Dúvida impressora

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasDúvida impressora
Diego perguntou há 3 anos

Bom dia eu li vários posts e ainda estou na dúvida qual impressora comprar, Estou pesquisando a L1300, e vi que a L1800 é superior em qualidade. 
A L1300 e a L1800 são pigmentadas ou corantes?
Vi que a corante desbota logo seria ideal a pigmentada, e quais papéis consigo usar com a pigmentada?

Tenho intenção de fazer posters e queria usar papel normal e algum adesivo.

Preciso de um impressora A3.

Se for possível gostaria de saber quais papéis são compatíveis com as impressoras epson acima.

6 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 3 anos

Olá.
As impressoras da Epson usam tinta corante, e algumas usam pigmentada somente no preto.
Você pode usar todas as cores corante, ou todas pigmentadas, fica a seu critério. Porém as tintas pigmentada costumam não ser compatíveis com papel fotográfico, borrando muito facilmente ao passar o dedo e demorando demais pra secar. Além disso a tinta pigmentada parece não ter um contraste tão bom quanto a corante ao imprimir em ppel fotográfico.
Dito isso, os papéis compatíveis são todos aqueles que foram feitos especificamente para impressoras jato de tinta, como o glossy, o glossy dupla face, o glossy adesivo, o matte, o microporoso, etc, etc, etc. Também é possível usar papéis mais simples como o sulfite (offset), o opaline, o vergê, etc, mas esses não oferecem qualidade fotográfica.

Dimitrius Bueno respondeu há 3 anos

A Inktec já possui uma formulação compatível com papel glossy brilhoso com a tinta Profeel, a Profeel pigmentada adere a superfície lisa do papel glossy tendo uma cura imediata, mesmo em testes com máquinas mais rápidas como as jato de tinta da HP A3 ou A4 ou modelos da Canon como a linha Maxify, a tinta tem perfeita aderência e não descasca com a unha como ocorre normalmente.
 

Tenho intenção de fazer posters e queria usar papel normal e algum adesivo.

As tintas pigmentadas ou corantes não foram desenvolvidas para ficarem expostas diretamente ao sol, tem usuários que querem transformar uma impressora doméstica em uma plotter para impressão de posters e cartazes, cada produto tem seu nicho, suas especificações e suas limitações. Se você quer uma impressão para ficar exposta diretamente a radiação opte pela impressão em um equipamento adequado baseado em tinta eco solvente ou latex, são as impressões obtidas por meio das plotters. Se você que um posters que não ficará exposto diretamente ao sol mas que precise ter longa durabilidade a tinta pigmentada é uma opção viável, existem tintas pigmentadas de cura em papel glossy tradicional, uma delas eu já citei que é a Profeel da Inktec e a outra pode ser a Art Paper comercializada pela HD Ink.  

Diego vaz respondeu há 3 anos

Dimitrius Bueno eu não tenho intenção de fazer material para ficar exposto na rua, tanto que eu já trabalhei com impressoras que são para esse nicho, eu vou usar para  posters interno mesmo, só quero saber a melhor tinta entre pigmentada e corante, e qual melhor impressora A3, para o tipo de trabalho que eu pretendo uma A3 me atende, porém surgiram algumas dúvidas entre estas duas tintas.

Dimitrius Bueno respondeu há 3 anos

Entre os modelos A3 da Epson a que melhor vai lhe atender é a L1800, trata-se de uma impressora com qualidade fotográfica e por isso mesmo tem 6 cores ao invés das 4 tradicionais, a tinta original da L1800 apesar de ser corante tem um bom tratamento anti UV, os seus impressos chegam a durar alguns anos. Se nós compararmos a durabilidade e resistência das impressões com tinta corante e pigmentada a pigmentada por conter pigmentos sólidos consegue prolongar por muito mais tempo a vivacidade das fotos, apesar da tinta original da L1800 ser resistente nenhuma tinta paralela consegue o mesmo resultado, por melhor que sejam o desbotamento ocorre entre 8 meses a 1 ano com tintas corantes similares a original de boa qualidade. O outro detalhe é a aderência da tinta pigmentada em determinados tipos de papéis como o glossy tradicional, como o Denis já explicou a maioria das tintas pigmentadas não apresentam boa aderência nesse tipo de papel.

Diego vaz respondeu há 3 anos

Dimitrius muito obrigado, agora ficou claro pra mim, valeu

Lilian Correia respondeu há 3 anos

Olá boa tarde Denis… Aproveitando esse POST sobre a impressora, eu estou em dúvida em relação a um modelo que estou querendo comprar, e a multifuncional HP 7510… Vi uma que está adaptada com bulk ink…..na realidade ela não tem bulk, mas pode ser adaptado nela. Tenho dúvida em relação se vale a pena investir numa impressora assim… Se poderá apresentar problemas futuros em cartuchos… cabeça de impressão… Me disseram que impressoras adaptadas os cartuchos queima fácil. Vcs podem me ajudar? Ela é A3… Desde já agradeço!!!