Resolvendo o problema de lentidão no driver da Epson

Se você tem uma impressora da Epson, talvez já tenha reparado que de tempos em tempos o driver da impressora fica extremamente lento: abrir a janela de propriedades demora alguns bons segundos, alterar opções mais ainda e clicar em OK para salvar também, além da leve demora para começar a imprimir (mas a impressão em si não fica lenta). Saiba aqui como resolver.

Atenção: Esta dica não deixa sua impressora mais rápida. A velocidade de impressão depende do modelo da impressora. Não há como fazer uma impressora lenta ser mais rápida.

Existem momentos em que o driver da Epson se torna incrivelmente lento: cada clique na janela Propriedades corresponde a uma espera de vários segundos. Configurar a impressora para imprimir parece demorar uma eternidade. Começar a impressão então, nem se fala. Depois de tudo pronto, a impressão vai bem. Mas porquê essa lentidão repentina?

Aparentemente o driver da Epson armazena algumas informações em uma espécie de arquivo de cache. Com o tempo este arquivo cresce, ocupando alguns megabytes, e é isso que o torna lento. Basta excluí-lo para resolver o problema:

  1. Feche todos os programas que você está usando
  2. Clique em Iniciar, Executar, digite CMD e pressione Enter. Você verá o Prompt de Comando do Windows.
  3. Digite CD\PROGRAMDATA\EPSON e pressione Enter. O prompt mostrará C:\PROGRAMDATA\EPSON>. Se não mostrar, não continue.
  4. Digite RD /S PRINTER e pressione Enter.
  5. Digite EXIT e pressione Enter para fechar o prompt de comando.

Isto irá eliminar a pasta contendo o arquivo de cache, cujo nome é EPAUDF01.AUD. Você também pode usar outros meios para localizar e eliminar este arquivo (que fica oculto). O prompt de comando é apenas uma sugestão.

Se houver problemas para imprimir após este procedimento, basta reiniciar o computador.