

  74. Existem vários modelos. Eu pessoalmente tenho uma T25, que não é particularmente rápida mas dá pro gasto. Procure pela etiqueta Durabrite quando fizer a compra.

  75. antonio jose moura leite disse:

    qual e o melhor programa para criar as estampas ,e qual e a versão mais nova do coreldraw?

  76. Qualquer programa com o qual você se identifique e que agilize o seu trabalho. A versão mais recente do CorelDRAW é a X6.

  77. antonio jose moura leite disse:

    QUAL E A DIFERENÇA ENTRE TINTA PIGMENTADA E TINTA SUBLIMATICA. A TINTA SUBLIMATICA PODE SER IMPRESSA EM PAPEL COMUM E DEPOIS SER ESTAMPADA EM CAMISETAS OU TEM QUE SER EM PAPEL PRÓPRIO.

  78. A tinta sublimática pode ser impressa em papel sulfite e transferida para qualquer objeto ou camiseta sintética. A tinta pigmentada só pode ser usada com papel de transfer especial e consequentemente só pode ser usada em camisetas não-sintéticas.

  79. antonio jose moura leite disse:

    minha impressora e uma tx 235w elke imprime com tinta sublimatica e tinta pigmentada ?

  80. Se ela tiver o selo “Durabrite, então sim.

  81. antonio jose moura leite disse:

    minha impressora esta piscando as luzes do papel,tinta, power e wi-fi o que deve ser esse problema

  82. Uriel spada disse:

    Olá , adquiri a l200 no sábado dia 14 agora , fiz todos procedimentos corretos , mas ao imprimir fotos , percebi que as cores nao saem como deveriam , o verde nao fica bem verde o azul nao fica bem azul, resumindo a imagem ficam com as cores bem diferentes da imagem original, já fiz teste com a melhor impressao em papel foto e continua, achei que ela imprimia assim mesmo, dai percebi que ninguém aqui teve esse problema, então provavelmente a minha impressora esta com problema certo ? Aconteceu isso com alguém ? Pretendo ir na kalunga amanha trocar a impressora , já que esta no prazo de 7 dias de troca, alguém pode ajudar ?

  83. Por favor consulte o manual ou encaminhe para a assistência.

  84. Uriel, você tem certeza de que colocou as tintas nos lugares certos e não misturou ciano com magenta, por exemplo?

  85. Uriel spada disse:

    Nao denis , ate porque acho q eu me jogaria da ponte ou teria que estar bêbado ou drogado para fazer isso , hehehe… Assim as cores estão muito feias mesmo , da ate pra se pensar a foram trocadas na hr de abastecer… Amanha vou na kalunga trocar eh o jeito… Mas mesmo assim obrigado

  86. Se você não inverteu as cores então pode ser alguma configuração do programa. Não sei que programa você está usando para imprimir, mas ele deve estar operando no modo CMYK para que as cores apareçam corretamente. Uma pequena diferença de tonalidade é normal, mas uma grande diferença não é. Se o programa estiver no modo RGB você pode acabar usando cores (como p.ex. azul neon) que não podem ser impressas. É importante prestar atenção a isso pois é muito fácil, por exemplo, acabar usando o CorelDRAW no modo RGB sem saber.

  87. Uriel spada disse:

    Então eu estou usando o visualizador de imagens e fax do Windows , Windows 7 64 bits, e nao mexi em Nd estou usando como veio , vou amanha na kalunga pedir a troca da impressora , amanha posto oque deu essa história hehe… Vlw denis…

  88. Uriel spada disse:

    Eh pessoal fui na kalunga , tomei uma Baita canseira e realmente a impressora estava com defeito, me deram uma nova, agora esta tudo funcionando certinho, mas ainda tenho uma duvida, alguém esta conseguindo carregar o bulk dela com tinta nao original ? Se sim qual procedimento ?

  89. antonio jose moura leite disse:

    as minhas impressões estão um poco apagadas o que devo fazer para melhorar a qualidade da impressão da minha Lx235w estou usamda o corel x4 tem como melhorar ?

  90. Sua dúvida é muito vaga, seria melhor você postar alguma foto do problema ou descrever que papel e tinta usa e o que você está tentando imprimir (e como).

  91. O problema não é carregar com tinta não original, é burlar o esquema de códigos que são obrigatórios para o funcionamento dela. Tente achar códigos na internet.

  92. antonio jose moura leite disse:

    ESTOU USANDO PAPEL COMUM E TINTAS SUBLIMATICAS ESTOU IMPRIMINDO IMAGENS DE ESTAMPAS PARA CAMISETAS ESTOU USANDO O COREL X4.

  93. A tinta sublimática produz uma impressão esquisita em qualquer papel, mas quando transferida para a camiseta a imagem fica correta. Você deve no entanto prensar pelo menos uma camiseta para ver se a regulagem de cor está OK.

  94. antonio jose moura leite disse:

    qual papel não absorve a tinta passando toda para o tecido ? por que o papel que estou usando esta ficando um pouco apagada ,o papel e o sulfit.

  95. Olá Antônio. É normal qualquer papel de transfer segurar um pouco da impressão depois de transferida, mas isso não afeta o resultado.

  96. carlos fera disse:

    gostaria de saber si eu posso usar tinta da emplensora epsom na hemplensora hp aguardo resposta minha hp officejet 8600 plus

  97. Mendes disse:

    Prestem atenção nas informações referentes à tintas para a L200, li a poucos dias que sómente refís originais podem ser utilizados nessa impressora, e que os mesmos possuem um código de barras diferentes para a liberação da impressora.

  98. Carlos, se a tinta for do mesmo tipo que a impressora já usa (corante ou pigmentada) então acredito que não haverá problemas. Mas se você notar falhas na impressão, então você terá mesmo de usar uma tinta específica para a marca da sua impressora.

  99. Sim, Mendes, é verdade. Resta saber se podemos usar os códigos encontrados por aí, ou se existe algum meio de enganar o sistema de códigos, por exemplo, utilizando alternadamente os códigos.

  100. antonio jose moura leite disse:

    qual impressora devo comprara para fazer minhs estampas de A3 essa espson 1110 e boa ?

  101. Olá Antonio. A Epson 1110 parece ser uma boa opção para essa finalidade, já que ela usa tinta pigmentada de fábrica. Então, é só comprar o bulk ink e usar tinta sublimática.

  102. Endrigo disse:

    Amigo boa noite, acabei de adquirir uma Epson L800 mas sua instalação não vai até o final.
    A impressora é localizada mas não aparece a janela para inserir os códigos dos refis de tinta. Aparece uma mensagem de erro de instalação inicial. Já reiniciei os instaladores e reinstalei a impressora e todos os drivers varias vezes, mas sempre para no mesmo lugar. Alguma dica?

  103. Endrigo, se a impressora acusou erro de instalação inicial então é provável que você não tenha seguido corretamente as instruções do manual. Por favor desconecte a impressora, remova os drivers e leia novamente as instruções.

  104. antonio jose moura leite disse:

    tem diferença entre as tintas sublimaticas ? as qualidades variam de uma marca para outra ? e qual seria a marca ideal para minha impressora epson tx235w ?

  105. Aline disse:

    Minha EPSON L200 começou a toda hora dar obstrução de papel… ela imprime uma página e puxa uma em branco ou fica fazendo um barulhão puxando e não vem nada… aí tem q ir apertar o botão de copiar e ficar segurando o papel, daí ela imprime… só que na próxima impressão acontece tudo de novo, a cada 5 ou 6 folhas ela diz q o papel está obstruído e tranca, ou fica soltando várias páginas em branco entre as impressões… alguém sabe o que pode ser isso? (eu já fiz umas 20.000 impressões com ela, será que é algum defeito ou pode ser que alguma coisa já esteja gasta?)

  106. Aline, é possível que a sua impressora já esteja desgastada. 20 mil cópias é uma quantidade bem razoável, e certamente bem acima da média para um usuário doméstico. Procure alguma oficina e veja se descobrem qual é a peça que pode estar com problema. Talvez trocando-a você consiga resolver seu problema. O puxador de papel é uma pequena peça de borracha que realmente se desgasta com o tempo.

  107. antonio jose moura leite disse:

    minha impressora tx 235w não prestou tem outra impressora que posso comprar para resolver meu problema ? e se so existi impressoras da epson que usa tinta sublimatica ou tem outra opção ?

  108. angelo zanoni disse:

    ola Denis, estou pesquisando qual impressora devo comprar, estou entre as: HP K8600, Epson L800 ou a Epson 1110, qual você me recomenda? e poderia usar qualquer uma delas par pigmenta e sublimática? ouvi falar que para tinta sublimática a impressora deve ser impressão micro pieza e não térmica, no caso da HP, mas tbm já vi muitos comentários de pessoas que usam a HP k8600 para sublimação, grato

  109. Olá Ângela. Para usar tinta sublimática a impressora deve usar tinta pigmentada de fábrica e dessas somente a Epson 1110 usa tinta pigmentada de fábrica (veja o selo ‘Durabrite’). Eu acho que o fato de ser micropiezo ou térmico não causa diferença na utilização da tinta sublimática. Talvez valha a pena arriscar com a K8600, pois se não der certo ou se ela entupir bastaria trocar a cabeça de impressão, que pode ser encontrada facilmente, e voltar a usar tinta corante (que é a tinta original dela).

  110. Alexandre disse:

    Ola Denis, primeiramente muito obrigado pelo seu site q ajuda muito a galera ai…. minha dúvida é em relaçao ao epson t50, pq estou pra comprar entre ela e a hp 8000(todas as duas com o sistema bulk), eu sou designer gráfico, preciso dela para imprimir cartões de apresentação, convites personalizados, papel adesivo, dvd, fotos, panfletos e etc, qual vc acha q me tende? ou seria melhor alguma outra, a dúvida maior é pela tinta(epson: corante / Hp: pigmentada) pelo q sei, a pigmentada tem uma melhor durabilidade e qualidade, so q nao entendo pq q dizem q a impressão da epson fica melhor. vlw, abraço.

  111. Alexandre disse:

    continuando…. só reticulando, estou em duvida de compra entre hp 8000 ou epson t50.
    Todos os vendedores estão me dizendo q na epson, se eu quiser fazer a mudança para pigmentada, é so esgotar o sistema bulk?

  112. angelo zanoni disse:

    e quanto a impressão qual você axa melhor HP ou Epson?

  113. Se fosse para escolher entre as duas, escolheria a T50 sem dúvida. A T50 tem seis cores e isso faz muita diferença especialmente quando se usa papel fotográfico (glossy). A impressão da Epson não é melhor do que a impressão de qualquer outra impressora, mas as duas cores adicionais ajudam a reduzir o efeito de pontilhado, especialmente em fotos. Talvez as pessoas estejam se referindo à questão da tinta: a T50 usa tinta corante e outros modelos podem usar tinta pigmentada. Se você for usar papel glossy a tinta que dá a melhor qualidade de impressão é a corante. Infelizmente, ela pode desbotar dependendo da marca e se o material vai ficar exposto ao sol, mas isso pode ou não ser relevante dependendo do que você vai produzir. Para cartões e folders isso definitivamente não é muito relevante.

    Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas é só postar.

  114. Não é recomendável usar tinta pigmentada na Epson T50 já que ela usa corante de fábrica e a cabeça de impressão não é compatível com essa tinta. Mas os vendedores estão corretos, se você quiser trocar de tinta deve esvaziar todo o sistema, recolocar a tinta e depois fazer algumas limpezas para tirar o restante da tinta.

    Se você quiser usar uma Epson com tinta pigmentada, procure os modelos com a etiqueta ‘Durabrite’. Existem até modelos que imprimem em tamanho A3 ou A2 (para cartazes, etc).

  115. Alexandre disse:

    agora estou na reta final… mas estou entre dois modelos ainda(finais), a t50 e a Hp k8600(A3 parece q terá procura, por isto q pensei nessa), ou outra indicação, como já te disse o q vou fazer(gráfica rápida) porem quero qualidade e durabilidade da impressora e impressões, qual das duas vc me indica? ou outra q nao mencionei aq, obrigado pela paciência.
    **** a qualidade da t50 é quantos porcento melhor q as da Hp(4 tintas)? tipo, impressões em graficas(couche) ficaria igual a Hp, e impressoes em Lojas de Fotografias ficaria igual da Epson ? desculpe se a comparação nao for equivalente. obrigado pela atenção, abraço.

  116. É difícil falar de durabilidade pois essas impressoras dão um certo trabalho mesmo. Eu prefiro a T50 pelas seis cores, mas as impressoras da HP também são boas escolhas. A diferença das duas cores a mais é bem razoável e justifica a compra na minha opinião, pois ela consegue produzir impressões com a mesma qualidade de um laboratório.

  117. Cris disse:

    Boa tarde dennis, eu comprei uma L200 semana passada e não instalei por motivos de falecimento na família e hoje fui comprar a tinta pigmentada para poder começar a trabalhar com estampas e na loja de tintas soube que esse modelo não pode usar a tinta pigmentada, só que eu entrei no site da bulkinkstore onde eles também vendem essa impressora (não comprei nesse site) e eu perguntei online se eu poderia colocar a tinta pigmentada e a pessoa disse que sim, que eu na hora da instalação use o código da tinta corante e que eu posso colocar a tinta pigmentada ou seja estou com medo de fazer isso e travar a impressora que está zerada na caixa. O que eu faço dennis???

  118. julia disse:

    Olá, pesquiso arte rupestre e preciso imprimir muitas fotos de boa qualidade. Nada do outro mundo, pois o estudo mesmo faço na tela do computador, mas preciso que pelo menos sejam nítidas, com detalhes, e que as cores sejam fiéis às fotos. Aqui em Recife as lojas praticamente só vendem deskjet 1000 ou 2000. E o preço é ótimo, R$100,00. Você acha que eu posso me dar bem comprando uma? Dizem que o gasto com cartucho é exagerado. Obrigada,

  119. Olá Cris. Colocar a tinta pigmentada você até pode, mas a impressora pode não durar tanto quanto duraria, pois a cabeça de impressão não será apropriada para a tinta pigmentada. Ela vai funcionar por um tempo e aí ela pode não dar problema ou pode entupir, provavelmente mais do que entupiria se você estivesse usando uma impressora que vem com tinta pigmentada de fábrica. Isso não vai causar danos a ela, o máximo que vai acontecer realmente é o entupimento.

    Essa impressora realmente usa apenas tinta corante e é o que eu recomendo. Mas por outro lado muita gente coloca tinta pigmentada em impressora com tinta corante. Então, fica a seu critério. Esteja apenas ciente do que foi dito.

    E isso, é claro, não desconsiderando o fato de que mesmo com tinta corante, e mesmo com tintas originais, a impressora também poderá entupir. É apenas uma questão de maior ou menor frequência de problemas.

  120. Se você precisa de fotos com excelente qualidade eu recomendo uma impressora com seis cores, como a L800 ou a T50 da Epson (a HP aparentemente não possui mais impressoras com seis cores). As duas cores adicionais fazem com que a impressão tenha melhor qualidade, e as fotos ficam semelhantes às de laboratório. As impressoras com quatro cores, como a indicada por você, geralmente produzem impressões bem “pontilhadas”. Mas essa qualidade tem um custo, esses modelos custam 600 reais ou mais. Portanto você deve avaliar que qualidade pretende obter e quanto está afim de gastar. Se você tem dúvidas, procure a loja de informática que te recomendou o produto e peça para fazerem uma impressão de teste.

  121. Cris disse:

    E dennis a questão do código? Ao instalar ela vai pedir e só as tintas originais tem isso :( . Pelo visto vou entrar num prejuízo danado.

  122. Cris disse:

    Bom dia dennis cadê você…:(

  123. Você pode tentar achar códigos na internet, ou copiar os códigos de outros frascos. Por outro lado as tintas originais da L200 não são tão absurdamente caras, caso você opte por usá-las…

  124. Bom dia Cris, estou por aqui atolado de pedidos na minha empresa :D

  125. Cris disse:

    Boa tarde sumido…rs
    Mais essa epson l200 tem tintas pigmentadas originais?

  126. altair disse:

    Eu uso a EPSON @))L, em impressão sublimatica, aconselho niguem comprar para este fim, alem de muito lenta, na aceita reposição de tintas, tem que pegar código nas lojas de outras maquinas, outro fator é que ao usar o papel sublimatico costuma a embolar, pra mim foi prejuízo. Até para a própria tinta tem que comprar a da EPSON, pois somente eles tem o código. Na boa , è um ELEFANTE da ditadura que vão adquirir.

  127. Jose Francisco Varga disse:

    o problema é que a mesma pede troca de espumas com meno de 50 copias, já tenho uma Esposon Stylus PHOTO 220 COM BULK GENERICO, E TAMBÉM UM CX 4100.
    EXISTE MEIO DE COLOCAR AQUELE RESERVATORI QUE DESCARREGA AS TINTAS PARA NÃO TROCAR AS ESPUMAS…
    OBRIGADO

  128. joão paulo disse:

    denis, a tinta original da epson L800 e tão resistente ao sol quanto tinta pigmentada, sempre utilizei pigmentada para fotografias por conta do desbotamento quando expostas ao sol.

  129. Altair, a L200 nunca foi uma impressora recomendada para sublimação porque ela usa tinta corante, que é bem diferente da tinta sublimática. Somente as impressoras da Epson que utilizam tinta pigmentada de fábrica é que devem ser usadas com titna sublimática. Do resto, a L200 parece ser uma excelente opção, especialmente para quem quer ter uma impressora com bulk ink mas tem medo dos sistemas e das tintas genéricas.

  130. Netto Rocha disse:

    Eu comprei uma impressora epson l200 e uma l800 eu gostaria de saber se tem alguma tinta que posso ta comprando na quatidade de um litro ou de 500 ml prar minhas impressoes …pois o refil de 70 ml é muito caro …

    obrigado aguardo respostas

  131. Olá Netto. O refil de 70 ml pode parecer caro mas deve-se considerar que é tinta original da Epson, e mesmo assim esse refil é mais barato que os cartuchos, que trazem no máximo 5 ml de tinta. Se você quiser usar tintas genéricas é só procurar no MercadoLivre, mas evite a qualquer custo as tintas baratas pois elas têm maior chance de causar problemas e possivelmente danificar a impressora. Tintas de boa qualidade custam mais caro mas valem a pena. Por fim lembre-se de que a L200 e a L800 solicitam códigos de recarga de tempos em tempos, e as tintas genéricas não trazem esses códigos.

  132. Jose Almeida disse:

    Maylton,
    Consegui aqui no sul, adquirir as tintas para minha L200, e as impressões ficaram ótimas, comprei pelo site http://www.recallinformatica.com.br

  133. PAULA disse:

    Olá, gostaria de saber como definir o tamanho da imagem que estou a imprimir, geralmente em outras impressoras quando vou fazer uma impressão no canto direito da tela, me da varias opções de tamanho, e a EPSON L200, só me da à opção de imprimir em tela cheia, mas acaba imprimindo pequena! O que eu faço??

    Obrigada.

  134. Olá Paula. Desculpe mas a sua pergunta não ficou muito clara. Poderia esclarecer?

  135. SANDRO FECHINE disse:

    AMIGO,AMINHA EPSON L200 TAMBÉM ESTAVA ASSIM, MAS FUI ATÉ NA CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA, PREFERÊNCIA DE IMPRESSÃO E EM SEGUIDA EM MANUTENÇÃO, ONDE FIZ A LIMPEZA DA CABEÇA DE IMPRESSORA E DEU TUDO CERTO. ELE FICOU FUNCIONANDO NORMALMENTE. FIZ ESTA LIMPEZA POR DUAS VEZES.

  136. Lorena disse:

    Ola!
    Alguem me sugere um lugar onde comprar a tinta ORIGINAL (com os codigos) para a L200?

    Abs!

  137. luiz taxista de bodocó pernambuco disse:

    ola sou luiz taxista, comprei uma impressora epson l200, e axei otima
    para impressoes. e um amigo meu tecnico em impressoras, ele me
    disse que era obrigatorio o uso de um dispenser é verdade? ou não?
    sera que é bom eu colocar ou não?

  138. welbert disse:

    boa tarde denis cara fui instalar a impressora epson L200 e a impressão ta saindo super apagada realizei o processos de carregar a tinta da impressora tudo certo as outras cores saem normal mas a tinta preta persiste em praticamente não air me da uma luz ai por q não sei o que fazer ja fiz limpeza de cabeçote e nada, e impressora e nova primeiro uso quando instalei ela

  139. Lorena, diversas lojas vendem inclusive a Kalunga. Pesquise preços no buscape.com.br.

  140. Olá Luiz. O dispenser serve para recolher a tinta usada na limpeza. Se você não usá-lo, essa tinta vai para uma espuma interna que eventualmente ficará cheia e deverá ser removida e lavada. Se você usá-lo, a tinta não se acumulará dentro da impressora. Nos dois casos de tempos em tempos a impressora acusará um erro de espuma cheia e ela deverá ser zerada usando um aplicativo próprio. O ideal é instalar o dispenser, assim você não precisa desmontar a impressora para lavá-la.

  141. Tente refazer o procedimento de instalação da impressora e/ou entre em contato com a assistência.

  142. Camila Diniz disse:

    Olá,
    me indicaram a L200, pois trablho com artesanato, produzindo ornamnetos para festas, gostaria de saber qual tinta posso comprar para abastecer minha impressora? no elaser, pelo que buscar?
    muitoobrigada

  143. Olá Camila. Procure pela tinta original da L200 (caso queira comprar a tinta original da Epson, que não é tão cara) ou por tinta corante da Epson (não é necessário indicar o modelo da impressora neste caso). Lá você encontra ambas.

  144. Caros leitor, eu parabenizo aqui a Epson, por ter inovado, e acreditado no sucesso de seu trabalho, pois a HP esta so perdendo com o descaso que vem provocando aos seus clientes, espero que eles acordem e façam cartuchos de verdade e impressoras que não seja descartadas com poucos dias de uso, o dinheiro do cliente deve ser bem ganho, e não do jeito que vem sendo feito. As primeiras hps q saíram eram otimas e agora esta uma aberração.

  145. Olá Eli. Eu gosto de Epson e HP, mas para coisas diferentes. Não sei qual foi a sua experiência mas para mim a HP tem sido uma ótima marca. E eu costumo recomendá-la para alguns tipos de usuários justamente por causa dos cartuchos descartáveis – se a pessoa usa pouco e a cabeça entope, basta trocar o cartucho para ter uma impressora novinha. O problema é apenas que eles são bem pequenos…

  146. Marta Nascimento disse:

    Boa noite Denis,
    Posso usar tinta white (branca) nos 4 cartucho de uma impressoa compativel com sublimação ex: tx 125?
    Obrigada!

  147. Se você encontrar essa tinta e ela for compatível com impressoras… Sim. Se você usar uma tinta qualquer a impressora pode ser danificada. E você precisará de duas impressoras para fazer uma imagem completa: uma só para o branco e outra para o colorido.

  148. Marta Nascimento disse:

    No caso quero ffazer assim Denis, usar (ex: uma impressoara de 4 cartuucho eu quero usar nestes 4 cartucho uma mesma cor no caso a tinta white (branco)nos quatros cartuchos. Amigo eu posso fazer isso como uma epson?
    Boa noiite!

  149. Josimar Sousa disse:

    Sobre a multifuncional epsom L200, nos anuncios dizem que precisa de token reset. Afinal para que isso e para que serve? Já verifiquei o preço e é um pouco caro, em torno de 199,00. Vale a pena eu comprar essa multifuncional? (estou interessado, preciso de uma opinião de quem entende do assunto)GRATO E BOA NOITE.

  150. Creio que esse tal ‘token reset’ seja zerar o contador da espuma interna. Isso é algo que tem de ser feito com todas as impressoras da Epson de tempos em tempos, e pode ser feito usando um programa chamado ‘resetador’ ou ‘resetter’. É só procurar por um programa desses para o modelo da sua impressora que você conseguirá fazer o reset. Quanto a L200, eu não tenho uma opinião pois não usei, mas leia os comentários de outros usuários e análises em outros sites para ter uma ideia.

  151. Alex Antonio disse:

    Toda impressora EPSON usa tinta CORANTE????

  152. Não, alguns modelos identificados com o selo ‘Durabrite’ usam tinta pigmentada, mas essas também podem operar com tinta corante ou sublimática.

  153. Leonardo disse:

    Caro amigo, pelo que percebi, para usar a impressora epson l200 vc deve colocar o ID do frasco de tinta original, sendo assim não tem como usar outra tinta que não seja da epson…

  154. denisgomes disse:

    Se houver uma maneira de enganar a impressora, então seria possível usar sim. Não sei se dá pra repetir códigos antigos alternando-os, ou se existe algum gerador de códigos… Em último caso a tinta original também não é cara, a tinta original para essas impressoras é muito mais barata que os cartuchos para os outros modelos.

  155. Gean disse:

    ola, comprei uma t50 e cartuchos recarregaveis, da para usar as tintas da l800 na t50?

  156. José Moraes disse:

    Ola Denis gostaria de saber de quanto em quanto tempo a Epson L800 pede os códigos de recarga. abraço.

  157. denisgomes disse:

    Não tenho essa informação, José. Mas presumo que ela peça os códigos quando ela achar que a tinta nos reservatórios está acabando (o que não coincide necessariamente com a verdadeira quantidade de tinta nos reservatórios).

  158. JUANDERSON disse:

    boa tarde denis,
    POSSO USAR A L200 COM TINTA SUBLIMÁTICA?

  159. Neto disse:

    Pessoal boa noite. como faço para resolver o problema de impressão da epson L 200? O papel trava,diz que não tá carregado corretamente etc… O que fazer? Grato e aguardo.

  160. Ismael disse:

    A tinta refil da Epson L355 é o mesmo da L 200
    Pois não encontro tinta refil para L355

  161. robson disse:

    qual é a melhor impressora para trabalhar com estampas de camisetas? estou querendo entrar nesse negocio de estampas, mas estou perdido em relação a qual impressora, tinta e papel pode se usar, pode me dar umas dicas?

  162. denisgomes disse:

    As tintas para Epson não são específicas de cada modelos de impressora. A L355 e a L200 usam tinta corante portanto a tinta da L200 também serve na L355.

  163. denisgomes disse:

    Pretendo escrever um artigo sobre isso oportunamente. Enquanto isso, procure um kit para transfer de camisetas, alguns vendedores oferecem este kit já contendo prensa, impressora, tinta e papéis adequados. E observe que o transfer para camisetas de algodão é diferente do transfer para camisetas de poliéster.

  164. caio disse:

    denis eu comprei minha impressora epson L200 essa semana instalei tudo direitinho coloquei os ID das tintas tudo…mais nao esta imprimindo…eu consegui imprimir ontem algunas folhas umas 10 mais hj qdo fui usa-la novamente num imprime so sai tudo branco o q eu faço?

  165. Ismael disse:

    E qual das duas impressoras você aconselha a comprar entre L200 ou a L355 qual é melhor?

  166. denisgomes disse:

    Olá Caio. Consulte o manual da impressora e refaça a instalação das tintas, possivelmente houve algum problema na carga de tinta.

  167. denisgomes disse:

    A L200 não está sendo bem elogiada por aí, e a L355 eu não conheço, então…

  168. Sousa disse:

    Oi Denis. Porque as impressoras L200 não servem para sublimação? Outra pergunta curiosa: Tenho Epson T33 – T40W e TX400, todas elas trabalham bem e rápido em preto, porém, quando passa de 120 impressões elas fica lentas, tipo, imprime um trexo e para depois volta e fica assim. Eu aguardo uns 10 minutos para esfriar o motor e volta ao normal, mas depois de 30 impressões começa tudo de novo. Você sabe dizer se existe algo que a Epson tenha adaptado ao motor para detectar o aquecimento e dai reduzir a velocidade?

  169. denisgomes disse:

    Porque a L200 originalmente usa tinta corante, e as impressoras que usam essa tinta não possuem uma cabeça muito compatível com a tinta sublimática e por isso elas podem entupir mais do que o normal.

    Eu reparei que minha T50 às vezes também fica mais lenta depois de um tempo em um trabalho de impressão grande mas não tenho a menor ideia de porque isso acontece. De qualquer forma tenho certeza de que não é por aquecimento, e eu geralmente divido os trabalhos grandes em trabalhos menores – por exemplo, ao invés de enviar 150 folhas de uma vez eu mando 3x de 50.

  170. Sousa disse:

    Oi Denis, primeiramente quero agradecer pela resposta tão rápida. Para sublimação eu sempre ouvi dizer que, ao comprar uma impressora Epson, deve-se colocar um Bulk com tinta sublimática sem usar qualquer outra tinta para não contaminar “mistura-las”, mas nunca imaginei que não pudesse com a L200, pois sempre achei que a Epson tinha um padrão de fabricação das cabeças de impressão. Você menciona o fato da qualidade da Tinta Durabrite, onde estas impressoras podem receber a tinta sublimática, por ser compatível com tinta corante e pigmentada. Porque isso acontece e qual a diferença entre corante e pigmentada? Uma é melhor do que a outra? Abs

  171. denisgomes disse:

    As cabeças de impressão possuem as suas particularidades e em geral elas são desenvolvidas para funcionarem com as tintas específicas do fabricante da impressora. Usar qualquer outro tipo de tinta, ou uma tinta que não seja específica para aquela cabeça, pode causar problemas.

    Nunca se deve misturar dois tipos de tinta no mesmo reservatório, mas não há problema nenhum em pegar uma impressora que já tinha, por exemplo, tinta pigmentada, esvaziá-la e colocar tinta sublimática. Ficará um pouco de tinta misturada dentro da impressora mas isso é facilmente removido com alguns ciclos de limpeza do driver.

    A L200 usa tinta corante de fábrica e por isso ela pode não se dar bem com a tinta pigmentada ou sublimática. Você até pode usar essas tintas, e elas funcionarão por um tempo, mas a impressora pode entupir mais rapidamente do que o normal. Além disso a L200 tem o sistema de códigos e ao usar uma tinta que não seja da Epson você não terá os códigos e terá de obtê-los de outro lugar se conseguir.

    A menção sobre Durabrite serve apenas para indicar aos usuários que aquela impressora usa tinta pigmentada e portanto é compatível também com a tinta sublimática. A tinta sublimática é usada para fazer personalização de canecas de cerâmica, chinelos e camisetas de poliéster. As tintas pigmentada e corante são usadas para impressão do dia a dia (fotos, textos, documentos, convites, etc) e também pode ser usadas com transfer para tecidos de algodão.

  172. Halley Santana disse:

    Ola Denis a minha L200 quando vou imprimir em papel fotográfico 220 ela pucha a folha e ela passa direto, gostaria de saber se é um problema da impressora ou configuração, tbm gostaria de saber se tem como no casa de impressão de foto regula a impressora para consumir todas as tintas iguais pois tem hora que eu tenho que imprimir imagens com um certo tipo de tom mais que as outras?

  173. denisgomes disse:

    Halley, talvez o sensor de papel esteja com problema. Tente usar outra marca de papel ou leve sua impressora para a assistência autorizada.

    Com relação a tinta, é impossível fazer com que a impressora consuma a mesma quantidade, e mesmo que fosse possível isso causaria um desperdício tremendo. Os fabricantes de impressoras introduziram o sistema de cores individuais justamente para tornar as impressões mais econômicas, pois assim você só irá repor a(s) cor(es) que falta(m).

  174. Eliana disse:

    Boa tarde, gostaria de uma ajuda… Trabalho com artesanato e tenho um volume razoável de impressão. Tenho 3 HP D110 com Bulk e duas delas começaram a travar com um mesmo problema de “um dos cartuchos está com defeito”. Já troquei os cartuchos, já limpei os chips (dos cartuchos e das impressoras) e mesmo assim o problema continua… Enfim, meu único jeito será trocar de impressora (pois o concerto de cada fica em R$ 200,00) e preciso de uma opinião de uma impressora (obrigatoriamente com Wi-fi). Os novos modelos da HP não me atendem por um único quesito: não possuem no driver a opção de imprimir em tamanho personalizado de papel, apenas tamanhos de fábrica e PRECISO desta opção. Por favor me indiquem um modelo que “se dê bem” com Bulk e possua a opção de eu poder personalizar o tamanho de papel que desejar. Obrigada !

  175. Rafael disse:

    Olá Denis, acompanho seu blog e gostaria de tirar uma duvida.

    Já quebrei uma impressora tx430w tentando “consertar” um problema que vejo nas impressões em papel sublimaticos. A impressão sai com pontinhos brancos, que identifiquei serem do “puxador” de papel (não sei o nome, são roldanas que vão puxando o papel impresso.

    Agora, na impressora L200 vejo o mesmo problema… A pergunta é: O QUE FAZER?

    Abraços!

  176. Diego disse:

    Ola Denis, meu nome é Diego e gostaria de saber se há alguma maneira da epson l200 imprimir mais rápido? Eu tinha uma HP e me assustei com a demora dessa impressora, se puder me ajudar, obrigado!

  177. denisgomes disse:

    Eliana, as impressoras da HP com exceção da linha Officejet não devem usar bulk ink porque elas usam cartuchos com cabeças de impressão descartáveis que acabam tendo que ser trocados com certa frequência.

    Para usar com bulk ink, eu recomendo fortemente que use uma HP da linha Officejet (apenas esta linha) ou as impressoras da Epson ou da Brother. Pessoalmente, gosto muito de Epson e uso na minha gráfica rápida.

    Com relação ao papel, não entendi exatamente a sua dúvida pois a HP permite, sim, imprimir em papéis com tamanhos personalizados, mas somente até o limite de folha – no caso da D110, por exemplo, o tamanho máximo será 21,5 x 35,5 cm. Você pode portanto imprimir em folhas 10 x 20 cm, 15 x 15 cm, 10 x 30 cm, etc.

    A Epson e possivelmente outras impressoras, por outro lado, permitem imprimir em folhas maiores desde que não se ultrapasse a largura da impressora. Por exemplo: com uma impressora pequena dá pra imprimir folhas com até 21,5 cm de largura e 1 metro de altura. Escrevi até um artigo sobre isso em http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/10/06/voce-sabia-que-com-uma-impressora-a4-e-possivel-imprimir-folhas-com-mais-de-30-cm-de-altura/.

  178. denisgomes disse:

    Olá Rafael. Que pontinhos brancos são esses? Seria possível escanear a folha impressa?

    Sei que o mecanismo da impressora deixa algumas marcas não muito visíveis no papel, mas isso não afeta a impressão em si.

  179. denisgomes disse:

    Sim, existe. Desligue a impressora, desconecte os cabos, dirija-se a uma caçamba de entulho, coloque a impressora lá, volte para casa, vá a uma loja de informática e compre outra. :D

    Brincadeiras à parte, infelizmente não. Ela é assim mesmo.

  180. Lízia disse:

    Oi bom dia,tenho uma epson t33, e imprimo sublimatica e corante, tem algum problema???

  181. denisgomes disse:

    Não, desde que você não fique trocando as tintas nem misturando (para trocar de tinta é necessário esvaziar completamente a impressora).

  182. amos disse:

    as almofadas de tinta da minha epson L200 acabou sua vida util, onde ou como trocar.

  183. denisgomes disse:

    Você pode levar a impressora a uma oficina ou assistência autorizada, ou pode desmontá-la para limpar a almofada manualmente, ou pode instalar um dispenser para que a tinta de limpeza deixe de cair na almofada e seja colocada para fora da impressora. Em todos os casos ela precisará ser resetada para voltar a funcionar.

  184. Rafael disse:

    acabo de ver que é sempre na cor vermelha. No preto e outras combinações não acontece.
    São pontinhos como se o rolo que puxa a folha marcasse a parte já impressa.

    Esse rolo é o segundo, quando a folha ja ta impressa na parte de cima e ele vai puxando conforme vai imprimindo a parte de baixo da folha… Olhando por dentro da impressora, são os rolinhos de metal e uns de plastico. Abraços e obrigado pela resposta!

  185. denisgomes disse:

    Tentou outra marca de papel? Você poderia escanear esta folha para vermos o que acontece?

  186. Rafael disse:

    Escaneei, veja só, dei um zoom pra visualizar melhor…

  187. denisgomes disse:

    Realmente isso são marcas do tracionador frontal de papel. Que tinta e papel está usando? Nas minhas impressões até dá pra ver essas marcas mas só se eu me esforçar bastante, e a impressão em si não é afetada de forma alguma.

  188. Rafael disse:

    A tinta que uso é sublimática e o papel também. O detalhe é que é sempre na cor vermelha… No papel alta alvura, não acontece isso, pois ele segura mais tinta, certo?
    Outro teste que fiz, foi fazer a arte em RGB e soltar a impressão como CMYK. Melhorou bastante..

  189. denisgomes disse:

    Na verdade a foto do seu problema demonstra o que ocorre quando o papel não permite que a tinta seque rápido o suficiente, e dessa forma a impressão fica borrada pelos mecanismos da impressora. Por isso recomendei que usasse outra marca.

    O papel sulfite, o papel glossy (fotográfico, que não é compatível com a tinta sublimática) e vários outros papéis foscos permitem que a tinta seque mais rapidamente, isso não tem nada a ver com “segurar” mais a tinta.

    Com relação a RGB e CMYK, use o que funcionar melhor pra você. Ao contrário das gráficas as impressoras não são tão exigentes com relação ao modo de cor.

  190. Júlia disse:

    Olá! comprei uma L200 para estampar camisetas. gostaria de saber se posso colocar tinta pigmentada no lugar de tinta normal? e se tem algum problema em imprimir estampas nela com papel transfer e tinta pigmentada? desde já agradeço!

  191. denisgomes disse:

    A L200 não é recomendada para usar com tinta pigmentada ou sublimática. Mesmo que o vendedor tenha dito que sim (afinal o negócio dele é vender, e não te ajudar).

  192. Rafael disse:

    Bom, agora está acontecendo com o preto também… Será que tem alguma opção de jogar menos tinta? Ou algo que faça secar mais rapido durante a impressão?

  193. denisgomes disse:

    Mas afinal que papel você está usando? Não diga que é ‘papel sublimático’ porque isso é muito vago.

  194. Sousa disse:

    Oi Denis. Eu tenho uma Epson T40 e T33, ambas indicam na frente o nome Durabrite, mas eu uso um Bulk com tintas corante da Guardian. Está certo? É porque você disse abaixo que a indicação Durabrite normalmente usa tinta pigmentada.

  195. Rafael disse:

    É, minhas informações são vagas pois são papeis sem marca, sabe? O que me indica de papel sublimatico?

  196. denisgomes disse:

    Se o papel tiver marcas ou listras azuis atrás, provavelmente é o tal do ‘papel resinado’. É uma *****, fuja dele. Nesse caso use papel sulfite ou papel fosco (matte).

  197. Rafael disse:

    Fiz um teste com sulfite, mas o “chapado” vermelho ficou manchado… Fica bom o preto com impressão no sulfite comum? E o papel fosco, qual marca/gramatura é o ideal?

  198. denisgomes disse:

    Que tipo de manchado? Você tentou fazer a sublimação desta folha de sulfite? Faça e diga o resultado.

  199. Rafael disse:

    na caneca, o vermelho fica com manchas amarelas. Devo deixar mais tempo ou aumentar a temperatura? Será que é isso?

  200. Rafael disse:

    Com o sulfite, é necessário mais tempo ou maior temperatura?

  201. denisgomes disse:

    Tempo e temperatura não variam de acordo com o papel e a tinta, e sim de acordo com a sua necessidade específica. Nas canecas de cerâmica que faço eu tenho percebido resultados variáveis, ou seja, hoje eu faço uma caneca com 160 segundos a 200 graus e ela sai boa, e amanhã nem tanto. Se 200 graus a 150 segundos não resolvem, tente aumentara para 210 graus ou 160 segundos, e assim por diante. Vá experimentando até você obter bons resultados.

  202. rafael disse:

    Estou com 205 graus, 200 segundos e saem manchas… =[

  203. denisgomes disse:

    Tentou com 150 segundos a 205 graus? Se sim e não deu certo, então mande a caneca pelo correio. Estou sem ideias do que pode ter acontecido.

  204. Sousa disse:

    Oi Denis. Eu tenho uma Epson T40 que indica na frente o nome Durabrite, mas eu uso um Bulk com tintas corante. Está certo? Devo usar tinta corante ou pigmentada?

  205. Marcelo disse:

    Preciso de ajuda! Liguei minha impressora L800 e não imprime todas as cores, parece que não está saíndo todas as cores, o que faço, alguém pode me ajudar? Grato

  206. denisgomes disse:

    Nestas impressoras você pode usar qualquer das duas tintas. A tinta pigmentada tem resistência ao sol mas só é compatível com papéis foscos e não funciona com o papel glossy. A tinta corante pode desbotar, mas imprime com melhor qualidade e funciona com papel glossy.

  207. denisgomes disse:

    Execute o procedimento de limpeza.

  208. sousa disse:

    Ok Denis. Me diz uma coisa. eu gosto de usar impressoras que não sejam Multifuncionais, e gostaria de comprar um desses novos modelos tanque de tinta da Epson, porém acho que a L110 é fraquinha e a L800 é a mais cara. Você sabe dizer se já foi lançado um modelo intermediário que não seja Multifuncional. Tenho feito pesquisa mas não encontrei ainda. Obrigado

  209. denisgomes disse:

    Infelizmente só existem esses modelos da Epson. Por outro lado o sistema de tanque de tinta não-original (popularmente conhecido como bulk ink) funciona muito bem com qualquer modelo de impressora da Epson, portanto você poderia adquirir o modelo que mais lhe agrada e adaptar o bulk ink posteriormente. Perde-se a garantia, claro, mas as vantagens são muitas.

  210. Carla Regina disse:

    Boa noite Denis, meu nome é Carla e estou querendo comprar uma EPSON L355. Estive lendo seus cometários e li que vc não conhece muito sobre ela, mas como vc trabalha no ramo gostaria de saber se já tem mais informações. Obrigada, abraços!

  211. denisgomes disse:

    Olá Carla. Realmente não tenho informações sobre a L355 mas ela parece ser um modelo um pouco mais avançado que a L200. Essas impressoras com tanque de tinta da Epson em geral têm funcionado bem com exceção da L200 aparentemente. Então acho que no seu caso vale a pena arriscar.

  212. Marcos Edmário disse:

    Obrigado! Estava na dúvida em adquirir essa impressora que está por R$499,00 no site da Nagem. Estava desanimado apenas com o preço da tinta, mas já que posso recarregar com outra marca, ufffa, aliviou…. Achei de R$9,90 100ml de tinta corante!

  213. eu tenho tinta corante mais ela vai pede ID

  214. ola..comprei uma epson l200 á uma semana, ela imprimiu normal.. so q hj hora q fui imprimir.. começou a sair falhado, e depois nao saiu tinta mais.. já realizei verificaçao dos jatos, limpeza dos cabeçotes, alinhamento e nada.. nao sai nenhuma gota de tinta.. uso para fazer adesivos para unhas.. o que sera q pode ter ocorrido? grata

  215. denisgomes disse:

    Execute mais duas limpezas de cabeça. Se não der certo, desligue a impressora, espere 24 horas, faça mais uma limpeza e veja se resolve. Se não resolver, entre em contato com a assistência técnica caso esteja na garantia.

  216. ROVANI DE SOUZA disse:

    BOM DIA TENHO UMAS TINTAS QUE COMPREI PARA USAR NA EPSON T 50
    NÃO SÃO ORIGINAL, POSSO USAR NUMA IMPRESSORA ESPSON L800. QUAIS TINTAS SERIA IDEAL PARA USAR NESSA IMPRESSORA ESPSON L 800 SEM SER ORIGINAL. OBRIGADO PELA DICA.

  217. ROVANI DE SOUZA disse:

    tenho que comprar outra impressora para mim eu tinha uma epson T 50 deu defeito,
    qual vc indica, compro outra epson T 50 ou uma epson L 800 eu uso para imprimir dvd. tem muita diferença entre a T 50 para L 800 posso usar a mesma tinta que uso na epson T 50

  218. denisgomes disse:

    Se a tinta for do tipo corante você poderá usar, sim. Mas a L800 solicita de tempos em tempos os códigos de recarga presentes nas embalagens originais, e como nas tintas não originais não existem estes códigos você terá de obtê-los em outro lugar.

    A tinta original para L800 tem um preço bem razoável, mais caro que a tinta genérica mas muito mais barato que os cartuchos, então pode valer a pena usar tintas originais neste modelo de impressora.

  219. denisgomes disse:

    A T50 e a L800 são idênticas exceto pelo fato de que a L800 possui bulk ink de fábrica, no entanto é mais difícil usar tintas genéricas porque de tempos em tempos a L800 pede os códigos de recarga presentes na embalagem da tinta.

    A tinta original da L800 é mais cara que a tinta genérica mas muito mais barata que os cartuchos (apenas R$ 30 por 70 ml). Se você quer usar tinta original, vale a pena a L800.

  220. ROVANI DE SOUZA disse:

    entao por eu ter bastante tinta da t 50 ainda e prefirido eu comprar uma espson t 50, já que L 800 não vai ter como usar as tintas que eu tenho aqui. e elas são bem parecida mesmo, só que a L 8000 e bem mais cara que à T 50, vou comprar então uma T 50 mesmo.

  221. ROVANI DE SOUZA disse:

    entao por eu ter bastante tinta da t 50 ainda e prefirido eu comprar uma
    espson t 50, já que L 800 não vai ter como usar as tintas que eu tenho
    aqui. e elas são bem parecida mesmo, só que a L 8000 e bem mais cara
    que à T 50, vou comprar então uma T 50 mesmo.

  222. denisgomes disse:

    Certo. Funcionalmente as duas impressoras são idênticas, então não haverá problema.

  223. Rafael disse:

    ela realmente não precisa de tinta original?? o cara na loja me ofereceu disse que tem q ser original!! ele está forçando outra, talvez sejá isso!? e ela é boa? vi muita gente reclamaando!? tem outra q vc pode me indicar q dá pra colocar bulk, tenho q imprimir umas 600 copias por dia? só a jato eu quero!! obrigado

  224. denisgomes disse:

    Bom, TEM que ser tinta original se você quiser manter a garantia da impressora :D

    Você pode usar tintas de outros fabricantes sem problema, mas deve cuidar pra usar tintas de boa qualidade. Além disso as impressoras da série L da Epson sempre pedem o tal código que obviamente não está presente nas tintas genéricas.

    Qualquer impressora da Epson pode receber o bulk ink caso ele não tenha de fábrica. Você pode escolher qualquer impressora que mais lhe agrade. Há também as da HP, mas somente algumas aceitam bulk ink corretamente.

  225. rafael disse:

    ouvi dizer que a hp 8000 é muito boa pro bulk!! vc pode confirmar isso pra mim?Alex

  226. denisgomes disse:

    Sim, este é um bom modelo para bulk ink.

  227. Ricardo Senna disse:

    O que você pode me falar da Brother DCPJ125 3 em1 com o cartuchão bulkink.
    é rápida? melhor que essa L200?
    A tinta corante dela é compatível com a da epson?

  228. Ana disse:

    Por favr, estou com uma epson L200, acabou a tinta magenta, mas não solicitou a recarga e nem ID. Enchi assim mesmo, mas agora ela entende que está com tinta, mas não imprime nada na cor. Como faço para registrar o ID ja que não aparece essa opção

  229. denisgomes disse:

    Só é necessário digitar o ID quando solicitado. O seu problema pode ser apenas de entupimento, execute o procedimento de limpeza.

  230. ALINE disse:

    BOM DIA, CARREGUEI MINHA EPSON L200, COM UMA TINTA GENERICA, P/ INFORMAR QUE O TUBO JA ESTA COM TINTA É PRECISO FAZER O PROCEDIMENTO, SO QUE PEDE O TAL ID, COMO FAÇO P/ CONTINUAR O PROCESSO UMA VEZ QUE NAO TENHO ESSE CODIGO E NAO TA IMPRIMINDO AS CORES QUE RECARREGUEI???

  231. Cristina disse:

    Olá, as impressoras epson l200 e l355 imprimem em cartaz?

  232. denisgomes disse:

    Você tem que procurar algum código na internet, se houver.

  233. denisgomes disse:

    Que tipo de cartaz?

  234. Rogério disse:

    Olá, como recarregar a impressora epson l200 com outras, se ela pede um código ao colocar as referida tintas? Como funciona isso?

  235. gabi disse:

    posso usar tinta sublimática na L800? espson?

  236. denisgomes disse:

    Não é recomendado.

  237. BETA disse:

    bom dia, eu tenha uma epson L800, gostaria de saber como faço para resolver um probleminha que ela apresenta na hora da impressão, pois o reservatorio esta cheio de tinta e na hora que peço para imprimir ela informa que o nivel de tinta do azul e do preto esta baixo o que não e verdade e a impressão sai um pouco esverdiado. o q faço?

  238. Rodrigo disse:

    Tenho uma prensa de transfer (para tecido) essa tinta corante e de boa qualidade em tecido de algodão………ou tem que ser a pigmentada……se for pigmentada eu posso recarregar a L200 com esse tipo de tinta? Grato….

  239. Oi poderia me dizer se posso recarregar o toner da Cp1525 Np da HP?
    E sabe me indicar uma impressora a laser, color para uso domestico para impressão de etiquetas?
    Muito obrigado……

  240. denisgomes disse:

    Olá Regiane, veja essa vídeo aula.

    Pessoalmente acho que não vale a pena ter toda a mão de obra para recarregar os cartuchos da HP, cuja recarga não consiste apenas de colocar mais pó no cartucho como você pode ver no vídeo.

    Com relação a impressora laser colorida, você deve usá-la somente se você precisar de etiquetas de papel sulfite (tipo Pimaco) com impressão resistente a água, para lacrar por exemplo produtos que ficam na geladeira ou no freezer, pois a impressão numa laser colorida é muito cara. Além disso os cartuchos coloridos recondicionados ou compatíveis quase sempre não oferecem uma qualidade de impressão adequada como o cartucho original.

    Uma alternativa é fazer etiquetas em jato de tinta em papel glossy (brilhante) pois a impressão neles não borra com água.

  241. Boa tarde, Tenho interesse em comprar a nova impressora Epson L355. Na loja me informaram que para recarregar, preciso suar cartuchos originais, pois na troca a impressora pede um número de série do cartucho original. Minha dúvida é, tenho como utilizar tintas de terceiros? Não serei obrigado a comprar os originais, visto que ele pedirá o número de série?? Obrigado!

  242. galera não precisa desmontar a impressora L200 para limpar nada, eu tenho o reset dele que zera o contador da almofada e vc mesmo coloca um dispenser que eu ensino a colocar e ele nunca mais irá apresentar este erro, qualquer coisa é só add megaprinter@hotmail.com

  243. Gabriela disse:

    Olá, Denis! Pretendo comprar uma Epson L355. Vi alguns comentários sobre o dispenser. Nessa impressora é necessário? Saberias me dizer como instalar e como comprar um? E ela realmente vale a pena? Pois estive em dúvida entre uma HP multifuncional laser colorida, mas a diferença de preço, qualidade de impressão, preço do suprimento foi gritante, além das informações do fabricante sobre a velocidade de impressão e de a HP ser 110 (e eu moro em 220). Obrigada e te aguardo! Adorei as dicas por aqui! Virei fã!

  244. denisgomes disse:

    Olá Hélio, obrigado por compartilhar esta dica, mas espero que você não cobre pelo programa de reset, que pode ser obtido gratuitamente por aí.

    Sobre o dispenser, nem sempre é recomendável instalá-lo. Ao fazer isso a espuma interna não enche e se for preciso acionar a garantia os técnicos verão que a impressora foi modificada e podem se recusar a consertá-la.

    Portanto pode ser interessante usar a espuma interna por um tempo, e só depois instalar o dispenser, ou só fazer isso depois que a garantia vencer.

  245. denisgomes disse:

    O vídeo abaixo não é da L355 mas explica o procedimento que é praticamente o mesmo pra todos os outros modelos.

    As impressoras laser coloridas utilizam um processo de impressão diferente e os cartuchos de toner são realmente muito mais caros que a tinta. Em geral não vale a pena, exceto em casos específicos.

    Fico feliz em saber que gostou das dicas ;) E aqui vai mais uma: a maioria das impressoras funciona apenas 110 volts. Achar uma impressora de 220 volts é muito difícil (se é que existe) ou impossível, então basta comprar um pequeno estabilizador (que também é transformador).

    Se puder ajudar em algo mais, é só escrever.

  246. somente descordo de um fato nesse artigo, se utilizar outras tintas de terceiros vai implicar na garantia sim, porque eu trabalho em uma loja que foi autorizada da epson e caso a epson pedir a impressora ela irá fazer um teste químico para comprovar se as tintas são originais ou não.

  247. denisgomes disse:

    Creio que a maioria que utiliza sistemas de terceiros e/ou tintas não originais sabe que perderá a garantia automaticamente.

    Agora, quero ver fazer testes químicos se a impressora não tiver nenhuma tinta ;)

    De qualquer forma em geral eu tenho recomendado usar tintas originais nas impressoras da série L única e exclusivamente porque a Epson resolveu acordar pra vida e cobrar um preço razoável pela tinta.

  248. Luiz Fernando disse:

    porque não pode ?

  249. denisgomes disse:

    A L200 não possui uma cabeça de impressão compatível com a tinta sublimática ou pigmentada. Se você usar essas tintas ela pode entupir mais rápido do que o normal, ou pode deixar de funcionar após um tempo.

    Além disso as impressoras da série L exigem um código que só vem nas embalagens das tintas originais (que são apenas do tipo corante).

  250. Costa vall disse:

    Denis uma duvida L200 Pediu um codico na instalação dos tubos originais da epson, quando acabar as tintas, e se repor as tintas genéricasvai pediu esse codico….

  251. anderson disse:

    kkkkkkkk…desculpa nao me contive..kkkk
    testes quimicos???
    olha 80% dos consumidores epson usão tinta generica.
    a violação e o uso de tintas que nao seja especifica para o equipamento, com toda serteza o consumidor perde a garamtia sim.

    logicamente se o cliente optar por adapitaçoes de bulk no equipamento ele ja deve saber que tem 90% de chances de perder a garantia.
    mais para quem usa cartuchos recarregaveis e nao fez fica quase impossivel perceber.

    para quem quer fazer adaptações..e acomselhavel fazer depois que o equipamento sair da gantia.

  252. anderson disse:

    comserteza… sempre que vc for reabastecer o bulk.. vai pedir esse codigo

  253. anderson disse:

    simule um reabastecimento no bulk
    e ensira o um codigo de ID
    no preto e no azul.
    cyan:WBA-5G5-ZJW-BTAN
    black:LQ5-GTQ-R3P-DNRE
    se essas IDs nao de certo proucure outas na net.

    quanto as cores sair em outros toms
    faça limpeza da cabeça
    se nao resouver
    observe se nao ouve comtaminação na hora que vc foi reabastecer foi tanque
    ou seja colocou uma cor no lugar da outra….ai vc vai ter que proucurar uma asistencia tecnica para fazer a limpeza e a descomtaminação.

  254. anderson disse:

    da para fazer mais vc corre o risco de perder a garamtia
    proucure IDs das tintas na net.

  255. anderson disse:

    bom a dcp j125 e uma bom equipamento… mais na hora da manutenção e que o bixo pega… nao acha peças…e a cabeça de impressão vale o dobro do preço do equipamento.

    quanto a tinta
    cada marca ou modelo tem uma tinta expecifica..
    tinta epson e para impressoras epson
    tinta brother e para impressoras brother
    se vc misturar vc pode ter problemas.

  256. denisgomes disse:

    Só tem um jeito de saber…

  257. DENER disse:

    BOM DIA DENIS, como faço para resetar o bulk ink da epson L355?
    sem precisar do id do tubo de tinta?
    GRATO

  258. denisgomes disse:

    Não estou ciente de nenhum procedimento deste tipo.

  259. EDSON PAES disse:

    Boa noite Denis! Tenho duvida quanto a instalação de dispenser na Epson T42w, usada para sublimação, se existe alguma dificuldade a mais em relação as outras , pois não encontrei nenhum forum de comentários, ou vídeo sobre o assunto, até mesmo os anúncios de venda dela já com kit , não mencionam o tal do dispenser na relação dos itens inclusos, o que dá até a impressão de não ser necessário , ao fato que da T33 tem informações aos montes,sobre tudo, causando até duvida sobre a melhor aquisição, pois penso em adquiri-la, mas não gostaria de ter alguma surpresa desagrável na hora da montagem do bulk-ink. Fico muito grato, e espero que possa me ajudar com alguma dica sobre este assunto. Abçs. Edson Paes

  260. denisgomes disse:

    Edson, até onde sei todos os modelos de Epson possuem uma pequena porta atrás fechada com parafuso. Ao abri-la você poderá ver a mangueira que leva à espuma interna, e a instalação do dispenser é feita por ali.

    Se você não achou vídeos da T42W é só pegar o vídeo de qualquer outro modelo e fazer a mesma coisa.

  261. Lea Reis disse:

    bom dia Denis ,eu abasteci o recipiente da L200 antes de pedir a tinta,e agora dá que o código já foi usado,o que eu faço?pois no menu mostra que ela está vazia?

  262. denisgomes disse:

    Você deveria ter feito isso somente quando solicitado. Talvez outro usuário do site tenha uma dica pra te dar, ou então você terá de entrar em contato com a Epson.

  263. kleb disse:

    Olá, é o seguinte, tenho a L355 e gostei muito dela. Me atende perfeitamente. Você só terá a necessidade de instalar o dispenser se for utilizar muito. Eu instalei só que ao contrario do video indicado abaixo, é um pouco mais complicado, pois fica abaixo da impressora o reservartório.
    E tem mais a L355 é bivolt, pode ficar tranquila.

    Abraço

  264. kleb disse:

    Fica tranquilo, pode comprar.

  265. Vinicius disse:

    Denis, eu ganhei uma tx200, e fui na assistencia e comprei o sistema de bulk, antes eu tinha uma canon ip1800, na época eu muito leigo sobre recarga de cartucho, eu comprei tintas para fazer a recarga dos cartucho da canon que não deu certo. Eu posso utilizar as tintas da canon na epson?

  266. denisgomes disse:

    Creio que não há problema nisso.

  267. Minha L200 Epson estar com os tanques cheios mais não estar saindo tinta e a trava de segurança estar pra cima o q estar havendo???

  268. maick disse:

    ola denis tenho tinta da hp d110 eu posso usar essas tintas na minha epson l355

  269. denisgomes disse:

    Se for do mesmo tipo (corante) sim. Mas não é recomendado usar tintas de terceiros nas impressoras da Epson da série L se tais modelos pedirem os códigos presentes na embalagem da tinta original de tempos em tempos.

  270. Yzzy Page disse:

    Amigo posso recarregar a Epson L355 com tinta generica ? qual posso usar só a corante?

  271. denisgomes disse:

    Se ela não ficar pedindo os códigos das embalagens, então sim. Só corante neste modelo.

  272. gean disse:

    ola, tenho uma t50, e gostaria de saber se poderia usar as tintas da l800 na t50 ou provoraria danos na mesma.
    Obr

  273. ana@iconecracha.com.br disse:

    Olá Denis!
    Adiquiri hoje um impressora Epson L800, e segui o passo-a-passo que vem junto com a mesma. Após encher os tanques, tentei intalar, mas não aparece a tela em que tenho que digitar os códigos que vem nos recipientes de tinta. Ao invés disso, é exibida uma tela ue solicita a troca dos cartuchos.
    Tentei instalar no XP e no 7. Nota: O seletor que tem ao lados dos tanques de tinta estava virado para o modo impressão… Li e reli o manual, mas não consegui resolver a tal tela de “erro de instalação inicial”
    Você poderia me ajudar?
    ana@iconecracha.com.br

  274. denisgomes disse:

    “Solicita a troca dos cartuchos” essa é nova pra mim. Talvez algum outro visitante do site possa ajudar.

  275. Dany Andrade disse:

    Olha ana, eu sei que vc perguntou ao Denis, porém como eu passei por isto vou lhe dar uma dica, tente abrir novamente a instalação, a minha só pediu os codigos, quando tentei instalar por cima, qualquer dúvida segue meu e-mail: danandaluz@hotmail.com

  276. denisgomes disse:

    Obrigado pela dica Dany, eu não tinha nenhuma resposta para dar à Ana.

  277. Leda disse:

    Ola Denis, gostaria muito que voce me ajudasse, porque tenho uma duvida, todas as impressoras da Epson ha possibilidade de colocar o dispenser de tintas, mas sobre a L200 , nao achei nenhum video explicando como pode ser feito isso. Ha necessidde de colocar o dispenser nela ou nao pode ser colocado, a almofada ira ficar suja com o tempo, ou ela e diferente?

  278. Jocelio disse:

    Amigo eu tenho o reset, para ela, entao eu posso usar tinta de outro tipo?

  279. denisgomes disse:

    A instalação é sempre opcional, mas uma hora a espuma irá encher e a impressora precisará ser limpa e resetada – e isso pode ser feito ou numa oficina de impressoras da sua cidade ou na assistência autorizada.

  280. denisgomes disse:

    Você tem o reset para os códigos das tintas ou o reset para o nível da espuma interna?

  281. Arquimedes disse:

    Parabéns pelo saite!

    Seguinte: acabei de ver na net a Epson Tanque de Tinta L355.
    Vc recomenda?

    Grato

  282. denisgomes disse:

    Parece um bom modelo.

  283. Rosi disse:

    Olá… o tempo de vida das almofadas de tinta da minha Epson PictureMate PM225 acabou como faço p/ localizá-la na impressora e tentar limpa-la?

  284. denisgomes disse:

    Para limpá-la é necessário desmontar toda a impressora. Se o seu modelo tiver uma portinha atrás dela, abra e você verá uma mangueira branca. Ligue esta mangueira a um pequeno tubo de plástico (também conhecido como dispenser) e você não precisará limpar a espuma.

  285. José Roberto Machado disse:

    Bom dia Denis…

    Comprei uma Epson L355 e estou imprimindo alguma coisa todos os dias…..entretanto, como fiquei o final de semana sem imprimir nada, na segunda (ontem 25/05) ela imprimiu mais um cum risco de falha em tres linhas da folha (em tres lugares diferentes) o que eu faço?

  286. denisgomes disse:

    É só executar o procedimento de limpeza do driver.

  287. José Roberto Machado disse:

    E como eu faco isso?

    Subject: [tudosobreimpresso] Re: Posso recarregar a Epson L200 com outras tintas?

  288. denisgomes disse:

    Arquivo > Imprimir > Propriedades (ou Preferências de Impressão) > na janela da Epson clique na aba Manutenção > Limpeza de Jatos (Head Cleaning).

  289. anderson disse:

    Para quem nao me conhece sou anderson tecnico em impressoras multmarcas
    Aqui vai a dica

    Por que a EPSON trabalha com tinta sublimatica e HP não?
    Quais as diferenças entre as tecnologias adotadas nas cabeças de impressão Epson e HP? Porque não posso usar tintas sublimaticas nas impressoras HP? Porque as cabeças Epson são tão versáteis?

    As impressoras jato de tintas são basicamente divididas em 2 tipos de tecnologia de cabeças de impressão: Bubble Jet e Peizo Eletricas. As HP, Canon, Lexmark usam cabeças Bubble Jet e as Epson cabeças Piezo Elétricas.

    O sistema Bubble Jet aquece a tinta em frações de segundos fazendo com que parte dela evapore criando uma pressão que força a tinta a sair pelos micro orifícios da cabeça de impressão. O tipo de tinta usado por estas impressoras esta limitada as tintas corantes. As temperaturas aplicadas nas cabeças das HP chegam a 500C em 20 milisegundos e os corantes sublimaticos cristalizam pela ação do calor danificando permanentemente as cabeças

    Assista este video para compreender melhor: http://www.youtube.com/watch?v=V_RW4iD-3k0&feature=related

    Já a Epson optou pela tecnologia Piezo Elétrica. Neste sistema uma micro palheta de cerâmica se deforma quando aplicado uma tensão elétrica e “empurra” a tinta mecanicamente. Este sistema é muito mais versátil, pois além de “bombear” a tinta com força suficiente para sugar-las dos reservatórios do bulk ink, controla o tamanho das gotas dando maior resoluçao as imagens e também não interferem nas condições quimicas das tintas.

    Assista este video para compreender melhor: http://www.youtube.com/watch?v=EkwCUqeQpbY&feature=related

    A Epson permite utilizar diversas formulações de tintas, pode-se usar: corantes, pigmentadas e sublimaticas

    Corante: são moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira, completamente homogênea e estável. São bastante econômicas, mas desbotam com a ação da luz UV, oxida com o ar e também não são a prova d’água. Suas cores são intensas (tons quentes) e vibrantes.

    Pigmentada: são partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea. São altamente duráveis e quando utilizadas em papéis de boa qualidade chegam a ser superior a 70 anos. Devido a seu alto grau de resistência a água, também é utilizada em papéis transfer para estampar camisetas 100% algodão.

    Sublimaticas: são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos as altas temperaturas no momento da transferência. As estampas são transferidas de um papel previamente impresso e estes gases penetram mas vibras dos tecidos sintéticos (100 % poliéster) que são tingidos permanentemente. O transfer Sublimatico é aplicado em tecido 100% poliester geralmente utilizado em camisas esportivas, abadás, roupas íntimas, maiôs, biquínis, banners e moda em geral e outros produtos especiais para personalização como: canecas de cerâmica, azulejos, chapas de metal, etc… , hoje muito populares e conhecidos como fotoprodutos.

  290. Simone disse:

    olá pessoal comprei uma epson l355 que prometia na caixa 33 ppm e ela imprime em 1 minuto apenas 9 cópias!!!! Estou decepcionadíssimaaaaaaaaaaa.Preciso de velocidade!!!! Se alguém poder me ajudar agradeço muitoooooo!!!!!!! Meu trabalho depende idsto sou professora. Desde já obrigada!

  291. denisgomes disse:

    Depende da velocidade que você procura. Impressoras jato de tinta raramente passam de 10 cópias por minuto, e as da Epson tendem a ser mais lentas que as de outros fabricantes.

    Se você quer mais do que 10 cópias por minuto esqueça as impressoras jato de tinta. Ou compre mais impressoras. Ou comece a imprimir bem antes.

  292. matheus@vmpaper disse:

    estou com um problema na epson l200 ounde a impressão sai com linhas verticais a imagem sai emassada

  293. denisgomes disse:

    Linhas verticais? Procure uma oficina.

  294. Charles Bezerra disse:

    Olá Denis,

    tenho uma impressora epson l355 e usei tinta oríginal na primeira recarga ( a que já vem quando se compra) e ela não pediu os códigos das tintas, fiz a segunda recarga de tinta preta, sendo essa também original, e a impressora também não pediu o código. O que pode estar acontecendo? Já que essas impressoras trabalham com tinta corante, existem delas genéricas pra vender?

    Obrigado.

  295. denisgomes disse:

    Segundo outros usuários a L355 não pede códigos. Sim, existem tintas genéricas.

  296. Leo Vignone disse:

    Boa Tarde, estou comprando minha segunda impressora Epson L800 mas como a finalidade e gráfica rápida as tintas originais no custo de 40,00 cada 70 ml acabam ficando muito caro a impressão. Achei um vendedor que me fornecerá a tinta para ela corante e ele diz que fornece os códigos nas embalagens e até pesquisando verifiquei que existem softwares hoje em dia que geram esses códigos. A questão é, não estou preocupado com a garantia e sim você saberia me dizer se a qualidade de impressão poderia ficar prejudicada com essas tintas ou algo mais poderia acarretar na impressora, entupimentos, etc ? Grato, Leo

  297. Regiane de Simone disse:

    Tenho uma L355 posso colocar tinta corante de terceiros no tanque direto

    ? ela vai pedir codigo em algum momento da recarga? ou só coloco a tinta nos tanques e pronto?

    Regiane

  298. denisgomes disse:

    Leo, discordo parcialmente que os 40 reais sejam caros por dois motivos: 1. a tinta original não viola a garantia da impressora (se é que isso é possível); 2. você terá uma tinta com a máxima qualidade possivel, que reproduz as cores com alta fidelidade (a impressão com tintas genéricas quase sempre precisa ser calibrada) e que não desbota com o sol (quase todas as tintas genéricas desbotam facilmente). Essas vantagens podem ou não ser relevantes para você, e você é quem deve analisar isso.

    Com relação a problemas e entupimentos, isto pode ocorrer mesmo com a tinta original, mas uma tinta de baixa qualidade pode fazer você ter mais problemas do que deveria. Além disso todos os vendedores alegam que suas tintas são as melhores e que não dão problema – como então confiar? Infelizmente você só vai descobrir se uma tinta é boa ou não depois de meses usando-a.

  299. denisgomes disse:

    Sim, pode. Parece que a L355 não pede códigos.

  300. Leo Vignone disse:

    Simone geralmente esta estimativa e feita no modo rascunho mas a impressão não fica boa.

  301. Patrícia disse:

    Olá!
    Pretendo comprar uma impressora Epson l355, e vi que é bom a instalação do dispenser, pois utilizo bastante, e quando vi na loja tentei procurar a entrada traseira para a instalação do dispenser, mas não encontrei, onde fica essa parte na impressora l355?

  302. denisgomes disse:

    Parece que a tampa fica em outro lugar, tente olhar embaixo da impressora. A instalação do dispenser não precisa ser feita no começo pois a espuma interna permite armazenar uma quantidade grande de tinta. Quando a impressora travar devido a isso, aí sim passa a ser necessário instalá-lo.

  303. patricia disse:

    boa tarde, se eu posso recarregar minha impressora epson l200 com outra tinta, como eu faço para colocar o codigo da tinta se a tinta generica não vem com codigo?

  304. denisgomes disse:

    Exatamente por este motivo é que não se deve fazer isso.

  305. Augusto Camara disse:

    Deixa ver se eu entendi??
    1- O ´´tanque“ da Impressora Epson L200, pode ser carregada com tintas de marcas paralelas, porem tem que ser a tinta tradicional, a corante. Correto??
    2- Já o ´´tanque“ L 800 não pode ser carregado com tinta de marca paralela/generica. Ou se carregado, ´´ é mais difícil usar tintas genéricas porque de tempos em tempos a L800 pede os códigos de recarga“?? Ficou complicado. Pode ou não pode??
    3- Outra coisa, o que voce acha da impresso Epson Work Force k301?? Da muito problema quanto conectada a Bulk Ink??

  306. Andrea Oliveira disse:

    Edson estou passando um sufoco. Tenho uma L200 Epson e uma Epson TX133 so que a ultima quebrou uma peça, vou ter que colocar na assistencia tecnica. Qual impressora vc me indica para que eu possa usar TINTA SUBLIMATICA?

  307. andrea disse:

    desculpe nao é Edson é DENIS rsrsrsrs

  308. denisgomes disse:

    Com certeza não a L200.

    Procure qualquer outro modelo de Epson que tenha o selo branco escrito DURABRITE na frente.

  309. paulo disse:

    tenho uma impresora l200 eu posso usar outra tinta sem ser a original

  310. denisgomes disse:

    Até pode, mas a impressora vai pedir os códigos nas embalagens das tintas originais, e não dá pra usar códigos repetidos.

  311. Edmundo Nogueira disse:

    Bom dia Denis, você saberia me informar algum video ou manual que me auxilie na instalção de um dispenser na epson L200 e na epson L355?

  312. denisgomes disse:

    O procedimento é o mesmo pra qualquer impressora da Epson. A única coisa que talvez mude é a posição da porta, que geralmente é atrás da impressora.

  313. Willian Costa disse:

    Olá Denis! Fugindo um pouco do assunto, possuo uma impressora epson tx235w e utilizo cartuchos recarregáveis com tinta corante! Anteriormente, possuia uma impressora hp c4300 com bulk e tintas corantes! A questão é que eu vendi a hp e fiquei com as tintas corantes da mesma! A pergunta é a seguinte (visto que até hoje nunca vi resposta pra tal informação): posso misturar tintas corantes da HP com tintas corantes da Epson?

  314. denisgomes disse:

    Se a sua tinta da HP for mesmo corante (semi-transparente) então creio que não haverá problema nenhum. Eu uso tinta da Epson na minha HP… Eu realmente não acho que exista diferença de formulação entre uma e outra, mas não tenho condições de me certificar disso.

  315. edvaldo.paraty disse:

    Boa Tarde,

    Trabalho com impressão em etiquetas (somente tinta preta), ultimamente utlizo a EPSON CX4500 porem ela gasta muita tinta, inclusive os tinteiros coloridos (já ativei somente tinta preta mais nao resolve).

    PERGUNTAS:
    1- Essa Epson L200 consigo direcionar somente para tinta preta sem gastar o resto das tintas?

    2- Este contador quando ele chegar ao limite. consigo reiniciar ele usando o progama SSC?

    3- As bisnagas de tinta somente original? (posso colocar devez em quando compatives?)

    4- Teria alguma outra impressora que você me indica para impressão de etiquetas ( Multifuncional)?

    Grato

    Edvaldo

  316. EVANDA disse:

    BOA NOITE DENIS. COMPRE UM EPSON L800, TEM COMO EU CONSEGUIR CÓDIGOS PARA PODER USAR NA IMPRESSORA L800 AS TINTAS GENÉRICAS?

  317. Edson Avelino disse:

    Denis qual sesria a melhor impressora com tanque para ser comprada, sendo que devo levar em conta o custo beneficio. Agardeço a resposta

  318. denisgomes disse:

    Olá Edvaldo.
    1. Não. Todas as impressoras jato de tinta consomem um pouco das outras cores com os processos de limpeza que são realizados com certa frequência. Isto é necessário para o bom funcionamento da impressora. Se você precisa imprimir somente em preto, recomendo que use os modelos da Epson que só vêm com o cartucho preto, ou use uma impressora laser preto e branco. Além disso a L200 não é recomendada devido a outros problemas. Melhor procurar outro modelo.
    2. O SSCServe não funciona mais com os novos modelos de impressoras da Epson. O contador da almofada pode ser zerado usando outro programa, o Adjustment Program. Mas demora até chegar a isso.
    3. Na L200 só original porque ela pede os códigos nas embalagens.
    4. Qualquer impressora jato de tinta ou laser pode ser usada. Escolha de acordo com o seu bolso e sua necessidade de recursos.

  319. denisgomes disse:

    Boa sorte com o Google…

  320. denisgomes disse:

    É difícil dizer pois existem inúmeros modelos, cada qual com suas características e preços. Basicamente qualquer impressora com tanque de tintas, seja ele original ou genérico (o famoso bulk ink) é bem econômica para imprimir qualquer tipo de material.

  321. edvaldo.paraty disse:

    Bom Dia Denis,

    Seria uma boa opção então a monocromatica da samsung? O preço do toner e meio salgado, porem a durabilidade e maior.

    Valeu pela ajuda.

    Edvaldo

  322. denisgomes disse:

    Dependendo do que você for fazer, um cartucho de toner compatível ou recondicionado pode ser usado. Ele não tem a mesma qualidade do original mas dependendo do que você imprime isso pode não fazer muita diferença.

    Os cartuchos de toner são um tanto caros sim mas os compatíveis ou recondicionados já têm um preço mais razoável.

  323. Douglas disse:

    Oi Denis, posso usar a tinta da HP F4480 na Epson L210?

  324. denisgomes disse:

    Eu acredito que sim, se for tinta corante.

  325. Sidnei disse:

    Boa tarde!
    Eu tenho uma L 200, como faço para saber que tinta estou usando,
    para mim era pigmentada, mas você disse que ela usa tinta corante.
    Trabalho com transfer e isso é super importante.
    Ela tem me dado muita dor de cabeça, será que a loja que me vendeu
    errou ao me vender tinta pigmentada?

  326. denisgomes disse:

    A tinta original vendida pela Epson é corante. Essa impressora é adequada apenas pra esse tipo de tinta.

    O seu problema pode ser causado ou pelo fato da tinta não ser corante ou pelo fato da tinta que te venderam ser de baixa qualidade, e ambos acabam causando mais entupimentos do que o ideal.

    Se você precisa usar tinta sublimática ou pigmentada procure outros modelos de Epson.

  327. Anderson disse:

    a impressora l800 aceita tinta sublimatica ?

  328. denisgomes disse:

    Não. E mesmo se aceitasse, creio que não exista tinta sublimática nas duas cores adicionais (ciano light e magenta light).

  329. Josimar Sousa disse:

    Em que site eu encontro as almofadas de tintas da epson L200? Já revirei na internet e nada. Só encontro Reset. Minha multifuncional travou, e diz uma mensagem: para trocar as almofadas de tintas.

  330. denisgomes disse:

    Não é necessário trocar e não existe para vender. O procedimento feito pela assistência é desmontar a impressora, retirar a almofada, lavar e colocar de volta.

  331. deniz disse:

    ola me chamo damiana e gostaria de tirar uma duvida deniz eu tenho uma epson L210 os frascos que veio foi de 70ml e com uma reverensia de números e letras t6641 BK T6642C T6643M T6644Y eu posso usar outra sem ser referente ao numeros e letras quero compra a quela de 500MLT eu trabalho muito com a impresora obrigada aquardo sua resposta

  332. denisgomes disse:

    Olá Damiana. Creio que esta impressora peça para digitar os números seriais encontrados nestas embalagens. Neste caso você deve usar a tinta original da Epson pois a tinta genérica não possui tais códigos nas embalagens.

  333. cassio disse:

    ola alguem poderia me dizer se existe um codigo que eu coloco na L 200 que depois que eu reabastecer não preciso digitar outro pois a minha L 200 esta com o bulk cheio e esta pedindo para repor tinta obrigado

  334. Jonathas disse:

    Na moral, seu espaço para ler comentários é dos melhores ! Parabéns ! Dentre os comentários não encontrei a resposta para minha dúvida, qual seria a melhor tinta compatível ? Sei que é preciso testar alguns fornecedores, mas não há um caminho mais fácil ? Na epson L355, qual tinta corante é melhor ? Qual marca optar inktec, sensient ? Obrigado !

  335. Djalma Duarte disse:

    Denis. Eu tenho uma L355 com tanques de tinta. Acabou a tinta preta e eu tenho uma garrafinha de tinta preta da L200. Fui informado que pode ser usado na L355 as tintas da L200, isso é verdade? Devo apenas encher o tanque e continuar imprimindo? – ela parou porque o nível está baixo e eu fiquei confuso porque a L200 orienta todos os passos da troca, enquanto a L355 nada informa e o manual É TOTALMENTE SUPERFICIAL, não fala em código (que não deve ter como a L200), não diz que basta encher que ela funcionará em seguida… enfim, um MANUAL PARA JOGAR NO LIXO.

  336. denisgomes disse:

    Não há como resolver isto, a L200 foi criada para pedir códigos de tempos em tempos.

  337. denisgomes disse:

    É difícil mesmo encontrar fornecedores, mas eu não recomendo nenhuma marca em particular. Só recomendo que fuja das tintas baratas.

  338. denisgomes disse:

    Sim, você pode usar. As tintas são do mesmo tipo. E aparentemente a L355 não pede códigos como a L200.

  339. GSA disse:

    Qual é a melhor impressora para impressão em papel fotografici q não desbota é L200 ou a L355?

  340. denisgomes disse:

    Na verdade qualquer impressora jato de tinta, mas SOMENTE SE VOCÊ USAR TINTA ORIGINAL. A tinta corante original da Epson aparentemente não desbota.

  341. Boa tarde Dênis, você conhece alguem que use tinta/corante comestível na impressora epson L355?

    estou pensando em substituir minha HP pela epson L355 para impressão de PAPEL ARROZ.

  342. Claudio disse:

    vc poderia me informar qual a capacidade máxima de impressão de folhas por mes para não sobrecarregar a impressora L200 e L355, pois preciso de uma com capacidade para pelo menos umas 35 mil folhas por mes e não sei qual o melhor modelo usando a tecnologia bulk ink

  343. Renato disse:

    Dênis, parabéns pelo Site e pelas dicas. Me diga uma coisa, qual é a melhor tinta para sublimação em sandálias que existe hoje? E eu estava quase comprando uma Epson L355 com tinta sublimática e vi aqui não é indicado. Me indique uma inpressora para sublimação em sandálias, por favor. obrigado

  344. Suelyn Medeiros disse:

    Olá Denis… Excelente artigo parabéns…
    Gostaria de saber se assim como a Epson L200 a L800 pede os códigos dos cartuchos tbm?

  345. denisgomes disse:

    Não, nunca ouvi falar. Mas teoricamente é possível já que a tinta comestível é corante.

  346. denisgomes disse:

    Não creio que exista essa de sobrecarregar, mas atente-se à velocidade de impressão (páginas por minuto): quanto mais rápido melhor pra você.

  347. denisgomes disse:

    Não entendi a sua pergunta. Só existe um tipo de tinta para sandálias: a tinta sublimática. A L355 não é recomendada pra usar essa tinta mas outros modelos da Epson são.

    Atente também para o fato de que deve-se usar sandálias próprias para esse processo, e não aquelas do mercado.

  348. Valente82 disse:

    Boa tarde, comprei uma impressora Epson L355. Gostaria de saber se posso recarregá-la como tinta corante UV para Epson compatível ou tem que ser a tinta original. Ela pede Código?

  349. denisgomes disse:

    Parece que não pede códigos. Se você quiser uma impressão que não desbote, usar a tinta original é a melhor opção.

  350. Silvia disse:

    Oi Denis, comprei um Epson L200 e é tudo de bom. Ontro dia, pediu a reposição de tinta preta, fiz a recarga e quando fui imprimir não funcionou. Tentei instalar novamente e pediu uo codigo que vem nos frascos da tinta original. Eu coloquei, poia ainda tinha algusn que vieram com ela. Agora, quando precisar abastecer a colorida não tenho mais. Como faço pra abastecer? Que código vou usar do ID vou usar se tenho somente a tinta não original?

  351. denisgomes disse:

    Com a L200 você só deve usar tinta original por causa dos códigos. A menos que você ache na internet, se é que vai achar, e se é que isso dá certo.

  352. Marcelo Pereira - RJ disse:

    Parabéns por este espaço que tem ajudado tanta gente, inclusive eu.
    Eu comprei uma L355 e gostaria de saber como faço para instalar o dispenser nela, eu já ouvi dizer que fica em baixo e não atrás como na minha outra impressora tx135.
    Obrigado!

  353. denisgomes disse:

    Parece que é embaixo sim. O procedimento é o mesmo das outras impressoras, basta procurar algum vídeo no YouTube.

  354. jamerson farias disse:

    amigo ,tente baixar o driver via on line

  355. Alexandre Magno disse:

    Eu andei estudando uma Epson C79 sem a carcaça, querendo descobrir como tirar a tal esponja de uma forma segura, para lavar. Pude observar apenas que a “boca” que recebe a mangueira é plástica. Pergunto-me: na verdade não seria um reservatório, invés de uma esponja?

  356. Alexandre Magno disse:

    Desculpe-me, não sou capaz. Não tenho experiência e não quero me comprometer. Nem conheço o modelo TX115.

  357. Alexandre Magno disse:

    Alguns profissionais da área de impressões optam por modelos HP que recebem os tais CARTUCHÕES. Parece-me que são modelos com cabeça de impressão na impressora e eles levam em conta que farão apenas tantas mil impressões com uma cabeça de impressão.

  358. Alexandre Magno disse:

    Impressoras que usam tinta DuraBRITE. Segundo me consta, é uma tinta original pigmentada. Não estou chegando a “recomendar” essas impressoras. Não tenho experiência para isso. Estou dizendo que usam tinta pigmentada.

  359. Alexandre Magno disse:

    Inkscape é um software livre e gratuito que pode ser muito útil.

  360. Alexandre Magno disse:

    O Guia de Instalação Rápida, impresso dobrável que geralmente acompanha uma impressora Epson nova como item da caixa, muitas vezes trás uma tabela com todos os códigos de luz. Se você não tem esse impresso, pode obtê-lo em PDF na área de suporte no site do fabricante. Procure na seção Suporte On-Line e Manuais que é destinada ao modelo da impressora. Exemplo, para TX235W.

  361. Alexandre Magno disse:

    O que deu?

    Saibamos que algumas imagens (e fotos) trazem perfis de cores embutidos. Essas imagens seria impressas incorretamente mesmo pelo Visualizador de Imagens do Windows, imagino.

  362. Alexandre Magno disse:

    Você pôde?

  363. Alexandre Magno disse:

    Foi a 8 meses… e hoje, como está?

  364. Alexandre Magno disse:

    antonio, qual tinta você está usando? como tem sido?

  365. Alexandre Magno disse:

    Quero mencionar que, numa TX235W usando papel fotográfico de gramatura alta (260g, acho), tenho tido dificuldades parecidas. Acontece que o papel tomou uma forma específica, ao ser armazenado. Agora, se eu quiser usá-lo, faz-se necessário moldá-lo com as mãos, corrigindo as anomalias em sua forma antes de submetê-lo à impressora. Mesmo isso sendo feito, às vezes a impressora ainda o rejeita umas duas vezes. Dá a impressão de que o papel não é reconhecido quando está reto ou “barrigudo” demais, e duro.

  366. Alexandre Magno disse:

    antonio, sei que estou muitíssimo atrasado. Peço-lhe desculpas. Mas qual foi o problema? Você tentou usar a TX235W para o quê e ela se comportou como?

  367. Alexandre Magno disse:

    Mas com corante ele não poderia continuar usando o equipamento para o mesmo fim, não é?

  368. Alexandre Magno disse:

    Eu estou impressionado com a qualidade de impressão da Epson. Mas não conheço a qualidade dos modelos HP atuais. O que sei é que tem Canon com o dobro de resolução da Epson.

  369. Alexandre Magno disse:

    Aberração em que sentido?

  370. Alexandre Magno disse:

    Passaram-se 5 meses. Você conseguiu fazer algo assim?

  371. Alexandre Magno disse:

    Para que? Isso não é só dor de cabeça?

  372. Alexandre Magno disse:

    Ainda não usei, mas existe o WIC. Diz-se que reseta os níveis de tinta da L200.

  373. Alexandre Magno disse:

    E há modelos, fora do Brasil, que tem ainda outras tintas que não a DuraBRITE. Não consigo entrar nos detalhes agora. Aviso por que algum pode chegar de para-quedas por aí. Não sei quanto ao tipo, se é sempre “pigmentada ou corante”.

  374. Alexandre Magno disse:

    Talvez seja para isso que o WIC reseta os níveis de tinta da L200. É gratuito. Mas eu não testei. Nunca usei uma L200.

  375. Alexandre Magno disse:

    Olá! Passaram-se 5 meses. Tem usada as tintas da L800 na T50? Como tem sido? Entupimentos? Faz “manutenções” com que frequência?

  376. Guest disse:

    Passaram-se 2 meses. Usou? E aí?

  377. Alexandre Magno disse:

    Se for um papel grosso e duro, tente moldá-lo (com as mãos) para um formato mais natural. Enfrento esse problema usando um papel glossy com aproximadamente 260 de gramatura, numa TX235W. Ela cospe o papel; até que eu consiga que ele fique mais natural. Parece que os sensores não conseguem detectar a folha “estranha”.

  378. Alexandre Magno disse:

    Mas a original é a mesma e muda apenas a embalagem? Acredito que foi isso que ele quis saber.

    E aí, a L355 não pede mesmo os códigos?

  379. Alexandre Magno disse:

    Ou demora muito mais para isso. Lembro-me de ter lido em algum lugar que era mais de duas décadas.

  380. Alexandre Magno disse:

    E hoje?

    E o que diziam da L200?

  381. Alexandre Magno disse:

    Sousa, você gostaria de queimá-la?!

    Cada modelo é para uma carga de trabalho. É tão difícil o pessoal entender isso! Depois ficam malhando a marca X ou a marca Y…

  382. Alexandre Magno disse:

    Tinta pigmentadapigmentos (como pó)

    Tinta corantecorantes (líquidos, ou quase como líquidos)

    O ideal seria lavar a impressora (cabeça de impressão) com solução de limpeza, antes de colocar outra tinta. Eu fiz isso numa C79, usando cartuchos recarregáveis cheios de solução de limpeza, imprimindo chapados de várias coisas e acionando limpezas de bicos pelo software, alternadamente. Mas o pessoal não faz isso e dá tudo certo também.

  383. Alexandre Magno disse:

    Enfrento problema similar com uma TX235W e um determinado papel fotográfico com aproximadamente 260 de gramatura. Noto que o papel é rígido e tomou uma forma barriguda devido à maneira com que foi guardado. Então, quando a impressora o rejeita, tento moldá-lo para uma forma natural (reta) ou para um forma em que ele fique curvo para trás invés de barrigudo. Dá certo. Lá pela segunda ou terceira tentativa a impressora o aceita.

  384. Alexandre Magno disse:

    Demorou tão pouco para eu enfrentar essa dificuldade. Espero que não sejo o sensor a caminho de dar defeito. É comum?

  385. Alexandre Magno disse:

    Ainda que você não pudesse configurar o tamanho de papel menor no driver da impressora, provavelmente conseguiria fazer um trabalho simulando o formato menor dentro do formato maior suportado. Exemplo, imprimir A5 mas na verdade como se estivesse alimentando A4.

  386. Alexandre Magno disse:

    Também percebi esse problema com uma TX235W. Usando papel glossy (não lembro que marca) ou semi-glossy (Pimaco). Hoje, parece-me que acontece é com qualquer papel. Mas não ligo mais. Estou considerando normal. Na primeira vez que percebi, até grilei. Congitei defeito. Depois refleti: a impressora foi muito barata para eu esperar dela um resultado fotográfico completamente profissional. Nem fotográfica ela é…

  387. Alexandre Magno disse:

    Ela não teria aquela opção “alta velocidade”, para ativar/desativar, no software?

  388. Alexandre Magno disse:

    Você faz a permuta com que frequência? Tem enfrentado problemas? Há quanto tempo?

  389. Alexandre Magno disse:

    Passaram-se 4 meses. E aí, como fez?

  390. Alexandre Magno disse:

    Mas não houve mudança na tonalidade?

  391. Alexandre Magno disse:

    Talvez desativar uma opção “alta velocidade”, no driver da impressora, se ela existir.

    Eu deixei isso de lado, aqui. Não enculcar!

  392. Alexandre Magno disse:

    É capaz de usar tinta pigmentada do mercado paralelo. Por que a tinta original DuraBRITE é pigmentada. Só que uma impressora que suporta pigmentada, em geral, suporta tranquilamente a corante. O inverso é que não é verdadeiro.

  393. Alexandre Magno disse:

    Poderia ser uma foto, não?

  394. Alexandre Magno disse:

    Sem desdizer o que o denis ensinou: a tinta pigmentada é mais arriscada. Quando entope, geralmente é mais grave. Dizem que “entupimentos reais” de tinta pigmentada nem se resolvem; aqueles que não são apenas ar. Parece mais um terror, eu sei, mas eu entrei nessa e optei por corante. Não me arrependi. Está aí o denis para nos mostrar as tantas possibilidades da tinta corante!

  395. Alexandre Magno disse:

    Resolveu? O que era?

  396. Alexandre Magno disse:

    Quais tem sido os problemas da L200?

  397. Alexandre Magno disse:

    Hoje você pode dizer: essa economia em tinta, tem sido efetiva? De qual tinta você tem usado?

  398. Alexandre Magno disse:

    Afinal, o que era? Ar?

  399. Alexandre Magno disse:

    Presumo que você já tinha bulk e cartuchos.

  400. Alexandre Magno disse:

    Ainda bem que o denis respondeu. Eu não saberia dizer e estive afastado do tópico.

    Obrigado, denis.

    Desculpe-me, rafael.

  401. Alexandre Magno disse:

    O problema poderia ser ar. Devemos reabastecer as tintas lentamente. Enfim, o que?

  402. Alexandre Magno disse:

    Acho que ele queria perguntar por isso.

  403. Alexandre Magno disse:

    Existe o WIC para resetar gratuitamente os níveis de tinta. Mas não sei como usa. Não sei qual é a lógica da coisa. Nunca usei uma L200. E não garanto o WIC.

  404. Alexandre Magno disse:

    Veja se não é caso de usar o WIC para resetar níveis de tinta. Seria gratuito. Não sei se funciona. Não estou dizendo que é disso que você precisa. Não sei.

  405. Alexandre Magno disse:

    Sei que estou respondendo atrasado. Mas veja se não seria o caso de usar WIC para resetar gratuitamente os níveis de tinta.

  406. Alexandre Magno disse:

    Se a pessoa puder, é interessante “lavar” com solução de limpeza. Eu fiz isso numa C79 usando cartuchos recarregáveis que primeiramente foram cheios com uma quantidade calculada de solução de limpeza.

  407. Alexandre Magno disse:

    Epson, em geral, não tem mais resolução real do que HP?

  408. Alexandre Magno disse:

    Que eu saiba, jato de tinta não presta para couché. Você teria de usar papel semi-fotográfico, ou fotográfico de baixa gramatura, como indicado pelo denis, se não quisesse ir em busca de um papel couché especial (que desisti de testar).

    Quanto às seis cores, tenha em mente que a impressora de seis cores consegue fazer cores (tonalidades) “suaves” que a impressora quatro cores não faz apenas com o branco do papel.

    Ouvi dizer que algumas impressoras Canon de seis coires é que são a coisa, para fotografia caseira. Parece que tem até o dobro de resolução das Epson, e a qualidade de impressão de uma Epson não é ruim…

  409. Alexandre Magno disse:

    Eu não colocaria pigmentada numa L200. Você colocou? Como tem sido? Já fazem 7 meses…

  410. Alexandre Magno disse:

    Afinal, você afirmou ou perguntou? Pelo que decidiu? Como tem sido?

    Dependendo do papel a tinta não faz tanta diferença. Eu imprimi mapas em papel matter Fillipersone “largou” com poucos meses. Acho que o certo seria dizer até “desbotou”, mesmo.

  411. Alexandre Magno disse:

    Você já viu se não o caso de usar o WIC para resetar os níveis de tinta? Não sei. Nunca usei uma L200.

    Mas de um modo ou de outro, não considero que você vá ter prejuízo se usar originais. Será mais caro, mas será mais garantido. Muito melhor do que muitos outros conjuntos que são oferecidos por aí.

  412. Alexandre Magno disse:

    Lojas como a Nagem… lojas de informática em geral. Não é difícil encontrar. Está no leque nos consumíveis Epson. Se a loja vende Epson, provavelmente venderá esses refis.

  413. Alexandre Magno disse:

    Em que deu?

    A recarga da tinta deve ser feita lentamente, para não criar bolhas de ar.

  414. denisgomes disse:

    Olá Alexandre, há quanto tempo! Bom te ver!

    De fato não é uma esponja, é um reservatório plástico (uma caixa) com um bico ligado à mangueira. Dentro da caixa há uma espuma de algodão comum, que pode ser lavada ou substituída. Ou melhor: instale o dispenser e nunca mais tenha problemas com isso.

  415. Alexandre Magno disse:

    anderson, afinal, ela precisará ou não do ID? Qual será o papel do RESET do nível de tinta?

  416. denisgomes disse:

    Não há problema nenhum em usar qualquer outra tinta nessas impressoras, inclusive tintas genéricas. O problema está apenas nos códigos que alguns modelos de Epson pedem.

  417. Alexandre Magno disse:

    Mas a HP a laser é bem mais rápida; foi isso que você disse, não foi?

  418. denisgomes disse:

    O papel que eu uso ocasionalmente vem ligeiramente curvado, então torna-se necessário usar algo para desentortá-lo antes de colocar na impressora. Eu uso um tubo de papelão fino para enrolar a folha no sentido oposto e deixá-la plana.

  419. denisgomes disse:

    Alguns modelos da série L não estão pedindo os códigos, segundo comentaram.

  420. denisgomes disse:

    Resolução não é a mesma coisa que qualidade. Acho que todas as impressoras jato de tinta atingiram um patamar em termos de resolução e não irão além disso.

    O interessante agora é observar a quantidade de cores: impressoras com 6 cores produzem impressões melhor que com 4 cores, e assim por diante.

  421. Alexandre Magno disse:

    Isso se a pessoa quiser fraudar a garantia, não é denis?! Ou você está falando que tem técnico tão chato que vai usar como pretexto para não pegar qualquer serviço que seja na impressora já sem garantia?

  422. Alexandre Magno disse:

    Eles só precisariam de um melado. Mas talvez não se deem ao trabalho quando não está evidente o uso de outras tintas.

  423. denisgomes disse:

    É pra fazer camisetas escuras que exigem um fundo branco. As impressoras usadas para fazer transfers não possuem tinta branca.

  424. Alexandre Magno disse:

    O ideal e ético é assumir que já perdeu.

  425. denisgomes disse:

    Um usuário comentou que a L200 não aceitaria papéis com mais de 90 gramas, e eu confirmei isso no manual. Achei estranho pra caramba, mas fazer o quê.

  426. Alexandre Magno disse:

    Em que é diferente usar um ID da Internet?

  427. Alexandre Magno disse:

    Veja se não é com o WIC, resetando os níveis de tinta.

    Aliás, já se passaram 2 meses. Em que deu?

  428. Alexandre Magno disse:

    O dispenser, usa quem quer. É uma facilidade para não ter que trocar ou lavar a esponja. O dispenser é qualquer frasco plástico que você coloca ao lado da impressora para receber o conteúdo expelido pela mangueira. A mangueira, você passa por alguma brecha na carcaça, ou grade, ou fura a carcaça (removida) da impressora, com cuidado.

  429. Alexandre Magno disse:

    Será que seria o caso de usar o WIC para resetar os níveis de tinta? Passaram-se 2 meses.

  430. Alexandre Magno disse:

    Por que não?

  431. Alexandre Magno disse:

    Resolveu? O que era?

  432. Alexandre Magno disse:

    Pensei que tinta HP seria só para HP, e assim por diante. Até por que as tecnologias das cabeças de impressão HP e Epson são completamente diferentes. Esses modelos específicos seriam compatíveis, é isso?

  433. Alexandre Magno disse:

    O pessoal tem usado, ou você falou “em teoria”?

  434. Alexandre Magno disse:

    É interessante ter o dispenser por que tirar a esponja para lavar ou trocá-la geralmente não é nem um pouco prático, fácil e seguro para um usuário doméstico. É um serviço para a assistência técnica, como o denis falou.

  435. Alexandre Magno disse:

    O RESET para as tintas talvez seja o que o WIC faz. Eu não sei.

  436. Alexandre Magno disse:

    Ela por certo pede código para as tintas também, não é?

  437. Alexandre Magno disse:

    Ouvi falar que alguns poucos modelos permitem tirar a espuma mais facilmente. Mas me parece que a regra geral é mesmo essa dada pelo denis: é preciso desmontar toda a impressora; um serviço para técnicos.

    Remontar uma impressora pode ser muito complicado. Alguns peças não podem sair da posição. Por vezes, parece-me, é preciso inicializar o hardware com um software específico.

  438. Alexandre Magno disse:

    E às vezes é conveniente e até preciso dar um “descanso”, para tinta “sentar”, após o procedimento.

  439. Alexandre Magno disse:

    Além da impressão em rascunho não ser boa, gera mais risco de entupimento. O driver não tão parece usar tão uniformemente o conjunto de bicos da cabeça de impressão, nesse modo. Além de que, logicamente, usa menos.

  440. Alexandre Magno disse:

    Não poderia ser desalinhamento?

  441. Alexandre Magno disse:

    Está confirmado?

  442. Alexandre Magno disse:

    Por que a própria impressora está dizendo que a espuma [provavelmente] venceu, está saturada…

  443. Alexandre Magno disse:

    Existe o WIC. Mas eu não sei a lógica dele, e se funciona. Sei apenas que a página declara esse programa resetar o níveis de tinta gratuitamente. Nunca usei uma L200.

  444. Alexandre Magno disse:

    Parece-me que tanto a L200 como a L800 pedem códigos. Parece-me também que ambas usam originalmente tinta corante, e sendo assim, não é recomendado uso de tinta pigmentada nelas.

  445. Alexandre Magno disse:

    Nem se for alternadamente?

  446. denisgomes disse:

    Esse truque é inútil para cartazes, que geralmente são tamanho A3, A2 ou A1.

  447. Alexandre Magno disse:

    Eu não permutaria as tintas. E “misturar”, nem pensar. Eu não sou químico e não sei as fórmulas dessas tintas, mas seria jogar com a sorte!

    Usar tinta Epson em HP parece que é menos risco do que o contrário, por causa das tecnologias das cabeças de impressão. A tecnologia piezo me parece exigir mais critérios.

  448. denisgomes disse:

    Não é necessário usar cartuchos recarregáveis, dá pra fazer com uma seringa e um pequeno cano de plástico fino.

  449. denisgomes disse:

    As bolhas de ar no sistema só aparecem quando a impressora fica sem tinta.

  450. Alexandre Magno disse:

    Orientando-se pelo número das perguntas, mas não necessariamente respondendo-as.

    1 – Você conhece alguma impressora que faça isso?

    2 – Hoje existe o WIC. Mas não sei qual é exatamente a proposta dele com a L200, se funciona.

  451. denisgomes disse:

    Aparentemente as cabeças de impressão para impressoras domésticas não são tão exigentes assim quanto as cabeças de impressão para plotters.

    Se a tinta for do mesmo tipo (corante/pigmentada) não vejo porque haveria problemas em usar uma tinta indicada para outro modelo de impressora. Talvez nem exista diferenças na formulação.

  452. denisgomes disse:

    Não há nenhum impedimento em usar tintas da L800. A Epson ainda não inventou nenhuma trava que impedisse a tinta de fluir pela cabeça de impressão de qualquer impressora :D

  453. denisgomes disse:

    Se não me engano essa é uma das que não pede.

  454. Alexandre Magno disse:

    Nesses modelos de fábricas, usar tintas originais é atraente. Ainda custa um pouco mais, mas com certeza deve valer a pena. Já é econômico, realmente. A Epson não pode dar a coisa de graça, também.

  455. denisgomes disse:

    Por isso a melhor opção é mesmo o dispenser. De qualquer forma a espuma em si é bem grande, quando aparecer o primeiro aviso de manutenção (a primeira trava) ela provavelmente estará 40-50% cheia.

  456. Alexandre Magno disse:

    Eles não trocam mesmo?

    Será que daria para fabricar (cortar) outra almofada?

  457. Alexandre Magno disse:

    Você pode colocar um dispenser, invés de fazer a manutenção na esponja. Mas tem de fazer alguma coisa, não pode ficar como está, apenas com o RESET,

    Obs.: sei que respondo com 22 dias de atraso. É para a utilidade de todos.

  458. denisgomes disse:

    Já ouvi uma conversa dessas sobre HP mas isso não faz o menor sentido: porque o fabricante colocaria uma opção que potencialmente poderia causar problemas na impressora? Acho que os “técnicos” de bulk ink falam isso apenas como desculpa pro caso do cliente reclamar que está falhando (por culpa da tinta ou sei lá).

    Já imprimi em modo rascunho na HP sem problema algum. Já na Epson o modo rascunho é inutilizável por culpa do design da impressora.

  459. denisgomes disse:

    Não que eu saiba. Já vi linhas verticais em laser, mas não em jato de tinta.

  460. denisgomes disse:

    @Willian: Misturar tintas de fornecedores diferentes nunca é uma boa ideia, como indicou o Alexandre.

    @Alexandre: Até onde sei a única diferença entre as tecnologias térmica e piezo é a forma como a tinta é puxada e jogada pro papel, e mais nada.

  461. denisgomes disse:

    Até onde sei não é necessário trocar por uma nova, mas se você quiser você pode, sim, fazer uma nova com algodão ou qualquer outro material absorvente.

  462. Alexandre Magno disse:

    No manual da TX235W também tem isso. Tanto em Especificações técnicas → Especificações do papel como em Especificações técnicas → Especificações de impressão. Mas eu passei a considerar tal como informação inconsistente quando vi que no mesmo manual, em Como carregar papel → Papéis da Epson disponíveis, e fiz [lembro-me de ter feito] uma pesquisa desses papéis Epson, constatando que são de gramaturas mais altas.

  463. Alexandre Magno disse:

    Mas nessa última semana que se encerra, recarregando cartuchos transparentes de uma C79, eu pude perceber que, devido ao cartucho ter várias câmaras para o equilíbrio de pressão do fluído, este, ao passar ou não passar de uma câmara a outra, gera bolhas de ar “facilmente”. Imagino que o ambiente deva ser parecido dentro de uma cabeça de impressão, e como ela se move de um lado a outro bruscamente, não é difícil imaginar…

  464. Alexandre Magno disse:

    Eu me referia às propriedades físico-químicas da tinta. Penso que o gean também. Se não daria problemas tanto quanto ou pior do que usando tintas do mercado paralelo.

  465. Alexandre Magno disse:

    Não tenho como interessante arriscar.

  466. Alexandre Magno disse:

    Eu não sou técnico/vendedor de bulk ink e aqui a conversa é minha. Tenho observado que é assim mesmo. Os bicos da C79 da minha irmã entupiram quando ela preferiu imprimir mais de dez páginas em rascunho invés de fazer a impressão preventiva em “modo normal” (texto e imagem) que eu tinha orientado.

    Na antiga HP 710C, os entupimentos chegavam mais cedo também quando não obedecíamos a orientação de não imprimir em rascunho; ao menos no colorido era perceptível a relação de causalidade.

  467. Alexandre Magno disse:

    A primeira página imprimida durante o procedimento de alinhamento para uma C79 trata justamente de linhas verticais. Vi isso hoje. Mas realmente, não me lembro de ter estado com a impressora desalinhada a [não] imprimir linhas verticais.

  468. Alexandre Magno disse:

    Uma vai a alta temperatura, a outra não.

  469. Alexandre Magno disse:

    Dá mais trabalho e não dá a mesma segurança. Com os tais cartuchos é possível imprimir chapados que vão ficando cada vez mais transparentes, indicando limpeza.

  470. Alexandre Magno disse:

    Fica atrás da orelha: uma vai a alta temperatura, a outra não.

  471. Alexandre Magno disse:

    Eu não sei se o WIC resolve seu problema. Diz-se que ele reseta os níveis de tinta da L200 e da L800, gratuitamente. Eu nada garanto. Nunca usei. Aliás, nunca usei uma L200 ou uma L800. Mas estou apontando o WIC para quem quiser testá-lo por sua própria conta e risco. Se der certo, por favor, diga ao pessoal aqui.

  472. Alexandre Magno disse:

    Algumas impressoras jato de tinta passam a entregar resultados diferentes ou de qualidade indesejável quando são colocadas para imprimir “muita” coisa de uma vez.

    Uma TX235W (nova) começou a escurecer diplomas chapados de tonalidade amarelada em ciclos de mais de 5 impressões. Uma C79 (já com alguma idade, é verdade), mancha o papel principalmente com tinta preta, quando o trabalho tem muito de preto. São dois modelos Epson.

    Embalagens de impressoras HP indicam a “carga de trabalho” do modelo, distinguindo bem entre uma impressora indicada apenas para uso doméstico e uma impressora indicada para uma quantidade de trabalho maior. Não tenho conseguido obter a mesma informação para os modelos Epson; mas não vasculhei tanto, talvez o Suporte deles respondesse.

  473. Alexandre Magno disse:

    Eu não sei se o WIC seria uma solução. Se for, por favor, diga aqui para o pessoal, quando validar.

  474. denisgomes disse:

    Não se preocupe com o funcionamento do cartucho em si. Preocupe-se apenas se houver bolhas nas mangueiras.

  475. Gean disse:

    Preto e amarelo da l200 o restante da l800, foi o melhor investimento que fiz, sem problemas e entupimentos, tintas alternativas nunca mais.

  476. Marciano disse:

    Olá coloquei tinta pigmentada na minha L200, e parou de imprimir o que faço agora?

  477. Alexandre Magno disse:

    Você fez algo não recomendável. É possível — para não dizer provável, afinal o problema pode estar em outra questão — que tenha entupido. Tente desentupir. Se conseguir, nunca mais use tinta pigmentada nesse modelo.

    Se eu fosse propor a alguém a aquisição de uma L200 ou L800, com certeza não seria para usar uma tinta qualquer. O ideal é usar original. O pessoal por certo agora quer que a Epson dê as tintas de graça!

  478. Lucas disse:

    Bom dia. Possuo uma multifuncional HP Officejet Pro 8500A para impressão em meu escritório. Estou querendo comprar uma impressora que imprima em colorido (apenas para cabeçalho e rodapé) com economia.
    A Epson L355 é a mais indicada no mercado? Ela cumpre realmente o que promete, ou seja, imprime 4.000 páginas em preto e 6.500 em colorido?
    Enfim, quero saber qual impressora se adequa ao custo-benefício melhor para o meu escritório. HP, Brother, Epson etc.

  479. Alexandre Magno disse:

    Só uma curiosidade: como assim apenas para cabeçalho e rodapé?

  480. denisgomes disse:

    Não faz sentido fazer isso. Você está usando cartuchos originais? Se sim, use o bulk ink “cartuchão” e faça tudo numa impressora só com economia gigantesca.

  481. Alexandre Magno disse:

    Uma HP dessas, com a adaptação, é provavelmente mais durável e menos problemática do que uma Epson piezo elétrica?

    Ainda pergunto por que em fóruns eu tenho visto usuários delimitando vida útil dessas cabeças de impressão HP, “para tantas mil impressões”, mas nunca delimitando a vida útil das cabeças de impressão Epson. Parece-me que esta não é feita pra queimar, ao contrário da outra.

    Mas eu sei… com Epson subentende-se mais facilmente os entupimentos mais frequentes, até chegar “o definitivo”. É por aí?

  482. denisgomes disse:

    As cabeças da HP não “foram feitas para queimar” mas elas parecem apresentar problemas com mais frequência devido ao fato de usarem calor, ao contrário da Epson. Isso é especialmente verdade nos modelos que usam cartuchos pequenos, onde a cabeça de impressão é descartável.

    Segundo a minha experiência as cabeças da HP duram menos, a da Epson é bem mais resistente. Os entupimentos frequentes com Epson quase sempre ocorrem devido a tinta ruim, mas obviamente que uma hora ela vai parar de vez. Meu recorde com a T50 atualmente é de 1 ano e meio sem problemas (além dos entupimentos ocasionais).

  483. Alexandre Magno disse:

    Um ano para a impressora ser condenada? Imprimindo em que ritmo, mais ou menos?

    Você acha que a impressora de «C79 “treme” o preto na verificação de jatos» está condenada? Sou eu, lá. Tem imagens da “verificação de jatos” e de uma impressão de teste.

  484. Sousa disse:

    Olá Denis. Eu comprei 3 impressoras da Epson série L Tanque de Tinta, e estou satisfeito com o rendimento, vejo que não há mais necessidade de tintas compatíveis, porém uma coisa me deixou surpreso. Eu comprei o Refil da L355. Vem lacrado na caixinha com o selo holográfico da Epson, mas a impressão fica desbotada com qualquer umidade. Não entendi nada. E eu comprei nas lojas Saraiva e Kalunga, portanto, são originais. Você sabe dizer algo sobre este fato. Fiquei muito triste com isso. Obrigado amigo.

  485. Alexandre Magno disse:

    Não seria o papel? Fora o desbotamento, as impressões estão perfeitas. Esse desbotamento, é em todas as cores e já assim que o trabalho sai da impressora?

  486. denisgomes disse:

    Difícil responder a essa pergunta pois a durabilidade varia mesmo com o uso e o cuidado.

  487. denisgomes disse:

    Sousa, a série L aceita apenas tinta corante e essa tinta, original ou não, mancha com umidade. Isso só não acontece em papéis especiais como o fotográfico (glossy) que possuem proteção própria.

  488. Alexandre Magno disse:

    Mas com você aconteceu isso?

  489. denisgomes disse:

    Quando alguma impressora minha começa a exigir limpezas de cabeça demais geralmente é hora de trocar. Comigo tem acontecido em geral a cada 1 ano, 1 ano e meio. Mas tenho certeza que isso não é só devido ao desgaste natural pois já li sobre pessoas que usaram Epson por 2 anos ou mais.

  490. joseane disse:

    ola boa noite, eu tenho uma L200 da epson, trabalho com estampa de camisa, a tinta sublimática ela pode ser usada na impressora L200, não tem problema nenhum, o problema só é quando acabar a tinta voce tem que compra outra tinta da epson L200 para pegar o codigo e depois digitar, o colocar a tinta sublimatica de novo ou pigmentada, o chato só é isso quando acaba a tinta so funciona quando colocamos o codigo, ela não trava, aqui em recife um tubo de tinta corante é R$ 35,00, tem que comprar a tinta original para pegar o codigo mesmo que voce for usar a tinta sublimatica. um abraço para todos

  491. wunderlich disse:

    Joseane use programas de reset da epson l200 e esta impressora trabalha sim com tinta sublimatica trabalho com ela a 1 ano e meio fazendo estampas nunca tive problemas algum, utilizei a tinta inkjet que vende no mercado livre por 18,00rs 100ml

  492. Rodrigo disse:

    Ola.. Gostaria de saber se existe diferenca nas tintas originais epson para as l200, l355(a minha) e a l800?
    Pois percebi q a numeracao das tintas sao diferentes. Por exemplo o amarelo da l355 vem com codigo t6644 e outros q vi na internet ten codigo t6643.
    Entao? Sera q tem diferenca?

  493. Olá Rodrigo. Se não me engano o código T6644 corresponde ao preto e o T6643 ao amarelo. Dito isso, acho que não há diferença nenhuma entre as tintas para essas impressoras pois todas as da série L usam tinta corante, que poderia ser a mesma para todas elas. Não há motivo para ser diferente.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo