Álbum de figurinhas

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasÁlbum de figurinhas
Evandro Hirle perguntado 1 semana

Boa tarde!
Gostaria de saber qual o melhor papel para fazer a impressão de figurinhas. Eu consigo realizar a impressão em casa? Possuo uma EPSON L375.
Como montar um arquivo de 300dpi para impressão em casa?
Obrigado!

3 respostas
Denis Gomes Franco Staff respondido 1 semana

Olá Evandro,
Você pode usar papel fotográfico dupla face (para imprimir o álbum em si) e papel fotográfico adesivo (para imprimir as figurinhas autocolantes).
Com uma L375 você poderia imprimir um álbum no tamanho 15×21 cm, ou seja, uma folha A4 dobrada ao meio (álbuns de figurinhas são livrinhos com as folhas dobradas ao meio e grampeadas, por isso esse seria o tamanho máximo). Mas se optar por encadernar o álbum de outra forma (com espiral por exemplo) aí ele poderia ser no tamanho do A4 mesmo.
Para criar as artes você pode usar um editor de imagens como o CorelDRAW, o Photoshop ou outros programas de uso profissional. Se você não tem experiência, você pode usar editores mais simples como o Canva (que é online e gratuito).

Evandro Hirle respondido 7 dias

Boa tarde!
Agradeço a você pela resposta. Já tenho grande parte das artes prontas, falta somente imprimir.
É preciso laminar o papel fotografico após impresso? Temo que uma figurinha grude na outra com o tempo.
Levantei a hipotese de comprar uma Canon G3100 pelo fato da tinta dela ser pigmentada e não corante como a da Epson. Faria alguma diferença?
Obrigado!

Denis Gomes Franco Staff respondido 6 dias

Olá Evandro,
A laminação ajudaria a proteger as impressões, não creio que isso faria uma página grudar na outra.
A tinta pigmentada não adere corretamente ao papel fotográfico. Muitas impressoras, inclusive muitas da Epson, vem com tinta pigmentada mas somente na cor preta pois com isso os textos impressos em papel sulfite não ficariam borrados quando alguém usasse caneta marca texto. Nessas impressoras ao imprimir no modo fotográfico ela deixa de usar a tinta preta e passa a usar a mistura das outras cores (que são corante) para simular o preto, resultando em um preto levemente azulado ou esverdeado.