IMPRESSÃO DE LAUDOS DE EXAMES COM QUALIDADE

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasIMPRESSÃO DE LAUDOS DE EXAMES COM QUALIDADE
Luciano perguntou há 11 anos

Meu caro, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo site. Muito completo e nos ajuda em muito.

Sou médico e realizo exames de endoscopia (sabe aquele exame que introduzimos um aparelho com câmera até o estômago?). Cada exame gera dezenas de fotos, que atualmente são capturadas em alta definição. E, para cada exame, um laudo com uma folha com apenas escrita e outra folha com fotos (9 fotos por página) são impressas. Hoje, tenho um volume mínimo mensal de 1000 exames (então, 1000 folhas de texto e 1000 folhas de fotos). Utilizo duas impressoras laser coloridas HP, com papel couche (não se é desse jeito que escreve) 180g comprado em gráfica, devido ao volume. Inicialmente, as impressões das fotos estavam muitíssimo boas, mas alguns meses depois observamos importante queda da qualidade da imagem impressa. Pelo que li em alguns artigos e respostas deste site, pode ter havido dano à impressora pelo uso de papel inadequado. Assim, estou procurando outras possibilidades, que fossem custo efetivas e que fornecessem impressão de alta qualidade de fotos. Vi também um artigo em que foram citadas as impressoras Espon série L, já com bulk in. Quais sugestões de impressora e papel para o meu caso?

Muito obrigado pela ajuda.

Faça um comentário

3 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 11 anos

Olá Luciano. Fico feliz em saber que o site lhe ajuda.

O papel couché realmente não é recomendado para uso em impressoras laser, embora ele possa ocasionalmente funcionar. Por outro lado a qualidade da impressão numa impressora laser tem mais chance de ser afetada pelos cartuchos do que pelo papel.

Uma característica boa das impressoras da HP é que todos os consumíveis se concentram no cartucho, ou seja, se há algum problema na impressão, quase sempre pode-se resolver isso trocando o cartucho. Se você usa cartuchos genéricos ou compatíveis, ou se manda recarregar os seus cartuchos, pode ser que o pó utilizado pela empresa de recarga não seja o adequado, ou o cilindro do cartucho pode não ser de boa qualidade.

Recomendo que adquira os quatro cartuchos originais da HP, ou então obtenha emprestado de alguém (desde que eles ainda tenham o pó original) para fazer um teste e certificar-se de que o problema é mesmo no toner. Se você determinar que o problema é o toner, então você terá de usar outra empresa de recarga, ou então adquirir cartuchos de melhor qualidade.

Quanto ao papel, recomendo que use apenas papel sulfite ou então papel fotográfico próprio para impressoras laser. Ao contrário do que ocorre numa impressora jato de tinta, a qualidade de impressão não é afetada pelo tipo de papel, ou seja, você deve obter a mesma qualidade tanto no sulfite quanto em qualquer outro papel. Por esse motivo não há porque possivelmente desgastar a impressora utilizando o couché.

Quanto a Epson, ela é uma excelente opção mas há um porém específico à sua utilização. Seu consultório tem necessidade de realizar um volume maior de impressões e não pode se dar ao luxo de ter um equipamento parado devido a problemas com entupimentos e falhas. As impressoras jato de tinta tendem a ser mais lentas que as impressoras laser, e elas tem uma tendência maior a falhar ou apresentar entupimentos, especialmente se a tinta não for de boa qualidade. Portanto, acredito que no seu caso em particular seja melhor continuar com uma impressora laser colorida, especialmente da HP cuja manutenção é mínima.

Se optar pela Epson, use somente tinta original da Epson para minimizar as chances de problemas, e use papel glossy (fotográfico) próprio para impressoras jato de tinta. Mas lembre-se de que elas são bem mais lentas.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 11 anos

Muito obrigado pela resposta.

Já tentamos trocar os quatro toners de tinta (é uma CP1215), mas a impressão continua muito ruim. Mas, realmente no início, as impressões ficavam ótimas no papel couché ou no sulfite com maior gramatura. Não tenho idéia do que possa ser o problemas e o pessoal que trata disso não acha o problema.

Estou de olho numa Epson L110, com papel glossy 180g. Mas, o problema nem é a impressora ou a tinta, mas sim o papel, que é caro. Neste caso, que tipo de tinta esse aparelho usa? E qual o papel ideal? Outra opção é essa Epson L800, mas ela usa 6 tipos diferentes de tinta, o que já deixa ainda mais caro o preço por impressão, não?

Por último, gostaria de saber qual é o papel fotográfico para impressora a laser. Tentei encontrar, mas só acho essa da Filipaper, mas o brilhante não acho para comprar e é bem cara. Tem alguma outra opção adequada?

Grande abraço.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 10 anos

boa noite. Meu nome é Agnaldo e sou Diretor da Distrifilm e hoje temos impressora especializada para imprimir exames que contem imagens, com uma OKI711, que com 2 mil paginas, já incluindo todo o material ( toner ) , locação do equipamento .. você vá pagar aproximadamente uns R$ 1.500,00 , já inclusos os 1.000 exames, sendo usada 2000 folhas .. sendo 1.000 para laudo e 1.000 para exames e com o custo do excedente na casa de R$ 0,60 cada.

Enfim , entre em contato comigo através do telefone 11 9 9996 2007 , que será um prazer enorme lhe atender.

 

Abs,

Agnaldo – 11 9 9996 2007

 

Faça um comentário