Melhor impressora para convites

0

Olá! Acabei de conhecer o site, e gostei muito. São poucos que dão informações tão claras como aqui. Parabéns!

Eis minha dúvida:

Quero montar um pequeno negócio em casa de convites de casamento. Não sei qual é a impressora e o tipo de tinta adequado. Uns dizem que a melhor é a laser, mas que o custo de manutenção é muito alto. Outros dizem que é a jato de tinta, mas que a de corante não tem durabilidade, que em 60 dias desbota e que nenhuma delas posso usar tinta prateada, dourada… Apesar de ser um trabalho em casa, quero  fazer algo que tenha qualidade. O que comprar então?

P.S.: Alguma sugestão de impressora que imprime em branco de custo accessível?

Categoria: feita em 22 de janeiro de 2014

11 respostas

0

Ah! Gostaria de saber, também, se tem alguma tinta de durabilidade, onde o cliente pudesse guardar com carinho e não perdesse a qualidade.

Grata.

 

0

Olá Débora. A produção de convites em impressora permite a criação de apenas alguns tipos de convites. Convites com impressão na cor branca, convites com relevo ou efeitos de brilho, convites com tinta metalizada ou outros tipos de convites devem obrigatoriamente ser produzidos por outros técnicas como por exemplo a serigrafia ou a tipografia, ou qualquer outro método disponível para produção de convites.

Atualmente eu faço convites de casamento usando impressoras e utilizo ambas as tecnologias: laser colorida e jato de tinta. A impressão com jato de tinta é bem simples com qualidade muito boa, ao contrário do que dizem, e há uma grande variedade de papéis com e sem brilho. Devido ao baixo custo permite produzir convites baratos para clientes cujos orçamentos são mais restritos, porém a qualidade de impressão depende do tipo de papel utilizado.

Já a impressão com laser é de melhor qualidade, e a utilização dela é obrigatória para certos papéis como os papéis metalizados Color Plus da Arjo Wiggins, que não funcionam com jato de tinta. O custo é mais alto, mas ainda assim é viável para a produção de convites de casamento. Mas apesar de imprimir com ótima qualidade, a impressão jato de tinta ainda é melhor em se tratando de materiais fotográficos quando se usa o papel glossy de alta qualidade.

Com relação a cor branca, já que as impressoras não possuem essa tinta eu faço diferente: se o cliente quer um convite de fundo vermelho com letras brancas eu monto a arte com o fundo vermelho e as letras brancas e imprimo no papel branco. O resultado será o mesmo de se usar um papel vermelho e imprimir letras brancas. Claro que isso gasta mais tinta, mas não é tanto assim e há algumas vantagens: o papel colorido custa mais caro que o branco de qualquer forma; isso me permite imprimir qualquer tonalidade de cor, ao invés de ficar restrito às cores do fabricante do papel; isso me permite imprimir convites com cores diferentes em cada lado do papel; entre outras coisas.

Com relação a desbotar, de fato a tinta de jato de tinta tem uma tendência a desbotar, porém isso não será uma preocupação com convites já que eles tendem a ser guardados em caixas. Os convites do meu mostruário, que eu não guardo em uma caixa, não desbotaram nem um pouco, no entanto eles não pegam sol constantemente.

Se tiver mais dúvidas estou a disposição. Sua pergunta me deu a ideia para um novo artigo: “Seu negócio - Convites de casamento”.

0

Obrigada.

Abusando mais um pouquinho, eu poderia adquirir as duas então? Eu queria comprar uma que imprimisse em A3, mas depois do que você escreveu, pensei em adquirir uma jato de tinta (pigmentada é melhor?) e uma laser A4, talvez seja melhor. O que acha? Olhei na internet e vi preços bons. Algum modelo a indicar?

Vou aguardar ansiosa o novo artigo. Tenho certeza, que assim como muita coisa boa que já li por aqui, vai me ajudar mais ainda.

Grata pela atenção, Denis. Mais uma vez, parabéns!

 

 

0

Sim, você poderia adquirir as duas. Adquira todos os equipamentos que você achar pertinente (e que couberem no seu bolso) para fazer os serviços que você deseja fazer ;)

A tinta pigmentada não é muito recomendada. Ela é resistente a água e ao sol, porém ela pode causar mais entupimentos do que o normal, e não costuma ser compatível com papel fotográfico (borra facilmente se passar o dedo). Além disso neste papel a impressão não tem tanta qualidade ou contraste quanto com a tinta corante.

Se você for comprar uma impressora laser junto com uma jato de tinta, a impressão a laser não desbota nem tem problema com água pois ela usa toner (pó seco).

Quanto a modelos, jato de tinta costumo recomendar Epson e Brother. Laser eu recentemente adquiri uma da Brother (tem um review dela aqui no site) e portanto no momento eu a recomendo pois a qualidade de impressão é mesmo excepcional.

Se tiver mais dúvidas é só escrever.

0

Puxa, Denis, você me ajudou muito. Li sobre o artigo da Brother, muito esclarecedor.

Vou seguir seus conselhos.

Estou muito grata! Continuarei acompanhando e lendo seus artigos. Tenho muito a aprender.

Deus o abençoe!

 

 

0

Denis, dei uma pesquisada numa Epson L800 e na Brother que vc recomendou. Juntas elas ficam em torno de quase 2.800 reais. Achei o preço bom, porém ainda tenho outras coisas pra comprar e investir no negócio. Vc poderia sugerir outras com custo mais baixo, já que estou começando e não tenho como investir muito?

Grata.

0

Ah, vi estas aqui:  HP Pro 8100, HP LaserJet CP1025 e Samsung Laser CLP-365W. O que acha destas?

0

Deborah, não pense nos valores como uma despesa e sim como um investimento. Você vai gastar R$ 2.800 agora, mas isso retornará assim que você começar a vender seus serviços. Além disso, como diz o ditado, o barato sai caro.

Eu definitivamente não recomendo HP. Tive umas da HP e me livrei de todas, só tive problemas. HP Laserjet até que é boa, mas é lenta demais (4 ppm colorido) e ela tem muita dificuldade em papéis com mais de 160 gramas (testei em uma e não puxa). Samsung, bom, outro leitor do blog disse que teve problemas em fazer convites com ela…

Cabe outro ditado aqui: fazer a coisa certa e fazer a coisa errada custam o mesmo. Se você não pode investir em tudo isso de uma vez, compre uma impressora por vez, e vá ampliando na medida do possível. Você não precisa de muita coisa pra começar. Foi assim que eu comecei.

0

É verdade, Denis. É que estou ansiosa. Então, vou fazer o seguinte: investir na jato de tinta, e assim que puder na laser.

Obrigada pelos conselhos.

Você tem me ajudado muito. Grata pela sua atenção e disposição.

 

 

 

0

Olá pessoal. Passando só para dizer que estou esperando ansiosamente pelo artigo!

0

Olá, Denis! Estou para fechar negócio com esta.  O que acha?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536501299-impressora-cd-epson-t50-kit-bulk-ink-600ml-tinta-brinde-_JM

Grata.

 

Sua resposta