Dica rápida: Impressoras da Brother não têm chip

As impressoras da Epson são mais populares quando se fala em usar bulk ink, mas todas elas possuem um inconveniente: o chip do cartucho, que registra a quantidade de tinta presente . O chip não é capaz de ver a quantidade de tinta ali dentro, e é por isso que o nível de tinta cai mesmo quando usamos um sistema de alimentação contínua. Com isso somos obrigados com certa frequência a resetar o chip através de um botão no mesmo, ou removendo e recolocando o cartucho. Isso não chega a ser um inconveniente para quem imprime pouco, mas pode ser algo importante para quem imprime em maior volume como uma gráfica rápida.

Recentemente adquiri uma impressora da Brother para impressões em tamanho A3 e tive a felicidade de descobrir que os cartuchos da Brother não utilizam nenhum tipo de chip. A impressora ainda faz a contagem da tinta, claro, pois a impressora não deve imprimir sem tinta. Mas a não utilização do chip facilita a impressão em grandes volumes por não exigir que o chip seja resetado com frequência. E se você quiser zerar o nível de tinta na impressora, basta retirar os cartuchos, recolocar e dizer pra impressora que você usou cartuchos novos. Sem botão de reset, sem aplicativo, sem crise.

Mas atenção: assim como nas impressoras da Epson, a Brother possui um reservatório interno (com espuma)dedicado a armazenar a tinta usada na limpeza. Por isso é necessário, assim como na Epson, esvaziar tal reservatório quando a impressora acusar que ele está cheio, e zerar o contador interno para que ela volte a funcionar. Mas não se preocupe: assim como na Epson, ele é muito grande e dura muito tempo.