Estamparia a Laser – Desvantagens?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasEstamparia a Laser – Desvantagens?
rmperrin perguntou há 9 anos

Olá a todos.
Sou novo por aqui e também no ramo. Estou na fase de pesquisas, estudos, cotações de materiais e equipamentos, etc.
Como só vi vantagens deste tipo de estamparia, gostaria de ter informações de quem tem experiência com esta forma de impressão. Os principais recursos são: poder trabalhar com tecido de algodão, estampas sem moldura ou recorte, qualquer cor de fundo, impressão com a cor branca (em alguns modelos de impressora), ampliação para outros tipos de serviço, já que é possível a transferência em superfícies diferenciadas como couro, vidro, acrílico, metal…, obviamente utilizando-se transfers diferentes para cada tipo de aplicação. A qualidade de impressão, por ser a laser, é de alta resolução e excelente, inclusive após a transferência e, pelos depoimentos que vi, é muito durável e sem problemas com as lavagens.
Pelo que observei, esta técnica resolve todos, ou pelo menos quase todos, os empecilhos e inconvenientes de outras técnicas, por isso peço informações de quais poderiam ser os problemas e desvantagens em trabalhar desta forma.

Um abç a todos!

Faça um comentário

1 Respostas
rmperrin respondeu há 9 anos

Legal, Denis.

Muito obrigado pelo retorno.

Bem, na verdade eu estou sim pesquisando várias técnicas e eu quis resumir um pouco na mensagem pq já estava ficando muito longa. Uma das técnicas que estavam na frente é justamente a serigrafia, porém, para o tipo de arte que vou trabalhar, teria que ser a policromia através de indexação e o trabalho e a logística envolvidos na produção não justifica, já que não vou produzir tantas peças por vez.

No caso da transferência por laser, pelo que entendi, a fixação é bem diferente do transfer tradicional e é bastante durável, comparável a transferência por sublimação. Realmente ainda não sei quantas lavagens uma camiseta com transfer a laser suporta (se alguém puder informar, seria muito útil…), mas certamente não será o mesmo que a serigrafia, que trabalha com tinta própria. Sei disso pq há muuuuitos anos atrás eu produzia camisetas pintando diretamente no tecido com tinta para serigrafia e pessoas que compraram na época me contam que a camiseta acabou, mas guardam a arte intacta até hoje! Pelas características do meu projeto, o usuário dessas camisas não a vestiriam no dia a dia e não teriam que ser lavadas tão frequentemente, então acho que se durarem, sei lá… uns dois anos, é aceitável (opiniões da turma, por favor).

Outro processo é o DTG (impressão direta em tecido), mas cai no inconveniente de que terei que investir em mais outro equipamento, já que trabalharei também com outros itens, como canecas e adesivos e o DTG é apenas para tecido, e o principal problema: as máquinas que trabalham com DTG são apenas para grandes formatos com custo proibitivo para quem está iniciando. Pelos relatos que encontrei, eu não consigo confiar em impressoras domésticas adaptadas para este fim (também, se alguém tiver mais informações sobre isso…).

Bem, são tantas questões e vou ter que deixá-las para a próxima!

Valeu pelo retorno, Denis.

 

Um abç.

Faça um comentário