Melhor impressora para o meu caso

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasMelhor impressora para o meu caso
pnnt perguntou há 9 anos

https://www.tudosobreimpressao.com.br/2013/12/31/review-brother-hl4150cdn/

 

Bom dia, Denis. Tudo bem? Primeiramente não posso deixar de parabenizá-lo pelo conteúdo incrível do blog e pela boa vontade em ajudar as pessoas.
Muitos artigos seus me guiaram para não fazer a compra errada (como você mesmo poderá constatar a seguir), mas tenho ainda algumas dúvidas, se puder responder ficarei muito agradecida 🙂
Estava lendo o post “Review -Brother HL4150CDN” (https://www.tudosobreimpressao.com.br/2013/12/31/review-brother-hl4150cdn/) e me interessei muito pela impressora
Essa impressora da Brother é a que mais se aproxima do que preciso, vou te explicar:
Sou produtora gráfica e designer e estou começando a trabalhar em casa. Neste final de ano surgiram alguns trabalhos muito simples e a gráfica digital que utilizo é boa, mas muito longe pra mim, perco 2 horas pra ir buscar um material, ver prova, etc. Então, por questão de facilitar a logística e claro, vendo a possibilidade de reduzir custos, estou estudando a possibilidade de investir em uma impressora para fazer alguns trabalhos por aqui.
Inicialmente estava pensando em uma jato de tinta A3, mas pelo seu blog percebi (e entendi) que elas não imprimem em papel couche e isso me limitaria muito (pra fazer apostilas, livretos, enfim). Tenho facilidade em comprar o papel couche, e além disso ele é barato.
Então, comecei a considerar que a melhor opção é investir em uma laser, pela variedade de papeis que ela imprime, pela qualidade de impressão e sobretudo por imprimir em couche.
Pra mim, os quesitos mais importantes seriam:
– Frente e verso automático (mesmo que apenas para gramaturas mais baixas),
– Passar papel de 230/250g/m²
– Possibilidade de imprimir couche e texturizados em geral
– Formato A3 ou A3+
– Qualidade de impressão ótima/excelente
– Impressora que caiba em uma casa (e não em uma gráfica) e que seja viável para quem está iniciando (neste quesito as parrudas que geralmente encontramos em copiadoras estão descartadas – preço muito alto e equipamento muito grande)
Não achei nenhuma impressora que atenda todos esses requisitos (mas acredito de verdade que esse equipamento existe, só não o encontrei ainda), mas esta Brother HL4150CDN me interessou MUITO, a única desvantagem é o formato reduzido e ainda assim me atenderia para algumas demandas, então não descarto apenas pelo formato.
Você sabe me dizer se tem alguma impressora semelhante a este modelo que faça formato A3? Seria absolutamente perfeito pra mim.
Você sabe me dizer se este modelo é muito antigo, ou seja, se existem sucessões do modelo aqui no Brasil?
Você tem alguma sugestão para o meu caso? Estive procurando uma impressora A3 laser Epson, mas não encontrei.
Muito obrigada!!!
Paula Neiva

Faça um comentário

3 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olá Paula, que bom que gostou do conteúdo do site.

Impressoras jato de tinta de fato não imprimem em couché, mas existe outro papel que oferece resultados iguais ou melhores: o glossy. Ele tem mais brilho que o couché e está disponível em tamanho A3 e em versão com brilho em ambos os lados. Impressoras jato de tinta são mais apropriadas para impressões com conteúdo fotográfico como capas, e são especialmente úteis quando o custo precisa ser o menor possível. Impressoras laser são excelentes mas o custo por página é maior. É necessário, portanto, avaliar o tipo de trabalho e cliente que você quer atender, e quais são as expectativas de qualidade e preço destes clientes.

Quanto a impressora laser, existem modelos A3 e elas são mesmo voltadas ao mercado gráfico. Não tenho modelos para indicar mas sei que a Canon, a Oki e a Konica Minolta oferecem esse tipo de equipamento. São equipamentos de nível profissional que até gráficas usam para pequenas tiragens, e o preço fica entre 7 e 30 mil reais.

A Brother HL4150 é uma boa impressora mas ela só faz A4. E em qualquer impressora o duplex automático de fato é limitado a poucas gramaturas, geralmente abaixo de 160 gramas. Se quiser frente e verso em papéis grossos é só imprimir ambos os lados manualmente. Nem a Brother e nem a HP possuem modelos de laser que façam A3. Já a Epson não possui nenhum tipo de laser, só jato de tinta. Por outro lado as jato de tinta da Epson são excelentes.

Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas é só responder.

Faça um comentário

pnnt respondeu há 9 anos

Oi Denis, muito obrigada pela resposta e pelos esclarecimentos!

Se me permite, tenho mais algumas dúvidas.

No caso da impressão duplex para altas gramaturas, por ser manual, é possível o registro ficar perfeito? Posso refilar, mandar pra corte especial, dobra, etc?

No caso de fazer um manual, livreto, catálogo, apostila, o papel matte (para jato de tinta) fica parecido com o couche fosco? Pergunto pois para o miolo, por exemplo, o efeito brilhante não é desejável.

Quanto ao papel glossy (e os outros papeis específicos para jato de tinta), é possível aplicar laminação (brilho e fosca – BOPP) após a impressão?

Outra opção pra mim (no caso de adquirir uma jato de tinta) seria imprimir em papel offset (sulfite/ alta alvura) e realizar a laminação depois. Neste caso aproveito para perguntar, você sabe se o resultado fica profissional? Sou produtora gráfica e já usei este recurso há alguns anos atrás, mas realmente não me lembro do resultado.

Que pena que você está no interior, seria um grande prazer conhecer você e sua copiadora!

Desde já deixo meu sincero agradecimento e desejo um Feliz Natal e um 2015 de muitas conquistas e sucesso!

Abraço,
Paula Neiva

Faça um comentário

pnnt respondeu há 9 anos

Oi, Denis, boa tarde.

Você pode esclarecer essas outras dúvidas? Aproveito para perguntar se você conhece alguém que esteja vendendo alguma impressora jato de tinta A3 usada, você conhece alguém?

Muito obrigada desde já!!

Att.,
Paula Neiva

Faça um comentário