O que é o ciclo de trabalho mensal?

Ao pesquisar sobre a sua próxima impressora você pode acabar se deparando com a informação de ‘ciclo de trabalho mensal’. Mas o que ele significa, afinal?

O ciclo de trabalho mensal é uma recomendação do fabricante para a quantidade de páginas que podem ser impressas por mês sem que o equipamento apresente problemas, ou tenha a sua vida útil reduzida. Vamos usar o exemplo de uma impressora com um ciclo de trabalho mensal de 25.000 páginas. Este não é um limite imposto – a impressora não vai deixar de funcionar se você imprimir mais do que isso num mês. No entanto por ser uma recomendação do fabricante com relação a durabilidade do equipamento, se você ultrapassar este limite num mês, ou com frequência todos os meses, a impressora pode apresentar falhas ou mesmo parar de funcionar bem antes do esperado – podem surgir problemas no carro de impressão, no alimentador do papel, na cabeça de impressão, no fusor, em correias e outras peças mecânicas, etc.

Este limite existe não para impedir que o usuário utilize a sua impressora, e sim para fazer com que o equipamento dure pelo menos o que foi prometido pelo fabricante. Quando se usam cartuchos originais, todo o equipamento é garantido pelo seu fabricante.

Por outro lado o ciclo de trabalho mensal também não representa uma garantia contratual de que ela vá operar sem defeitos até este limite. Portanto, o ciclo de trabalho mensal deve ser considerado como um valor aproximado – quanto mais você se aproxima do limite estabelecido, maiores serão as chances de defeitos.

Para evitar frustrações ou problemas, procure avaliar a sua necessidade de impressão antes de adquirir o equipamento e então, se o seu orçamento permitir, adquira uma impressora com ciclo de trabalho mensal superior ao que você precisa – se possível, o dobro dele. Ou seja: se você imprime 1.000 páginas por mês, opte por uma impressora com ciclo mensal de pelo menos 2.000 páginas. Se você precisar optar, por qualquer motivo, por uma impressora com ciclo mensal inferior ao esperado então prepare-se para manutenções ou trocas mais frequentes.