Comparativo rápido de prós e contras: jato de tinta e laser

Esse comparativo rápido ajudará você a escolher a melhor opção para as suas necessidades.

As impressoras com as tecnologias jato de tinta e laser são as mais comuns do mercado. No entanto muitas pessoas se perguntam qual é a melhor opção, e a verdade é que somente você, que é quem vai usar o equipamento, é que pode responder a essa pergunta. Use este artigo como um guia para se orientar e escolher o melhor tipo de impressora para as suas necessidades. Por favor evite fazer perguntas sobre qual modelo é melhor, ou qual é recomendado – somente você pode responder a esta pergunta. O objetivo deste artigo é lhe dar argumentos para que você possa tomar suas próprias decisões.

Impressoras jato de tinta

As impressoras com a tecnologia de jato de tinta têm esse nome devido ao fato da cabeça de impressão utilizar uma técnica para jogar uma minúscula quantidade de tinta (micro gotas) no papel. Essa tinta é jogada através de um pequeno jato, e através da coordenação desses jatos a impressora é capaz de imprimir qualquer texto ou imagem. Para se aprofundar mais no assunto, leia este artigo na Wikipedia.

Prós

  • Baixo consumo de energia
  • Baixo consumo de tinta, especialmente ao utilizar um sistema de alimentação contínua (bulk ink) ou fazer recargas do cartucho
  • Excelente para reprodução de fotos, especialmente nos modelos equipados com seis cores (ciano, ciano light, magenta, magenta light, amarelo e preto) ou mais
  • Alguns modelos podem imprimir em CDs e DVDs próprios, eliminando a necessidade de usar etiquetas
  • Flexibilidade de tintas – corante, pigmentada ou sublimática (para uso em transfer)

Contras

  • Só é possível imprimir em papéis com superfície fosca ou papéis especialmente desenvolvidos para este tipo de impressora, como o papel glossy (fotográfico)
  • Não imprime em papel couché (em nenhuma hipótese e com nenhum tipo de tinta)
  • Alguns modelos de impressoras são extremamente lentas – não, não acredite na conversa do vendedor nem no que está escrito na embalagem
  • Pode apresentar problemas como entupimento de cabeça e falha na impressão, especialmente se usada com tintas de baixa qualidade
  • É necessário usá-la pelo menos uma vez por semana para evitar entupimentos
  • A impressão pode desbotar se não forem usadas tintas ou papéis adequados

Impressoras laser

As impressoras laser utilizam um pó especial, chamado de toner, para reproduzir a imagem no papel. A impressora possui um laser (daí o nome) que transfere energia estática para um cilindro, que por sua vez puxa o pó de toner e o transfere para o papel. Na saída o papel é aquecido para que o toner seja fixado a ele de forma permanente. Para saber mais, leia este artigo na Wikipedia.

Prós

  • Alta velocidade de impressão – dependendo do modelo, vai de 10 a 40 páginas por minuto
  • A velocidade de impressão é constante independente do conteúdo da página ou da configuração da impressora
  • A impressão sempre tem a mesma qualidade independente do papel utilizado
  • É possível imprimir em praticamente todos os tipos de papéis, inclusive o couché e outros papéis que não funcionariam em uma jato de tinta
  • A impressão é muito durável (não mancha, não desbota)
  • Equipamento extremamente confiável e de alta durabilidade, sem problemas com entupimentos ou falhas na impressão (exceto quando o toner utilizado não é de boa qualidade)

Contras

  • Alguns modelos podem ter dificuldade para imprimir em papéis com texturas (opaline, vergê, etc) ou em papéis mais grossos (acima de 200 gramas) – o toner pode não aderir corretamente
  • Alto custo por página nas impressões coloridas – mas isso é relativo, leia abaixo.
  • Pode ser impossível obter uma impressão de qualidade usando cartuchos compatíveis ou recarregados
  • Dependendo do papel utilizado, a impressão pode não ter resistência à abrasão (arranhões, raspões, etc)

Sobre o custo do toner

As impressoras laser coloridas produzem impressões de excelente qualidade, no entanto o custo por página é um tanto alto – ele pode passar de 2 reais em uma página com uma grande quantidade de áreas coloridas, considerando a utilização de cartuchos originais. No entanto você deve levar em conta não apenas o custo por página, mas a necessidade de utilização de um equipamento deste tipo e o preço que o seu cliente está disposto a pagar. Certos clientes podem preferir pagar mais para ter um certo tipo de impressão, ou certos produtos podem ter um preço mais elevado que permita a utilização desse tipo de impressão.

74 comentários em “Comparativo rápido de prós e contras: jato de tinta e laser”

  1. Oi, bom dia!
    Eu faço artesanato e algum tempo faço lembrancinhas personalizadas. Agora me sinto na necessidade de comprar uma impressora, já que a gráfica que imprimo meus trabalho demora pra me entregar e os clientes sempre procuram coisas mais rápidas, e com uma boa impressora eu poderia fazer um trabalho mais personalizado, acredito.
    Obrigada pelo post, acho que através dele, cheguei a conclusão que meu trabalho ficaria melhor se impresso numa laser , já que quero qualidade, e o barato muitas vezes sai caro, por exemplo a jato de tinta, já testei, mas logo a tinta acaba e fica sem cor…..
    Caso tenha mais alguma dica que me possa acrescentar, ficarei grata!
    Obrigada e que Deus te ilumine!!!

  2. Gabriela Vieira disse:

    Oi, Denis. Tudo bem?

    Primeiro queria dar os parabéns pelo site. Além de bons textos, você mostra que tem muito conhecimento na área.

    Queria uma ajuda. Adoro papelaria e ultimamente tenho criado umas coisas para dar de presente para amigos. Pensei em fazer disso um negócio (pequeno), mas o preço para impressão de bloquinhos, cartões em pequena quantidade nas gráficas é alto e, normalmente, a impressão não é das melhores.

    Pensei em comprar uma impressora para fazer as impressões em casa e só encadernar na gráfica. A dúvida é: qual equipamento me atenderia, considerando que devo usar papeis de várias gramaturas e texturas? Preciso pensar em quanto custaria a impressão de um bloquinho, por exemplo, para ver se consigo fazer um preço bom. Meu foco é o serviço de criação, não é a impressão.

    Obrigada! Abraço,

    Gabriela

  3. Olá Fátima, fico feliz em ver que o artigo a ajudou. Se precisar de ajuda estou à disposição.

  4. Obrigado, Gabriela. Comecei o site porque gosto de escrever. Quanto ao conhecimento, não sei se tenho muito, só sei que ainda há muita coisa por aí.

    Quanto ao seu negócio, não sei se vai ser possível separar a criação da impressão. Quer dizer, as pessoas gostam de resolver tudo em um só lugar. Então eu imagino que se você começar a oferecer o serviço de impressão junto com o de criação, você vai começar a receber pedidos para 500 ou 1.000 cartões, 1.000 ou 2.000 panfletos, etc.

    Mas enfim, uma impressora é uma ótima forma de obter impressões em pequena quantidade. E você também pode comprar equipamentos de acabamento para menores volumes, como guilhotina, plastificadora/laminadora, encadernadora, etc. Dá até pra emblocar blocos de anotações e talões de cupom em casa. Tudo depende de como você quer trabalhar e quanto quer gastar com isso.

    Eu não posso falar muito sobre custos pois cada um trabalha do seu jeito e define os preços dos seus serviços de acordo com o que acha justo. O que posso dizer é que os custos com uma impressora podem ser baixos, mas à medida que a quantidade aumenta passa a ser mais barato rodar em uma gráfica. Além disso os preços variam de uma região para outra, ou seja, o que cobram aqui na minha região pode ser bem diferente do que cobram na sua.

    Sei que não fui muito claro na resposta, mas esse assunto de preços é realmente complexo e envolve muitas variáveis. Se precisar de mais ajuda, entre em contato.

  5. Gabriela Vieira disse:

    Denis, agradeço a resposta, mas o que eu queria principalmente era a indicação de modelos de impressora que pudessem atender minha demanda. Você pode sugerir alguns?

    Em cima do preço da impressora e dos tonners vou fazer os cálculos.

    Obrigada.

  6. Olá novamente Gabriela. Eu não trabalho com impressoras laser e prefiro jato de tinta. Apesar da manutenção ser às vezes mais trabalhosa o custo por folha é bem menor. Eu gosto das impressoras da Epson com seis cores, como a T50, devido a maior qualidade de impressão especialmente em papel fotográfico. E eu uso uma Officejet da HP para impressões de materiais mais simples como panfletos e apostilas por ela ser mais rápida – não que a Epson não seja capaz de fazer esses serviços também.

    Mas não considere apenas a minha opinião. Não gosto de indicar modelos específicos pois cada pessoa tem necessidades específicas e eu nem sempre vou acertar na indicação. O que posso lhe dizer é que esses dois fabricantes, tanto em jato de tinta quanto laser, são muito bons e confiáveis.

    Se precisar de mais ajuda estou a disposição.

  7. Gabriela Vieira disse:

    Obrigada de novo, Denis!
    O vendedor da HP indicou exatamente essa Officejet. Estou entre ela e a Laserjet color CP1025 HP porque a qualidade da impressão chapada é fundamental pra mim.
    Você me ajudou bastante.

  8. Obrigado, fique sempre ligado no site para mais novidades!

  9. guilherme disse:

    bom dia, eu tenho uma epson tx235w e a uso mais para imprimir as fotos que eu tiro, mas o custo esta ficando muito alto ja que a jato de tinta consegue imprimir no maximo 15 fotos em papel fotografico A4
    um amigo me recomendou uma laser HP cp1515n que e o mesmo modelo que ele tem, e ele me disse ter imprimido mais de 100 fotos apenas com 1 kit de toner e so teve que trocar o preto pois ele usa para imprimir fora as fotos, os trabalhos da faculdade da esposa dele,
    e pela qualidade da foto que ele imprimiu na cp1515n achei a qualidade bem superior ao jato de tinta da epson, vale a pena ter as 2 impressoras em casa para uso pessoal??? ou vale mais a pena continuar so com a jato de tinta e ter que trocar os cartuchos a cada semana???

  10. [...] Que as impressoras laser são muito melhores que as jato de tinta todo mundo sabe. As impressões são mais profissionais, perfeitas. Mas, também dá pra trabalhar numa boa com uma jato de tinta, que usa cartucho ao invés de tonner. Tem um comparativo bem legal entre jato de tinta e laser aqui. [...]

  11. IVAN disse:

    Gostaria de saber esiste mesmo impressora a laser para sublimação? Me endiranam A impressora OKI. isso é possivel mesmo li a cima mas mesmo assim estou com duvida

  12. Olá Ivan. Na verdade não é “impressora laser para sublimação”. O que ocorre é que alguns poucos produtos podem ser sublimados com a ajuda de uma impressora laser colorida, desde que você use o papel apropriado para a sua impressora, e nem todas podem ser usadas. O que sei é que até o momento só é possível fazer camisetas, canecas de plástico e canetas usando este processo. Outros produtos como os de cerâmica só podem ser feitos com uma impressora jato de tinta equipada com tinta sublimática.

  13. Josiel disse:

    Qual seria uma impressora adequada para uso em uma loja para imprimir notas (folhas A4) e boletos (folhas A4) ambos podem sair pequenas imagens coloridas. Hoje utilizo uma epson C63, porém procuro uma multifuncional que possua WIFI e que não seja muito lenta, qual você sugere?

  14. A HP tem a linha Officejet que é de ótima qualidade e é bem rápida. A Epson também tem boas multifuncionais mas elas tendem a ser mais lentas.

  15. Paula disse:

    Bom tarde Denis, tudo bem?
    Já tirei algumas dúvidas com você, mas foi mais sobre impressoras a jato de tinta.
    Minha dúvida agora é sobre a laser colorida, depois de muita pesquisa cheguei a conclusão de que para a finalidade que busco é a melhor opção.
    Estou começando a trabalhar com personalizados para festas, rótulos e caixinhas que precisam ser impressas em papel couche adesivo e couche 230 ou 250g, sempre imprimi essas coisas em gráfica express mesmo e gosto do resultado, mas por uma questão de logística e tempo seria melhor pra mim ter uma impressora em casa, não posso comprar uma profissional mesmo, A3, então estou em busca de uma “caseira” A4, mas que atenda as minhas necessidades.
    O pessoal que trabalha no ramo há mais tempo sempre indica HP, sendo que o preço dela ainda está fora do meu orçamento. Fiquei com algumas dúvidas em relação a ela também, por exemplo, uma colega disse que depois de ter muitos problemas com impressão descobriu que não deve-se imprimir couche com brilho, tem que ser fosco, porque o papel couche com brilho “acaba” com a impressora, isso procede Denis? Se for mesmo verdade seria bem complicado pra mim então, porque ainda prefiro o couche com brilho, mas até poderia fazer alguns testes pra ver se gostaria do resultado do couche fosco.
    Tenho dúvida também em relação aos custos, não sei se compensaria imprimir de casa também porque não acho os preços das gráficas locais “ruins”, onde imprimo por exemplo o couche de 230g A3 é 4,00 e o couche adesivo A3 é 5,00, vendo os custos por alto das impressões em uma a laser “caseira” não vi muita diferença levando em consideração que os custos são para impressão em uma folha A4 né? Mas não tive como fazer bem esse orçamento porque não sei quanto seria o custo do papel couche :P, se você tiver conhecimento e uma melhor ideia de custos de uma impressora dessa poderia me dizer se compensaria eu imprimir em casa ou na gráfica, tendo em vista os preços que eu disse???

    Pra finalizar, rs, queria também tua opinião sobre as XEROX, na gráfica onde imprimi eles trabalham com essa marca, não sei o modelo, mas acredito que seja uma multifuncional profissional XEROX A3, como gosto do resultado, fui dar uma olhadinha na net e tem impressoras a4 dessa marca também e gostei dos preços, vi uma por 599,00 se não me engano, fiquei interessada, mas nunca ninguém me indicou ela, também achei poucas opiniões ou informações sobre essa marca na internet, não sei se é porque o pessoal não conhece muito…, mas o que você acha? Até vi uma postagem sua em um forum, mas acho que é sobre um modelo antigo, que não está mais a venda e lá você comenta que esse modelo só imprimi até 160g parece. Você teria algum modelo mais recente pra indicar da xerox? Não precisa ser multi, só impressora mesmo, A4.

    Grata!

  16. Olá Paula. Algumas marcas de papel couché podem de fato acabar com a impressora. O papel couché não foi desenvolvido para ser usado em impressoras – o fato dele funcionar é apenas uma consequência da maneira como essas impressoras operam. O ideal é que você procure sempre usar papéis desenvolvidos especialmente para impressoras, e se não me engano existem até papéis fotográficos para impressoras laser coloridas.

    O preço que estão lhe cobrando nas impressões parece razoável e ele é um tanto elevado por causa do custo do toner. As impressoras laser coloridas geralmente não produzem imagens de ótima qualidade com cartuchos recondicionados, por isso deve-se procurar usar cartuchos originais e aí o custo por folha passa de 2 reais só no toner. Deve-se considerar também o custo do papel, custo de manutenção do equipamento e outras coisas. O papel é o item mais barato nessa equação.

    Se você tem condições financeiras de comprar uma impressora laser colorida, e se os produtos e serviços que você vende te permitem cobrar um preço suficiente para cobrir os custos mais elevados de uma impressão laser, então essa é uma boa opção. Ao contrário das impressoras jato de tinta as impressoras laser podem durar décadas e não têm problemas com entupimentos ou lentidão.

    Não tenho muitas informações sobre as impressoras laser coloridas mais recentes da Xerox, mas se você gostou da impressão então ela pode ser uma boa escolha. As impressoras laser são muito parecidas e creio que a decisão poderia ser baseada na facilidade de se encontrar cartuchos, originais ou não.

  17. Wanderson disse:

    Boa tarde! Trabalho com design gráfico e procuro uma impressora para atender pequenas tiragens que meus clientes pedem como cartões de visita, folhetos, imãs. Gostaria de saber qual impressora vc me indica para esse tipo de serviço, laser ou jato de tinta? E qual seria o modelo e marca indicado?
    Desde já, obrigado!

  18. Olá Wanderson. Não posso responder essa pergunta por você. A resposta depende do que os seus clientes esperam e principalmente quanto desejam pagar por esse serviço já que a qualidade e o custo da impressão são diferentes entre jato de tinta e laser. Quanto a marcas, recomendo HP (laser e jato de tinta) e Epson (jato de tinta).

  19. Sergio disse:

    Bom dia, Denis. Em primeiro lugar parabéns pelo site. Estou começando um trabalho em casa para ganhar um dinheiro extra com sublimação, impressão de convites, personalização de brindes como imã. E estou com uma duvida muito grande em qual impressora usa para imprimir convites, fotos e em papel adesivo. Qual a melhor jato de tinta ou laser? No caso do jato de tinta qual tinta (corante ou pigmentada). Particularmente eu acho que a jato de tinta com bulk mais econômico, estou certo?
    Desde já agradeço.

  20. Olá Sérgio. Jato de tinta é a mais apropriada para quem está começando devido ao baixo custo e a impressão de alta qualidade com economia. No entanto só a tinta corante é compatível com o papel fotográfico (glossy) usado nesses trabalhos. E sim, o bulk ink é o que gera a economia, mas você deve usar tintas da mais alta qualidade para evitar problemas.

  21. Fernando disse:

    Boa tarde Denis, parabéns pelo artigo. Preciso fazer impressões de fotos. Seguei a conclusão que a laser é melhor. O difícil está de calcular o custo por folha pois o fabricante só me fornece a quantidade de folhas impressas em texto. Sei que é difícil pois de vai depender da foto. Tem alguma ideia de como posso calcular isso ??? Obrigado.

  22. Olá Fernando. Segundo as minhas observações para impressão de fotos e materiais mais carregados de cor você pode considerar 1/5 do rendimento indicado pelo fabricante, ou seja, se ele diz que o cartucho dura 1.000 páginas de tamanho A4, então considere que ele vai durar 200 páginas. A estimativa pode ser ajustada proporcionalmente ao tamanho da impressão, e é claro, ela vai variar muito de acordo com o que você imprime.

  23. Luiz Fernando disse:

    Olá Denis,
    Eu tenho a seguinte dúvida: Trabalho com impressão de apostilas e preciso de uma impressora muito rápida e que possa imprimir certificados papel couché colorido e as apostilas em PB. Vc tem alguma sugestão? Caso não tenha sugestão p/ as 2 opções, então, vou ficar com a minha EPSON TX300F p/ imprimir certificados (colorido em couché) e comprar uma impressora PB q seja muito rápida p/ as minhas apostilas, que tal? Abs e parabéns!

  24. Olá Luiz Fernando. A resposta vai depender de quão rápido você precisa, e de quanto você pode gastar com a impressora e com as impressões. Existem impressoras laser coloridas capazes de imprimir de 20 a 40 páginas por minuto (inclusive com frente e verso automático) mas esses equipamentos tendem a ser mais caros e o custo do toner é bem elevado. As impressoras jato de tinta da linha HP Officejet por outro lado tendem a ser mais rápidas que as da Epson, mas não tão rápidas quanto estas impressoras laser especializadas. Atualmente eu uso uma dessas para imprimir apostilas, mas preciso me programar para imprimi-las com certa antecedência, especialmente se for uma quantidade grande.

  25. Luiz Fernando disse:

    Olá Denis, muito obrigado pelas orientações. Eu estava pensando numa Multifuncional laser . SCX-4729FD Samsung, mas, vou aguardar baixar um pouco o preço, se é q isso acontece com impressoras…rsrsrs.
    Abs e mais uma vez obrigado.

  26. Luciano Pinto disse:

    Olá amigo, muito bom o seu sítio esta de parabéns. Penso em montar negocio especializado em convites e lembrancinhas personalizadas, gostaria de saber qual a melhor impressora para imprimir diferente tipos de papéis, adesivos resistênte a água, fotos e coisas do genero, até o tamanho A3(jato de tinta) e A4 laser e com gramatura até 250 ou um pouco acima tanto um modelo laser como jato de tinta, posso pagar até 2500,00 no conjunto das duas.

    Tenho uma impressora HP officejet Pro 8500A como poderia melhor utiliza-la no meu negócio sei que ela não tem uma boa qualidade de impressão de fotos. Desde já obrigado.

  27. Eu recomendo qualquer impressora jato de tinta que tenha seis cores. Todas elas aceitam até 250 gramas, e a impressão no papel fotográfico (glossy) fica resistente a água mesmo usando tinta corante, que é a única tinta compatível com o papel fotográfico. Impressoras laser também são excelentes mas costumam ter mais dificuldade com papéis acima de 180 gramas, portanto se você quiser usar uma consulte antes o manual para saber se ela aceita esta gramatura.

  28. Marcus disse:

    Olá, Denis!

    Eu queria saber se você pode me indicar uma impressora para imprimir textos para a faculdade. Acho que monocromática serve bem. O mais importante no caso é o custo, tanto do equipamento quanto por página.
    Se houver uma multifuncional que seja um pouco mais cara, mas tenha custo por página barato, melhor.

    Obrigado.

  29. Eu recomendaria qualquer multifuncional jato de tinta da HP, ou se o orçamento permitir, uma da linha Officejet da HP.

  30. Marcus disse:

    As laser ficam de fora, então?

    Vi no site da Quatro Color (quatrocolor.com.br) que as EPSON são melhores pra Bulk Ink. Você tem ideia do por quê?

  31. Luciano Pinto disse:

    Olha tenho a HP offijet pro 8500A ela quando eu comprei a 1 ano e meio custou R$ 1000,00 mais se vc encher os cartuchos com seringa nem precisa usar bul ink, pq os cartuchos dela são como pequenos depositos que alimentam a cabeça de impressão o custo de impressão fica praticamente o da folha.

  32. Rafael disse:

    Boa tarde Denis

    Por algum tempo venho lendo seu post acho muito interessante pois esclarece varias duvidas de muitas pessoas inclusive as minhas.

    Eu estava pensando em comprar uma impressora jato de tinta para fazer meus panfletos,é compensatorio investir numa mini grafica caseira com uma impressora jato de tinta ?
    prentento fazer 2.000 panfletos coloridos frente e verso por mes.

    Uma mini grafica so para manipular panfletos 10×15, utilizando papel fotografico, quais ferramentas seria nescessaria para começar ?

    qual seria uma impressora ideal Denis ?

    Ultilizando uma impressora jato de tinta, fazendo panfleto 10×15, por quanto voce acha que sairia cada panfleto ?

  33. Rafael, compensa somente se você achar que a qualidade vale a pena ou se os pedidos de seus clientes forem abaixo de 1.000 unidades cada, porque acima disso compensa terceirizar em gráfica por causa do preço e da tranquilidade de não ter que se preocupar com a manutenção de uma impressora. A impressão frente e verso no sulfite 75 gramas pode ficar carregada demais de tinta e fazer com que o papel embole na impressora, então você deve ou procurar fazer artes não tão carregadas ou usar papel sulfite 120 gramas. A impressão em papel fotográfico não apresenta esse problema, mas caso queira ter brilho nos dois lados é necessário comprar o papel glossy dupla face. O papel glossy (dupla face ou não) pode ser caro demais para grandes tiragens, então provavelmente você só poderá atender pedidos bem pequenos. É isso que eu faço atualmente: terceirizo os pedidos maiores (empurrando o cliente para quantidades maiores se necessário) e faço na impressora apenas os pedidos bem pequenos.

  34. Silvano Silva disse:

    Olá, gostei muito do seu site você esta de parabéns, pois gostaria se possível de uma ajuda sua para que eu possa escolher a multifuncional correta, pois bem, tenho uma jato de tinta HP 4780 com buk e a mesma já imprimiu mais de 30.000 cópias entre impressões e xérox mais também já mim deu muitas dores de cabeça inclusive com queimas de cartuchos e agora com problemas no atuador onde já gastei muito trocando o atuador e o mesmo quebrando inclusive agora estou com ele quebrado. Pois no momento comprei uma brother 8085 já há 8 meses para tirar xerox e eu estava utilizando esta HP apenas para impressões coloridas, então lendo os comentários do seu site gostaria de uma opinião sua se possível, preciso de uma multifuncional que eu possa imprimir cartão de visita em papel fotográfico de gramatura abaixo de 200g, para imprimir fotos, curriculuns coisas pequenas mais que a mesma não mim dê tanta dor de cabeça, estava pensando em comprar uma laser colorida mais pelos comentários do seu site o custo da impressão da mesma sai muito caro. Então se possível mim indique por favor uma a laser colorida ou uma a jato de tinta que eu possa utilizar buk e não ter dor de cabeça com cartuchos nem com o atuador. Obrigado! e Mais uma vez parabéns pela iniciativa.

  35. denisgomes disse:

    Olá Silvano. Para imprimir fotos e outros materiais o recomendável é uma impressora com seis cores. A Epson possui alguns modelos. Quanto a dor de cabeça, isso pode ser um tanto normal dependendo do modelo de impressora e de como você a usa, e não existem impressoras que nunca dão trabalho.

  36. Silvano Silva disse:

    Muito Obrigado Denis. Valeu mesmo.

  37. Bruno Braga disse:

    Boa noite, esse site é muito bom!! Obrigado por compartilharem tantas informações… Tenho uma dúvida, tenho uma HP Officejet j4660, e estou querendo imprimir cartões de visita, flyers e coisas do tipo…devo investir numa outra impressora? e no momento, o que devo fazer para executar esse serviço, tendo em vista que descobri no post acima que ela não aceita papel couche. Grato pela atenção

  38. Belo Horizonte disse:

    Boa noite!!Nossa!!Parabéns por tudo,você não sabe o bem que ta fazendo a todos nós!!Uma ajuda!!Trabalho com impressão sublimática para personazação de chinelos, camisetas etc…Agora comecamos a realizar festas em geral e surgiu deamandas para personalização de temas em vários itens, desde convites ,a lata de refri, bisnagas, etc.em fim personalizar o tema da festa em tudo…Tenho uma impressora a laser da OKI e sublimatica d Epson .Duvida?Para este tipo de trabalho com papeis adesivos, normais etc…?Qual impressora indicaria com sistema bulk a jato e a laser para este tipo de trabalho??e quais tipos de papéis a serem utilizados?Em fim a maior duvida é papel x impressora x trabalho.Conto com sua ajuda.Obrigado.Rodrigo, chinelobrindes@hotmail.com

  39. denisgomes disse:

    Bruno, nenhuma impressora jato de tinta aceita papel couché. Você pode usar qualquer impressora jato de tinta, inclusive a sua Officejet. Mas considerando que este modelo tem um cartucho pequeno, as recargas serão muito frequentes.

    Caso queira fazer impressões com brilho deve-se usar o papel glossy (fotográfico).

  40. denisgomes disse:

    Você pode usar uma impressora laser colorida (custo por página maior, mas a impressão não desbota) ou uma impressora jato de tinta (custo muito menor e impressão com mais brilho, mas pode desbotar depois de alguns meses).

    O papel a ser usado é o glossy adesivo (jato de tinta) ou adesivo de papel ou de couché (laser).

  41. Joli Martins disse:

    Olá, gostaria de saber se vcs podem me tirar uma dúvida: comprei as máquinas de estampar (canecas e plana) e uma impressora epson t42wd com cartuchos recarregáveis para tinta sublimatica. Acontece que a impressora hora reconhece os chips, hora não reconhece. já comprei mais chips para substituir, cartuchos novos… enfim, já é a segunda impressora desse modelo que dá esse problema; a primeira comprei inclusive com bulk instalado e deu o msm problema, não reconhecia os cartuchos… Mais alguém já teve esse tipo de problema? Não encontro informações sobre esse modelo em foruns por ser muito novo.. mas é normal ela hora reconhecer um cartucho e depois não reconhecer o msm cartucho e depois reconhecer dinovu? Obrigada.

  42. denisgomes disse:

    Isso ou é mal contato dos chips (deve-se trocar os cartuchos, pois são eles que seguram os chips) ou problema na placa de leitura da impressora (os contatos dourados dentro da cabeça).

  43. Jolí Martins disse:

    Sabe me dizer se a epson stylus cx5600 serve para adaptar o bulk? A qualidade de impressão é boa? Tenho uma parada em casa e resolveria meu problema…

  44. Jolí Martins disse:

    Oi Denis, eu novamente… Sabe me dizer se a epson stylus cx5600 serve pra botar o bulk? Tem boa qualidade de impressão? Tenho uma parada em casa e resolveria meu problema com a tinta sublimatica…

  45. denisgomes disse:

    Qualquer impressora da Epson pode usar bulk ink.

  46. maria lucia da silva disse:

    oi boã tarde ..trabalho com filmagem e fotos , se k minhas fotos estaõ ficando tudo rosa depois de uma semana de tirada. qual o papel k vc mim endeca, minha empressora e a laiser.

  47. denisgomes disse:

    Certamente tem alguma coisa errada. A impressão das impressoras laser coloridas é feita com pó e ela não desbota de jeito nenhum. Quanto ao papel, pode ser qualquer um inclusive o couché (com restrições).

  48. Primeiramente obrigada por ter respondido minha pregunta anterior, já tenho outras rsrs Gostaria de Saber se a impressão no papel OBM tem a mesma qualidade que o transfer? Na sua experiência voce acha que vale a pena trabalhar com este papel OBM ou comprar 2 impressoras?
    Obrigada pela atenção.

  49. denisgomes disse:

    O OBM não é impresso diretamente na impressora. A imagem é transferida primeiro para o OBM, e depois para a camiseta, ou seja, deve-se prensar duas vezes, pelo que li.

    É provável que você tenha de usar duas impressoras, uma com tinta sublimática e outra com tinta pigmentada, para acomodar todos os tipos de tecidos.

  50. Adhemar disse:

    boa tarde, gostaria de uma ajuda. Estou pesquisando impressoras e estou em dúvida entre a jato de tinta com bulk ink e uma a laser. Meu uso é de 25 a 40 paginas por dia, apenas texto preto e branco, não tenho necessidade de impressos em cores. Quais impressoras me indicaria? Jato de tinta ou laser?

  51. denisgomes disse:

    Se você comprar uma jato de tinta, terá a possibilidade de imprimir colorido ocasionalmente, e até fotos se usar papel fotográfico.

    Se você comprar uma impressora laser, terá menos manutenção, não terá que se preocupar com entupimentos e terá uma impressora mais rápida, mas ela só imprimirá em preto e branco.

    Você escolhe.

  52. Milton disse:

    Bom dia, tenho uma impressora LaserJet CP1025 color da HP. Quando mando uma impressão a mesma emite 3 bipes e imprime a página e ela faz isso a cada página, isso faz com que a impressão demore um pouco. Isso é normal? existe alguma configuração que devo fazer para evitar esse problema ou será que deve ser defeito do equipamento?
    Obrigado!

  53. denisgomes disse:

    Milton, não sei dizer. Presumo que ela não fazia isso antes. Consulte o manual para saber se existe alguma indicação desse aviso.

  54. Renata disse:

    Olá!
    Preciso imprimir rótulos para alimentos que ficam na prateleira e depois de aberto vão para a geladeira.É possível uma impressora a laser fazer este trabalho no couche e não borrar nem desbotar a mão do meu freguês?
    Obrigada

  55. denisgomes disse:

    Sim, tanto a impressão laser colorida quanto a impressão jato de tinta no papel glossy são resistentes a água e não vão borrar.

    Mas lembre-se de que essas etiquetas são de papel, e dependendo da umidade o papel pode enrugar (mas isso também acontece com produtos industrializados). Faça testes antes de liberar o seu produto no mercado.

  56. Luciane disse:

    Preciso de uma impressora laser colorida para imprimir convites para festas infantis e rótulos para personalização de festas (trabalho com lembrancinhas)….Tenho a jato de tinta hp, mas a qualidade da impressão não é boa, logo desbota e sem contar que já na terceira página, a tinta já vai ficando sem cor, pois usa muita tinta…..não dá!

    Qual seria melhor, menor custo/benefício, já que todas as impressões seriam coloridas, não imprimo praticamente nada em preto e branco… E que eu pudesse utilizar desde adesivos, envelopes e fotográfico ou glossy?
    E também que imprima frente e verso.

  57. denisgomes disse:

    Impressoras laser coloridas tendem a ser muito caras devido ao alto preço do cartucho e a quase obrigatoriedade de se usar cartuchos originais, pois os genéricos não oferecem a mesma qualidade. Além disso a impressora laser não imprime nos mesmos papéis – ela pode usar couché, mas não pode usar o glossy.

    Se você quer mesmo uma impressora laser colorida eu recomendo as da HP, pois os cartuchos contém todas as peças necessárias para a manutenção da impressora. Em outras impressoras deve-se trocar outras peças de tempos em tempos além dos cartuchos.

    Se você quer continuar com jato de tinta, então escolha uma da Epson com seis cores, como a T50 ou a L800. A qualidade de impressão é excelente, e eu a uso para fazer rótulos e convites para festas. Nestas impressoras pode-se usar o bulk ink, que é um sistema eliminador de cartuchos que reduz o seu custo incrivelmente.

  58. Rafael disse:

    Bom dia Amigo

    Trabalho em um escritório onde temos a necessidade de realizar algo entorno de 100 impressões colorias (não imprimimos fotografias, somente Mapas, potanto não exige uma qualidade muito alta), Por mês, atualmente possuímos a impressora HP Officejet Pro K8600 com bulk ink. Porém temos tido muitos problemas com a mesma, já queimaram 2 vezes as cabças de impressão (custo de R$ 200 cada). Gostaria de saber se você teria alguma dica com relação ao um modelo de Impressora A3, a qual não me de tanta manutenção.

    Vi este modelo Multifuncional A3 MFC- J6510DW Brother, na Net e gostaria de saber se você tem alguma informação a respeito da durabilidade da mesma.

    Sendo o que se encontra para o momento, Agradeço pela atenção e aguardo sua resposta.

    Att,

    Rafael

  59. denisgomes disse:

    Rafael, a cabeça de impressão da HP costuma queimar apenas se ela funcionar sem tinta ou se vocês usarem pouco, o que não parece ser o caso.

    Infelizmente impressoras jato de tinta de qualquer marca e modelo eventualmente precisam de algum tipo de manutenção. As impressoras da Epson tendem a ser mais resistentes e com cabeças melhores, mas cedo ou tarde elas também apresentam problemas.

    Outra coisa que você deve prestar atenção é a qualidade da tinta usada, pois existem tintas vagabundas que podem danificar qualquer impressora. A bronca dos usuários com relação ao bulk ink quase sempre é por causa da tinta, mesmo que não percebam. O problema é que não há como avaliar a qualidade da tinta de antemão, então eu sempre recomendo que evitem tintas baratas demais e/ou procurem fornecedores de excelente reputação.

    Essas impressoras da Brother estão bem populares ultimamente e parecem ser boas impressoras. Não tive experiência pessoal com nenhuma delas mas acho que pode ser interessante experimentar.

  60. Amanda disse:

    Olá Denis,gostei muito do seu site,eu gosto de trabalhar com fotos e vira e mexe imprimo documentos em papel comum,porém ao entrar em contato com água logo mancham,eu queria saber se você pode me dizer se essa da Hp officejet pro 8600 e multifuncional-n911a,realmente é boa e não manchas os documentos e fotos.Agradeço desde já sua atenção.Amanda

  61. denisgomes disse:

    Manchar é uma característica da tinta usada na maioria das impressoras. A impressão de fotos em papel glossy, por outro lado, não deve manchar independente da tinta usada. Se o seu papel fotográfico está manchando, então troque por outro.

  62. Amanda disse:

    Obrigado pela atenção,já usei vários papéis glossy,com o tempo desbotam vão ficando avermelhados,e porque os impressos em sulfite mancham ao entrar em contato com água,é horrível,tentei até usar termolina para segurar mas mancha tudo.Um abraço suas dicas são geniais,parabéns pelo site e atenção que dá para as pessoas,Deus te abençoe sempre.

  63. denisgomes disse:

    Manchar e desbotar são coisas muito diferentes. A impressão no papel glossy não mancha com água, mas ela ainda pode desbotar porque a tinta não possui proteção UV (se é que existe alguma tinta genérica com isso; não acredito nos vendedores de tintas).

    Se você quer ter uma impressão que não desbote, experimente passar verniz incolor (desses que vendem em papelaria) para proteger a impressão, mas isso só serve em papéis glossy. Ou então use uma impressora laser colorida ou uma impressora jato de tinta somente com tinta original (a tinta original não desbota).

  64. tatyana disse:

    ola tenho uma impressora a jato de tinta e utilizo papel fotografico para fazer brindes so que faço a secagem do papel para nao ficar umido so que passa uns dias e a impressao fica por exemplo a letra vermelha parece que mancha somente a tinta vermelha e utilizo a impressora com bulk o que devo fazer para ter uma boa impressao obrigada

  65. denisgomes disse:

    Tatyana, você está usando o papel ou a tinta errados. Quando a combinação é a correta, a tinta não precisa secar pois sai da impressora pronta para uso.

    Certifique-se de usar papel fotográfico próprio para impressoras jato de tinta (papel glossy) e tinta corante. Se a sua impressora estiver equipada com tinta pigmentada, esta tinta não é compatível com o papel glossy e você deverá procurar outro papel fotográfico para impressoras jato de tinta que seja compatível com a tinta pigmentada.

  66. Edna disse:

    Olá, adorei as informações do seu site, estão ajudando muito! Porém, tenho uma dúvida: se a impressora Laser Jet Pro HP 100 M175a é indicada para fazer trabalhos de adesivos personalizados. Obrigada.

  67. denisgomes disse:

    Olá Edna, que bom que gostou. Qualquer impressora laser ou jato de tinta pode ser usada para fazer adesivos personalizados, mas observe que a impressora laser utiliza papéis diferentes dos usados em impressoras jato de tinta. Além disso o custo por página numa impressora laser colorida tende a ser bem maior do que numa impressora jato de tinta.

    Dito isso, pode usar sua impressora sem problemas.

  68. Neili disse:

    Poderia indicar uma impressora a laser que imprima em opaline, vergê, etc e até 180g ao menos a gramatura do papel? E econômica. Rsrs. Seu site é muito bom! Agradeço antecipadamente a resposta.

  69. denisgomes disse:

    A impressão numa laser colorida é realmente duradoura, o equipamento é rápido, confiável e dificilmente apresenta problemas. Mas há a questão do custo por folha, que pode facilmente passar de 2 reais sem contar o papel. Mesmo usando cartuchos recondicionados (o que não é recomendado) o custo por folha é bem alto. Por isso o seu preço final seria mais elevado. Se os seus clientes puderem suportar isto então a laser colorida pode ser uma boa opção. Quem faz questão de usar impressoras laser coloridas tem que cobrar mais caro, mas não adianta cobrar mais se os clientes não querem pagar. Ou seja: tudo se resume ao seu público alvo.

    Eu também faço materiais pra festas (visite meu outro blog) e prefiro jato de tinta porque:
    1. Elas produzem impressões com melhor contraste e brilho, na minha opinião. Alguns modelos produzem impressões virtualmente idênticas à de um laboratório fotográfico dependendo do papel utilizado.
    2. O custo por página é minúsculo (papel fotográfico simples = R$ 0,28; tinta = R$ 0,10 estourando; faça as contas…).
    3. Impressoras jato de tinta não têm dificuldade em imprimir em papéis texturizados ou muito grossos, ao contrário de impressoras laser. Jato de tinta aceita qualquer papel (com exceção do couché) com até 250 gramas de espessura.

    Infelizmente há a questão da durabilidade que você citou: a tinta corante desbota com o tempo, mas isso demora algumas semanas ou meses, e mesmo assim dependendo de como o material é armazenado. NO ENTANTO ISTO PODE OU NÃO SER UM PROBLEMA. Alguns de meus clientes perceberam isso mas não têm reclamado. Aqui no meu escritório eu tenho alguns adesivos de amostra que demoraram a desbotar. Por outro lado uma caneca de plástico que fiz (a impressão fica por dentro da caneca) não desbotou nem um pouco, e ambos foram feitos com a mesma tinta e no mesmo dia.

    Você deve estar atenta também ao fato de que alguns clientes exigem demais mas não estão preparados para pagar o preço. Por exemplo: seu cliente pode reclamar que desbotou, mas aí quando você apresenta uma solução ideal (que obviamente tem um preço mais elevado) ele volta atrás e diz “então pode fazer no mais barato mesmo”. Ou seja: é complicado lidar com gente ;) Presumo que como são materiais para utilização no dia da festa a durabilidade não será um problema, exceto em presentes mais elaborados como canecas de cerâmica ou chinelos (mas esses já são feitos com outro processo e já usando tinta durável).

    Boa sorte no seu negócio.

  70. Neili disse:

    Agradeço as informações, é muito importante pra mim. Penso em adquirir os dois tipos para assim atender os dois públicos (qualidade x preço). Poderia indicar alguma 220V? As que o vi indicar aqui só são 110V… =( Ou só acho assim.

  71. denisgomes disse:

    A maioria das impressoras é mesmo 110 volts apenas, então é mais fácil você comprar um estabilizador de 50 reais pra converter de 220v pra 110v.

  72. Neili disse:

    Ok, muito obrigada pelas informações. Eu já estava mesmo pensando nessa possibilidade.

  73. Angelica disse:

    Olá, qual impressora HP melhor substitui a CP1525nw? Estou a procura, pois este modelo é indicado para a impressão de transfer, mas acredito já ter saído de linha, pois não encontrei em nenhuma loja. Poderia estar usando a cp 1025? Obrigada.

  74. Olá Angélica. A impressão de transfers em laser deve obedecer às instruções do fornecedor do papel sobre marcas e modelos de impressoras recomendadas. Antes de comprar qualquer impressora fale com o fornecedor do papel para resolver isto.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo