Impressão, placas decorativas MDF

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressão, placas decorativas MDF
João Paulo Magalhães Oliveira respondeu há 2 semanas

Prezados Denis, bom dia!
Comecei uma pesquisa na área de impressão me deparando talvez uma uma oportunidade. Assim, não tenho muito conhecimento em impressão, principalmente sobre os equipamentos iniciais que preciso ter. Pretendo iniciar em pequena escala pois seria um projeto para possuir um “extra” no mês. Diante disto, necessito se possivel, muito do auxilio de vocês para que eu possa entender melhor quais são os equipamentos mais viáveis posso possuir. Encaminho minhas duvidas a seguir.  
Qual a impressora poderia comprar?
Impressora bulk ink é indicada?
Qual tipo de adesivo devo utilizar?
Qual o tipo de material devo aplicar nos adesivos para proteger?
Existe algum tipo de MDF específico (espessura)?
Existe alguma resolução padrão para impressão?
Aguardo retorno, já agradeço muito pelo auxilio. 
 
 
 

1 respostas
Denis Gomes Franco Equipe respondeu há 7 dias

Olá João, como vai?
Considerando que este tipo de placa, ainda mais sendo um material decorativo, ficará exposto à luz ambiente, eu não recomendaria usar nenhuma impressora jato de tinta comum para isto.
Ocorre que tais impressoras usam tinta a base de água, e ela acaba desbotando com o tempo. Algumas pessoas acabam recomendando o uso de tinta pigmentada, e isso resolveria o problema, porém essa tinta geralmente apresenta algum problema com o papel brilhante (glossy) que seria o apropriado para isso. O mais comum é passar o dedo e a tinta soltar, mesmo após ter secado por vários minutos.
Ainda assim caso queira arriscar…
Pode ser usado qualquer adesivo (glossy adesivo é o melhor). As placas de MDF são lisas e deve dar boa aderência, porém elas não devem estar pintadas ou envernizadas, isso pode atrapalhar a colagem.
Você pode aplicar laminação a quente (BOPP) para proteger a impressão usando uma termolaminadora. Isso não garante que a impressão não vá desbotar, porém retarda o efeito e protege contra danos mecânicos (abrasão).
A espessura do MDF fica por sua conta.
Resolução não, basta imprimir em qualquer impressora configurando-a para o modo de papel fotográfico. E claro, use imagens de alta qualidade (muitos “pixels”). Clientes quase sempre mandam imagens de baixíssima resolução para o tamanho que pretendem imprimir e eu preciso recusar para evitar reclamações, ou redesenhar a arte.