Tenho só uma impressora. Posso usar tinta corante/pigmentada/sublimática só trocando o bulk ink?

Infelizmente não é possível. Entenda o porquê.

Alguns visitantes têm perguntado sobre a possibilidade de se usar várias tintas apenas trocando o sistema de alimentação contínua (bulk ink) da impressora. A ideia é tentadora: ter apenas uma impressora capaz de usar duas ou três tintas diferentes, cada qual para uma finalidade diferente: tinta corante para papel fotográfico (glossy), tinta pigmentada para camisetas de algodão e tinta sublimática para canecas de cerâmica e outros produtos.

Mas infelizmente essa não é uma boa ideia.

A impressora sempre guarda uma certa quantidade de tinta dentro da cabeça de impressão. A tinta também é usada para mantê-la lubrificada e evitar problemas como entupimentos ou ressecamentos (desde que a impressora seja usada com certa frequência; impressoras paradas tendem a entupir mais).

Você pode, sim, trocar de uma tinta para outra sempre que necessário mas apenas com a finalidade de converter a impressora. O processo completo da troca de tinta envolve o esvaziamento de todos os reservatórios (ou a remoção do bulk ink antigo e a instalação de um novo), a inserção da nova tinta e a execução de vários ciclos de limpeza, além da impressão de várias folhas, para retirar totalmente a tinta antiga e fazer com que a nova entre na impressora. E a situação fica muito pior em impressoras que utilizam cabeças de impressão com reservatórios grandes, como a linha Officejet da HP.

Quando você apenas troca o bulk ink por outro com uma tinta diferente a tinta nova se misturará à antiga já presente na impressora e isso pode causar alguns problemas na impressão. Não acredito que possa danificar a impressora permanentemente, mas é uma possibilidade bem real assim como um óleo lubrificante ou uma gasolina ruim podem estragar o motor do seu carro. Além disso a nova tinta não sairá de imediato, e é por isso que ao fazer a troca deve-se executar os ciclos de limpeza e as impressões. Esse processo todo é um tanto demorado e além da questão da mistura de tintas citada haverá a perda de produtividade e um grande desperdício de tinta se você precisasse trocar de tinta com frequência.

Portanto, se você precisa trabalhar com mais de uma tinta o ideal é ter mais de uma impressora. Assim você poderá imprimir de imediato, sempre que precisar e em qualquer combinação. Você não precisará agrupar serviços de acordo com o tipo de tinta “para aproveitar”. E como bônus você ainda terá uma segurança maior: já pensou se você tem apenas uma impressora e ela resolve parar de funcionar bem no meio de um pedido urgente? Com duas ou três impressoras você terá equipamentos de reserva à sua disposição.

Como diz o ditado, o barato sai caro. Invista no seu negócio.

57 comentários em “Tenho só uma impressora. Posso usar tinta corante/pigmentada/sublimática só trocando o bulk ink?”

  1. marcos disse:

    Obrigado!

  2. maria disse:

    Olá Denis, o papel obm pode ser recortado em uma protter?

  3. Rodrigo disse:

    E quanto aos cartuchos recarregáveis, podemos trocar por exemplo, a tinta sublimática pela pigmentada com frequência ?

  4. denisgomes disse:

    O artigo já responde a esta pergunta.

  5. Jonatan disse:

    estou interessado em comprar uma epson L355 ou L800, mas gostaria de saber se posso usar tintas pigmentadas nela, na verdade minha duvida é: Meu sogro trabalha fazendo cartões de visita em casa, e atualmente usa laser color (o que sai caro), tentamos usar uma impressora jato de tinta, mas se molhar o impressor borra, e me falaram que com pigmentada não borra. dae surgiu minha ideia de comprar essa epson L355 ou L800 e usar tinta pigmentada. visitei um site chamado ferragini e eles vendem epsons adaptadas com bulk e tinta pigmentada, mas como a epson lancou esse modelo que ja tem tanque pensei em unir o util ao agradevel. o que voce acha ?

  6. denisgomes disse:

    As impressoras da série L só usam tinta corante. Não é recomendável colocar tinta pigmentada nelas, e é até difícil usar tintas não originais porque de tempos em tempos essas impressoras pedem os códigos nas embalagens da tinta original. Além disso a tinta pigmentada não é compatível com o papel glossy.

    O custo da tinta original para as impressoras da série L é bem menor do que o custo dos cartuchos para outras impressoras, portanto pode valer a pena usar tinta original.

    Se você pretende usar tinta genérica, escolha outro modelo de impressora. As adaptações de bulk ink como as que você viu na Ferragini podem ser encontradas também em várias outras lojas e podem ser feitas em qualquer impressora da Epson.

  7. Sergio disse:

    Estou interessado em comprar uma epson L355. Hoje tenho uma HP laser CP 1520 e fica caro imprimir tudo nela. Vale a pena? a epson L355? Realmente é a mais econômica?

  8. denisgomes disse:

    As impressoras jato de tinta em geral (qualquer delas) têm um custo de impressão muito menor do que as impressoras laser. Por outro lado as impressões demoram mais.

    Dependendo do que você for fazer, pode ser vantajoso sim.

  9. Jonatan disse:

    Valeu pela resposta, meu problema mesmo não é em relação a usar ou não original, é a questão de ser ou não ser a prova de agua. acredito que somente usando pigmentada mesmo né ?!

  10. denisgomes disse:

    Aí é que está o problema: primeiro porque não existe tinta pigmentada original para essas impressoras, apenas tinta genérica, e você vai esbarrar no problema dos códigos; segundo que a tinta pigmentada NÃO É compatível com o papel glossy.

    A tinta corante normalmente não é resistente a água, mas ao imprimir no papel glossy ela fica resistente a água. Mas somente neste papel.

  11. Monica disse:

    Eu tenho uma duvida Dennis… vou comprar a Tx430w ela vem com um cartucho original de fabrica… eu posso usar esse cartucho e depois instalar o cartucho recarregável com corante?? Preciso limpar alguma coisa,ou posso depois que terminar os originais usar direto o recarregável com corante??

  12. Monica disse:

    Outra pergunta: Existe bulk para XP401 da Epson? vc sabe me informar se ela é mais rapida que a tx430w?

  13. denisgomes disse:

    Pode, mas não é necessário fazer isso. Você pode ir direto pro recarregável com corante.

  14. denisgomes disse:

    Sim, existe bulk para a XP401. Acho que a melhor pergunta seria “Pra qual impressora da Epson NÃO existe bulk?” :D

    Quanto a velocidade, não sei lhe informar mas imagino que seja parecida.

  15. Monica disse:

    Valeu Dennis!

  16. Monica disse:

    Ja procurei e nao estou encontrando…. se puder me passar um nome de uma loja que venda, eu agradeço!

  17. Natália Conde disse:

    Olá dênis, adorei seu site!
    Gostaria de começar a trabalhar com canecas de porcelana, mas não entendo muito de impressoras.
    O que eu faço ? compro uma impressora comum e mando adaptar para tinta de sublimação? é isso ?
    Obrigado

  18. denisgomes disse:

    Sim, é uma impressora comum com o bulk ink equipado com tinta de sublimação. Leia mais sobre isso aqui http://www.tudosobreimpressao.com.br/2012/11/04/iniciando-um-negocio-canecas-de-ceramica/

  19. Monica disse:

    Obrigada Denis! =D

  20. Monica disse:

    Dennis…comprei a tx430w e em casa eu tinha um papel fotografico glossy, qd eu imprimir com a tinta original (que vem na impressora) as cores nao sairam tão vivas…. qual é a tinta que a tx430w vem de fabrica?? será que é pigmentada, por isso nao ficou legal no papel glossy?

  21. denisgomes disse:

    Sim, a tinta original da TX430W pigmentada e é por isso que ela não ficou tão legal no glossy. A tinta pigmentada não tem a mesma qualidade nas cores que a corante.

    Você pode instalar um sistema de alimentação contínua (bulk ink) e então usar tinta corante. Basta retirar os cartuchos originais e instalar o sistema já com a tinta corante. Mas lembre-se que a tinta corante tende a desbotar com o sol, por isso proteja suas fotos depois de imprimi-las (por exemplo, colocando-as em um quadro com vidro).

  22. Monica disse:

    Mesmo comprando a corante sensient com proteção UV ela desbota? Cara, vc é o gênio das impressões…. =D

  23. Ricardo disse:

    Estou TENTANDO comprar uma impressora, moro no interior e aqui não existe muitas lojas de informática, realmente vou ter que comprar impressora via internet, o problema é que essas grandes lojas varejistas não colocam no detalhes da impressora qual o tipo de tinta que é a impressora, vc me indica algum site pra comprar a impressora com as caracteristicas que eu quero?
    BULK INK/PIGMENTADA/EPSON/A2 ou A3

  24. denisgomes disse:

    Já que as tintas genéricas são tão populares, existe uma quantidade muito grande de vendedores e uma parte deles sempre prometerá mundos e fundos. Já lidei com vendedores que juravam de pé junto que as suas tintas tinham proteção UV, mas a impressão desbotava bem na minha frente. E a coisa ainda poderia ficar pior: o vendedor poderia alegar que a tinta só tem proteção UV se o papel tiver também, mas isso não faz o menor sentido. Desse jeito fica dificílimo saber quem está dizendo a verdade, ou até mesmo se a tinta é realmente da marca que indica ser.

    E nesse caso é melhor prevenir do que remediar, certo?

  25. denisgomes disse:

    Vá direto ao MercadoLivre e tente achar uma impressora já com bulk ink. As impressoras da Epson que usam tinta pigmentada têm um selo ‘Durabrite’ na frente. A T1110 é uma delas que faz A3.

  26. Renato K. disse:

    Denis, postei este comentário num outro post, mais antigo, daí estar reproduzindo o mesmo aqui, caso você não chegue a ler o outro. Se já respondeu, favor ignorar este … Obrigado !!!!

    Denis, bom dia. Desejo comprar uma impressora somente para uso
    doméstico, ou seja, imprimir trabalhos escolares, documentos, e
    (eventualmente) fotos (uso pessoal, nada profissional). Teria que ser
    uma multifuncional, i.e., com funções de copiadora e scanner também (fax
    não é necessário). Somente recentemente ouvi falar do sistema bulk-ink,
    e dado que o cartucho é o componente que mais encarece a impressão,
    fiquei bastante interessado. A Epson lançou já há cerca de um ano a
    L200, mas li num post aqui mesmo que tem havido muitas reclamações sobre
    a mesma. Enfim, minha pergunta é a seguinte: para o uso indicado, e
    baseado na sua larga experiência, o que você recomendaria? Uma Epson, HP
    … ? É fácil montar o sistema de bulk-ink em casa, ou seria
    conveniente comprar já montado? Sei que a compra com o kit já montado
    encarece o produto, daí a pergunta … Qualquer dica que você puder dar
    será muito bem-vinda !!! Obrigado e um abraço.

  27. ROGERIO disse:

    Referente ao bulk ink, vi que existem vários modelos, alguns existem 4 cores outros 6, sobre isso, eis a pergunta, as cores que eu comprar para abastecer o bulk ink, são sempre as mesmas? sempre tem um padrão pra ser comprado ai no caso ela se mistura lá dentro do sistema dela? é assim que funciona? VALEU

  28. denisgomes disse:

    Sim, as cores seguem um padrão. Nas impressoras com 4 cores elas são ciano, magenta, amarelo e preto. Nas impressoras com 6 cores elas são ciano, magenta, amarelo, preto, ciano light e magenta light.

  29. ROGERIO disse:

    ainda na pergunta abaixo, qual a diferença entre elas, existem mais cores disponíveis pra ser misturadas?

  30. denisgomes disse:

    A diferença está na qualidade de reprodução dos meio-tons. Impressoras com mais de 4 cores são voltadas para a reprodução de fotos em papel fotográfico de alta qualidade e não é necessário usar mais de 4 cores para fazer sublimação.

  31. Esvaldo Marcos disse:

    Boa tarde Denis, eu tenho uma epson tx125 com bulk e tinta corante, estou pensando em substituir o bulk já existente por outro com tinta sublimática, de acordo com seu post, isso é possível, porém preciso de um certo ciclo de impressão para que a corante seja eliminada totalmente e passe a imprimir com a sublimática, minha pergunta é: Você tem ideia de quantas folhas A4 serão necessárias imprimir para que seja eliminada a corante ou como sei que a mesma foi eliminada?

  32. denisgomes disse:

    Não tenho ideia, talvez umas 10 ou 15 folhas, e/ou alguns ciclos de limpeza.

  33. e se colocar 2 bulks com 2 grupos de cartuchos 1 para cada tinta sera que da certo ?

  34. denisgomes disse:

    Você leu mesmo o artigo?

  35. a pergunta que quero fazer é : DEPOSI DE muitas pesquisa na net vejo inumeras reclamações das epson serie l tanque de tinta , sobretudo a campea de reclamações l200, estou interessado na l355 ou l110 elas prestam realmente ou é so conversa fiada , algume que ja tenha usado ou comprado pode me dizewr alguma coisa ??

    obrihgado pela resposta

  36. anderson disse:

    toda a seir L epson são bouas…eu tenho 5 l555 e nao tenho do que reclamar.

  37. denisgomes disse:

    Parece que a cagad* mesmo foi na L200. A Epson é uma boa fabricante de impressoras, e às vezes parece que é menos valorizada do que deveria. Eu ainda não usei a linha L mas uso muito a T50 e outros modelos e também não tenho do que reclamar.

  38. joyce disse:

    olá,boa noite estou com problemas com minha epson tx430w,coloquei um cartucho recarregavel nela e ela vei com uma tinta pigmentada da (easy print) e depois comprei uma tinta da inkprint segundo o vendedor ela é pigmentada,mas os tons de cores das tintas é muito diferente,o amarelo parece coral e o magenta e quase vermelho muito fechado,e também achei a textura da tinta muito rala,o fato é que depois que eu começei a usar essa tinta as cores da imprensão ñ saião como desejada, a cor da pele das pessoas saia rosada, e com um certo tempo agora ela esta toda doida preto sai azul quase roxo amarelo sai coral, e está saindo tudo falhado,por favor preciso de ajuda urgente trab muito com foto, por isso optei por usar a tinta pigmentada,mas será que posso usar a tinta corante nela?
    e como eu faço para fazer a limpeza de cabeça de impreesão .joyce

  39. denisgomes disse:

    É normal haver uma diferença de tonalidades entre um fabricante e outro, por isso é importante sempre usar o mesmo fornecedor. Mas o seu problema parece ser mais sério já que as cores, segundo a sua descrição, mudaram completamente.

    Execute a limpeza da cabeça uma vez e depois o teste de jatos pra saber se as quatro cores estão sendo impressas e a cabeça não está entupida. Depois disso podemos trabalhar no seu problema.

    Quanto a mudar de pigmentada para corante, para fazer isso é necessário realizar um procedimento de esvaziamento e depois refazer a instalação das tintas. Se você mesma instalou o bulk ink, então é só esvaziar e refazer. Se outra pessoa fez, então leve para ela.

  40. ANDRE disse:

    BOA TARDE COMO FAÇO A TROCA DA TINTA CORANTE PARA A PIGMENTADA, PRECISO LIMPAR? E COMO LIMPAR?
    ATT ANDRÉ

  41. denisgomes disse:

    Olá André. Leia o artigo novamente, talvez você tenha perdido a parte em que eu explico como fazer isso.

  42. ola Denis! la vai mais uma pergunta procurei em todos comentarios mas nao encomtrei,gostaria de saber o q acontece se eu emprimirem tecido se algodao com tinta sublimatica?

  43. denisgomes disse:

    Não acontece nada, ou a imagem fica bem fraca a ponto de ser inutilizável.

  44. amigo a epson l355 pode usar tinta sublimatica tem que faser alguma alteraçoes porque o vendedor me disse q so tinta original me esclareça essa duvida desde ja obrigado

  45. Carla Souza disse:

    Tenho uma impressora Epson tx105 comprei os cartuchos recarregáveis, eles ja vieram com 100 ml de tinta corante pra usar, como estava sem dinheiro pra comprar pigmentada usei elas assim mesmo, mas não gosto da tinta corante ela borra, até se usar uma colinha escolar atras do papel, por favor a minha duvida é, posso como esses mesmos cartuchos usar tinta pigmentada, estou pensando sinceramente e compra las? Outra coisa se for possível usar, como fazer com a tinta restante que fica dentro do cartucho? mesmo indicando que esta vazio eles ficam com tinta dentro tem como tirar sem danificar ou limpa lo ? obg e aguardo sua resposta me da uma luz ai! rs

  46. denis meu amigo por gentileza me indique uma impressora epson para sublimaçao eu uso a T25 mais ela ja saiu de linha e um amigo meu ja vai com 3 TX135 todas juntas nao rodaram o que a minha T25 ja rodou existe alguma no mesmo patamar de valor? se nao qual é a pauleira mesmo para sublimação?

  47. denisgomes disse:

    A tinta corante borra mesmo exceto em papéis especiais como o fotográfico. Para evitar problemas com a cola, use cola em bastão ao invés de cola líquida.

    Você pode trocar por tinta pigmentada, basta retirar os cartuchos, esvaziá-los totalmente e fazer alguns ciclos de limpeza depois.

  48. denisgomes disse:

    “a pauleira mesmo” eu não sei, realmente. Existem muitos modelos e só você sabe de suas necessidades em particular. Se você precisa de um volume extremamente alto, tente usar mais impressoras ou vá direto pra uma plotter.

  49. Rafaella disse:

    a epson L200 é boa pra fazer impressão em papel fotografico trabalho com personalizados de festas??

  50. Igo Ferraz disse:

    estou querendo compra uma impressora l555 da epson mas estou com receio me disseran que com poucos messes elas emtope a cabeca de impresao e verdade

  51. denisgomes disse:

    Muita gente reclamou dela, acho melhor outro modelo.

  52. denisgomes disse:

    Qualquer impressora jato de tinta (não apenas da Epson) pode ter problemas na cabeça de impressão mesmo usando tinta original. Por outro lado, os problemas com a cabeça de impressão geralmente são causados por tintas de baixa qualidade e falta de uso da impressora. Então, evite tintas baratas e procure usar sempre a impressora, mesmo que seja só pra jogar umas folhas fora. A cabeça de impressão da Epson é bem resistente e se bem cuidada pode durar 1, 2 anos, ou talvez mais. Meu recorde atualmente é de quase 1 ano e meio.

  53. luciano disse:

    boa noite denis, tenho uma impressora epson cx5600, eu particular mente acho a melhor ja feita , pois a minha primeira destas durou 5 anos e esta estou com ela a um ano, imprimo muita coisa nela, adquiri uma maquina de impressão de camisetas e gostaria de saber oque preciso fazer para usa minha impressora com tinta sublimatica, teria que trocar qual peças para não ter problema, conto com suas dica, pois vejo que muitas pessoas com duvidas te perguntam e vc acaba ajudando elas, fico no aguardo

  54. denisgomes disse:

    Olá Luciano. Não precisa trocar nenhuma peça. Presumo que você já esteja usando o bulk ink. Então, basta remover totalmente a tinta antiga e colocar a nova tinta. Apenas tome cuidado para não misturar e se perder, pois a tinta pigmentada (não sei se é essa que você usa atualmente mas presumo que sim) é idêntica à tinta sublimática.

    Note também que a tinta sublimática só serve para camisetas de poliéster. Para camisetas de algodão continue usando a tinta pigmentada.

Você tem uma dúvida sobre impressoras, transfer, bulk ink e deseja obter respostas? Use a seção Perguntas e respostas do nosso site. Clique no botão abaixo para ir até lá.

Se você quer discutir o conteúdo deste artigo, acrescentando ou corrigindo informações, ou ainda perguntar algo sobre o seu teor, use o espaço abaixo. Mas lembre-se: Para tirar dúvidas sobre outros assuntos não relacionados a este artigo, use a seção Perguntas e respostas. As perguntas postadas aqui serão excluídas e não serão respondidas.

Comente este artigo