A impressora Epson XP-231 pode ser utilizada para sublimação ?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasA impressora Epson XP-231 pode ser utilizada para sublimação ?
Fernanda Silva Porto perguntou há 5 anos

Eu estou em busca de uma impressora para trabalhar com sublimação em canecas, e em um site encontrei este modelo para comprar, porém nas especificações diz o seguinte:
 
” Tipo do Papel para Impressão Comum, Papeis especiais EPSON (Papel Matte, Glossy, Semi Glossy, High Quality Inkjet Paper) ”
 
E fiquei em dúvida: Se esse modelo pode ser utilizado para sublimação, o tipo de papel necessáriamente terá que ser matte sublimático ? Ou eu poderia utilizar o papel sublimático comúm ?

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 5 anos

Olá,
Na sublimação de canecas quem faz todo o “trabalho” de personalização é a tinta. Portanto, o papel poderia ser praticamente qualquer um.
Usamos o papel matte porque ele é um papel de baixo custo e de altíssima qualidade de imagem. Mas ele por si só não tem nenhuma característica especial que faça o processo de sublimação funcionar. Quem faz todo o trabalho realmente é a tinta – e o fato do produto ser próprio para sublimação, claro.
Neste caso não existe “papel sublimático comum”. Alguns vendedores oferecem um outro tipo de papel que eles alegam ser melhor, mas é balela. O papel matte funciona perfeitamente bem.

Fernanda Silva Porto respondeu há 5 anos

Entendo Denis, então no caso eu posso utilizar essa impressora para sublimação, certo ? Muito obrigada pela ajuda.