Impressora laser estralando seu estabilizador? Saiba o que fazer

Me perguntaram por esses dias: “Denis, porque o meu estabilizador fica estralando toda vez que eu uso minha impressora laser?”

(Mentira, não perguntaram…. 😀 Mas aconteceu comigo e acontece com muita gente, então resolvi escrever uma dica rápida sobre isso).

Como você já sabe a maioria das impressoras opera em 110 volts, e se a sua eletricidade é de 220 volts você precisará transformar a energia. E por isso a maioria das pessoas acaba usando estabilizadores para fazer isso, afinal elas já tem um estabilizador no computador…

Mas isso é muito, muito ruim. Estabilizadores não ajudam a estabilizar nada (existem explicações sobre isso circulando pela internet – as próprias fontes dos equipamentos eletrônicos são capazes de lidar com as variações normais de uma rede elétrica) mas no caso de uma impressora a laser é preciso tomar ainda mais cuidado porque…

…uma impressora laser consome muita, muita energia. Impressoras pequenas, quando operando, podem consumir até 600 watts!

E é por isso que seu estabilizador fica estralando quando você imprime. Ele não consegue suportar a carga e fica desesperado tentando encontrar uma solução. E como ele não é suficiente para suportar a impressora, na verdade ele pode até mesmo queimá-la eventualmente.

Mas calma que a solução para isso é muito simples. Basta usar um transformador (ou, se quiser arriscar… um estabilizador…) com pelo menos 1.000 watts de potência ou 1.500 VA (volts-amperes).

Repare que watts e VA não são a mesma coisa. Normalmente transformadores são avaliados em watts e estabilizadores são avaliados em VA, portanto um estabilizador de 600 VA não seria capaz de alimentar uma impressora com consumo de 600 watts. Para converter VA em watts basta dividir por 1,45.

Repare também que eu informei uma potência superior àquela que de fato é necessária. É sempre bom deixar uma sobra para eventuais imprevistos, ou mesmo para que você possa ligar mais de uma impressora no mesmo equipamento.