Negócio de impressão de fotos

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasNegócio de impressão de fotos
SUELEM perguntou há 2 anos

Olá! Sou fotógrafa e estou com um projeto para abrir um negócio de impressão de fotos de diversos tamanhos. Na minha cidade, exista grande procura para fotos de todos os tamanhos. Gostaria de saber quais as melhores impressoraa para imprimir foto 3×4 até a 50×75, que é o tamanho muito utilizado para molduras em eventos. Acredito q deva precisar de mais de uma, não é mesmo?

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 2 anos

Olá Suelem, como vai?
Seria possível usar uma única impressora jato de tinta para todos esses tamanhos, porém se você tiver mais de uma você aumenta sua produtividade nos períodos de pico, e elimina a possibilidade de ficar completamente parada caso a sua única impressora precise ir para manutenção.
Em qualquer impressora jato de tinta o menor tamanho que se pode imprimir é o 10×15 cm, portanto para fazer fotos 3×4 cm você deverá imprimir várias fotos numa folha 10×15 cm, ou então guardar sobras de papel fotográfico que você imprimiu e cortou. Geralmente eu imprimo fotos 3×4 cm dessa forma, usando pedaços de folhas que sobraram ou folhas que deram algum erro de impressão e sobrou um pedaço em branco.
Para até o tamanho 31×44 cm é fácil achar impressoras. Este tamanho é chamado de A3 e a Epson tem duas que atendem: a L1800 e a L1300.
Acima desse tamanho, aí já se deve partir para impressoras do tipo ‘plotter’. Geralmente são impressoras bem grandes (1 metro de largura ou mais) mas por outro lado isso te abre outra possibilidade, a de imprimir plantas e projetos de arquitetura, ou mesmo paineis para festas. É um investimento mais pesado mas acredito que valha a pena.
Agora, se dinheiro não for um problema, você pode ir além e obter uma plotter equipada com tintas a base de solvente, pois aí você não vai imprimir apenas fotos gigantes em papel fotográfico, vai poder também imprimir banners em lona, adesivos de vinil, quadros e alguns tipos de tecidos…. Você poderá até mesmo fazer a terceirização de serviços para gráficas, agências e empresas de comunicação visual da sua região.