Quais são os tipos de prensa disponíveis para sublimação?

É necessário usar uma prensa específica para cada tipo de produto que você queira personalizar.

Existem os seguintes tipos de prensa para personalização de produtos através de sublimação. Lembre-se de que os produtos que serão personalizados devem ser adquiridos especificamente para esta finalidade – estes produtos, com exceção de camisetas, possuem uma camada de resina que permite que a impressão seja transferida corretamente.

Cilíndrica e cônica

A prensa cilíndrica é usada para personalizar canecas, copos, garrafas, xícaras e qualquer outro produto com formato cilíndrico. A prensa cônica é usada para personalizar canecas e copos cônicos. O diâmetro dos produtos geralmente é padronizado para facilitar o trabalho.

As prensas cilíndrica e cônica possuem uma resistência intercambiável (a peça que esquenta e faz a sublimação). Assim, você pode fazer a sublimação de produtos cilíndricos e cônicos usando a mesma prensa, apenas substituindo a resistência. As resistências podem ser encontradas à venda facilmente, e também podem ser trocadas em caso de defeito.

Existem dois tamanhos de resistência cilíndrica e cônica: padrão e menor (para produtos mais finos como garrafas e squeezes).

Plana

A prensa plana é a mais versátil. Ela é usada para personalizar qualquer produto com uma superfície plana como camisetas, mouse pads, azulejos, chinelos, quebra-cabeças, capas de caderno e muitos outros. Existem prensas planas que vão de poucos centímetros (30 x 30 cm) a alguns metros (usadas para personalizar grandes áreas de tecido de uma só vez).

Redonda

A prensa redonda é semelhante à plana e é usada para personalizar pratos. A resistência da prensa redonda deve ter o mesmo tamanho do prato a ser personalizado.

Curvada

A prensa curvada é usada para personalizar bonés. Ela possui uma curvatura que acompanha a frente do boné, permitindo a transferência da impressão para o tecido.