Como desenrolar papéis

Se você imprime fotos em papel glossy em bobinas, ou se as folhas soltas de papel glossy que você adquire são provenientes de bobinas e elas vêm ligeiramente enroladas ou curvadas, veja essa dica fantástica para desenrolar esses papéis.

A maioria dos materiais para impressão, sejam eles papéis sulfite ou fotográficos, adesivos, lonas, mantas magnéticas, Contact, etc, possuem uma “memória” que faz com que eles “se lembrem” do formato em que são guardados. Esses materiais costumam ser guardados em bobinas para economizar espaço e por isso ao desenrolá-los e cortá-los a folha solta acaba ficando ligeiramente curvada no mesmo formato de quando ela estava na bobina. E essa curvatura pode comprometer a exibição do material ou ainda dificultar a sua impressão caso a folha ainda não tenha sido impressa.

Ultimamente tenho trabalhado com uma marca de papel glossy de 180 gramas que apresenta esta característica: aparentemente o fabricante adquire bobinas de papel glossy e as corta em folhas sem tratar o papel, resultando em folhas bem curvadas. Isso cria uma grande dificuldade para a impressora (no meu caso, Epson), que não consegue puxar a folha corretamente. Pesquisei um pouco sobre esse problema e agora descobri um truque que vou compartilhar com você: o “desenrolador automático de papéis”. Com esse truque as suas folhas enroladas ficarão lisas novamente.

Na foto acima no lado esquerdo você pode ver o papel com a curvatura original, e o “desenrolador automático”. A ideia é bem simples: pegue um tubo de papelão não muito grosso e cole uma folha de papel perpendicularmente ao tubo. Esta folha de papel deve ser maior que a folha que você vai desenrolar – eu uso uma folha de papel sulfite tamanho A3 para desenrolar folhas tamanho A4.

Depois de montar, basta colocar a folha que você deseja desenrolar sobre o sulfite e próxima à borda do tubo, e então enrolar até o final.

Não é necessário segurar por muito tempo, basta enrolar e desenrolar logo em seguida. Isso é suficiente para muitos casos, no entanto o tempo de espera e a quantidade de vezes que você deve repetir o processo dependerão do papel. Com o tempo a folha de papel do desenrolador irá desenvolver sua própria memória e ficará curvada também. Neste caso basta enrolá-la no lado oposto, ou trocar a folha.

A vantagem deste método é que o papel não fica com marcas ou deformado (ou pior, curvado em S). Se você já tentou desenrolar várias folhas apenas enrolando-as à mão no lado oposto então você sabe do que eu estou falando.

Gostou? Compartilhe esta dica com seus amigos!