As impressoras jato de tinta imprimem em papel couché?

Essa é uma pergunta extremamente comum, feita especialmente por aqueles que montam uma gráfica rápida e incluem uma impressora jato de tinta na lista de equipamentos.

Infelizmente as impressoras jato de tinta não imprimem em papel couché.

A explicação é muito simples: a tinta usada em impressoras jato de tinta (corante ou pigmentada) precisa penetrar nas fibras do papel para que a impressão seja feita adequadamente. O papel couché tem uma superfície brilhante e muito lisa, que é impermeável a esta tinta. Por isso se você tentar imprimir uma folha de papel couché tudo que você terá é uma impressão clara e borrada.

E que configuração eu posso usar pra imprimir no couché?

Nenhuma. Como explicado acima, a questão é a tinta e não a configuração da impressora.

Porque a gráfica consegue imprimir e eu não?

O processo de impressão gráfica usa tinta à base de solvente. Esta tinta não precisa necessariamente penetrar nas fibras do papel pois ela “corrói” a superfície do mesmo e permanece no lugar, gerando uma impressão de alta qualidade. Devido a esta característica a tinta solvente pode ser usada para imprimir em qualquer material, incluindo plásticos.

Agora, isso não significa que você deva enfiar tinta solvente em sua impressora. As cabeças de impressão das impressoras jato de tinta não foram feitas para suportar este tipo de tinta. Além disso esta tinta possui componentes químicos nocivos à saúde, e ela só deve ser manuseada em ambientes adequados e com equipamentos de proteção individual.

E o que eu posso fazer? Eu preciso imprimir no couché!

Você pode usar o papel glossy para impressoras jato de tinta, também chamado de “papel fotográfico”. Este papel possui bastante brilho (mais até do que o couché) e funciona sem qualquer problema em impressoras jato de tinta. A qualidade da impressão é excelente e alguns até fazem com que a impressão fique à prova d’água mesmo com tinta corante.

Existem inúmeras marcas de papel glossy, todas muito boas (Sistem, Off Paper, Pimaco, MasterPrint, Hahnemüle, Boto e até mesmo marcas “sem nome”) e este papel está disponível em gramaturas entre 90 e 270 gramas. O modelo mais comum possui brilho apenas na frente, mas é possível encontrar modelos com brilho em ambos os lados.

O custo da folha de papel glossy torna viável pequenas tiragens de certos produtos como convites, cartazes, cartões de visita, ímãs de geladeira, lembrancinhas, etc, mas torna inviável a impressão em maior escala de panfletos e folders, por exemplo.

Se você necessita de impressões no verdadeiro papel couché, ou precisa de impressões em grande volume, entre em contato com uma gráfica ou um designer gráfico.

Veja também: As impressoras laser coloridas imprimem em papel couché?