Aviso para quem faz chinelos através de sublimação

Tenho recebido diversas dúvidas de usuários que resolveram fazer chinelos através de sublimação, um item muito popular em casamentos e festas em geral. O principal problema que estes usuários estão tendo é com a impressão, que desbota, sai ou fica ruim de alguma forma. Não tenho experiência prática com chinelos mas gostaria de deixar um aviso com alguns pontos que você deve considerar e que acho muito pertinentes.

EDIÇÃO: Atualizado em 20/01/2013 com algumas pequenas correções.

  • Os chinelos virgens (comprados na loja ou no mercado) não podem ser usados diretamente, eles precisam ter uma camada de resina que irá segurar a impressão. O mesmo ocorre com outros produtos como canecas, azulejos, etc.
  • Esta resina encontra-se à venda e existem manuais explicando como fazer o processo, no entanto NÃO É RECOMENDÁVEL SEGUIR POR ESTE CAMINHO. A aplicação, além de ser demorada, pode não ficar boa e causar problemas posteriores ou afetar a qualidade da impressão, sem contar os possíveis efeitos à sua saúde. A princípio não sabemos qual é a composição da resina utilizada e se ela é mesmo apropriada para esse tipo de trabalho. Além disso o interesse do vendedor é apenas vender, e ele não vai se responsabilizar caso ocorram problemas de qualidade com a impressão, ou se houverem problemas posteriormente e os clientes reclamarem.
  • Ao investir em um negócio próprio como este você está buscando a sua independência financeira ou um complemento de sua renda. Qualquer que seja o seu negócio você deve sempre pensar em qualidade, pois produtos ruins ou serviços mal prestados acabam com sua reputação, que por sua vez podem matar o seu negócio definitivamente.
  • Portanto, evite problemas e adquira somente chinelos prontos para sublimação.

Entendo que às vezes não sobra dinheiro já que esse é um negócio não muito barato, mas é necessário considerar outros pontos e ter uma visão de longo prazo. Como diz o ditado, “o barato sai caro”.

  • O chinelo pronto para sublimação não é muito mais caro que o chinelo virgem.
  • Se você comprar um chinelo virgem terá de se preocupar com ainda mais uma coisa, que é prepará-lo para ser usado.
  • Se você comprar um chinelo pronto para sublimação o vendedor do chinelo poderá  se responsabilizar caso ocorram problemas de qualidade. Siga as orientações dele para fazer os chinelos, e se ainda assim ocorrerem problemas, eles terão de trocar o produto pra você, reduzindo o seu prejuízo. Por outro lado você também deve fazer a sua parte e perguntar, antes de comprar, coisas como “Quanto tempo dura? Ela borra com o tempo? E se der problema e o meu cliente reclamar?” já que nem todos os fornecedores são reputáveis.
  • Segundo o Código de Defesa do Consumidor você é responsável pela qualidade dos seus produtos durante pelo menos 3 meses. Já pensou no quanto você terá de gastar se tiver que trocar 100 pares pagando do bolso? E se for uma festa de casamento, já pensou na possibilidade de ser processado por danos morais?
  • Não queira fazer um preço igual ou menor que os seus concorrentes. As pessoas sabem que qualidade custa mais, e os clientes que sempre fazem questão de buscar o mais barato não merecem ser atendidos por você, afinal você quer ser o melhor e não vender porcarias, certo? Se algum cliente lhe disser que fulano faz mais barato, responda: “Os meus chinelos têm durabilidade, garantia e qualidade.” Isso pode fazê-los pensar porque o do seu concorrente custa tão mais barato.

Faça a coisa certa pelo seu negócio, e você terá uma fonta de renda por toda a vida.

114 comentários em “Aviso para quem faz chinelos através de sublimação

  1. Fiz meus primeiros teste com chinelos Havaianas usando resina própria para chinelos e papel A4 comum. O resultado: O papel grudou no chinelo, tive dificuldades para tirar mas, depois de molhar e tirar delicadamente o papel grudado o resultado foi muito bom. Estou usando eles todos os dias para ver se a impressão sai e até agora não saiu.
    Perguntas: existe alguma técnica para não grudar o papel ou eu teria que investir no papel transfer mesmo? O chinelo próprio para sublimação pode se feito no papel comum?

    Desde já agradeço a resposta.

  2. Eu tive alguma esperiência com chinelos havaianas. Comprei direto da fabrica, mais barato, compreia a resina, que achei um produto químico de risco, podendo causar alergias. No final das contas todos desbotaram por não ter feito o processo correto desde limpar e lixar as sandalhas pois a superficie fica quanto mais plana melhor até a forma de aplicar a resina, onde a cobertura deve ser bem plana na superficie. Uso papel sulfite o comum A4. A temperatura é essencial também, não pode variar para não dar diferença de cores. Hoje compro o as sandalhas resinadas prontas. Mas ainda não fiquei feliz pois a aplicação, porque elas começam a desbotar no 3 mes de uso frequente. Percebi que nos produtos tipo borracha, aluminio, ceramica e outros desbota ou arranha por ser uma fina camada de resina de poliester então sugiro que expliquem para os clientes não usarem produtos fortes para limpar seus fotoprodutos.
    E essa é minha dica.

  3. Obrigado pelo seu relato, Maurício. Quero que as pessoas, principalmente aquelas que se esforçam para ter um negócio próprio, percebam que o barato sai caro.

    As canecas de cerâmica que tenho no mostruário não desbotaram nem um pouco até o momento, e os clientes para quem vendo normalmente nem usam as canecas e por isso não tive problemas ou reclamações. Mas o desbotamento dos produtos de cerâmica certamente tem a ver com os produtos de limpeza usados e até mesmo a bucha usada para lavar, já que se esfregar demais a resina vai mesmo sair. Quanto ao chinelo, eu ainda não faço mas presumo que o desbotamento a que você se refere seja o esbranquiçamento devido ao desgaste normal do uso, é isso mesmo?

  4. Trabalhamos a quase dois anos com produtos sublimaticos, e desde o início buscamos os melhores insumos para poder oferecer um produto de qualidade.
    Dessa forma só utilizamos chinelos preparados pelo fornecedor para serem sublimados, existem diversos fornecedores no mercado. Usamos papel para sublimação pois este possui uma capacidade de absorção diferente do sulfite e por fim a tinta sublimatica. Com isso temos chinelos que são usados diariamente e são lavados a mão e na maquina de lavar com frequencia e não desbotam e não descascam. E o processo de produção é tranquilo e não ocorre o problema citado acima de papel grudar no chinelo.

  5. Oi Denis, ainda estou na fase de montar meu negócio de chinelos, moro em Porto Alegre e aqui tudo ainda está no começo, quase ninguém sabe nada sobre sublimação e fico sem saber onde me informar corretamente. Gostaria de saber qual a melhor impressora para sublimação e se o Kit Bulk Ink vem de fábrica. Me indicaram, onde eu comprei as máquinas de chinelos e de estamparia que deveria comprar a Epson t42 com Bulk Ink, mas aqui em Porto Alegre, ninguém vende, tenho que comprar on line. Te pergunto, neste modelo de impressora, o Bulk ink é de fábrica? Tenho medo de perder garantia do produto e tal, já ouvi falar que isto pode ocorrer. Me ajuda, por favor!

  6. Olá Taís. Conforme explicado no artigo não é recomendado fazer os seus próprios chinelos, especialmente se você não quer ter problemas com os seus clientes. Se você optar por este caminho, faça todos os testes de qualidade e durabilidade pertinentes antes de aceitar um pedido. Com relação a impressora, esta T42 é apropriada, assim como diversas outras da Epson. O kit bulk não vem de fábrica mas pode ser facilmente adquirido e instalado. Alguns vendedores até oferecem a impressora + kit bulk + tintas sublimáticas. Essa adaptação de fato acaba com a garantia, mas essas impressoras costumam ser bem resistentes.

    Boa sorte em seu novo negócio, e se tiver mais dúvidas é só postar.

  7. Mto obrigada pela atenção! Seguirei teu conselho e vou fazer os testes antes. Agora já comprei as máquinas tanto de chinelos, quanto a de estamparia, e não foram baratas! tomara que não tome prejuízo! Mta sorte pra ti tb, nesse blog, achei mto legal tua idéia. Assim que surgirem novas dúvidas ou experiências novas, faço contato c vc novamente! Abraço.

  8. Eu desejo sorte pra você Taís. Mas em último caso se a fabricação dos chinelos não der certo, eu tenho certeza que você achará muito facilmente alguém pra comprar essa máquina 😉

  9. Gostaria de saber um fornecedor que ja vendam chinelos preparados para sublimação.
    muito obrigada.

  10. É só procurar por ‘chinelos para sublimação’ no Google ou no MercadoLivre. Não se esqueça de perguntar sobre a garantia dele e coisas como qualidade e durabilidade da imagem (se ela borra depois de um tempo, se sai, etc).

  11. Comecei minha empresa a pouco tempo e estou com muita dificuldade em encontrar materiais de qualidade… ser for possível me indique fornecedor de chinelos de borracha resinados e de tecido emborrachado para sublimação em tecidos coloridos… atenciosamente Cris Magri

  12. Senhores,sou de Uberlândia-MG, e confesso que não é fácil montar um negócio nessa área de Personalização de Produtos, iniciei o meu como uma opção de “renda extra” há pouco mais de 4 meses, e confesso que tenho gostado da idéia, hoje trabalho com: Canecas,Chinelos, Camisetas, Squeeze, e alguns outros.
    A dificuldade em achar um produto de qualidade, que sejam baratos e bons, alguma empresa ou pessoa que conheça a fundo o negócio.
    Tenho investido em divulgação na internet (facebook), custo barato e um bom retorno.
    E para você Tais, o conselho que te dou é, se tiver capital para investir, faça!!
    E deixo aqui meu email para os colegas que quiserem trocar experiências; abç a todos.!!
    [email protected]
    Parabéns pelo blog Denis!!

  13. Boa noite, Denis

    O seu blog é show, parabens ,
    Estou iniciando uma fábrica de chinelos e quero estampa-los , estou pesquisando qual é melhor utilizar uma impressora de sublimacao ou imprimir direto nos chinelos com uma impressora ipo a free jet 320s. se puder me dá uma luz , fico agradecida.
    ana

  14. Olá Ana. Desconheço a Free Jet mas imprimir diretamente, embora não seja a opção mais barata como o transfer, pode ser mais prático e rápido. Eu recomendo que você obtenha amostras impressas feitas em ambos os processos (na Freejet e no transfer comum) para avaliar a qualidade, a durabilidade, o acabamento e outras coisas.

  15. Olá Denis, primeiramente parabéns pelo site e pela atenção que vc tem com as pessoas.
    
Eu estou começando um negócio de sublimação em chinelos e tenho algumas dúvidas:

    Vi que no mercado existem chinelos já resinados e outros que são com tecido aplicado próprio para sublimação. Vc sabe me dizer qual é de melhor qualidade??

    Pq os chinelos que irei fazer serão para uso do dia a dia e NÃO apenas para uso no dia de um evento ou casamento…. ou seja, a estampa tem que ter uma longa durabilidade e qualidade.
    
Já pesquisei com os fornecedores, mas cada um puxa para o seu lado … claro!!!

    Será que vc pode me ajudar???!!!
    
Agradeço desde já a sua atenção!

  16. Olá Sidnei,
    Como vc já é experiente no mercado, por gentileza será que vc poderia me ajudar?!
    Vou começar a trabalhar com chinelos personalizados por sublimação e vi que no mercado existem chinelos já resinados e outros que são com tecido aplicado próprio para sublimação. Vc sabe me dizer qual é de melhor qualidade??

    Pq os chinelos que irei fazer serão para uso do dia a dia e NÃO apenas para uso no dia de um evento ou casamento…. ou seja, a estampa tem que ter uma longa durabilidade e qualidade.
    Qual tipo de chinelo vc usa??? Será que vc poderia me indicar o seu fornecedor?
    Super obrigada!

  17. Samara, os chinelos resinados estão prontos para usar na prensa e esses são os que oferecem a melhor qualidade. Esse tal chinelo de tecido, eu já ouvi falar mas não tenho certeza sobre a qualidade ele, e imagino que a superfície seja diferente da de um chinelo comum resinado. Sendo diferente, pode ser interessante você oferecer as duas opções pro seu cliente e não apenas uma.

    Se os chinelos que você pretende fabricar são para uso no dia-a-dia, então eu recomendo que encontre alguém que já tenha uma prensa e possa fazer algumas amostras pra você antes de você comprar todo o equipamento e o material, pois eu acredito que os chinelos personalizados com transfer têm durabilidade menor que a dos chinelos feitos em processos industriais ou através de outros processos como o da serigrafia. Se os chinelos de transfer não tiverem a durabilidade que você precisa, então você deverá usar estes outros processos de impressão. Não acredite em conversa de vendedor, faça os testes você mesma já que no fim das contas é o seu nome que estará em jogo.

  18. OLA, BOA NOITE! COMPREI UMA MAQUINA PARA FABRICAR CHINELO MAS NÃO IMAGINEI QUE A SUBLIMAÇÃO ERA TÃO COMPLICADA, NÃO ESTOU QUERENDO TRABALHAR COM RESINA POIS TENHO RENITE E A TENDENCIA É PIORAR, MAS ESTOU TENDENDO DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O TECIDO PARA COLAR NO CHINELO POIS QUEM USA ESSE PROCESSO NÃO QUER ME FORNECER O NOME DO TECIDO.
    SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME AJUDAR? SÓ PRECISO SABER QUE TIPO DE TECIDO É ESSE.

    MUITO OBRIGADA!

  19. Olá Denis, obrigada pela sua atenção e explicação!! Farei a pesquisa e os testes antes.
    Tenho uma outra dúvida. Quero comprar uma impressora Multifuncional Jato de Tinta com Bulk Ink para o uso diário em casa pra imprimir coisas de trabalho e também aproveitar para Camisetas de Algodão. Qual Multifuncional vc me indica?
    A Epson para sublimação eu já tenho a T33.
    Boa sorte nos negócios … vc merece!
    Bjs
    Samara

  20. Ana Paula, este tecido é uma película. HR Termocolante em Sp que vende. Abraços!!

  21. Olá Denis eu aqui mais uma vez rsrsrs. parabéns por ajudar tanta gente que assim como eu tem tanta duvida, Denis estou com uma duvida se poder me ajudar eu agradeço, eu estou com uma sandalia para personalizar porém estou tendo dificuldade pois não sei como faço para encontrar o molde tamanho 41 42, na verdade eu preciso do molde de todos os tamanho vc poderia me orientar aonde eu encontro?

  22. Olá Rosi, não entendi o que você quis dizer com molde. Procure lojas que vendam produtos para sublimação, eles certamente terão chinelos prontos para sublimação em todos os tamanhos que você possa precisar.

    Se por acaso eles não tiverem, entre em contato perguntando se eles fariam a resinação pra você, com você mandando os chinelos pra eles.

  23. Rosi, não tenho gabaritos mas creio que o Tom poderá lhe ajudar. De qualquer forma vai uma dica: nunca faça a arte no tamanho exato do chinelo, faça sempre maior. Aliás, você nem precisa fazer a arte no formato do chinelo já que ao fazer a prensagem a imagem será transferida somente na superfície branca do chinelo e o que sobrar não causará nenhum problema.

  24. Rosi, no site da Metalnox tem gabaritos de todos os tamanhos. Você pode também escanear os chinelos e vetorizar (caso saiba usar o corel ou illustrator).

  25. amigo estou com problemas quando faço a sublimacao poliester a imagem na camiseta fica com riscos de cima pra baixo sabi me dizer oque que é?

  26. nao amigo na folhas sai perfeito mais na camiseta sai com riscos bem feio de cima para baixo na imagem toda fiz com a temperatura 200graus tempo de 25 segundos papel para poliester e tinta sublimatica q agora oq sera?

  27. Camiseta com fios muito aberto, ai fica marcado…tem que ser fio 30

  28. Sidnei poderia deixar um contato p que vc posso ajudar os amigos da sublimação q estao inicando, obrigada

  29. preciso de informação sublimo azulejos e gostaria de um bom fornecedor de azulejos resinados e um que revenda resina

  30. São dois produtos diferentes com acabamentos diferentes. Pode ser interessante oferecer as duas opções pro seu cliente.

  31. Bom dia!
    comecei a fabricar sandalias tipo havaianas e quero sublimar minhas sandalias, me indicaram a impressora L110 adapatada com bulk e a t42 w tambem adapatada com bulk sublimatico, gostaria de uma dica de qual seria a melhor. Ana

  32. Olá muito bom seu artigo, mas gostaria de saber se a sublimação só pode ser feita em chinelo com fundo branco. Obrigada

  33. Sim, só em chinelos de fundo branco. Se você precisar personalizar chinelos de outras cores você provavelmente terá de partir para a serigrafia.

  34. Estou precisando de uma impressora para sublimacao e me indicaram a t42 e a L110 com bulk adapatado, qual dela vcs me indicam.

  35. João, compro meus azulejos direto na Metalnox, pois já vem com a resina própria.

  36. Boa noite gostei muito das suas explicações, tenho uma impressora de impressão direta em tecido ,uso tinta textil,queria imprimir em chinelo direto usando a sandalia ja preparada, teoricamente depois da impressão que, resina passar por cima para não rachar,naõ desgastar etc.., ha esta possibilidade ja que a tinta é textil, se posivel mande mais detalhado por email.

  37. As impressoras têxteis utilizam tinta pigmentada que é compatível com o tecido de algodão.

    Os chinelos são resinados para receberem a tinta sublimática através do processo de sublimação (calor) e não através de impressão direta. Portanto não é possível imprimir nos chinelos dessa forma. Além disso a impressora pode não ter altura suficiente para permitir a passagem do chinelo.

    Você terá de adquirir outra impressora e equipá-la com tinta sublimática para fazer isto. Além disso, é recomendável usar chinelos já resinados pois assim você garante a qualidade do produto. Fazer a resinagem por conta própria além de trabalhoso pode causar problemas de qualidade.

  38. amigo gostaria de saber quanto a processo da imagem a ser estampada no chinelo ela tem que estar vetorizada ou posso usar uma imagem da internet no formato de jpg

  39. Você pode usar qualquer imagem e ela não precisa estar vetorizada.

    Por outro lado deve-se tomar cuidado com imagens de internet. Deve-se usar imagens com alta resolução (muitos pixels) caso contrário a impressão ficará embaçada. Se você colocar a imagem no tamanho real do chinelo e imprimir, você terá uma ideia da qualidade da imagem.

  40. Boa noite, gostaria de saber se a impressora Epson TX133 é boa para trabalhar com sublimação, sabendo que a mesma não possui bulk ink, isso pode interferir de alguma maneira na qualidade da impressão, instalando o bulk ink num segundo momento pode dar algum tipo de problema na impressora.

  41. Sim. O bulk ink genérico em si não causa problema na impressora, o que costuma causar é a tinta de baixa qualidade e a falta de uso.

  42. ola, , eu trabalho cm sublimacao e gostaria de saber se faz mal a saude trabalhar cm ,,temperatura muito alta as maos?? trabalho todos os idas cm a200c d temperatura??

  43. Caro Denis, estou analisando aqui se compro uma multifuncional da Epson combre Durabrite que são ideais para sublimação como aprendi aqui no site. Agora minha dúvida é sobre a possibilidade de utilizar os cartuchos recarregáveis (comprados avulso) ou colar um sistema de bulk em caixa, tipo os que vêm de fabrica em outros modelos da marca. E possível isso?

  44. Você pode usar qualquer das duas opções e elas funcionarão de forma idêntica, mas o bulk com reservatório externo é bem mais prático.

  45. bom dia!
    eu estou iniciando a fabricação de chinelos, ja adquiri a maquina de chinelos e as materias primas tipo as correias e as borrachas hoje ja estou pronto para começa a fabricação dos chinelos mas, estou querendo trabalhar com CHINELOS ESTAMPADOS a minha duvida é qual seria a melhor foma de estampa os chinelos por meio de REZINA OU TECIDOS TERMO COLANTE PARA SUBLIMAÇÃO?
    eu gostaria que alguém pudesse me ajuda a esclarecer esta duvida

    se possível me passa o passo a passo de cada procedimento de chinelos RESINADOS E DO TECIDO TERMOCOLANTE

    DESDE JÁ AGRADEÇO ATENÇÃO QUE ME FOR DISPENSADO.

  46. Olá Sérgio. Já vi muita gente aqui no site tentando fazer com resina e relatando que isso causa inúmeros problemas como imagem “esfarelando”, resina soltando, etc. Então se você quiser fazer os chinelos de borracha acredito que você terá de escolher entre dois caminhos: comprar os chinelos prontos para sublimação (assim se houver qualquer problema posterior o fornecedor poderá ser responsabilizado) ou tentar fazer a resinagem por conta própria fazendo diversos testes com várias combinações de resinas até achar uma que sirva pra você e que seja resistente a longo prazo – neste caso não acredite em promessas, faça testes antes ou você pode acabar correndo o risco de ver o seu cliente ficar extremamente insatisfeito.

    Os chinelos de tecido são uma boa opção já que o transfer no poliéster fica com boa qualidade, mas há quem não goste da aparência deles.

    Quanto ao passo a passo, não tenho esta informação. Procure buscar dicas com o próprio fornecedor do material, pode ser que ele possa lhe ajudar melhor.

  47. uma das maiores duvidas que tenho a respeito da estampa por meio de tecidos termocolante é ?
    É possível realiza a estampas em chinelos de qualquer cor?
    vendo diversos videos na minha pesquisa pude observa que todas as postagens referente a estampa de chinelos o pessoal só utiliza chinelos da cor branca sera isso uma coincidência ou poderá utiliza qualquer cor de chinelos para impressão por meio de tecido termo-colante ?

    Desde já agradeço a tenção que me for dispensado.

    atenciosamente

    Sergio Pereira

  48. Não recomendo a resina para o processo de sublimação em chinelos pois já testei várias formas de aplicação e varias marcas e todas que testei não tiveram um resultado satisfatório. Nos primeiros dias a impressão fica perfeita. Mas 1 semana depois, mesmo sem uso, a estampa desbota inteira, fica embaçada, descasca etc. Tecido termo-colante + película protetora é uma opção interessante. Porém o aspecto apesar de bonito não me agrada tanto. Estou em busca de uma forma de sublimar sandálias satisfatória, similar as estampas das havaianas. Até agora sem sucesso.

  49. Olá, bom dia a todos.

    Agradeço a todos por seus comentários, o que aprendi muito com isso.

    O meu maior temor é começar o meu negócio com problemas de qualidade.

    Irei fabricar chinelos para o dia a dia, e quando vejo algumas gigantes de chinelos, me pergunto, como lançar um produto próximo em qualidade com preços acessíveis à todos, é um desafio, visto que quando procuramos informações tenho a a ideia de que algumas coisas são vetados a nós microempreendedor.

    Já há meses pesquisando sondando formas de obter o mínimo de informações dos grandes fabricantes e percebi que é impossível ou quase impossível adquirir tais informações.

    Admito que eu gostaria de resinar meus produtos mas nada melhor do que seguir o conselho
    do DENIS de comprar os chinelos já resinados com garantia do fornecedor.

    Denis, parabéns por seu site!

  50. Fico feliz em saber que gostou do site, Josias 😀

    Quanto a lançar produtos, acho que se você quiser fazer igual aos grandes, você terá de se tornar grande também. Ou você pode permanecer pequeno mas tentar se destacar de outra forma. Porque ser mais um se você pode ser diferente?

    E quanto as estampas, sublimação é apenas uma forma de imprimir nestes chinelos. Existem outras que podem ser usadas. Explore as opções e boa sorte.

  51. Olá , estou querendo entrar no ramo de chinelos , mas não tenho conhecimento de fornecedores . Poderia me ajudar a encontrar um fornecedor barato com produtos de qualidade ?

  52. Olá Aylan, fico devendo. A única dica concreta que posso te dar no momento é que você deve procurar fornecedores de chinelos já resinados. Muitos já tentaram fazer isso por conta própria com resultados problemáticos, portanto deixar isso na mão de um fornecedor é uma garantia pra você.

  53. Gostaria de saber onde eu compro chinelos cortados para sublimaçao de qualidade

  54. Ola. Conforme o Sidney comentou sera que é possivel nos repassar o o e-mail dele para que ele nos passe alguns dos fornecedores , ou mesmo repassar meu e-mail a ele para que entre em contato comigo, pois como outros estou começando no mercado de chinelos e estou tendo dificuldades em encontrar placas resinadas, e que ao mesmo tempo tenham durabilidade.

    No aguardo
    E-MAIL: [email protected]

  55. A postagem do Sidnei foi feita há 4 anos.

    O que você quer dizer com ‘problemas de durabilidade’? Acredito que se você encontra um fornecedor de chinelos para sublimação, o mesmo irá fornecer um produto que já foi bem testado e funciona como o esperado, com boa durabilidade.

  56. Os chinelos da havaiana são usada resina? por que eu tenho uma a uns 3 anos ate agora não borrou, os chinelo da havaiana e outras marca são muita bonita.

  57. Olá Aldemir. Os chinelos industrializados usam um processo totalmente diferente de impressão – não é sublimação. Eles fabricam milhares, senão milhões, de pares por mês, seria impossível a sublimação dar conta.

  58. O lá ; estou pesquisando a alguns dias ; sobre fabricação e personalização de chinelos e cheguei a cotar os valores pra máquina de chinelos , porém pelos relatos que lí , seria mais viável comprar os chinelos prontos pra sublimação ao invés de comprar a máquina ? Minha intenção é fazer chinelos estampados e personalizados ! Me ajudem por favor?

  59. Olá Vera. De fato, se o seu objetivo é produzir chinelos personalizados pelo processo de sublimação (transfer) o ideal é adquiri-los prontos para isso já que a preparação envolve o uso de uma resina, e muitos usuários deste site tentaram fazer isso sem sucesso. Adquirindo o produto pronto você só se preocupa em personaliza-lo, e qualquer eventual bucha você poderá repassar pro seu fornecedor, exigindo dele uma solução.

    E sempre é bom lembrar que A SUBLIMAÇÃO NÃO É UMA SOLUÇÃO MÁGICA. Existem coisas que não podem ser feitas com sublimação, como imprimir em materiais escuros (impressoras não têm tinta branca) ou personalizar usando tinta metalizada ou fluorescente. Para esses casos (e tantos outros) deve-se usar a serigrafia. Aliás, você pode oferecer ambas: transfer e serigrafia, e assim aumentar a sua oferta de serviços.

  60. boa tarde estou comesando na sulblimaçao ja colei o tecido comprei a tinta fis a arte ja levei na maquina a 200 graus 30 segundos mais a estampa nao saiu

  61. Olá! Estou começando no ramo de sublimação, e comprei 100 pares de chinelos com tecido 70% borracha e 30% eva, já fiz 9 pares de chinelos ficou impecável , mais o problema que as clientes estão devolvendo o chinelo, pq ele escorrega e faz um barulho quando anda com ele, e agora pque eu faço? Me ajuda por favor

  62. Olá Elita. Infelizmente não há muito o que fazer. Eu costumo recomendar às pessoas que sempre façam testes com todos os seus materiais ANTES de comercializarem. Minha mulher até acha exagero quando eu “abuso” dos papéis fotográficos deixando-os na água e no sol 😉 Mas faço isso justamente para saber exatamente o que estou vendendo.

    Provavelmente o seu fornecedor não vai aceitar devolução por este motivo – o produto não está com defeito, as pessoas simplesmente não gostaram dele, e com isso a responsabilidade recai sobre você – ser empreendedor é assumir riscos e prejuízos, mas também colher bons frutos.

    Acredito que uma opção para minimizar o “estrago” seria buscar chinelos de melhor qualidade (que serão mais caros) e oferecer as duas opções pro seu cliente: a melhor e mais cara, e este mais barato. Assim você pode falar bem do modelo mais caro e citar essas peculiaridades do mais barato, deixando a escolha na mão do cliente. Ao fazer isso você elimina a possibilidade de reclamações posteriores, pois a escolha foi do cliente e não sua. Em alguns casos eu até deixo o cliente levar o produto, ou faço um de graça apenas de teste, pra ele mesmo poder verificar se o produto atende às demandas dele. O objetivo é dar um atendimento completo para que não surjam reclamações posteriores – em alguns desses casos em que fiz testes para os clientes, determinamos que o meu produto não era o ideal pra ele; se eu tivesse feito e entregue eu teria tido um baita prejuízo pois ele devolveria ao ver que não serviria, e neste caso eu só tive o “prejuízo” (se é que posso dizer isso) das amostras que fiz pra ele.

  63. Olá , boa tarde , comecei a pouco no ramo de sublimação de chinelos , esses já com tecido pronto para a sublimação , porém me parece q está querendo soltar o tecido, o q pode ser isso ? Comprei essas placas sendo 80% borracha para 20% EVA , será qual o problema de estar soltando o tecido e tbm reclamaram q esse chinelo com essa composição escorrega mt, qual porcentagem de borracha vc indica , pq já ouvi dizer q 100% borracha com tecido tem + chances de soltar tbm , aguardo respostas desde já agradeço abraço .

  64. Olá Marcos. Acredito que esse chinelo siga a mesma linha dos mouse pads de tecido, ou seja, o tecido colado (ou grudado) na base. Então, nada mais natural do que ele se soltar com o tempo.

    Eu não tenho informações sobre qual chinelo desse tipo seria melhor. Eu acredito que seja algo com o que você não tenha de se preocupar – quer dizer, o seu fornecedor tem que fornecer um produto bom, de qualidade e durável, e se este não está lhe atendendo então é melhor procurar outro, ou mudar de tipo de produto. No caso, usar chinelos comuns resinados.

    Mas cabe aí um detalhe: chinelos comuns JÁ RESINADOS. Muitos tentaram fazer por conta própria e relataram aqui no blog que tiveram problemas sérios com qualidade. Comprando um chinelo já resinado você já o recebe pronto pra usar, e é a mesma coisa: se tiver algum defeito, a responsabilidade será do fornecedor.

    Existe também outra opção, que permitiria inclusive usar chinelos comuns, qualquer um desses que você compraria em mercado. Mas isso envolve a aquisição de uma impressora especial pois o processo seria de impressão direta no objeto. O investimento inicial é bem mais alto do que na sublimação, mas é uma opção pra você.

  65. Bom dia!
    Eu estou entrando no ramo agora de sublimação em chinelos e estou com alguns problemas. Primeiro que faço a arte com o gabarito de uma numeração e quando imprimo está sempre bem menor do que o chinelo. (Eu uso o coreldraw x8 e os gabaritos baixei no site da Metalnox) Segundo que a cor da impressão está sempre opaca e sem brilho, independente de quão colorida e bonita a foto original seja . A minha impressora é a Epson 365. Você pode me orientar nessas duas questões

  66. Olá Rosane. A área gráfica raramente é exata. Qualquer arte que você fizer, para qualquer finalidade, deve ter, além de outras coisas, a chamada ‘sangria’, que é quando você faz a arte e a impressão com um tamanho maior do que o tamanho final. Então, basta imprimir suas artes um tanto maior que o próprio chinelo e você não terá problemas.

    Agora, a questão da qualidade da imagem depende do material do chinelo. Você precisa me falar mais sobre ele pra termos uma noção do que está acontecendo.

  67. Olá Denis!
    Para resolver o problema do tamanho da arte eu tive que apelar para uma régua. Medi o tanho de um molde do número 37 que dava 25 cm de comprimento e 10 de largura e assim conseguir imprimir a arte do tamanho correto. E quanto a questão da tinta, ontem que conseguir imprimir no tamanho correto fui tentar sublimar no chinelo com tecido e nada saiu no chinelo.
    Como eu dissse eu comprei a epson l365 e coloquei a tinta que veio junto com ela. Acredito que aí esteja o problema não é? A tinta que vem com ela pelo que pesquisei não era sublimatica e eu não sabia disso. O que faço agora? Eu tenho um conjunto de tinta sublimatica que veio junto com a máquina, mas nao sei como faço para trocar as tintas.

  68. Olá Rosane. Você fez o certo, mas ainda imprima a arte alguns centímetros maior, por garantia. Com relação a tinta, terá de ser feita a troca (ah, e não é só a tinta, o chinelo tem de ser compatível com sublimação também). Para fazer a troca é necessário tentar remover o máximo possível de tinta dos reservatórios e dos cartuchos/dampers (aquelas peças que ficam na cabeça) e depois inserir a nova, e daí fazer várias limpezas até que a tinta antiga saia totalmente. Se você não souber ou não quiser fazer isso, leve para alguma oficina. Mas a troca pode ser feita sem problemas.

  69. Bom dia!
    Muito obrigada Denis. Eu vou tentar fazer então. Estava com medo. Quanto ao chinelo estou usando o correto, o Eva com tecido.
    Muito obrigada.

  70. Boa sorte na troca da tinta 😀

    Quanto ao chinelo, de fato é o certo. Mas peço que faça testes de durabilidade e aceitação do produto, pois outros usuários reclamaram que entregaram pedidos e alguns clientes devolveram por não terem gostado. Recomendo fortemente que você deixe vários modelos prontos e virgens a disposição para mostrar pros clientes ANTES DE FECHAR ORÇAMENTOS e que você deixe BEM CLARO em anúncios na internet que se tratam de chinelos de EVA com tecido.

    Vai por mim, você não vai querer lidar com acusações de propaganda enganosa 😀

  71. Ok Denis. Muito obrigada por sua ajuda. Então você recomenda que além do EVV com tecido eu tenha disponível chinelos com outros materiais? Quais me indicaria. Ainda estou correndo atrás de fornecedores. Os de tecidos tendem a soltar? A matéria prima que eu tenho aqui são as que vieram junto com as máquinas.
    Agradeço muito a sua disposição de me ajudar bem como a todos os outros.

  72. Sim, eu recomendaria que você oferecesse pelo menos duas opções de cada uma de qualquer coisa que você vá fazer, pois nem todos os clientes desejam a mesma coisa. Alguns querem algo mais barato, outros querem algo de melhor qualidade, e se você oferecer somente os chinelos de EVA você já fica atrás de quem faz chinelos tradicionais (seja por sublimação, seja por serigrafia).

    Eu particularmente não testei estes chinelos de tecido, mas imagino que eles se soltariam, sim. Recomendo que você faça testes de durabilidade o mais rápido possível para poder orientar melhor os seus clientes. Vai ser péssimo você fechar um pedido grande, entregar o material e depois de alguns meses os clientes voltarem reclamando – é melhor você pegar essas particularidades antes do que depois.

  73. Oi, Denis! Tudo bem?

    Estou querendo montar meu próprio negócio para trabalhar em casa começando com sandálias personalizadas, mas estou com muitos receios. Como não tenho idéia sobre o material, custo, etc., fico pensando na qualidade e se é algo realmente rentável, mesmo com boa divulgação.

    Eu tenho uma impressora comum da HP que imprime fotografias de qualidade, sabe me dizer se ela serve para o trabalho na sandália? Já vi que você disse que tem que comprar sandálias e folhas prontas para sublimação, mas a tinta também ou a comum serve?

    Pode me dar um exemplo por cima de quanto vou gastar em cada par de sandálias (sandália, impressão) e um preço aconselhável para venda?

    Também gostaria que você me indicasse onde encontrar uma máquina de estampas em conta e se qualquer uma pode estampar canecas também.

    Você indica também colocar a película em cima da estampa para dar brilho e mais proteção?

    Obrigado pela atenção!

  74. Olá Rodrigo, como vai?
    O negócio de produtos personalizados, especialmente para festas e casamentos, é muito viável e bem lucrativo. Essa área de festas é muito legal de se trabalhar no Brasil, com qualquer tipo de produto.

    No entanto as sandálias/chinelos são um produto meio complicado de se trabalhar. Isso porque na sublimação os produtos precisam ser resinados – canecas de cerâmica por exemplo já vêm resinadas de fábrica – então para fazer esses chinelos você precisaria encontra-los pré-resinados. A complicação a que eu me refiro é que existem chinelos genéricos para sublimação por aí que são feitos com uma superfície de tecido, e aparentemente alguns clientes não gostam disso. Outro problema ocorre com quem tenta resinar por conta própria chinelos convencionais – muitos usuários já passaram por esse site reclamando que não deu certo ou que houve algum problema posterior. Com isso, eu sempre recomendei que eles tentassem adquirir chinelos já resinados, pois assim se acontecer algum problema a responsabilidade será do fornecedor e não sua.

    Então, lembre-se disso: para trabalhar com sublimação é preciso usar produtos próprios para sublimação.

    Quanto a impressora, não se pode usar HP pois é preciso usar tinta sublimática, que não é compatível com HP. Use uma impressora da Epson.

    Com relação a custos, você precisará aprender a fazer cálculos de custo de materiais e mão de obra. Recomendo que procure o Sebrae ou instituições na sua cidade para aprender um pouco mais sobre como calcular custos de produção. Não é que eu não queira te ajudar – é que essa habilidade é algo que um empreendedor precisa ter, além de outras como contabilidade, finanças, gestão de caixa, marketing, etc. Sem ter essas habilidades você corre o risco de tocar o seu negócio sem ter a menor ideia de quanto você realmente ganha, e se o negócio está sendo lucrativo pra você e permitindo que você atinja seus objetivos. Então, antes de entrar de cabeça no ramo, procure se aprimorar com cursos e palestras e materiais voltados a administração de empresas.

    Depois que você souber calcular custos, compare o seu preço com o dos seus concorrentes para saber se você está dentro da média. Você não precisa vender mais barato do que eles, mas você também não pode vender caro demais, a menos que o seu produto seja tão bom ou diferenciado que justifique um preço maior.

    Com relação a máquina de estampas, qualquer uma serve, são todas muito parecidas. Mas para chinelos usa-se uma plana e para canecas usa-se uma de canecas.

    Não sei nada sobre essas películas. Isso não é necessário na sublimação de produtos resinados.

    E por fim, lembre-se de que além da sublimação existe outro meio de personalizar canecas e chinelos: a serigrafia. Mas esse assunto fica pra outro dia 😉

  75. Boa tarde. Estou começando agora nesses trabalhos. Já fizemos algumas peças como canecas, camisetas, toalhas e chinelos. Recentemente tivemos um problema com alguns chinelos. Coloquei para prensar e a máquina demorou um pouco pra contar o tempo. Com isso o chinelo ficou muito quente e quando tirei da prensa o tecido começou a soltar nas bordas. Tem algo que podemos fazer em relação a isso? Tem algum tipo de cola que dê de colar essas bordas que soltaram, pois a estampa em si ficou boa.

  76. Olá Giusléia. Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre isso, mas imagino que possa ser colado, sim, pois o tecido do chinelo foi colado anteriormente por quem o produziu.

  77. Olá Denis.
    Eu estava com muitos dúvidas, mas lendo todas as perguntas e suas respostas creio que estão todas respondidas até o momento.
    Sendo assim estou apenas deixando meus agradecimentos pelo seu post e dedicação com seus leitores, o que é difícil considerando que esse texto foi publicado a mais de 4 anos, isso mostra o comprometimento que voce tem com seu blog e seus leitores.
    Obrigado.

  78. Trabalho com sublimação em chinelos, e tenho um grande problema com material, compro borracha virgem 70% Eva e 30% borracha mais tenho recebido reclamação de alguns clientes que o produto está afundando, aqui na Bahia quase não tem quem trabalhe neste seguimento o campo de informações e pequeno, gostaria de saber se alguém trabalha com sublimação na borracha SBR com tecido e se tem problema com descolamento da estampa?
    [email protected]

  79. Olá Denis!
    Estou começando na área de sublimação. Já comprei a prensa térmica, impressora da epson, tinta, etc.
    Porém gostaria de saber se você sabe de algum fornecedor que forneça chinelos 100% borracha com resina, não consigo encontrar nenhum.
    Comprei 50 pares de chinelos 90% borracha, porém não gostei muito da qualidade para uso dia/dia.

  80. Olá Leonardo. Não entendi direito o que você quis dizer com ‘90% borracha’, quer dizer, os chinelos resinados – pelo menos os que eu vi, me pareceram de boa qualidade. Se você não gostou dos que adquiriu, tente outro fornecedor. Ou tente encontrar alguém que compre os chinelos e faça a resinagem pra você. Você também poderia arriscar fazer a resinagem por conta própria, mas eu não recomendo devido a muitos problemas que as pessoas tiveram e postaram aqui no site – comprando já resinado, a responsabilidade sobre a qualidade e a garantia do produto ficam com quem te forneceu.

  81. Olá. Não vejo como o tecido do chinelo NÃO descolaria. Creio que se você não quer ter problemas com o tecido descolando, o jeito será encontrar um meio de fazer isso sem usar o tecido – ou seja, usar chinelos pré-resinados (assim como as canecas de cerâmica o são, por exemplo).

  82. Denis,
    O chinelo que comprei é 90% borracha e 10% EVA, ele deformou um pouco, provavelmente por conta dos 10% de EVA que tem na composição.
    Esse que comprei é com Tecido, porém pela qualidade do tecido que vi, não aparenta que vá soltar, está bem firma na borracha.
    Estou tentando achar alguém que venda o chinelo SBR 100% borracha resinado pra testar, mas não encontro nenhum fornecedor, nem no mercado livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *