Dúvida sobre laminação

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasDúvida sobre laminação
Fabio Alves perguntado 1 semana

Olá,
Estou fazendo laminações BOPP utilizando uma plastificadora Nagano de polaseal e um protetor térmico. Apesar do trabalho que dá cortar o filme no tamanho das folhas, está me atendendo provisoriamente.
Minha dúvida, que venho tentando responder há semanas e ninguém consegue me esclarecer com fatos concretos é: por que não recomendam utilizar uma plastificadora de bobinas com filmes BOPP? Ao que eu pude perceber, buscando na internet e com amigos que possuem esse equipamento, os rolos térmicos são iguais ao da termolaminadora, elas tem controle de temperatura igual a termo e é tudo praticamente igual, porém a plastificadora de bobina custa em torno de R$ 600 e uma termolaminadora R$ 2.600.
Digo isso porque já fiz laminação na plastificadora simples de polaseal que tenho aqui SEM o protetor térmico e não grudou e nem danificou o equipamento. Seria só um “truque” pra nos fazer gastar 2.000 reais a mais em um equipamento igual?
 
Obrigado 🙂

1 respostas
Denis Gomes Franco Staff respondido 6 dias

Olá Fábio,
Talvez para o seu volume de trabalho o seu esquema funcione adequadamente, e de fato não existe nenhum impedimento em fazer dessa forma. Mas as termolaminadoras possuem algumas características que fazem realmente valer a pena o investimento e justificam essa diferença de preço:

  • É só colocar a bobina no suporte e começar a laminar, sem precisar ficar cortando o BOPP em folhas. Aliás você nem precisa tirar o BOPP de lá, você pode deixar direto.
  • Muitas possuem DOIS suportes para bobinas, permitindo assim a laminação das duas faces ao mesmo tempo.
  • As termolaminadoras operam em uma velocidade maior, e algumas até possuem controle de velocidade.
  • A resistência e outras peças da máquina são próprias para operarem o dia todo (consulte o manual da sua plastificadora para ver que o fabricante não recomenda mais do que meia hora por dia)
  • O sistema de bobinas e rolos gera uma leve tensão no BOPP, o que faz com que ele fique sempre bem esticado e a laminação nunca enrugue.

E a termolaminadora também faz o que a plastificadora faz: a laminação com Polaseal.
Como você pode ver, os equipamentos fazem a mesma coisa mas não são nem um pouco iguais 😉 Como diz o ditado, tempo é dinheiro e as características acima são justamente para se ganhar tempo na produção. Nas próximas semanas irei produzir 70 agendas de capa dura, precisarei laminar no mínimo 200 folhas de papel para montar as capas.