Dica sobre qual impressora multifuncional comprar.

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasDica sobre qual impressora multifuncional comprar.
Anônimo perguntou há 5 anos

Olá, acabei de encontrar este site, e achei muito interessante!
Estou precisando comprar uma multifuncional pra uso doméstico, mas não entendo muito sobre impressoras, então comecei a pesquisar sobre, e até agora não sei bem qual modelo e de qual marca adquirir.
Primeiro me interessei sobre a Canon, mas logo encontrei bastante reclamações sobre os produtos, e vi que o preço dos cartuchos é mais caro do que as marcas concorrentes, parece que o cartucho vem com mais tinta, mas tentei procurar no site oficial porém não mostra o rendimento dos mesmos.
Sobre a Epson, achei interessante que ela tem um cartucho para cada cor, porém ela não imprime mesmo que seja em preto, se algum dos cartuchos coloridos estiver vazio, porque ela usa tinta de todos para limpeza. Não sei se vale o custo/benefício.
Por ultimo a marca mais famosa, HP, dizem que é a com melhor custo/benefício, manutenção mais fácil, etc. Ela só tem dois cartuchos, mas parece que ela imprime em preto mesmo se o cartucho colorido estiver vazio, o que parece ser uma vantagem.
Gostaria de pedir dicas à profissionais como vcs do site, para me darem dicas sobre modelos para uso doméstico, sendo que não vou usar muito, é pra casa mesmo. Se possível, com um bom preço e tbm custo/benefício, e que não sejam famosas por darem problemas técnicos.
(Me interessei por estes modelos: Canon 3510, Epson xp-231, HP 2136 e 3636. Aceito tbm sugestão de outros modelos.)
 
Obrigado.
 
 

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 5 anos

Olá amigo.
Problemas todo equipamento pode apresentar a qualquer momento. Uma impressora é mais ou menos como um carro: se você cuidar dele, usar uma boa marca de óleo e gasolina de procedência, ele vai durar muito tempo. Se você usar gasolina batizada, o motor pode ser danificado seriamente.
Das três marcas que você citou, as melhores são a HP e a Epson. Eu particularmente não conheço muito as da Canon – apesar de parecerem bons equipamentos, não parecem ser tão populares quanto os outros o que pode dificultar na hora de obter assistência.
As impressoras da HP tendem a ser populares por serem mais baratas mas isso tem um preço: os modelos mais simples usam cartuchos descartáveis, o que indica que eles poderão ser recarregados somente algumas vezes antes de terem de ser jogados fora. Se você usará pouco a impressora, isso é uma vantagem. Por outro lado tais cartuchos são bem pequenos, o que indica recargas/trocas frequentes.
Já as impressoras da Epson são mais caras mas elas são muito mais duráveis – a cabeça de impressão é fixa, e se for usada com tinta de alta qualidade ela pode durar muitos e muitos anos apenas com pequenas manutenções. É muito comum que donos de Epson instalem o famoso ‘bulk ink’ permitindo assim que você compre somente a tinta a granel e você mesmo vá enchendo a impressora. Isso é tão popular que a própria Epson lançou impressoras já com essa opção de fábrica – a Epson L365 é um exemplo disso. Por outro lado, o ideal é que essas impressoras funcionem sempre, evitando que fiquem paradas por muito tempo.
Por algum motivo os técnicos de impressoras tendem a gostar mais de HP. Eu não sei o motivo exato disso, pois cada um diz uma coisa. O que sei é que no geral as impressoras da Epson vale o que custam – eu tenho uma gráfica rápida e posso atestar isso 😉
Infelizmente eu não posso tomar a decisão por você. Você é quem precisa avaliar como pretende usar a impressora e quanto quer gastar, e aí decidir qual equipamento comprar.