Dica rápida: Qual a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada?

Tenho recebido uma tonelada de perguntas sobre qual é a melhor impressora para tinta sublimática ou pigmentada (para fazer camisetas, chinelos, canecas, etc). Este post serve para que eu não tenha de repetir a mesma informação várias vezes, então lá vai. Não responderei mais a perguntas deste tipo, e postarei um link para este artigo quando o fizerem. Continue lendo para saber mais.

Qualquer impressora da Epson (sim, isso mesmo, qualquer modelo, desde as de mesa mais baratas até as plotters mais caras) que possuam o selo DURABRITE podem ser usadas com tinta sublimática ou pigmentada. Não existe impressora “mais indicada” ou “melhor”. Qualquer modelo pode ser usado sem dificuldade. O que você deve apenas levar em consideração é o volume de impressões, ou seja, se você quer fazer uma grande quantidade de camisetas ou quer imprimir transfers maiores, pode ser interessante investir numa impressora maior – tamanho A3 ou até mesmo uma plotter. Você pode até comprar pelo preço. Se você só pode pagar uma de R$ 200 reais, tudo bem. Se você pode comprar uma de R$ 500, tudo bem também. Se você pode comprar uma plotter, melhor ainda. O que importa é que todas elas tenham o selo Durabrite.

“Mas como assim qualquer impressora? Tem que ter uma impressora que seja a melhor!” Não, é isso mesmo, qualquer impressora. Você leu direito. Qualquer uma. Mesmo.

Todas as impressoras da Epson com selo Durabrite são compatíveis com as tintas sublimática e pigmentada. As impressoras da Epson que não possuírem este selo utilizarão tinta corante, e estas impressoras não são compatíveis com estes tipos de tinta, não importa o que o seu vendedor, sobrinho, tio, amigo, parente ou conhecido do conhecido tenha dito. Embora essas impressoras não-compatíveis possam usar essas tintas, elas não são apropriadas e podem apresentar mais problemas do que o normal.

Atualização em 23/03/2013
Atualmente nenhuma impressora da série L (com bulk ink de fábrica da Epson) permite a utilização de tinta pigmentada pois todas elas vêm com tinta corante de fábrica.

Dúvidas? É só escrever pra gente.