impressao-de-jornal

Perguntas e RespostasCategoria: Perguntasimpressao-de-jornal
thiago de souza perguntou há 8 anos

Boa tarde, achei muito interessante seu site, e gostaria de aproveitar a oportunidade para tirar algumas dúvidas. Tenho um jornal diário em minha cidade, geralmente imprimo de 16 a 32 páginas com tiragem de 1600 exemplares. Meu gasto mensal com terceirização gráfica chega em torno de 20 mil reais. E sempre tive o sonho de ter impressão própria, mas acho uma rotativa muito grande e requer muito gasto com funcionários além de ser muito cara. Existe alguma máquina menor com valor mais acessível que me permitisse fazer minha impressão própria… aguardo um retorno Muito Obrigado

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Thiago, como vai?
Nem sempre assumir a responsabilidade de produzir seus próprios impressos pode ser uma boa. A princípio você economiza no custo da impressão mas precisará se preocupar com outras coisas como manutenção do equipamento, insumos, funcionários para operá-lo, espaço para montar toda a área produtiva, etc – como você mesmo citou.
Eu acredito que na tiragem que você está fazendo hoje, rodar por conta própria não parece uma boa opção. Se você acha que gasta demais com sua gráfica atual (você está pagando R$ 12,50 por unidade) basta solicitar orçamentos em outros lugares, mesmo que tenha de pagar frete para rodar em outra cidade ou estado. Tenho certeza de que você consegue reduzir esse preço visto que a concorrência nesse setor é bem forte.
Ainda assim se você quiser produzir por conta própria, você precisará investir em equipamentos de qualidade. Não se pode dizer que eles são caros pois tais equipamentos são feitos para durar e para rodar grandes volumes. Na sua tiragem, você teria um volume mensal de pelo menos 12 mil impressões (32 páginas = 8 impressões frente e verso * 1.600 cópias). Você citou uma impressora offset convencional, mas é possível também usar uma offset digital – que é basicamente uma impressora laser de alto volume e alta qualidade.
Mas lembre-se de que você também precisa dar acabamento nos materiais impressos. Então precisará de equipamentos e estrutura para isso. E tudo isso é considerado investimento, pois o valor investido vai retornar pra você.
Agora, vai uma dica. Se você realmente decidir investir nisso, você pode terceirizar impressos para outros e assim fazer o seu investimento render ainda mais. Comprar estes equipamentos e gastar uma boa grana pra rodar só o seu jornal é desperdício de capital. Rodar o seu jornal e também materiais para outros vai fazer com que o investimento não pese tanto.

Faça um comentário