Quais são as melhores impressoras para se usar com o bulk ink?

O sistema de alimentação contínua (bulk ink) permite que você imprima com grande economia. No entanto, nem todas as impressoras são apropriadas para isso.

As melhores impressoras para usar um sistema de alimentação contínua são aquelas em que as cabeças são fixas (Canon, Epson) ou aquelas em que as cabeças de impressão são separadas dos cartuchos (linha Officejet da HP).

Nessas impressoras a cabeça de impressão é muito mais resistente e por isso ela é capaz de suportar o maior volume de impressões proporcionado pelo sistema bulk ink.

Certas impressoras possuem cartuchos que já trazem uma cabeça de impressão (linha Photosmart da HP). Essas impressoras não são apropriadas para bulk ink pois a cabeça de impressão é descartável e tem pouca durabilidade. Apesar de existirem sistemas bulk ink para essas impressoras, ele torna-se inviável devido à necessidade constante de substituição do cartucho.

16 comentários em “Quais são as melhores impressoras para se usar com o bulk ink?

  1. Olá, estou com uma tremenda dúvida, preciso da sua juda. Quero iniciar na sublimação me indicaram a impressora Epson T1110 (A3), quanto ao tamanho das impressões seria isso mesmo tamanho A3, essa realmente é boa ou a melhor, ou você teria outra para me indicar, outra dúvida, tenho visto tinta corante e sublimada, qual compro, qual a diferença entre elas, vou utilizar para fazer; camisetas, chinelos, sacolas…, +/- isso. Conto com sua ajuda.

  2. Olá Renata. As impressoras da Epson em geral são boas para usar tinta sublimática, portanto eu recomendo. A tinta corante é usada para imprimir material comum e não serve para sublimação. A tinta sublimática tem um componente que permite que ela seja transferida (daí o nome) para o objeto quando é aquecida numa prensa especial. Essa é a tinta que você deve usar para fazer camisetas, chinelos, etc. Mas lembre-se de que todos os produtos devem ser próprios para essa finalidade: não se pode, por exemplo, usar chinelos de supermercado, é necessário comprar chinelos prontos para sublimação. A mesma coisa vale para camisetas e todos os outros produtos de sublimação. Existem outros artigos aqui no site sobre o assunto, leia e se informe mais. Se tiver mais dúvidas, é só postar.

  3. Gostaria de saber qual impressora no formato A3 você usaria para impressão fotográfica.
    Eu tenho 1 escola de informática e quero começar a fazer trabalhos com papel fotográfico, se possivel impressão a prova d´agua.

  4. Os papéis fotográficos (glossy) têm impressão a prova d’água independente da tinta. As impressoras A3 que conheço e indico são a HP K8600, a Epson 1110, a Epson T1430, e alguns modelos da Brother.

  5. Olá, gostaria de comprar uma impressora para trabalhar com produção de apostilas, teria alguma preferida pra isso? Seria possível imprimir capas em papéis parecidos com retratos?

  6. Não existe tinta preferida para isso, mas se você pretende fazer as capas em papel fotográfico (brilhante) então opte pela tinta do tipo corante.

  7. Opá, tudo bem?
    Eu faço alguns trabalhos de impressão “geral” em uma Lan House, eu gostaria de adquirir uma impressora Bulk Ink, estou cansado de recargas, não tem sido prático para mim. Então vendi 5 impressoras que fui acumulando aqui durante os anos e estou atrás de uma multifuncional Bulk Ink.
    No geral por aqui imprimimos boletos, trabalhos, fotos, imagens, convitinhos de chá de bebê, como disse, uso geral.
    Desde a data da postagem desse artigo até agora, já se passou bastante tempo e creio ter muitas opções no mercado, muita divergência de informação, complicado.
    Como sempre vejo seus artigos e vejo que gosta e está na ativa, resolvi perguntar por alguma indicação. O que recomendaria para meu uso, claro sempre tentando chegar naquele modelo custo benefício. ?
    Desde já agradeço, gosto muito dos artigos, estamos sempre dando uma passada por aqui. Grande abraço.

  8. Olá Andrei. No seu caso o equipamento será usado para ganhar dinheiro – ou seja, é investimento – então não importa se você vai gastar 500 reais ou 5.000 reais, esse investimento vai voltar pra você.

    Quanto às impressoras, eu gosto bastante da Epson. Elas são mais caras mas são muito duráveis se forem bem cuidadas. E a Epson já tem uma linha com bulk ink de fábrica. Quanto a HP, aquelas Officejet podem ser boas para uso com bulk ink mas eu tenho notado que HP acaba sendo melhor somente para uso de textos (apostilas, documentos, etc) pois Epson consegue lidar melhor com papéis diferenciados e mais grossos. Pode ser interessante considerar a possibilidade de ter mais de uma impressora, para necessidades diferentes (eu tenho 4 no momento).

  9. Por favor, me ajude. Preciso comprar uma impressora para trabalhos de informatica, usando papel cartão, papel foto, e outros… Li os comentários, mesmo assim ainda não foi suficiente para me decidir em qual comprar. Devo lembrar que não pode ser muito cara.
    Desde já agradeço.

  10. Olá Lucielma. Entendo que você talvez não disponha de muitos recursos no momento mas você deve sempre ter em mente que isso se trata de um INVESTIMENTO, o que significa que ele será devolvido a medida que você fizer e entregar trabalhos. Assim, por esse ponto de vista, não há ‘caro’, apenas ‘em quanto tempo receberei de volta o que investi’. Em geral, quanto mais cara a impressora, melhor e mais durável ela é.

    Eu particularmente recomendo as da Epson, primeiro porque existem os modelos que já vêm com bulk ink, e segundo porque … como acabei de dizer, quanto mais caro, geralmente mais durável.

  11. Oi Denis, muito obrigado por responder. Eu acabei ficando um pouco mais aliviado agora, a coisa anda bem parada. Tinha perguntado acima sobre a impressora para usar aqui no Trabalho / LanHouse. Eu realmente não estou podendo gastar muito, andei pesquisando mas é tanta info que acaba deixando a gente perdido. Entrando naquela de custo benefício, já que a margem não é tão grande assim para investir um bom dinheiro. Da linha da epson bulk ink, assim aquele mais pau pra toda obra e com o melhor custo, qual você me indicaria? Poderia me fornecer o modelo, ou alguns modelos para eu direcionar mais minhas pesquisas? Muito obrigado, gosto muito do site, sempre estou dando uma passada por aqui e indicando para amigos que trabalham na área… valeu!

  12. Bom cara, sei que a grana pode estar curta mas realmente Epson é pau pra toda obra – pelo menos no que diz respeito a durabilidade da cabeça de impressão – claro, desde que você use tintas de boa qualidade. Segue aí alguns links de modelos para você dar uma olhada – compre por eles e ajude a manter o projeto 😀

    Multifuncional Epson L365 – esse é um modelo bem popular
    Multifuncional Epson L220 – a mais básica
    Multifuncional Epson L565 – essa vem com alimentador de documentos, útil pra copiar apostilas

    Vou botar também um link da Epson L1300. Ela não é multifuncional mas faz impressões tamanho A3. A dica aqui é que dá pra você fazer uma boa grana com ela pois a impressão de cartazes de eventos (festas, shows, etc) é algo para o qual sempre há demanda e esse produto dá uma ótima margem de lucro. O custo de papel e tinta não passa de R$ 2,00 (e é bem menor se você comprar pacotes com 50 ou 100 folhas A3) e dá pra vender cada cartaz a R$ 5,00 – ou seja, 150% de lucro.

  13. Fala Denis, tudo certo?
    Juntei um dinheirinho aqui e vou ver se fecho a compra de uma Epson.
    O que me fala da L-375? Sobre tintas, tem alguma marca custo beneficio para servidos do dia a dia que você recomende?
    Obrigado e um grande abraço.

  14. Olá Andrei. Eu gosto muito da Epson (talvez até a ponto do pessoal achar que sou funcionário deles 😀 ) por ela fornecer equipamentos que realmente aguentam o tranco, especialmente na cabeça de impressão. Cuidando bem, assim como o seu carro, uma impressora dessas pode durar por muitos anos. Com relação a tinta é difícil indicar alguma pois nem sempre sabemos da procedência e pode haver muita falsificação. O que posso te recomendar com relação a isto é que se você usar uma tinta de um certo fornecedor e começar a ter problemas demais com entupimentos, ou se tentar desentupir e os jatos seguirem falhando, então muito provavelmente a tinta não é tão boa e precisará ser trocada. Por outro lado se quiser ficar mais seguro você pode optar por usar a tinta original da Epson, que é mais cara mas certamente não tão cara quanto comprar cartuchos originais. Boa sorte!

  15. Ola caro amigo, gostaria de comprar a epson , gostaria de saber se é melhor comprar uma epson com bulk de fábrica ou uma epson sem bulk para instalar posteriormente.
    E se eu comprar uma epson com bulk, quando acabar a tinta compro tinta de fornecedores de bulk ou tenho que comprar só da epson?
    Grato!

  16. Olá Peterson. A que já vem com bulk é melhor, pois ela vai “reclamar” de falta de tinta com menos frequência (lembrando que o aviso de falta de tinta não tem a ver com o nível de tinta em si, pois a impressora não consegue medi-lo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *