Análise rápida da Epson L396

A Epson L396 é uma pequena atualização da eterna popular multifuncional da Epson, a L395. Veja nessa análise rápida o que ela tem de diferente.

Este artigo foi patrocinado pela ImpressorAjato.com.br.

A Epson L395 é uma pequena multifuncional muito popular para impressões de panfletos e materiais gráficos, fotos e artes gráficas, e é uma boa opção para uso com sublimação devido ao seu não tão elevado preço. E como já é padrão, impressoras da Epson costumam ser incrivelmente resistentes. Recebi relatos de pessoas que já atingiram a marca de 120 mil cópias sem problemas com a cabeça de impressão.

Há algum tempo a Epson lançou uma pequena atualização desta impressora. O novo modelo é chamado de Epson L396 e a principal diferença está nos tanques, que agora utilizam o sistema EcoFit.

Nesse sistema os bocais dos tanques usam um entalhe que se encaixa nos bicos das garrafas de tinta, que possuem um formato diferenciado. Essa pequena melhoria resulta em:

  • Impedir a utilização da cor errada
  • Fazer a recarga de tinta sem precisar apertar a garrafa
  • Interromper a recarga quando o nível máximo de tinta for atingido

Existe a opinião de que a Epson fez isso para tentar forçar o usuário a voltar a usar tintas originais e impedir a utilização de tintas genéricas. Não posso discutir se isso é ou não verdade (não trabalho na Epson, afinal :D) mas o fato é que a impressora não utiliza códigos de recarga nem possui nenhum tipo de bloqueio (como foi nos primeiros modelos da série L) e portanto não há nenhuma restrição contra usar tintas de terceiros.

Já para resolver a questão do formato do bico, basta guardar os tubos originais e abri-los após o uso, ou improvisar um tipo de funil de recarga utilizando um tubo flexível com o diâmetro certo.

A Epson L396 continua sendo uma ótima opção para quem quer imprimir muito gastando pouco. Ela pode ser adquirida na ImpressorAjato por R$ 1.099 no cartão (informação atualizada em 18/08/2018), ou com desconto no boleto, com entrega em todo o Brasil.

Quer comprar a Epson L396 com desconto de 10%? Use o cupom “TSI10” no link acima, uma parceria exclusiva do Tudo Sobre Impressão com a ImpressorAjato!