Epson lança multifuncional com tanque de tinta e caixa de manutenção removível

Mais um modelo é adicionado à série L de impressoras da Epson equipadas com tanque de tinta, mas dessa vez com um novo e importante recurso.

Acabamos de receber a notícia de que a Epson disponibilizou em seu catálogo uma nova impressora na série L: a Epson Ecotank L6171.

Para quem não conhece, a linha Ecotank (designada por números de modelos que começam com a letra L) é composta de impressoras com tanque de tinta, o famoso e muitíssimo popular ‘bulk ink’. Através desse recurso é possível recarregar sua impressora da mesma forma como se abastece um carro – ou seja, pode-se imprimir uma quantidade absurda de folhas com baixíssimo custo.

Mas mesmo com a adição do tanque de tinta ainda restava um detalhe a ser resolvido: a caixa de manutenção – também conhecida como ‘espuma interna’ – um reservatório composto de material absorvente e para onde é direcionada a tinta usada nas operações de limpeza de cabeça. Como esta é uma peça interna e não removível, as impressoras ‘travam’ depois de um tempo, necessitando de um reset diferente (e limpeza da caixa, claro, para evitar vazamentos).

Mas com a nova Epson Ecotank L6171 esta manutenção passa para as mãos do usuário: a caixa é facilmente acessível por trás da impressora. Assim quando ela ficar cheia – o que será avisado pelo painel da impressora – basta remover e substituir ou limpar.

Ainda não tivemos a oportunidade de brincar com esta impressora, mas acreditamos que com estes recursos os usuários finalmente estarão totalmente livres dos famosos ‘aplicativos de reset’ que são vendidos por aí.

Uma curiosidade interessante: alguns modelos anteriores, como a L656 (a qual já avaliamos aqui no site), possuem uma caixa de manutenção que, embora não seja divulgada explicitamente como sendo acessível pelo usuário, pode ser muito facilmente acessada para limpeza. E claro, em praticamente todos os modelos anteriores é muito fácil acessar a tubulação de saída para substituir o uso da caixa pelo uso do ‘dispenser’.

Especificações

A Epson Ecotank L6171 é uma impressora multifuncional sem muitos atrativos mas equipada com a nova cabeça de impressão PrecisionCore 1S, já utilizada em outros modelos. Com essa cabeça a velocidade de impressão é largamente ampliada. Caso queira ler uma avaliação sobre esse assunto, consulte nosso artigo sobre a Epson L656.

A Epson Ecotank L6171 está equipada com quatro cores, imprime até os tamanhos A4 e ofício, possui scanner com alimentador automático para até 30 folhas, imprime frente e verso (duplex) automático.

Ela é uma impressora de escritório, portanto não muito apropriada para impressão de fotos e materiais gráficos, mas ela deve ser capaz de imprimir em papel fotográfico que não seja tão grosso. Também conta com Wi-Fi, e a bandeja de entrada de papéis comporta 150 folhas.

Onde comprar

A impressora já foi anunciada pela Epson Brasil. No momento da publicação deste artigo ela ainda não está disponível para venda, mas acreditamos que estará disponível em breve.