Adesivos de identificação

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasAdesivos de identificação
mafonsecaa perguntou há 10 anos

Boa tarde!

Quero começar a trabalhar com adesivos em vinil para identificação. Esses para escolas e creches, entre outros, que são a prova d’agua e nos sites se dizem resistentes a micro-ondas.

Mas não estou achando muita informação. Que tido de impressora devo comprar? E sabe informar que tipo de vinil é esse resistente a micro-ondas?

Tenho uma mini plotter de corte. Corta papel A3, mas no caso dos adesivos até 5 metros.

Desde já agradeço!

Marcela

Faça um comentário

4 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Olá mafonsecaa.

Não entendi exatamente o que você quer fazer com esses adesivos. Em que material ele será aplicado? Como será usado?

Para imprimir adesivos vinílicos você deverá adquirir uma impressora equipada com tinta solvente, como essas usadas para imprimir banners. A tinta solvente é a única capaz de imprimir neste tipo de adesivo. Essas impressoras são um tanto caras, mas existem modelos pequenos, de mesa.

Você deve notar, no entanto, que a tinta solvente pode não ser muito apropriada para o seu público alvo: creches e escolas. A tinta solvente – e mesmo a tinta ecosolvente, que se diz mais ecológica mas não é tanto assim – pode não ser nem um pouco ideal já que seria manipulada por crianças.

Faça um comentário

mafonsecaa respondeu há 10 anos

Oi Denis! Agradeço muito seu feedback.

O que quero fazer exatamente é imprimir adesivos que podem ser colados para identificação de mamadeiras, chupetas, lapis, cadernos… Existem algús sites que vendem esse tipo de produto. Verifiquei que existem algús tipos de vinil em A4 que podem ser impressos em impressoras a jato de tinta e são a prova d’agua, mas para tanto é necessário que se faça a laminação do mesmo. Não sei se a durabilidade é boa. Sabe me dizer a respeito?

 

Mais uma vez, muito obrigada por sua atenção!

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Só posso lhe dizer que o único adesivo verdadeiramente durável é o adesivo vinílico original, que NÃO É compatível com impressoras jato de tinta comuns. Mas aí tem a questão dele ser manuseado por crianças. Eu definitivamente não usaria esse tipo de material, muito menos com tinta solvente, em materiais que serão manipulados por crianças. Você deixaria seu filho lamber um adesivo com tinta a base de solvente? Eu não posso afirmar se é ou não seguro, estou sendo apenas extremamente cauteloso.

Quanto ao adesivo que você viu, eu desconheço esse material mas a observação sobre a manuseabilidade permanece. Em todo caso esse material provavelmente terá menos durabilidade do que o vinil original, afinal se esse material é compatível com jato de tinta então ele deve ter tido alguma alteração para que funcionasse. O fato do adesivo precisar ser laminado também não ajuda muito, pois a laminação protege muito mas não o torna totalmente impermeável.

Sinto muito por não poder lhe ajudar muito, mas a melhor maneira de obter as respostas que procura é testar esses materiais antes de começar a vender.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

Após escrever a resposta, lembrei-me de mais uma coisa. Existe um material chamado ‘filme adesivo’ que é um adesivo a base de plástico compatível com impressoras jato de tinta comuns. Por ser de plástico ele não rasga, e o filme adesivo com fundo branco (opaco) possui resistência a água mesmo com tinta corante. Acho que ele poderia lhe atender bem.

Ele custa um pouco caro, mas como serão etiquetas pequenas acho que isso não vai influenciar no seu preço. Um dos fornecedores deste produto é a Masterprint e eles são muito populares em papelarias, então talvez você consiga achar na sua cidade. Aqui em Tupã eu consigo facilmente.

Esse filme adesivo está disponível em branco opaco e transparente, porém só o branco opaco é que tem proteção contra água. Caso opte por usar o transparente, por qualquer motivo que seja, lembre-se de que a impressora não possui tinta branca.

Faça um comentário