DÚVIDA CRUEL

laurena perguntou há 9 anos

Olá Denis, eu tenho um jornal local, na minha pequena cidade. Como estou querendo diminuir os custos, eu queria fazer uma revista de apenas 500 tiragens mensais. Quero comprar a impressora para eu mesma fazer. Qual a impressora e o papel que você me indica? Lembrando que o papel deve ser impresso frente e verso.

Abraço

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 9 anos

Olá laurena.

Dependendo da especificação do seu jornal pode ser que não seja viável fazer por conta própria.

Muitas pessoas pensam que ao comprar uma impressora elas reduzirão os seus custos com uma gráfica. A verdade é que isso não acontece em todas as situações.

Veja bem: ao comprar uma impressora você mesma terá de arcar com a manutenção dela, e pode ser até mesmo que em algum problema mais sério você fique dias ou semanas sem ela. Além disso impressoras tendem a ser lentas. Dependendo da especificação do seu jornal pode ser que você demore demais para imprimir toda a tiragem – e isso será especialmente verdade se a tiragem aumentar. Outra coisa é a qualidade de impressão, que geralmente deixa a desejar em papel sulfite se você usar uma impressora jato de tinta.

Então antes de comprar uma impressora avalie se essa é mesmo a melhor opção considerando todas as variáveis. Em vários casos é muito mais barato – tanto financeiramente quanto em mão de obra – terceirizar uma tiragem em alguma gráfica do que fazer por conta própria.

Se você chegar a conclusão de que quer mesmo comprar uma impressora, então fica difícil eu recomendar uma em particular já que só você sabe da situação do seu jornal. Só o que posso lhe dizer é que:

– Impressoras jato de tinta têm um custo por página menor que impressoras laser

– Somente impressoras laser imprimem em papel couché, mas talvez não com a mesma qualidade de uma gráfica offset

– Avalie a velocidade da impressora em situações reais, e se possível vá até alguém ou alguma loja onde você possa fazer testes por conta própria

– Equipamentos de uso doméstico podem dar conta, mas equipamentos de qualidade profissional – aqueles usados em gráficas – são um investimento bem mais pesado, em geral acima de 7 mil reais

– Se a impressora tiver um mecanismo de impressão frente e verso, usá-lo pode ser mais lento do que imprimir frente e verso virando a folha manualmente

Boa sorte.

Faça um comentário