Perguntas frequentes

Consulte aqui uma lista de perguntas mais comuns às suas dúvidas de impressão. À frente de cada pergunta você verá a qual tipo de impressora a pergunta se aplica, se for o caso. Se você não encontrou aqui a resposta para a sua pergunta, use a função de busca do site no canto superior direito ou cadastre-se e poste a sua pergunta.

A impressão ficou borrada (jato de tinta)

Isso tem duas explicações.

Se você usou papel couché: o papel couché (e alguns outros papéis usados em gráficas) não é compatível com impressoras jato de tinta. Use um papel próprio para impressoras jato de tinta, como o glossy.

Se você usou papel próprio para jato de tinta: alguns papéis só podem ser impressos, ou oferecerem melhor resultado, em um dos lados. Verifique na embalagem qual é o lado correto para impressão.

Tentei imprimir mas o papel ficou com bolhas (laser)

Isso indica que a marca de papel que você usou é incompatível com a sua impressora. O papel couché pode ser usado em impressoras laser mas se for incompatível podem ocorrer tais bolhas. Use outra marca.

A impressão está meio esverdeada, azulada, etc. (jato de tinta ou laser)

Cada marca de tinta possui uma formulação específica que pode variar ligeiramente. Use as opções de ajuste de cor (ciano, magenta, amarelo e preto, ou vermelho, verde e azul) disponíveis no driver de sua impressora para fazer os ajustes necessários e melhorar a qualidade da impressão. Mas atenção: nem sempre é possível obter exatamente o mesmo tom de cor apresentado na tela.

A impressão está com listras ou falhas horizontais (jato de tinta)

A cabeça de impressão pode estar entupida. Isso pode ser causado por vários motivos e pode até mesmo ocorrer com tinta original. Execute o procedimento de limpeza de cabeça (também conhecido como ‘nozzle cleaning’) disponível no driver da impressora ou no painel dela (se for uma multifuncional) para fazer a limpeza dos jatos. Em seguida faça uma nova impressão para ver se o problema foi resolvido. Mas atenção: este procedimento consome tinta, e deve ser executado somente algumas poucas vezes seguidas. Se não der certo, pode ser necessário levar uma impressora a uma oficina para que seja feita a limpeza manual. Ocasionalmente este problema pode ser resolvido simplesmente deixando a impressora desligada por 24 horas.

Estão aparecendo manchas na folha durante a impressão (jato de tinta)

A tinta pode não estar secando rápido o suficiente. Isto pode ser causado por um papel incompatível, portanto utilize outra marca ou tipo de papel.

As cores estão diferentes (verde sai azul, por exemplo) (jato de tinta)

É possível que uma das cores da cabeça de impressão esteja entupida. A cor verde, por exemplo, é uma mistura de amarelo e azul. Se a cabeça amarela estiver entupida, o verde sairá “azul”. Para resolver isto execute o procedimento de limpeza de cabeça (também conhecido como ‘nozzle cleaning’) disponível no driver da impressora ou no painel dela (se for uma multifuncional) para fazer a limpeza dos jatos. Em seguida faça uma nova impressão para ver se o problema foi resolvido.  Mas atenção: este procedimento consome tinta, e deve ser executado somente algumas poucas vezes seguidas. Se não der certo, pode ser necessário levar uma impressora a uma oficina para que seja feita a limpeza manual. Ocasionalmente este problema pode ser resolvido simplesmente deixando a impressora desligada por 24 horas.

Não acho o vídeo para instalar o dispenser da Epson (insira o modelo aqui) (jato de tinta)

O procedimento para instalação é praticamente o mesmo em qualquer modelo da Epson. Você pode assistir ao vídeo de outro modelo e executá-lo na sua impressora. A única diferença será a posição da tampa de saída que deve ser aberta para localizar a mangueira. Basta achar a tampa, e pronto.

Fiz um chinelo com transfer e ficou borrado ou manchado (transfer)

Se você mesmo fez a resinagem do chinelo, ela pode ter sido feita incorretamente ou com materiais inapropriados. Eu definitivamente não recomendo seguir por este caminho – leia este artigo. Em resumo: prefira chinelos já prontos para sublimação.

Quero imprimir adesivo de vinil, #comofas? (jato de tinta)

Não, não “faz”. Adesivo vinílico não pode ser impresso em jato de tinta, não importa o que digam. E os tais “vinil pra jato de tinta” por aí são pura enganação – clientes que precisam de adesivos vinílicos querem adesivos duráveis e resistentes, o que só pode ser feito com impressoras com tinta a base de solvente (as famosas ‘plotters’).