Sublimação em MDF com superfície malamínica. Pode?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasSublimação em MDF com superfície malamínica. Pode?
Fernandes Pk perguntou há 8 anos

Faça um comentário

3 Respostas
Fernandes Pk respondeu há 8 anos

Gostaria de saber se posso sublimar LOGOS e IMAGENS em superfície melamínica (MDF). Sabe aquelas pranchetas de cadeiras escolares? Então, quero personalizar este material com sublimação. Não sei se tenho que RESINAR esta superfície antes ou não precisa. Não consigo ver informação sobre sublimação em chapas de MDF com superfícies em melamínico. A superfície é igual aos tampos de mesas para escritórios, sabe?

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

A sublimação só é possível devido a resina que é aplicada nos objetos para personalização (canecas, squeezes, azulejos, etc). Então, esta superfície também precisaria ter tal tratamento para que o processo funcione. Agora, existem outros processos que podem ser mais apropriados para essa personalização, como a serigrafia e até mesmo impressão direta UV. Porque usar sublimação para isso? De um ponto de vista empreendedor, me parece muito mais prático e melhor a longo prazo usar o processo de impressão direta. Tal equipamento é um tanto caro, mas ele abre muito mais opções de personalização. Além disso trata-se de um investimento – o que você gastar agora vai receber de volta no futuro.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá novamente Fernandes. Se a sua preocupação é o resultado do acabamento, existem diversas empresas que fornecem tais equipamentos e que teriam o maior prazer em lhe fornecer amostras se você levar o material. Eu não sei como ficaria a questão do relevo mas se por acaso isso for um problema talvez você possa envernizar após a impressão. Quanto ao processo de impressão UV, é basicamente uma impressora jato de tinta de grande formato equipada com uma mesa, com tinta especial e uma lâmpada ultravioleta para secagem. Dependendo do equipamento, a mesa pode permitir a regulagem para imprimir materiais bem espessos. Veja este exemplo de um equipamento grande: https://www.youtube.com/watch?v=zth3Mkp8Pic . O princípio para o seu caso seria o mesmo, apenas com um equipamento menor. Quanto a fabricação das pranchas em si, eu não tenho a menor ideia. Mas se você pretende terceirizar, talvez você possa terceirizar também a impressão – ou de repente alguém que te forneça tudo pronto (material + personalização) e assim você se concentraria mais no atendimento e nas vendas do que na produção. Quanto ao silk, ele pode ser um pouco complicado e manual mas com um profissional experiente ao seu lado o silk é o processo mais flexível que existe, já que não há limitações sobre que superfície você pode personalizar – você poderia fazer inúmeros produtos.

Faça um comentário