Aviso para quem faz chinelos através de sublimação

Tenho recebido diversas dúvidas de usuários que resolveram fazer chinelos através de sublimação, um item muito popular em casamentos e festas em geral. O principal problema que estes usuários estão tendo é com a impressão, que desbota, sai ou fica ruim de alguma forma. Não tenho experiência prática com chinelos mas gostaria de deixar um aviso com alguns pontos que você deve considerar e que acho muito pertinentes.

EDIÇÃO: Atualizado em 20/01/2013 com algumas pequenas correções.

  • Os chinelos virgens (comprados na loja ou no mercado) não podem ser usados diretamente, eles precisam ter uma camada de resina que irá segurar a impressão. O mesmo ocorre com outros produtos como canecas, azulejos, etc.
  • Esta resina encontra-se à venda e existem manuais explicando como fazer o processo, no entanto NÃO É RECOMENDÁVEL SEGUIR POR ESTE CAMINHO. A aplicação, além de ser demorada, pode não ficar boa e causar problemas posteriores ou afetar a qualidade da impressão, sem contar os possíveis efeitos à sua saúde. A princípio não sabemos qual é a composição da resina utilizada e se ela é mesmo apropriada para esse tipo de trabalho. Além disso o interesse do vendedor é apenas vender, e ele não vai se responsabilizar caso ocorram problemas de qualidade com a impressão, ou se houverem problemas posteriormente e os clientes reclamarem.
  • Ao investir em um negócio próprio como este você está buscando a sua independência financeira ou um complemento de sua renda. Qualquer que seja o seu negócio você deve sempre pensar em qualidade, pois produtos ruins ou serviços mal prestados acabam com sua reputação, que por sua vez podem matar o seu negócio definitivamente.
  • Portanto, evite problemas e adquira somente chinelos prontos para sublimação.

Entendo que às vezes não sobra dinheiro já que esse é um negócio não muito barato, mas é necessário considerar outros pontos e ter uma visão de longo prazo. Como diz o ditado, “o barato sai caro”.

  • O chinelo pronto para sublimação não é muito mais caro que o chinelo virgem.
  • Se você comprar um chinelo virgem terá de se preocupar com ainda mais uma coisa, que é prepará-lo para ser usado.
  • Se você comprar um chinelo pronto para sublimação o vendedor do chinelo poderá  se responsabilizar caso ocorram problemas de qualidade. Siga as orientações dele para fazer os chinelos, e se ainda assim ocorrerem problemas, eles terão de trocar o produto pra você, reduzindo o seu prejuízo. Por outro lado você também deve fazer a sua parte e perguntar, antes de comprar, coisas como “Quanto tempo dura? Ela borra com o tempo? E se der problema e o meu cliente reclamar?” já que nem todos os fornecedores são reputáveis.
  • Segundo o Código de Defesa do Consumidor você é responsável pela qualidade dos seus produtos durante pelo menos 3 meses. Já pensou no quanto você terá de gastar se tiver que trocar 100 pares pagando do bolso? E se for uma festa de casamento, já pensou na possibilidade de ser processado por danos morais?
  • Não queira fazer um preço igual ou menor que os seus concorrentes. As pessoas sabem que qualidade custa mais, e os clientes que sempre fazem questão de buscar o mais barato não merecem ser atendidos por você, afinal você quer ser o melhor e não vender porcarias, certo? Se algum cliente lhe disser que fulano faz mais barato, responda: “Os meus chinelos têm durabilidade, garantia e qualidade.” Isso pode fazê-los pensar porque o do seu concorrente custa tão mais barato.

Faça a coisa certa pelo seu negócio, e você terá uma fonta de renda por toda a vida.

71 comentários em “Aviso para quem faz chinelos através de sublimação”

  1. Fabiana disse:

    Fiz meus primeiros teste com chinelos Havaianas usando resina própria para chinelos e papel A4 comum. O resultado: O papel grudou no chinelo, tive dificuldades para tirar mas, depois de molhar e tirar delicadamente o papel grudado o resultado foi muito bom. Estou usando eles todos os dias para ver se a impressão sai e até agora não saiu.
    Perguntas: existe alguma técnica para não grudar o papel ou eu teria que investir no papel transfer mesmo? O chinelo próprio para sublimação pode se feito no papel comum?

    Desde já agradeço a resposta.

  2. Eu tive alguma esperiência com chinelos havaianas. Comprei direto da fabrica, mais barato, compreia a resina, que achei um produto químico de risco, podendo causar alergias. No final das contas todos desbotaram por não ter feito o processo correto desde limpar e lixar as sandalhas pois a superficie fica quanto mais plana melhor até a forma de aplicar a resina, onde a cobertura deve ser bem plana na superficie. Uso papel sulfite o comum A4. A temperatura é essencial também, não pode variar para não dar diferença de cores. Hoje compro o as sandalhas resinadas prontas. Mas ainda não fiquei feliz pois a aplicação, porque elas começam a desbotar no 3 mes de uso frequente. Percebi que nos produtos tipo borracha, aluminio, ceramica e outros desbota ou arranha por ser uma fina camada de resina de poliester então sugiro que expliquem para os clientes não usarem produtos fortes para limpar seus fotoprodutos.
    E essa é minha dica.

  3. Obrigado pelo seu relato, Maurício. Quero que as pessoas, principalmente aquelas que se esforçam para ter um negócio próprio, percebam que o barato sai caro.

    As canecas de cerâmica que tenho no mostruário não desbotaram nem um pouco até o momento, e os clientes para quem vendo normalmente nem usam as canecas e por isso não tive problemas ou reclamações. Mas o desbotamento dos produtos de cerâmica certamente tem a ver com os produtos de limpeza usados e até mesmo a bucha usada para lavar, já que se esfregar demais a resina vai mesmo sair. Quanto ao chinelo, eu ainda não faço mas presumo que o desbotamento a que você se refere seja o esbranquiçamento devido ao desgaste normal do uso, é isso mesmo?

  4. SIdnei disse:

    Trabalhamos a quase dois anos com produtos sublimaticos, e desde o início buscamos os melhores insumos para poder oferecer um produto de qualidade.
    Dessa forma só utilizamos chinelos preparados pelo fornecedor para serem sublimados, existem diversos fornecedores no mercado. Usamos papel para sublimação pois este possui uma capacidade de absorção diferente do sulfite e por fim a tinta sublimatica. Com isso temos chinelos que são usados diariamente e são lavados a mão e na maquina de lavar com frequencia e não desbotam e não descascam. E o processo de produção é tranquilo e não ocorre o problema citado acima de papel grudar no chinelo.

  5. Taís disse:

    Oi Denis, ainda estou na fase de montar meu negócio de chinelos, moro em Porto Alegre e aqui tudo ainda está no começo, quase ninguém sabe nada sobre sublimação e fico sem saber onde me informar corretamente. Gostaria de saber qual a melhor impressora para sublimação e se o Kit Bulk Ink vem de fábrica. Me indicaram, onde eu comprei as máquinas de chinelos e de estamparia que deveria comprar a Epson t42 com Bulk Ink, mas aqui em Porto Alegre, ninguém vende, tenho que comprar on line. Te pergunto, neste modelo de impressora, o Bulk ink é de fábrica? Tenho medo de perder garantia do produto e tal, já ouvi falar que isto pode ocorrer. Me ajuda, por favor!

  6. Olá Taís. Conforme explicado no artigo não é recomendado fazer os seus próprios chinelos, especialmente se você não quer ter problemas com os seus clientes. Se você optar por este caminho, faça todos os testes de qualidade e durabilidade pertinentes antes de aceitar um pedido. Com relação a impressora, esta T42 é apropriada, assim como diversas outras da Epson. O kit bulk não vem de fábrica mas pode ser facilmente adquirido e instalado. Alguns vendedores até oferecem a impressora + kit bulk + tintas sublimáticas. Essa adaptação de fato acaba com a garantia, mas essas impressoras costumam ser bem resistentes.

    Boa sorte em seu novo negócio, e se tiver mais dúvidas é só postar.

  7. Taís disse:

    Mto obrigada pela atenção! Seguirei teu conselho e vou fazer os testes antes. Agora já comprei as máquinas tanto de chinelos, quanto a de estamparia, e não foram baratas! tomara que não tome prejuízo! Mta sorte pra ti tb, nesse blog, achei mto legal tua idéia. Assim que surgirem novas dúvidas ou experiências novas, faço contato c vc novamente! Abraço.

  8. Eu desejo sorte pra você Taís. Mas em último caso se a fabricação dos chinelos não der certo, eu tenho certeza que você achará muito facilmente alguém pra comprar essa máquina ;)

  9. Thais disse:

    Gostaria de saber um fornecedor que ja vendam chinelos preparados para sublimação.
    muito obrigada.

  10. É só procurar por ‘chinelos para sublimação’ no Google ou no MercadoLivre. Não se esqueça de perguntar sobre a garantia dele e coisas como qualidade e durabilidade da imagem (se ela borra depois de um tempo, se sai, etc).

  11. Crisnanda disse:

    Comecei minha empresa a pouco tempo e estou com muita dificuldade em encontrar materiais de qualidade… ser for possível me indique fornecedor de chinelos de borracha resinados e de tecido emborrachado para sublimação em tecidos coloridos… atenciosamente Cris Magri

  12. Olá Crisnanda, é só procurar no Google ou MercadoLivre por ‘chinelos para transfer’. Quanto aos tecidos, desconheço.

  13. Nildo disse:

    Senhores,sou de Uberlândia-MG, e confesso que não é fácil montar um negócio nessa área de Personalização de Produtos, iniciei o meu como uma opção de “renda extra” há pouco mais de 4 meses, e confesso que tenho gostado da idéia, hoje trabalho com: Canecas,Chinelos, Camisetas, Squeeze, e alguns outros.
    A dificuldade em achar um produto de qualidade, que sejam baratos e bons, alguma empresa ou pessoa que conheça a fundo o negócio.
    Tenho investido em divulgação na internet (facebook), custo barato e um bom retorno.
    E para você Tais, o conselho que te dou é, se tiver capital para investir, faça!!
    E deixo aqui meu email para os colegas que quiserem trocar experiências; abç a todos.!!
    nildo@printcriativo.com.br
    Parabéns pelo blog Denis!!

  14. Obrigado pela sua experiência Nildo, é importante que as pessoas as compartilhem para que todos possamos aproveitar as ideias de sucesso. Eu também estou nessa e tenho uma loja virtual em http://www.produtosexclusivos.com.br, mas ainda estou começando com a divulgação. Parabéns no seu novo negócio e obrigado pela visita!

  15. Ana celia disse:

    Boa noite, Denis

    O seu blog é show, parabens ,
    Estou iniciando uma fábrica de chinelos e quero estampa-los , estou pesquisando qual é melhor utilizar uma impressora de sublimacao ou imprimir direto nos chinelos com uma impressora ipo a free jet 320s. se puder me dá uma luz , fico agradecida.
    ana

  16. Olá Ana. Desconheço a Free Jet mas imprimir diretamente, embora não seja a opção mais barata como o transfer, pode ser mais prático e rápido. Eu recomendo que você obtenha amostras impressas feitas em ambos os processos (na Freejet e no transfer comum) para avaliar a qualidade, a durabilidade, o acabamento e outras coisas.

  17. Samara Haddad disse:

    Olá Denis, primeiramente parabéns pelo site e pela atenção que vc tem com as pessoas.
    
Eu estou começando um negócio de sublimação em chinelos e tenho algumas dúvidas:

    Vi que no mercado existem chinelos já resinados e outros que são com tecido aplicado próprio para sublimação. Vc sabe me dizer qual é de melhor qualidade??

    Pq os chinelos que irei fazer serão para uso do dia a dia e NÃO apenas para uso no dia de um evento ou casamento…. ou seja, a estampa tem que ter uma longa durabilidade e qualidade.
    
Já pesquisei com os fornecedores, mas cada um puxa para o seu lado … claro!!!

    Será que vc pode me ajudar???!!!
    
Agradeço desde já a sua atenção!

  18. Samara Haddad disse:

    Olá Sidnei,
    Como vc já é experiente no mercado, por gentileza será que vc poderia me ajudar?!
    Vou começar a trabalhar com chinelos personalizados por sublimação e vi que no mercado existem chinelos já resinados e outros que são com tecido aplicado próprio para sublimação. Vc sabe me dizer qual é de melhor qualidade??

    Pq os chinelos que irei fazer serão para uso do dia a dia e NÃO apenas para uso no dia de um evento ou casamento…. ou seja, a estampa tem que ter uma longa durabilidade e qualidade.
    Qual tipo de chinelo vc usa??? Será que vc poderia me indicar o seu fornecedor?
    Super obrigada!

  19. Samara, os chinelos resinados estão prontos para usar na prensa e esses são os que oferecem a melhor qualidade. Esse tal chinelo de tecido, eu já ouvi falar mas não tenho certeza sobre a qualidade ele, e imagino que a superfície seja diferente da de um chinelo comum resinado. Sendo diferente, pode ser interessante você oferecer as duas opções pro seu cliente e não apenas uma.

    Se os chinelos que você pretende fabricar são para uso no dia-a-dia, então eu recomendo que encontre alguém que já tenha uma prensa e possa fazer algumas amostras pra você antes de você comprar todo o equipamento e o material, pois eu acredito que os chinelos personalizados com transfer têm durabilidade menor que a dos chinelos feitos em processos industriais ou através de outros processos como o da serigrafia. Se os chinelos de transfer não tiverem a durabilidade que você precisa, então você deverá usar estes outros processos de impressão. Não acredite em conversa de vendedor, faça os testes você mesma já que no fim das contas é o seu nome que estará em jogo.

  20. ANA PAULA disse:

    OLA, BOA NOITE! COMPREI UMA MAQUINA PARA FABRICAR CHINELO MAS NÃO IMAGINEI QUE A SUBLIMAÇÃO ERA TÃO COMPLICADA, NÃO ESTOU QUERENDO TRABALHAR COM RESINA POIS TENHO RENITE E A TENDENCIA É PIORAR, MAS ESTOU TENDENDO DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O TECIDO PARA COLAR NO CHINELO POIS QUEM USA ESSE PROCESSO NÃO QUER ME FORNECER O NOME DO TECIDO.
    SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME AJUDAR? SÓ PRECISO SABER QUE TIPO DE TECIDO É ESSE.

    MUITO OBRIGADA!

  21. Samara Haddad disse:

    Olá Denis, obrigada pela sua atenção e explicação!! Farei a pesquisa e os testes antes.
    Tenho uma outra dúvida. Quero comprar uma impressora Multifuncional Jato de Tinta com Bulk Ink para o uso diário em casa pra imprimir coisas de trabalho e também aproveitar para Camisetas de Algodão. Qual Multifuncional vc me indica?
    A Epson para sublimação eu já tenho a T33.
    Boa sorte nos negócios … vc merece!
    Bjs
    Samara

  22. denisgomes disse:

    Difícil pergunta… Para camisetas de algodão você deve usar tinta pigmentada…

  23. Samara Haddad disse:

    Ok … mais uma vez obrigada!!!

  24. Analu disse:

    Ana Paula, este tecido é uma película. HR Termocolante em Sp que vende. Abraços!!

  25. CLAUDIONOR disse:

    OI EU REVENO O CHINELO PRONTOS PARA SUBLIMAÇÃO TENHO UM ESTOQUE HOJE DE 2000 MIL CHINELOS MEU MAIL R COLETIVANACIONAL@HOTMAIL.COM

  26. Rosi disse:

    Olá Denis eu aqui mais uma vez rsrsrs. parabéns por ajudar tanta gente que assim como eu tem tanta duvida, Denis estou com uma duvida se poder me ajudar eu agradeço, eu estou com uma sandalia para personalizar porém estou tendo dificuldade pois não sei como faço para encontrar o molde tamanho 41 42, na verdade eu preciso do molde de todos os tamanho vc poderia me orientar aonde eu encontro?

  27. denisgomes disse:

    Olá Rosi, não entendi o que você quis dizer com molde. Procure lojas que vendam produtos para sublimação, eles certamente terão chinelos prontos para sublimação em todos os tamanhos que você possa precisar.

    Se por acaso eles não tiverem, entre em contato perguntando se eles fariam a resinação pra você, com você mandando os chinelos pra eles.

  28. Tom disse:

    }Olá Rosi … eu tenho todos os gabaritos. Entre em contato pelo e-mail gw.chinelospersonalizados@hotmail.com.

  29. denisgomes disse:

    Rosi, não tenho gabaritos mas creio que o Tom poderá lhe ajudar. De qualquer forma vai uma dica: nunca faça a arte no tamanho exato do chinelo, faça sempre maior. Aliás, você nem precisa fazer a arte no formato do chinelo já que ao fazer a prensagem a imagem será transferida somente na superfície branca do chinelo e o que sobrar não causará nenhum problema.

  30. Paty disse:

    Rosi, no site da Metalnox tem gabaritos de todos os tamanhos. Você pode também escanear os chinelos e vetorizar (caso saiba usar o corel ou illustrator).

  31. jonas disse:

    amigo estou com problemas quando faço a sublimacao poliester a imagem na camiseta fica com riscos de cima pra baixo sabi me dizer oque que é?

  32. denisgomes disse:

    A impressão na folha está com estes riscos?

  33. jonas disse:

    nao na folhas sai tudo certo mais na camiseta fica com os riscos

  34. jonas disse:

    nao amigo na folhas sai perfeito mais na camiseta sai com riscos bem feio de cima para baixo na imagem toda fiz com a temperatura 200graus tempo de 25 segundos papel para poliester e tinta sublimatica q agora oq sera?

  35. denisgomes disse:

    Talvez exista alguma sujeira na sua prensa, dê uma olhada e veja se a superfície está OK.

  36. clecio santos disse:

    isso de ter acontecido talvez pelo motivo de não ter dado o tempo ceto para a secagem completa da resina que é de no mínimo 24 horas e o tempo certo é de 48 horas ok .Acesse http://www.maedusserigrafia.com espero ter ajudado

  37. denisgomes disse:

    O ideal é mesmo usar chinelos já prontos para sublimação, assim evita-se dores de cabeça como essas.

  38. denisgomes disse:

    Obrigado pela ajuda, Clécio. Mas evite postar links de propaganda, por favor.

  39. Karyn Christina disse:

    Camiseta com fios muito aberto, ai fica marcado…tem que ser fio 30

  40. Simone Lima disse:

    Olá Crisnanda, se ainda houver interesse entre em contato comigo contato@criarti9brindes.com.br sou fabricante de chinelos. Att. Simone Lima

  41. Sintia disse:

    Sidnei poderia deixar um contato p que vc posso ajudar os amigos da sublimação q estao inicando, obrigada

  42. joao carlos disse:

    preciso de informação sublimo azulejos e gostaria de um bom fornecedor de azulejos resinados e um que revenda resina

  43. joao carlos disse:

    me ajudem por favor estou com dificuldades de comprar azulejos em sp…e resinas …me informem amigos….meu e-mail é : joao.carlos.llucena@hotmail.com

  44. denisgomes disse:

    Olá João. É muito fácil encontrar todo tipo de fornecedor usando o Google, o MercadoLivre ou o Buscapé. Veja uma relação de anúncios de azulejos para sublimação no MercadoLivre:
    http://lista.mercadolivre.com.br/azulejo-sublima%C3%A7%C3%A3o

  45. fabiana disse:

    BOA TARDE SOU DE RIBEIRAO PRETO E COMPREI UMA MAQUINA DA COMPACTA PRINT PARA TRABALHAR COM SUBLIMAÇÃO , MAS ESTOU TENDO DIFICULDADES EM ACHAR FORNECEDORES DE CAMISETA SE CHINELOS BARATOS JA COM RESINA , E OUTRA COISA ONDE ENCONTRO AS PLACAS DE CHINELO?

    SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO

    MEU E-MAIL

    fabiana_carla_oliveira@hotmail.com

  46. Clécio Grilo disse:

    Como faço para pintar diretamente na borracha da sandália?

  47. denisgomes disse:

    Use o processo de serigrafia.

  48. maria disse:

    Olá que o melhor chinelo? Resinado ou com tecido de poliester?

  49. denisgomes disse:

    São dois produtos diferentes com acabamentos diferentes. Pode ser interessante oferecer as duas opções pro seu cliente.

  50. ana disse:

    Bom dia!
    comecei a fabricar sandalias tipo havaianas e quero sublimar minhas sandalias, me indicaram a impressora L110 adapatada com bulk e a t42 w tambem adapatada com bulk sublimatico, gostaria de uma dica de qual seria a melhor. Ana

  51. Karyne disse:

    Olá muito bom seu artigo, mas gostaria de saber se a sublimação só pode ser feita em chinelo com fundo branco. Obrigada

  52. denisgomes disse:

    Sim, só em chinelos de fundo branco. Se você precisar personalizar chinelos de outras cores você provavelmente terá de partir para a serigrafia.

  53. Ana disse:

    Estou precisando de uma impressora para sublimacao e me indicaram a t42 e a L110 com bulk adapatado, qual dela vcs me indicam.

  54. denisgomes disse:

    A T42. As impressoras da série L não são apropriadas.

  55. Analu disse:

    João, compro meus azulejos direto na Metalnox, pois já vem com a resina própria.

  56. loiz disse:

    Boa noite gostei muito das suas explicações, tenho uma impressora de impressão direta em tecido ,uso tinta textil,queria imprimir em chinelo direto usando a sandalia ja preparada, teoricamente depois da impressão que, resina passar por cima para não rachar,naõ desgastar etc.., ha esta possibilidade ja que a tinta é textil, se posivel mande mais detalhado por email.

  57. denisgomes disse:

    As impressoras têxteis utilizam tinta pigmentada que é compatível com o tecido de algodão.

    Os chinelos são resinados para receberem a tinta sublimática através do processo de sublimação (calor) e não através de impressão direta. Portanto não é possível imprimir nos chinelos dessa forma. Além disso a impressora pode não ter altura suficiente para permitir a passagem do chinelo.

    Você terá de adquirir outra impressora e equipá-la com tinta sublimática para fazer isto. Além disso, é recomendável usar chinelos já resinados pois assim você garante a qualidade do produto. Fazer a resinagem por conta própria além de trabalhoso pode causar problemas de qualidade.

  58. deyse disse:

    amigo gostaria de saber quanto a processo da imagem a ser estampada no chinelo ela tem que estar vetorizada ou posso usar uma imagem da internet no formato de jpg

  59. denisgomes disse:

    Você pode usar qualquer imagem e ela não precisa estar vetorizada.

    Por outro lado deve-se tomar cuidado com imagens de internet. Deve-se usar imagens com alta resolução (muitos pixels) caso contrário a impressão ficará embaçada. Se você colocar a imagem no tamanho real do chinelo e imprimir, você terá uma ideia da qualidade da imagem.

  60. Regina disse:

    Boa noite, gostaria de saber se a impressora Epson TX133 é boa para trabalhar com sublimação, sabendo que a mesma não possui bulk ink, isso pode interferir de alguma maneira na qualidade da impressão, instalando o bulk ink num segundo momento pode dar algum tipo de problema na impressora.

  61. denisgomes disse:

    Sim. O bulk ink genérico em si não causa problema na impressora, o que costuma causar é a tinta de baixa qualidade e a falta de uso.

  62. […] ou desmanchando no processo de transfer. Há algum tempo escrevi até mesmo um artigo falando sobre os perigos de se resinar seus próprios chinelos para transfer, pois essa parece ser a principal causa de problemas nos chinelos personalizados com […]

  63. Paola disse:

    ola, , eu trabalho cm sublimacao e gostaria de saber se faz mal a saude trabalhar cm ,,temperatura muito alta as maos?? trabalho todos os idas cm a200c d temperatura??

  64. Não, a temperatura não causa problemas de saúde a menos que você se queime na prensa ;)

  65. Jarbas disse:

    Caro Denis, estou analisando aqui se compro uma multifuncional da Epson combre Durabrite que são ideais para sublimação como aprendi aqui no site. Agora minha dúvida é sobre a possibilidade de utilizar os cartuchos recarregáveis (comprados avulso) ou colar um sistema de bulk em caixa, tipo os que vêm de fabrica em outros modelos da marca. E possível isso?

  66. Você pode usar qualquer das duas opções e elas funcionarão de forma idêntica, mas o bulk com reservatório externo é bem mais prático.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo