como-configurar-a-impressora-para-imprimir-preto-puro

Perguntas e RespostasCategoria: Perguntascomo-configurar-a-impressora-para-imprimir-preto-puro
Paulo Ricardo Jesus Gomes perguntou há 1 mês

olá, trabalho com placas decorativas e recentemente troquei de impressora, eu tinha uma Brother A3 mas devido a muitos problemas com manutenção vendi e comprei uma Canon G2110. Duas coisas me chateiam nessa impressora. a primeira é que ela não imprime o preto puro, ela faz a mistura das cores CMY e sai aquele preto amarronzado. Se eu tento imprimir diretamente do Corel onde seria preto não sai nada. Consegui um resultado razoavel exportando em PDF e fazendo alguns ajustes, mas não totalmente satisfatório. Com as outras impressoras eu conseguia imprimir perfeitamente sem precisar fazer tantos ajustes.  A segunda é o desbotamento. tenho aqui trabalhos feitos a mais de um ano e a impressão ainda está perfeita (feita com uma Canon Pixma P1800 de cartucho). Se alguém puder me ajudar com alguma dessas questões, principalmente a primeira, eu fico grato.

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 1 mês

Olá Paulo, como vai?
A questão do “preto puro” não é exclusiva da Canon, a maioria das impressoras jato de tinta de todos os fabricantes faz exatamente isso. Ocorre que justamente a maioria das impressoras utiliza a tinta preta do tipo ‘pigmentada’ e essa tinta não é compatível com papel fotográfico, sendo assim para conseguir imprimir corretamente a impressora precisa improvisar misturando as outras cores. Essas impressoras usam o preto pigmentado para evitar que a impressão de textos em papel sulfite fique borrada caso o usuário utilize caneta marca-texto.
A solução definitiva pro seu caso na verdade seria utilizar uma impressora jato de tinta própria para impressão de fotografias. A Epson por exemplo comercializa a L805, que não faz essa mistura de cores e ainda por cima possui duas cores adicionais que fazem com que as impressões tenham ainda melhor qualidade.
Com relação a questão do desbotamento, isso depende da marca da tinta utilizada mas não há como evitar esse problema por completo. A tinta utilizada para imprimir fotos é a corante e certamente existem marcas com melhor durabilidade, mas impedir o desbotamento sem qualquer tipo de proteção adicional não é possível.
Por outro lado a tinta pigmentada tende a ser indicada como a que menos desbota, mas ela não é compatível com papel fotográfico.
Lembre-se que essas impressoras são feitas para uso doméstico e não para produção de materiais onde haverá constante exposição ao sol e aos elementos.