Uma enxurrada de spam

Gostaria de começar este post pedindo desculpas aos usuários do site.

Recentemente alguns usuários entraram em contato comigo relatando que receberam diversas mensagens em inglês por e-mail referentes às perguntas que eles fizeram no site. Eu investiguei o caso e o problema refere-se a uma enxurrada de spam que vem atingindo o site e se infiltrando através dos formulários utilizados nas páginas.

Apesar de utilizar NoCaptcha para tentar bloquear cadastros indesejados, por algum motivo estavam entrando respostas contendo spam. Acabo de fazer uma limpeza no banco de dados e retirei cerca de 25 mil de tais postagens estranhas. Por isso, quero pedir desculpas a todos os usuários que acabaram recebendo estas mensagens incômodas.

Esta enxurrada de spam é proveniente de bots, computadores conectados à internet com o único objetivo de espalhar porcarias por aí. É o equivalente eletrônico dos carros que “lavam” as ruas de panfletos de políticos em época de eleições.

Serão tomadas medidas para reduzir e eventualmente eliminar por completo tais acessos indesejados, e agradeço a todos pela paciência.