GRAFICA ARTESANAL, QUAL A MELHOR IMPRESSORA?

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasGRAFICA ARTESANAL, QUAL A MELHOR IMPRESSORA?
karoline perguntou há 3 meses

oi tudo bem?
então.. sempre trabalhei com jato de tinta de baixa produção, (Personalizados pra festas infantis, caixinhas, silhouette e companhia.. kkk)
mas pensando em ampliar meu leque de possibilidades.. estou produzindo alguns livrinhos.. planners… etc… 
como necessito imprimir folhas frente e verso… estou perdendo muito tempo fazendo isso de forma manual… e pensando tb em aumentar a produção e me dar mais automação.. quero comprar uma impressora nova…
pensei em pegar uma a laser colorida… ja que ainda vou ter minha epson jato de tinta..
a maioria dos produtos que produzo é no formato A6 e A5 e pouquíssimas coisas em a4, e eu imprimo em offset comum, mas dependendo do custo beneficio (não sei se existe um material pra impressão dentro dessas possibilidades com um custo mais baixo) posso alterar o material conforme a necessidade
são hinários, agendas pequenas, planners.. etc… baixa produção… como ainda pego uns serviços com silhouette, e produzo algumas embalagens.. a gramatura q trabalho vai até 180g 
então, uma gráfica artesanal, com baixa produção… qual as melhores marcas (principalmente com um custo bom pra repor toner depois) folhas até A4 e gramatura até 180g..?
e qual melhor material pra imprimir esses livrinhos (custo beneficio) na opnião de vcs?

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 2 meses

Olá Karoline, bom dia.
A maioria das pessoas que produz assim utiliza papel sulfite (que também poderia ser chamado de papel offset) em 75 gramas ou em alguns casos 90 gramas. Não creio que exista algum material mais barato, talvez você consiga um preço um pouco menor do que comprar resmas de papel prontas na papelaria se você comprar uma quantidade grande de folhas não cortadas e depois cortar numa gráfica, mas não tenho certeza disso.
O ideal pro seu caso seria uma impressora que faça frente e verso automático – duplex automático. Mas note que essas impressoras não fazem isso no tamanho A6 ou A5, o que significa que você terá de imprimir os livrinhos e planners em A4 e depois cortar ao meio. Na verdade imprimir dessa forma é até melhor e mais rápido, já que você irá imprimir mais em menos tempo em relação a imprimir nas folhas já cortadas.
Ter uma impressora laser colorida é muito legal e recomendado pra algumas situações específicas que as impressoras jato de tinta não atendem, como imprimir em papel metalizado ou em papel vegetal. A qualidade da impressão é sempre muito excelente em qualquer papel, porém isso tem um custo e produzir o miolo numa jato de tinta é muito, muito mais barato do que produzir em uma laser, mesmo que na laser você use cartuchos genéricos.
Sendo assim, eu recomendaria a compra mas talvez não agora, se você pretende manter os custos baixos talvez o melhor fosse investir numa jato de tinta que faz frente e verso automático. E como as impressoras jato de tinta tendem a ser um tanto lentas, talvez você precise investir em mais de uma para dar conta do seu volume de produção de miolos.
Eu tenho uma laser colorida da Brother e posso falar com relação aos custos. Você deve sempre adquirir cartuchos prontos e nunca tentar fazer a recarga, o procedimento é bem complicado e quase nunca dá certo se feito em casa. Portanto se for adquirir uma laser colorida, antes pesquise o preço dos cartuchos genéricos e o rendimento dos mesmos.
Outra coisa: diferente das jato de tinta, muitas impressoras laser não conseguem imprimir em folhas 180g, verifique o manual delas antes de adquirir.