Qual tinta/impressora usar com a silhouette?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasQual tinta/impressora usar com a silhouette?
ronynascimento perguntou há 9 anos

Ola Dênis,

Estou montando um pequeno negócio e preciso de uma impressora para trabalhar junto com uma silhoutte Cameo. Pretendo fazer kits para festas, caixinhas personalizadas, convites, etc. então preciso de uma impressora que imprima em gramaturas maiores, como 240 acho, mas também que não borre o perca as cores, acho que nesse caso seria a pigmentada mesmo né? Porque pelo que entendi corante só em papel fotográfico glossy, correto? Ou voce acha que daria para fazer esses tipos de trabalho em papel fotográfico e absorver o custo um pouco mais alto do papel na tinta que é bem mais barata que a pigmentada? Estou na dúvida entre a T1110 e 1430. Obrigado

Faça um comentário

6 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olá ronyanascimento.

Para esta finalidade eu geralmente recomendo jato de tinta devido a qualidade de impressão com características fotográficas. As impressoras que puxam o papel por trás, como as da Epson, possuem um caminho de papel com menos curvas e por isso conseguem imprimir em até umas 270 gramas. Existe o papel glossy 240 gramas e vários outros que você pode usar para fazer estes materiais.

Quanto a tinta, a pigmentada é incompatível com o papel glossy e por isso não deve ser usada. Os modelos mais recentes de impressoras usam somente tinta corante, possivelmente por este motivo. E se você está preocupada com desbotamento, então prefira tintas originais do fabricante da impressora. A Epson tem a série L de impressoras com bulk ink de fábrica. Elas são mais caras, mas o custo da tinta original é menor.

Apenas uma observação sobre a Silhouette: ela é um excelente equipamento para cortar caixas, convites e afins, mas dependendo do seu volume de trabalho e dos produtos que você pretende oferecer, pode ser interessante também investir em uma máquina de corte e vinco tradicional. Eu tenho uma Cameo, e fazer pedidos grandes às vezes é problemático devido ao fato de ter que tirar e colocar uma a uma as folhas, além do tempo de espera do corte em si e outras coisas como o desgaste da cola da base de corte.

Com uma máquina de corte e vinco tradicional você manda fazer a faca no formato que você pretende usar e então dilui o custo disso entre todos os clientes que irão usar aquela mesma faca.

Não estou dizendo pra você optar por um ou outro, estou dizendo apenas que ambos são muito úteis e podem ser usados em situações diferentes – a Cameo para pequenas tiragens e formatos incomuns, e a faca de corte para grandes tiragens de produtos cujo formato de corte não mude.

Faça um comentário

ronynascimento respondeu há 9 anos

Poxa Dênis,

Obrigado pela resposta. Então pelo que eu entendi vc sugere que eu use uma impressora de tinta corante com tintas originais, isso? Mesmo a tinta sendo boa não tem perigo de borrar ou algo assim? só se molher né? A Epson Artisan 1430 colocando o bulk vc acha uma boa escolha? e por último, tem alguma máquina de corte ou site que vc pode sugerir? Valeu mesmo pelas dicas por estou meio perdido. Obrigado.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Rony,

A tinta corante não borra com água se você imprimir em papel fotográfico. O papel dá uma proteção.

Com relação a 1430, é uma boa escolha porém eu iria nos modelos A3 mais novos da série L como a L1300 e a L1800. Elas são bem caras, mas já vem com bulk ink de fábrica da Epson e como os reservatórios são grandes a impressora não fica com frequência parando de imprimir dizendo que a tinta acabou.

E se você realmente está preocupado com o desbotamento, recomendo que use só tinta original pois a formulação dela é a melhor que existe. Se você não se preocupa tanto com isso, então pode usar tintas genéricas desde que sejam de boa qualidade.

Quanto a outra máquina de corte e vinco que sugeri, é só procurar por ‘máquina de corte e vinco’ no MercadoLivre. São equipamentos bem simples, muitas vezes de fabricação artesanal, então eu não diria que tem uma ‘marca’ propriamente dita.

Faça um comentário

ronynascimento respondeu há 9 anos

Denis,

Valeu mesmo pelas dicas. Vou optar agora pela L1300, que apesar de 4 cores, acho que vai me atender no momento. Quanto as tintas, vou optar pelas da FVInk também, creio que vou ter ótimos resultados. Vou ver o quanto a silhouette vai me atender, mas vou continuar pesquisando as máquinas de corte. Tem algumas no mercado livre sim, com preços até interessantes, mas para quem interessar também achei esses sites com algumas máquinas um pouco mais caras, mas aparentemente com uma estrutura e aparência melhor, http://www.polymak.com.br e http://www.bbmaq.combr, agora é só continuar pesquisando. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Abraços

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olha Rony, a escolha da tinta fica a seu critério, mas devo lembra-lo de que todos os fornecedores de tintas genéricas prometem que suas tintas não vão desbotar, mas isso não é verdade. O único jeito de saber com certeza é testando, e se você está mesmo preocupado com isso então eu não arriscaria.

 

Faça um comentário

paradasurpresa respondeu há 9 anos

Olá boa tarde.

Comprei a silhouett e uma impressoa a L110 gostaria de saber se ela é boa para trabalhar junto com a silhoutte? Gostaria de dicas.

 

Desde já agradeço

Faça um comentário