Sublimação em chinelos de borracha

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasSublimação em chinelos de borracha
rodrigues perguntou há 9 anos

Boa tarde,

Pretendo trabalhar com sublimação em chinelos de borracha. Tenho algumas dúvidas e peço ajuda de vocês:

1) Trabalhar na borracha com tecido é confiável, durável? Ou melhor com a borracha resinada?

Ou ideal é silkar a borracha não tendo assim nem o tecido nem a resina?

2) Qual o melhor modelo da impressora EPSON para comprar, tendo em vista o trabalho com sublimação?

3) Ouvi comentários de que no processo de sublimação a prensa aos 200 graus pode queimar a borracha. Procede?

 

 

Faça um comentário

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olá Rodrigues.

Fazer chinelos de borracha (comuns tipo Havaianas) até funciona, o problema que as pessoas costumam ter é com a parte da resinagem. Muitas optam por fazer por conta própria, e isso tem causado vários problemas devido a insumos inadequados. Por isso se quiser fazer esses chinelos recomendo que compre-os já prontos para sublimação, assim se houver qualquer problema o seu fornecedor poderá se responsabilizar.

Porém pode ser mais difícil achar esse tipo de chinelo hoje em dia. Acho que o tal chinelo de tecido é mais popular e fácil de achar, e como ele não precisa de resina (pois ele tem uma camada de poliéster por cima) então os resultados podem ser um pouco melhores.

Fazer em serigrafia (silk) é uma outra opção que você pode implementar junto com a sublimação pois o silk permite fazer coisas que a sublimação não faz como usar tintas metálicas, com glitter ou fluorescentes, e a cor branca no caso de chinelos escuros. Além disso a serigrafia funciona com qualquer tipo de objeto (não só chinelos) sem preparação prévia. Por outro lado a serigrafia não permite fazer fotos com tanta praticidade e qualidade quanto a sublimação, mas é possível fazer artes coloridas.

Quanto ao modelo de Epson, pode ser qualquer uma. Mas procure usar a impressora constantemente pra reduzir as chances de entupimento.

A temperatura ideal da sublimação para chinelos eu não sei. O que posso lhe dizer é que você precisará gastar alguns no começo até acertar a temperatura e o tempo ideais, pois nem sempre os valores indicados em tabela são exatos. Pode ser que você tenha de variar pra mais ou pra menos. Mas eu diria que um chinelo aguenta o calor de uma prensa sem dificuldade.

Faça um comentário

rodrigues respondeu há 9 anos

Bom dia Dênis,
Muito obrigado pelo rápido retorno e considerações.

Abraço.

Faça um comentário