Quais as limitações da Epson L1300 pra L1800

Perguntas e RespostasQuais as limitações da Epson L1300 pra L1800
Rodrigo Reis perguntou há 7 anos

A Epson L1800 é destinada à impressão de fotos e afins, entretanto, se eu usar papeis compatíveis com inkjet consigo obter bons resultados em impressos de layout (folders / cardápios / cartões de visita)? Sobre gramatura máxima, vi que informou 270g roda bem, mas roda sem deixar marcas no papel? Já tentou rodar 300g nela? Grato e parabens pelo Blog, sou fã!

Faça um comentário

10 Respostas
Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

A L1800 como um modelo fotográfico garante melhor transição entre tons, é por isso que os modelos ditos fotográficos possuem pelo menos 6 cores, o ciano claro e o magenta claro permitem reproduzir fotografias com maior precisão de tons, além desse detalhe a cabeça de impressão da L1800 tem diferenças técnicas como a capacidade de jatear gotas de 1.5 picolitros contra 3 picolitros da L1300, quanto menor o tamanho da gota maior será a fidelidade aos detalhes capturados na fotografia.
 
A L1300 atende a sua demanda sem problema, ela irá entregar um nível de qualidade excelente para a confecção de cardápios, cartões de visitas e folders. O custo para manter a L1800 tende a ser um pouco maior já que ela possui 6 cores, a L1800 vai trazer um diferencial para um nicho específico de mercado, se você é um profissional que atua em um estúdio de moda terá necessidade de um equipamento que possa reproduzir tons de pele e cabelo com fidelidade, seguramente esses ambientes terão equipamentos com 6, 9,11 ou mais cores.
 
A Epson e a Brother tem excelentes impressoras A3, as máquinas com cabeças de impressão micro piezo entregam resultados consistentes, ricos em detalhes e superiores aos que eu já observei em máquinas baseadas em jato de tinta térmico.

Faça um comentário

Rodrigo Reis respondeu há 7 anos

Obrigado pela resposta! Sobre o aspecto de limite de gramatura para L1300, o maximo seria 270g mesmo?

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

Eu não sei a gramatura máxima que o mecanismo tracionador de papel consegue puxar nesse modelo, a L1800 trabalha com folhas de alta gramatura porque esse é o padrão de muitos papéis fotográficos, eu já vi a L1300 trabalhando muito bem com Glossy mas não vi o uso com folhas grossas assim.
 
O contato com o serviço de suporte técnico da Epson pode esclarecer essa dúvida, ligue e questione sobre a gramatura máxima suportada pela L1300 e L1800.
 

Número de telefone :
Capitais e áreas metropolitanas: 3004-6627
Demais localidades: 0800-377-6627
Horário :
Segunda a sábado: 8:00 – 20:00 hrs

 
 

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

No seu caso é imprescindível uma impressora A3?

Faça um comentário

Rodrigo Reis respondeu há 7 anos

Ah sim entendi, sim seria A3. Alguma sugestão amigo?

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

A minha sugestão são as máquinas A3 da Epson e da Brother, a Epson tem a vantagem de já ter o sistema de tanque de tinta em máquinas de grande formato, outras vantagem é a facilidade em localizar o refil de tinta original que tem o custo mais acessível do mercado, o refil de tinta T664 para a L1300 pode ser adquirido por R$40,00 no Mercado Livre, além da alternativa dos compatíveis adquiridos em litro.
 
Para não ficar no campo do achismo eu recomendo que você ligue amanhã para o telefone do suporte técnico da Epson, pergunte sobre a gramatura máxima suportada pela L1300 e L1800, ambas tem preço semelhante, a L1800 é um modelo fotográfico profissional mas de igual modo atende as suas necessidades como a L1300.

Faça um comentário

Rodrigo Reis respondeu há 7 anos

Ola Dimitrius, acabei de entrar em contato com suporte Epson e não tive boas notícias, pela atendente, “papeis comuns” (não sabendo definir o que é comum) disse que o recomendado é 90g – Acima disso, recomendam papeis Epson (óbvia questão de mercado) até o limite de 180g! Muito baixo pra minha necessidade;
.
Conversando com um usuário real, de quem possui uma L1800, rapaz comentou que até 300g imprime, só fez uma observação de que se a bandeja estiver com volume grande de folhas, maquina tem dificuldade de puxar o papel.
.
Enfim, informações conflitantes!

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

Olá Rodrigo, eu concordo com você de que a gramatura de 180G é pífia e limita as possibilidades de trabalho, eu tenho 2 impressoras Epson com tanque e até na minha L375 já usei folhas com mais de 200g sem nenhum tipo de intercorrência, eu participo de outros fóruns e o pessoal é unânime em afirmar de que se pode trabalhar nesses modelos com folhas mais grossas, entretanto varia muito da marca do papel, você pode usar folhas de 270g da marca X sem problema enquanto um teste com a marca Y demonstra que a máquina simplesmente “engasga”, isso não significa que você terá de trabalhar apenas com folhas da Epson mas a questão da marca do papel existe e é uma informação referenciada em outros sites.
 
Outro detalhe é a questão da impressão contínua de folhas com alta gramatura que você mencionou, eu já vi usuários reclamando que a máquina imprimia perfeitamente quando era acionada para uma única impressão, todavia quando configurada para imprimir várias folhas mais grossas engasgava já na segunda.
 
No canal do Allan da Inkmania existe um vídeo demonstrando como modificar as impressoras da Epson que que trabalhem sem restrições com folhas de qualquer gramatura.
 

 

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

Você vai se perguntar se não seria melhor tentar outra marca de impressora A3, para você ter uma ideia as máquinas A3 da Brother informam uma gramatura limite de 80G, nenhuma impressora A3 da Brother cita que a máquina pode receber folhas de 300g mas eu conheço pessoas que imprimem em folhas de alta gramatura nessas máquinas, o mesmo que ocorre com os modelos da Epson

Faça um comentário

Rodrigo Reis respondeu há 7 anos

Entendi Dimitrius, eu acredito que essa recomendação de baixa gramatura por parte dos fabricantes é uma tentativa de estabalecer uma margem de segurança, forma de eximirem de quaisquer ônus ou reivindicações dos usuários; Estou quase decidido a comprar uma L1300 mesmo – Atentando para compatibilidade do papel ao sistema inkjet acredito que não terei grandes problemas imprimindo em 250g; Sem contar que vou usá-la também pra gerar fotolito pra revelação de matrizes serigráficas; Minha busca é por uma opção que viabilize uma frente mais versatil e comercial na produção de meus materiais, uma alternativa ao sisteme de serigrafia, o qual demanda mais tempo e cuidados uma vez que é um método analógico e artesanal.

Faça um comentário