Melhor papel e impressora para certificados

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasMelhor papel e impressora para certificados
Vanessa perguntou há 7 anos

Olá Denis, Bom Dia!
Venho numa saga de mais de 7 anos tentando encontrar uma solução ideal para imprimir certificados. Já tive quase de tudo, Brother, Lexmark, HP, EPSON…
Faço treinamentos e preciso emitir certificados aos alunos. São cerca de 500 a 1000 certificados por mês, com impressões na frente e no verso.
Hoje uma gráfica me entrega um couché brilhante de 210 gr com um desenho na frente e um logo no verso e eu imprimo o texto que eu quiser em preto. Para tanto uso uma HP LaserJetP1102w. Só que nem sempre tenho boas experiências. O tonner mancha, às vezes ao passar o dedo em cima da impressão ela se desfaz e é uma grande sujeira de pó preto. A impressora também se cansa pela gramatura do papel e eu preciso aguardar algumas horas para retomar o trabalho.
Estou disposta a trocar o papel, a gramatura e a impressora, só não sei mais o que utilizar que tenha uma boa qualidade na frente e no verso da folha sem manchar e/ou esfarelar. A EPSON ecotank L375 é uma boa opção? Até qual gramatura de papel?
 

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 7 anos

Olá Vanessa.

couché brilhante de 210 gr

Papel couché só pode ser impresso em laser, portanto a L375 não poderia ser usada, a menos que você passasse a fazer os certificados em outro papel.

O tonner mancha, às vezes ao passar o dedo em cima da impressão ela se desfaz

Isso acontece por dois motivos: ou o toner que você comprou é ruim pra c!@#$%¨&&* (sim, existem marcas bem vagabundas ou gente que faz recargas de baixa qualidade) ou a impressora realmente não suporta essa gramatura. Neste modelo de HP, provavelmente ambas as coisas estão acontecendo. Uma recarga bem feita e um cartucho de qualidade não deixariam sujeira de pó.
Em todos os casos você precisará mesmo trocar de impressora.
Caso queira usar uma jato de tinta você deverá usar papel opaline/vergê/etc (caso queira algo fosco) ou papel glossy (caso queira algo brilhante). Papel couché não funcionará.
A L375 é uma boa opção mas existem outros modelos tão bons ou melhores, porém pouquíssimas fazem frente e verso automático e as que fazem não costumam aceitar folhas grossas. Assim, você terá de imprimir primeiro a frente e depois o verso, manualmente.
Lembre-se também que impressoras jato de tinta costumam ser lentas, mas por outro lado o seu custo por certificado deve cair muito já que a tinta é incrivelmente barata, assim como o papel glossy (eu pago cerca de 40 centavos por folha mas comprando em quantidade na internet sai mais barato ainda).
Caso ache que essa situação não é ideal pra você, então eu sugiro uma laser colorida da Brother, como a HL8350CDW. Tenho uma similar e ela suporta imprimir em papel couché até 250g com excelente qualidade de impressão (você deve configurá-la para papel brilhante ao fazer a impressão, caso contrário ficará manchado) e com frente e verso automático mesmo em folhas grossas. Além disso a velocidade de impressão é bem alta, você conseguiria imprimir 1.000 certificados frente e verso em cerca de meia hora.
O único detalhe é que tudo isso tem seu preço: os toners custam cerca de 100 reais cada (genéricos) com rendimento de aproximadamente 3 mil páginas (o preto rende mais) e o cilindro de impressão deve ser substituído por um novo a cada 25 mil cópias. Por outro lado você não dependerá mais de nenhuma gráfica 😀

Faça um comentário