Impressora Jato de Tinta.

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressora Jato de Tinta.
LFQ Informatica perguntado 1 semana

Bom dia. Recebi uma oferta via rede sociais de uma empresa de nome Copymax com uma impressora jato de tinta modelo WORKFORCE WF3620 imprimindo em Papel Couché através de um Bulk adaptado. Gostaria de saber se isso seria possível.
Possuo uma pequena empresa de impressos (MEI) e no momento não tenho financeiro para compra de uma impressora para este material (couché).
Gostaria de uma opinião. Desde já agradeço.

2 respostas
Dimitrius Bueno respondido 1 semana

A impressão em papel couché com jato de tinta é possível com o uso de tintas pigmentadas especiais chamadas de Art Paper, essas tintas são compatíveis apenas com o sistema Piezo da Epson, não rodam em cabeçotes baseados na tecnologia de jato de tinta térmico da Canon e HP. A WF-3620 utiliza uma geração mais recente de cabeça de impressão, eu tenho alguns amigos que usam essas tintas para couché nos modelos A3 e A4 da Epson, a impressão precisa ser feita na velocidade mais lenta possível pois a tinta tem um tempo de secagem e quando passa pelos roletes metálicos do mecanismo da impressora pode deixar marcas no papel.
 
Essas tintas Art Paper são bem mais caras porém tem um alto rendimento, entre 30 e 60% superior ao rendimento de uma tinta pigmentada convencional, isso ocorre porque a concentração de pigmentos por ml de tinta é maior, são tintas de alta densidade. Se você tem uma empresa de confiança e que pode te dar suporte técnico sobre o funcionamento do equipamento com esse tipo de tinta vá em frente.
 
O litro da tinta Art Paper vendida pela Welt Ink custa R$277,00.
 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-961053896-1l-tinta-weltink-art-paper-para-couch-_JM
 
A HD Ink vende uma tinta Art Paper muito boa em frascos de 100ML.
 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1086642653-tinta-art-paper-compativel-epson-papel-couch-kit-400ml-_JM

Denis Gomes Franco Staff respondido 1 semana

Acho pertinente também complementar o seguinte.

Eu particularmente prefiro usar o glossy no lugar do papel couché. Pelo menos para o meu perfil de uso.

Essa tinta parece resolver a questão do couché, mas considere….

Não espere obter os mesmos resultados de uma gráfica. Gráficas utilizam equipamentos de altíssimo volume, portanto 2.500 panfletos numa Epson com essa tinta e papel couché provavelmente vão demorar muito mais para serem impressos e vão custar mais caro do que se você rodar em uma gráfica.

Enquanto não há impedimento nenhum para produzir altos volumes (e uma Epson é bem capaz disso, dada a sua resistência), a questão é puramente econômica (não só de material mas também de mão de obra). Se você tem uma tiragem grande mas de serviços variados em pequenas quantidades, essa é uma boa opção. Se você tem tiragens de grandes quantidades, analise melhor se vale a pena.