Porque os papéis ficam enrolados depois que eu imprimo?

Esta é a dúvida de um internauta. Continue lendo para ver a resposta.

Você já deve ter reparado que ao fazer impressões em jato de tinta, especialmente em papéis como o sulfite, a folha fica enrolada quando se imprime alguma foto ou alguma arte com maior carga de tinta. Mas porque isto ocorre?

A tinta utilizada nas impressoras jato de tinta é líquida e baseada em água (dye-based) ou em pigmentos (pigment-based). Essa tinta penetra nas fibras do papel, literalmente encharcando-o. É por esse motivo que quando se imprime uma foto em um papel sulfite ele fica mais maleável – o papel quase não suporta toda essa quantidade de tinta. E esse excesso de tinta no papel acaba fazendo com que as fibras retornem à sua configuração original – os papéis normalmente são produzidos em bobinas antes de se tornarem folhas, e é por isso que eles enrolam.

Não há muito o que fazer para evitar isso, mas você pode fazer algumas coisas para tentar aliviar o problema:

  • Se possível procure reduzir a carga de tinta, ou seja, evite preenchimentos chapados e imagens que ocupam espaços muito grandes, ou regule a sua impressora para usar menos tinta se ela tiver esta opção (mas observe que isto fará com que a impressão fique mais clara).
  • Use papéis mais grossos dependendo do que você pretende imprimir, como o sulfite 90 gramas ou 120 gramas. É possível encontrar papel sulfite com até 240 gramas de espessura.
  • Enrole o papel na direção contrária à do enrolamento depois de imprimir.
  • Se você pretende fazer convites ou outros materiais gráficos, use sempre papéis com 180 gramas de espessura ou mais, principalmente se você for imprimir em ambos os lados.
  • Utilize papel fotográfico (glossy). O papel fotográfico tende a enrolar muito menos do que outros papéis, mesmo em artes mais carregadas. Também é possível encontrar papel fotográfico com até 240 gramas de espessura.
  • Utilize uma impressora laser colorida. O custo das impressões em uma laser colorida é maior, mas a impressora laser utiliza pó tonalizante (toner) e por isso a estrutura do papel não é afetada e a folha não enrola (na verdade ela enrola só um pouco mas isso é devido ao calor e não a tinta; se você imprimir o verso, mesmo que em branco, a folha ficará plana novamente)